A mulher de trinta anos

A mulher de trinta anos Honoré de Balzac

Resenhas - A mulher de trinta anos

Branca de Neve 21/12/2023

Detalhes de uma vida!
O escritor consegue detalhar de maneira tão profunda todos os momentos de uma mulher em pleno amadurecimento, entre sofrimentos e amores, que o nosso pensamento parece estar ao lado dessa personagem.

Clio0 16/12/2023

Ou a maturidade feminina em seu explendor.

A obra mais conhecida de Balzac é um elogio à mulher que alcança, aos olhos do escritor, seu age na faixa etária supracitada. Mas qual seria a razão?

Ignorando os atributos mais óbvios, como a completa maturação do corpo, Balzac explora a personalidade que finalmente se assenta e que exige seu lugar. É a mulher que se excusa por um hábito social, e não por uma opressão infantil. É aquela que se joga em um romance com um pirata e recusa o papel de reprodutora doméstica.

Se tal posicionamente é ainda hoje criticado, pode-se imaginar a indignação que tal obra causou no século XIX.

A Mulher de Trinta Anos é uma ode apaixonada ao gênero feminino.

Recomendo.

Kathleen.Faria 15/12/2023

A Mulher de Trinta Anos
Esse livro não é pra ser lido com foco no enredo, a história tem pontos incongruentes e passa por altos e baixos, mas se for lido com foco nos sentimentos você vai achar um livro belíssimo.
Balzac se dizia ser um conhecedor da mente feminina e nesse livro ele tentou expressar todos os seus sentimentos em relação as mulheres, quase fazendo uma ode as mulheres. Os sentimentos de paixão, amor e volúpia são descritos de forma tão bela, tão poética, tão única que só por essas descrições, pra mim, o livro já vale mais que a pena.

Rogéria Martins 03/12/2023minha estante
Adorei esse livro mas achei extremamente melancólico também!

Paulo Vitor 03/12/2023minha estante
Exatamente!

Desnorteada 10/08/2023

A Julie é uma jovem mulher ( 18,19 anos) que como muitos adolescentes, ouve a emoção em vez da experiência e razão do pai.
Contrariando a vontade de seu pai, casa-se com um militar que lhe traz grande sofrimento ( o pai lhe avisou).
Ficando melancólica e futuramente depressiva.
Sua vida depois disso é com altos e baixos, com amores diferentes para pessoas diferentes e no fim de sua vida ela acaba pensando muito na vida que teve e em todos os seu erros, percebendo assim como alguém próximo está indo pelo o mesmo caminho.

A vida de Julie não foi fácil, teve seus momentos de alegria. Porém, se ela tivesse ouvido seu pai, talvez o sofrimento a teria poupado.
Este livro nos dá muitas lições, de forma poética o autor nos leva por anos na vida de uma mulher, mostrando suas dores, angústias e as vezes, alegria.
Talvez o leitor que estiver despreparado, vai achar a estória entediante com uma personagem enfadonha. Mas ao olhar de forma mais sensível, vai fazer muitas reflexões lendo-o.

dosesdeliteratura_ 05/08/2023

Transcendental
Imagine uma mulher, no século XIX, como todas as outras; casada, mãe, cumprindo todas as obrigações que lhe são impostas. Vemos uma mulher de fato? Ou apenas um mero fantoche?
Balzac, nessa obra monumental, nos leva a um universo não tão distante da realidade. A Paris que naquela época já era bela, com suas delicadezas e seus costumes singulares, e em meio a tudo isso surge a personagem principal: Julie.
Como tantas outras mulheres, o casamento lhe é a melhor opção, e com ele os pesos e problemas vem em conjunto.
Falaria horas desse livro, mas penso que cada um deveria ter sua percepção.
Ele nos leva as ruas de Paris, caminhamos junto a personagem, sentimos, vivemos, sofremos tudo junto a ela. E sem dúvidas, aprendemos com ela.
É notório como certos problemas sociais ainda não foram resolvidos. E penso eu, como seria Balzac, em 2023? Seria um revolucionário? Ou seria apenas um mero escritor mal sucedido?
Somos um reflexo do que vivemos, e com toda certeza, esse livro é um reflexo do que temos de mais lindo, podre, belo e oculto na sociedade.
Um homem que fala em favor, e pelas mulheres. Isso é a mulher de trinta anos, isso é Honoré de Balzac.
Rafael Nini 05/08/2023minha estante
Uma resenha verdadeiramente digna de uma obra dessa magnitude. Poucos escritores foram capazes de penetrar na "comédia" que é a natureza humana como Honoré de Balzac, e poucas pessoas demonstram a agudeza de espírito de se aprofundar em sua obra como você! Parabéns meu amor!

Rogéria Martins 22/07/2023

Surpreendente
Este livro foi meu primeiro contato com Balzac e não me arrependo.

"A mulher de trinta anos" é uma história carregada de sentimentos - em alguns momentos não foram bons sentimentos, confesso - e melancolia, o autor realmente consegue transmitir o que os personagens estão sentindo a cada "fase" da história, digamos assim. Por vezes a história é um pouco confusa, mas pode ser pela tradução, nada que não dê para relevar.

Definitivamente o que mais me cativou aqui foi a imprevisibilidade da história, fiquei surpresa! Recomendo demais.

Agradeço a minha querida amiga Michela pela companhia em mais uma LC. ???
??????????

Edson 23/07/2023minha estante
Parabéns meninas ???????

Rogéria Martins 23/07/2023minha estante
Obrigada, amigo!!

Michela Wakami 22/07/2023

Que livro sensacional, quando você pensa que não terá mais surpresas, o autor te surpreende de novo.
São tantos acontecimentos em tão poucas páginas que nos deixam sem fôlego.

A história de Júlia, veio antes de famosas personagens como Emma Bovary e Anna Kariênina, esse trio são sem sombra de dúvidas, personagens inesquecíveis.
Rogéria Martins 22/07/2023minha estante
Maravilhosa sua resenha, amiga! Conseguiu definir bem o sentimento... A gente fica sem fôlego!

Obrigada, amiga.???

Fabricio268 22/07/2023minha estante
Não achei que fosse gostar tanto. Acho que vou me aventurar nessa leitura também.

Michela Wakami 22/07/2023minha estante
Fui surpreendida, estava meio pé atrás devido a nota dele aqui no Skoob e aqueles alertas que você me deu.
Mas não é que o livro é bom!
Acho que você vai gostar, amigo.

Edson 23/07/2023minha estante
Parabéns meninas ???????

Michela Wakami 23/07/2023minha estante
Obrigada, amigo!?

Lorena252 17/07/2023

A mulher de trinta anos
A narrativa dar saltos gigantescos e você acaba se perdendo nos acontecimentos, me senti bem confusa lendo, mas apesar de tudo tem alguns textos bem bonitos em volta.

Cris 04/07/2023

04.07.2023
Primeira leitura de Balzac e não gostei muito. Personagem chata, não sabe o que quer, desafia as vontades do pai e se casa. Depois q casa, descobre a realidade do casamento e aí a história é todinha sobre suas lamentações, sobre se não tivesse casado, se fosse outro homem, etc. O fim, já se adivinha mesmo antes de se chegar nele.

Karin 04/07/2023

Um clássico que tem a estrutura da época que pertence.
Uma mulher que se debate nas escolhas que fez na vida e torna seu fardo ainda mais pesado. Embora trate, as vezes, os sentimentos de maneira profunda, muitos pontos importantes da narrativa permanecem obscuros.

Pamela.Pugliano 09/06/2023

"A fisionomia das mulheres só começa aos trinta anos."
Falar sobre clássicos é difícil, porque tem questões como a época, maneira de pensar, ideologias. Mesmo que não concorde com muitas coisas, respeito que as noções contemporâneas não podem ser comparadas. O que me incomodou no geral, foi a melancolia em torno da história e das próprias mulheres - se cumprem as "regras" devem aceitar tudo como cumprimento de deveres; se não cumprem, são rechaçadas pela sociedade, merecem a morte, enfim. Mesmo que isso tenha a ver com a época também.

Bom, no contexto geral, achei o livro muito prolixo e descritivo, o que deixa muito momentos cansativos. A forma que o autor escolhe falar sobre as mulheres e a sociedade, os homens, os amantes, as amantes, maternidade, conflitou muito com meu modo de pensar. Entretanto, me peguei analisando muitas coisas ali, que com toda certeza, abre brecha pra boas discussões. É mais um retrato pela visão feminina da sociedade, em suas diversas fases - a juventude inocente, a maturidade com consciência de mundo, e a velhice de tristeza e saudade.

"Emancipar as mulheres é corrompê-las."

"Devemos aos senhores toda a nossa vida, os senhores só nos devem a sua em raros instantes."

Enfim, leiam. Não é fácil, não é fluido, é um conhecimento do passado. De abrir os olhos. Não digo que gostei, mas apreciei. Leitura aprovada para os que estão querendo se enredar em descobrir clássicos. Aproveitem.

Natália 02/06/2023

O que é ser uma mulher de 30 anos?
"A Mulher de Trinta Anos" fala sobre a vida matrimonial de Júlia, que ao casar-se jovem se vê desiludida (como o pai veio a avisar) pelo esposo, um homem que até certa parte da vida dela foi supérfluo.
Esta transpassa muito do peso que o casamento têm na vida feminina nesta época, onde o casório era um trato, um negócio e muito da imagem das pessoas.

Júlia vive boa parte do livro em depressão, sendo traída mas não querendo ceder a traição, já que o casamento simboliza muito para própria imagem e a de seus filhos. Negando o amor por muito tempo.

Vemos muitos casos de família aqui e chegou a certo ponto que o livro ficou desconexo, ao mudar de núcleo e de tempo.
Recomendo mas modere as espectativas...

Karina Paidosz 19/05/2023

Há tempos queria ler, numa expectativa muito além da experiência desse livro.
Esperava mais porque quis, né?! ?

Quando estava achando chatão, surgia um diálogo bacana que reacendeu a vontade de ler, de repente, decaia novamente.

Por fim, encontrei boas reflexões que valeram a leitura.

Não leria novamente, mas entendo a importância da obra e o contexto por trás de todos esses sentimentos das mulheres retratadas para a época.

Entretanto, mediano.

Laertche 25/04/2023

Lindo!!!
A escrita parece uma melodia. Uma história envolvente que nos faz pensar sobre as bênçãos e infortúnios da vida.