O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Bia Araújo 29/05/2020

Meu fantasma favorito, dá um pouco de medo e acho ele meio romântico também
Um conto clássico de fantasma, mas muito engraçado. Uma família americana se muda para sua nova casa na Inglaterra, mas descobrem que ela é mal-assombrada. Apesar da situação, quem também é surpreendido é o Fantasma de Canterville, pelos hábitos dessa família inusitada.

Triz 13/06/2020

O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde.
Oscar Wilde está a muito tempo em minha lista de leituras por fazer, afinal de contas as obras deste autor, e até o mesmo, são considerados clássicos da literatura mundial. Para os que não sabem, estou adicionando uma maior quantidade de clássicos em minhas leituras, isto porque estou a estudar análises e críticas literárias.

Em um fatídico dia, um dos meus professores do curso de letras disse a nós, alunos, que a melhor forma de começar a ler um escritor são pelos seus contos (caso ele tenha escrito, claro). Então, para conhecer a forma de escrita do Oscar Wilde, iniciei a leitura de O fantasma de Canterville. Sendo bem sincera eu, a principio, queria ler o único romance escrito por ele, O retrato de Dorian Gray, mas a edição – não censurada – da qual eu quero ler estava totalmente fora do meu orçamento (se é que vocês me entendem). Apesar dos pesares tenho de confessar que conhecer o estilo de escrita de Oscar Wilde por O fantasma de Canterville foi extremamente gratificante e uma ótima primeira impressão.

O enredo deste conto é bem simples. Como podemos ler na sinopse Sir Simon é um fantasma e um tradicional cavalheiro ( adicionem a lista: assassino) inglês que possuí o ofício de assustar os moradores de Canterville, afinal ele é um fantasma e o dever dos fantasmas é exatamente esse. Porém, o que o fantasma inglês não esperava era que um dos seus descendentes, por não suportar o fato de ser constantemente aterrorizado, vendesse a fantasmagórica mansão a uma família de americanos. Então, a partir deste momento o fantasma do Sir Simon passa de amedrontador para amedrontado.

“No dia seguinte, o fantasma sentiu-se muito fraco e cansado. (…) Seus nervos estavam em frangalhos e sobressaltava-se ao menor ruído. (…) Apesar de tudo, não o deixavam em paz.”

(RESENHA COMPLETA NO BLOG)

site: https://trizeoslivros.wordpress.com/2020/06/12/o-fantasma-de-canterville-de-oscar-wilde/

Flor 16/06/2020

Fantástico
O humor e as críticas de Oscar Wilde são únicas e maravilhosas!!

Roberto329 30/05/2024

Um fantasma que aterroriza um castelo na Inglaterra durante 300 anos, até o dia em que a situação se inverte e novos proprietários americanos passam a assombrá-lo. A família vê o fantasma, mas não se mostra nem um pouco amedrontada, o que deixa o espectro confuso e infeliz.

Jvcsantanna 22/06/2020

Divertido
Livro curto, bem humorado e bonito. Uma leitura bem rápida e divertida.

Thereza 28/06/2020

Hilário
Esse é meu segundo contato com Oscar Wilde. O primeiro foi com um dos livros mais lindos — esteticamente — que já tive o prazer de ler: O Retrato de Dorian Gray. Nessa estória que trago aqui a pegada é outra, o conto é hilário e não parece tão preocupado com a forma como o romance que eu li.

Tente pintar a cena: uma família estado unidense muda-se para a Inglaterra e compram esse castelo conhecido por ser assombrado por um fantasma pra lá de inconveniente. Há, inclusive, uma mancha de sangue na biblioteca que é motivo para turistas quererem visitar aquela casa.

Porém, desde o modo como a família resolve lidar com a tal mancha, limpando-a, já começamos a compreender que não será uma interação fantasma-humanos como acontecia com as famílias que já habitaram aquela casa.

Primeiro, eles não acreditam e sequer cogitam a possibilidade de que o fantasma seja real. Seu ego é muito grande, consideram-se superiores aos ingleses em intelecto e até mesmo em suas invenções. Mas assim que fica claro e comprovado que o fantasma existe, tudo se torna incrível e a estória fica impossível de ser deixada de lado. Aqui, é a família que começa a assombrar o fantasma, o deixando maluco e até mesmo fazendo com que questione a própria existência. Todo tipo de tentativa de assustar aqueles humanos arrogantes é frustrada, quando não o ridicularizam de modo que chegamos a sentir pena de uma alma penada!

É o tipo de livro pra se ler em uma sentada, um conto curto, divertido e envolvente. Oscar Wilde é um dos poucos escritores góticos que eu considero que vale — e muito — a pena conhecer e experimentar suas formas de narrativa. Mas isso de valer a pena é advindo de um gosto pessoal, não sinto proximidade com literatura fantástica e, ainda mais, gótica. Mas as obras do autor são tão incríveis que agrada não importando o tema que aborda.

site: https://medium.com/@thetenardotto

Mel 30/06/2020

O amor é mais forte que a vida e a morte...
Amei a história, tem um humor fantasmagórico rsrssr , uma linguagem de fácil compreensão,mas também possui palavras que faz com que você corra no google ou pra quem usa dicionário para descobrir o que significa... super recomendo !

Mary 30/06/2020

Essa edição de bolso da L&PM Pocket é uma coletânea de oito contos, sendo o mais famoso "O fantasma de Canterville"publicada em 1887, porém os demais contos não perdem em graça e encantamento. Leitura fácil e muito prazerosa!

Erika @vireaspaginas 03/07/2020

Um Oscar Wilde que eu não conhecia, nesse livro de contos temos amor, esperança, lições de moral e uma leveza que não esperava desse autor.
Sem dúvida uma leitura surpreendente.

Esther 06/07/2020

Incrível
Minha primeira leitura de uma obra do Oscar Wilde e simplesmente AMEI! Não acredito que seja digno de 5 estrelas porque senti falta de uma maior descrição de detalhes em relação ao ambiente e alguns personagens, mas fora isso o livro é incrível. É muito interessante ler a visão dos europeus sobre a América, descrita ainda como Novo Mundo, como também a visão capitalista dos norte-americanos recém-chegados à Inglaterra. Vale muito a pena a leitura!!

thaw 09/07/2020

good but not the best
O livro é rapidinho e as críticas e referências relacionadas a cultura inglesa em contraposição à estadunidense é legal, mas, ainda assim, não me conquistou. Espero que meu próximo contato com o autor seja melhor.

Débora 10/07/2020

Sátira do romance gótico
História de leitura rápida. As situações que o fantasma passa são divertidas.

No prefácio da edição que li explica que o conto é típico do período em que foi escrito, por fazer sátira do romance gótico. É uma explicação muito plausível.

Carla Cohen 14/07/2020

Muito bom.
Amei os contos, principalmente O fantasia de Canterville (que me emocionou como nunca havia acontecido por causa de uma literatura) e o Príncipe Feliz. O ponto fraco para mim foi a tendência do autor ao fantástico em demasia em alguns contos, como também a ausência da vitória de valores em outros, o que me parece ser uma característica de estilo. Mas valeu cada página. Recomendo.

Fernanda.Lima 15/07/2020

Um fantasma frustado
Me surpreendi com a leitura, pois imaginava algo totalmente diferente. Junção de humor e aprendizado.
"A morte deve ser tão bela! Repousar na terra doce e escura, tendo as ervas a ondular por cima de nós, e escutar o silêncio! Não ter ontem, nem amanhã! Esquecer o tempo! Esquecer a vida, estar em paz! Pode abrir para mim as portas da casa da morte, porque traz o amor consigo e o amor é mais forte do que a morte".

Andressa.Silva01 19/07/2020

Gostei de ler outra coisa que Oscar Wilde escreveu, e ver o quanto o seu bom humor era misturado a suas críticas sociais.