O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Andressa.Silva01 19/07/2020

Gostei de ler outra coisa que Oscar Wilde escreveu, e ver o quanto o seu bom humor era misturado a suas críticas sociais.

Victoria (Vic) 20/07/2020

Maravilhoso
Esse livro estava encalhado na minha estante há anos... fico muito feliz que finalmente tenha lido!

Eu esperava um conto de terror, mas me surpreendi bastante. O livro tem um tom irônico, satirizando os americanos com seu consumismo (através do uso de diversos produtos ao longo da obra) e seu ceticismo em relação ao fantasma que outrora assustava os moradores de sua casa.

Apesar do fantasma de Canterville ter sido um assassino, não conseguimos não sentir pena dele enquanto o mesmo contempla seu sentimento de inutilidade e de que os ?bons velhos tempos? fantasmagóricos acabaram. Sentimos empatia pois podemos nos relacionar. Quantos de nós já não se sentimos assim?

O final é esplendoroso e me deixou com muita curiosidade. Todo o meu amor do mundo para a Virgínia (a melhor parte é a do sangue verde). E meu Deus, que gêmeos horríveis! Enfim, um dos melhores contos que eu já li, recomendo muitíssimo.

anne 21/07/2020

Não julgue o livro pela capa
A junção do peso do nome do autor e o título do livro sugerem ser um conto pesado, aterrorizante. No entanto, trata-se e uma história leve, cheia de ironia e crítica à sociedade a época. Amei demais, tanto que comecei outra obra do autor.

Kalu.freitas 23/07/2020

Legal
Ele é médio, tem uns contos que são bem legais e outros não.

Ray 23/07/2020

Rapidinho de se ler, em poucas horas finalizei, quis ler esse breve conto do Oscar Wilde pra me acostumar com sua escrita já que quero ler o retrato de Dorian Grey.

Kisa 26/07/2020

Então...
Estou acostumada com contos de terror ou fábulas e ler esses contos foi me transportar numa viagem e não me dar um final que me fizesse sentir aquele boooom maravilhoso de satisfação.

igsuehtam 02/08/2020

Esperava uma história assombrada. É assombrada, mas tem muito humor. O fantasma é uma onda

Bela 10/08/2020

Incrível
O livro pode ser lido de várias formas; a exemplo, cito duas: como uma simples história infanto-juvenil com sua cômica trama
fantasmagórica, tendo os personagens principais seus papéis invertidos (daí a graça) já que o fantasma passa a ser o amedrontado do enredo. Ainda, pode-se ter um olhar mais aprofundado em virtude de um jogo de críticas que o escritor faz a alguns aspectos da sociedade inglesa e da norte-americana da época.

Para os norte-americanos, temos por exemplo a questão dos personagens denotarem seu significativo ceticismo e, portanto, dispensar a importância das histórias assombrosas (mesmo quando cara a cara com um fantasma medieval!!!)que grande parte dos ingleses Vitorianos tanto propagavam temiam.

O consumismo e a propaganda que os Otis apresentam a partir de seus produtos utilizados são divertidamente trabalhados nesse texto ( vocês vão notar haha)

Wilde consegue nessa, e, em outras questões não mencionadas, retratar de forma divertida um pouco da sociedade norte-americana e Vitoriana.

É conto, dá pra ler bem rápido; a linguagem é bem fluída apesar de ser um livro antigo. Enfim, leitura maravilhosa, recomendo muito!

Lis 10/08/2020

uma leve e curta
bom para passar uma tarde

Shirley.Peixe 11/08/2020

Interessante, ora pois..
Os finais dos contos (me baseando nesta versão com o português de Portugal) tiveram finais curiosos. Espero um dia ler a tradução brasileira pra ver se faz alguma diferença.
De toda forma, gostei da experiência de ler Oscar Wilde e o conto título deste livro é criativo e de um humor... Gostei muito!

Tita 12/08/2020

Um livrinho infantil bem gostoso de ler. Meu irmão adorou ouvir a história.

Sophia1534 16/08/2020

Belíssimo
Minha primeira experiência com Oscar Wilde foi por meio do livro ?O retrato de Dorian Gray?, que tornou-se um dos meus livros favoritos. Resolvi ler essa coletânea para conhecer outros trabalhos do autor.
Cada conto parece um romance por si só, a escrita de Wilde é detalhada mas não maçante, te deixa intrigado e levanta indagações na maior sutileza. Recomendo muito a obra!

alexiaramalho 16/08/2020

sensível e existencialista
O livro não deve ser lido com a praticidade e vulgaridade da família Otis.

Embora pareça uma simples história infanto-juvenil, Oscar Wilde propicia diversas reflexões acerca da aristocracia inglesa em detrimento ao novo mundo norte americano, sempre utilizando de humor. A tradicional família Otis esbanja costumes consumistas e encara com trivialidade as assombrosas aparições sobrenaturais, frustrando o Sir Simon -orgulhosíssimo Fantasma de Canterville- que, em vida, foi um intelectual "do sangue mais azul da Inglaterra".

Sir Simon, um ser humano detestável e fantasma arrogante, enfrentou uma crise -quase- existencial ao perceber que nenhuma de suas fantasias estapafúrdias provocaria reações temerosas aos novos habitantes do palácio Canterville, por fim se rendeu ao melancólico arrependimento e etéreo desejo da morte.

Será surpreendido com genuínas gargalhadas e em contrapartida, do meio pro final, com olhos marejados.

Thamy 17/08/2020

Bons contos
Os contos são bem legais e interessantes, o que dá nome ao livro é ótimo! Amei o fantasma de Canterville, amei a escrita e foi meu primeiro contato com o autor.