A lista de Schindler

A lista de Schindler Thomas Keneally

Resenhas - A lista de Schindler

Emanuel 03/03/2021

Um livro sobre o Holocausto
Antes de ler A Lista de Schindler, pensei que se tratava de um livro bastante personalista, quase que bibliográfico, centrado na figura de Oskar Schindler. Óbvio que o enredo, que leva bastante em conta depoimentos dos judeus salvos por Schindler, seria em torno desse personagem histórico. Mas é muito interessante como o livro traz toda uma espécie de reflexão sobre o Holocausto e como ele foi sistematizado e institucionalizado.

A ascensão do nazismo durante o início da vida adulta do protagonista, as formações sociais da época que levaram Oskar ao seu casamento e uma vida de industrial, a invasão da Polônia e as construções de guetos em Varsóvia e em Cracóvia, o dia-a-dia dos campos de trabalho forçado e o surgimento dos campos de concentração. Para chegar no feito de Schindler de ter salvo tantos judeus, o autor passa primeiro pelos relatos do extermínio que ocorria naqueles lugares e como os judeus lutavam diariamente pela sua existência. É brutal, mas muito didática, a forma de que o livro passa de que estava ocorrendo naquele momento o extermínio de um povo.

Ademais, os nomes próprios em alemão e polonês dificultam um tanto a leitura, mas nada que a torne impossível ou enfadonha. Diferentemente do que há em outros romances históricos, os diálogos são escassos, mas se torna muito interessante quando eles surgem em formas de relatos ou de discursos. Impressionante os acontecimentos relatados e a forma como Schindler buscou corromper o próprio nazismo, lutando até o último dia da Segunda Guerra na Europa Central para assegurar a vida dos seus funcionários, que por serem judeus, eram vistos como prisioneiros.

Enfim, A Lista de Schindler é um livro importante não só para o conhecimento do homem que enfrentou o nazismo de dentro para salvar milhares de judeus, mas como um relato do Holocausto e da luta de um povo pelo direito de existir. Recomendo a leitura.

null 06/02/2021

No começo, achei que essa forma de contar a história de Oskar na guerra parecido com um romance um pouco estranha e perdida, mas a continuação da leitura fez valer a pena conhecer este livro.

Jeane Correia 02/02/2021

Precisamos saber sobre o holocausto
Precisamos falar sobre o holocausto visto que, milhões de pessoas morreram pelas mãos de uma ideologia com discurso racista, eugenista e xenófobo. Precisamos dar voz aqueles que sobreviveram  para que aquela atrocidade nunca mais se repita. Minha gente, esse livro precisa ser lido e partilhado! Outra coisa, tem um filme de mesmo nome do Steven Spilberg.
Aquele que salva a vida de um homem salva a vida do mundo inteiro" p.61. Uma boa ação gera uma corrente de boas ações, pois influencia outras pessoas a praticarem o bem. O autor conta que essa frase foi uma semente que mais tarde germinaria no coração de Schindler tornando-o um grande ser humano.
Esse livro é um trabalho maravilhoso que relata quem foi Schindler. Um homem "com vícios e virtudes" bastante influente que usou disso para salvar judeus da morte.
O autor não conta simplesmente uma história, mas apresenta fatos documentados. Tudo é real e oficial, a verdade sem amenizar nada, contada pelos judeus de sua lista.
É um livro que faz a gente pensar sobre a humanidade,  os discursos que justificam determinados atos de crueldade.

Eu fiquei muito chocada com alguns capítulos do livro e chorei bastante. A obra também mostra que mesmo em lugares sómbrios existem amor e a esperança.
Enfim,  é emocionante e de apertar com força o coração. Certamente um dia, vou fazer uma releitura.

Sah Rhiller 02/02/2021

Importante para a vida.
Quem foi Oskar Schindler? Um nazista? Um bom samaritano? Será que era possível uma pessoa ser as duas coisas?
Oskar Schindler um empresário que sacrificou sua própria segurança por um bem maior, o de salvar vidas.
Um livro que no início mostra uma certa dificuldade, claro que por conta do contexto histórico e também por causa de todos os detalhes e nomes que aparecem ao decorrer da leitura, mas em uma certa parte a leitura começa a engajar e fluir.
No começo de tudo, a gente ver um Schindler aproveitador, mulherengo e ao mesmo tempo que seguia regras ele também as quebrava, fazendo se tornar uma pessoa, que para o leitor dá uma impressão de falsidade. Ao decorrer ele vai se mostrando menos aproveitador e mais solidário, capaz de sentar na mesa de seu inimigo, beber junto a ele, e extorquir o que for possível, por uma vida, que naquela época era considerada um nada. Colocava-se em risco simplesmente por ter certeza de que o que estava fazendo era certo, e foi.
Não só Oskar foi importante para a história, assim como Schindler queria salvar os seus judeus tinha Amon Goeth, que pouco se importava em eliminar seus prisioneiros, somente por puro prazer e vontade. Para Goth, um judeuera substituível, até seus animais tinham mais valor para ele que os seus prisioneiros. Ele se torna uma pessoa importante para o livro, porque mostra que o campo de concentração que tanto falavam não tinha a realidade que mostravam na mídia, e que um passo errado era sua possível morte.
Vale lembrar que tudo isso aconteceu em menos de 100 anos e não é só por causa que sabemos do que houve que estamos imunes de que aconteça novamente.
Ao ler, comecei a pensar sobre algumas coisas, sobre sofrimento, o nosso “sofrimento cotidiano”, reclamamos muito e agradecemos pouco. Por isso acho muito importante que exista esses tipos de relatos, pois precisamos lembrar as atrocidades do mundo para que não se possa repetir.
Esse livro vale a nota que tem.

Maria14598 01/02/2021

Achei a leitura extremamente lenta, mas a a história é bem emocionante, e dramática, mostrando mais uma vez o pior lado que o ser humano pode ter. Depois de assistir alguns documentários e rever o filme, conseguir aproveitar muito melhor desse livro quase que biografico.
Recomendo o livro, mas é uma leitura densa e pesada, tanto pela escrita quanto por sua história.

Cris @cristinadaitx 26/12/2020

Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro.
Nesse livro, após um intenso trabalho de pesquisa de documentos e entrevistas com sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, o autor faz um relato detalhado sobre a vida e as ações do alemão Oskar Schindler, no intuito de salvar o maior número possível de judeus. Um homem influente, que utilizou essa influência em atos que fizeram com que ele criasse falsos campos de concentração, que tinham como finalidade, ao contrário dos outros campos, a proteção de milhares de judeus, que o próprio Oskar conseguiu tirar de Auschwitz e de outros campos de extermínio. Mesmo tendo uma vida pessoal extremamente fora dos padrões da época, Oskar dedicou a sua vida a proteger os judeus, e a tornar os momentos em que eles estiveram sobre sua proteção mais tranquilos, muitas vezes mentindo e arriscando a sua própria vida.
A sua lista, trouxe a muitas famílias esperança, e tornou possível que muitos tivessem um futuro. Mesmo que isso tenha custado a ele toda a sua fortuna, e que por fim, ele tenha terminado sua vida dependente da ajuda financeira daqueles que ele salvou.

Annalisa 09/10/2020

A lista de Schindler

Terminei a leitura faz quase duas semanas, e ainda não consegui encontrar as palavras para descrever a sensação ao virar a última página, mas mesmo assim, me proponho a tentar, pois se há um livro que merece uma resenha, é este.
É um misto de vergonha, tristeza, desolação e incredulidade.
Realmente difícil de acreditar que parte da humanidade foi conivente e capaz de uma atrocidade dessas.

O livro retrata com maestria essa parte negra da história, creio eu, que este seja o melhor livro que retrata esse tema, justamente por não contar uma simples história, mas sim apresentar fatos. Ele é cru e real, sem enrolação, sem amenizar os acontecimentos.
Ele te joga as informações na cara, e você, caro leitor, que se vire para conseguir absorver tudo.

Ele apresenta a realidade como ela foi, e como ela é. Contada justamente pelos "judeus de Schindler", é então, preciso fazer uma menção honrosa ao trabalho minucioso e caprichado de Thomas Keneally, que não apenas realizou uma pequisa fabulosa de campo, mas também aceitou o desafio de contar de forma envolvente e realista tudo pelo qual nossos protagonistas passaram.

Schindler não foi salvador do mundo e da pátria, nem um Deus em forma humana. Mas basicamente, ele foi a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo, com as influências certas.

Mas conhecido como um "bon vivant", um cara boêmio, orgulhoso e ganancioso, com dinheiro, poder e contatos. Ele foi capaz de ao mesmo tempo fazer parte da "linha de frente" dos nazistas alemães, sendo ainda membro do partido e realizando frequentemente encontros, festas e jantares com homens de alta patente e também enganar na cara dura todos eles e proteger os "seus judeus".

É um livro que todos nós, leitores assíduos ou não, deveriam ler. Justamente para termos esse choque de realidade e não permitir que esse capítulo da história se repita novamente.

Se você tem alguma dúvida, não tenha mais. Leia este livro, engula suas palavras e chore suas letras, porque é preciso saber o horror pelo qual essas pessoas passaram. Não é porque já está no passado, que deverá ser esquecido. Não é um livro fácil, não é gostoso de ler. Mas ele te prende de uma forma, que você não consegue parar antes de chegar no fim, e ao chegar você não consegue simplesmente desligar e partir para outro, ele te tira do eixo.

O que muito me choca são os números, a quantidade absurda de judeus que tiveram seus tristes fins decretados pela crença de um fanático.

Acho que uma da partes mais memoráveis do livro é o discurso final de Schindler, quando o final da Guerra já estava decretado e ele precisava fujir para não ser morto/preso, pois querendo ou não ele ainda era um Diretor de um campo de concentração, e pouco importaria aos russos ouvir a história completa antes de atirar.

Ele afirma que ficará com os judeus até cinco minutos depois da meia-noite, e pede para que ao serem "libertados" não mantenham a raiva e o ódio no coração, que não busquem vingança, que não se rebaixem ao nível daqueles que os torturaram e mataram seus familiares, que não reiniciem o ciclo de ódio e matança. Mas que tentem ao máximo seguir o caminho da paz e restabelecer suas vidas.
Que não direcionem suas frustrações para as vilas alemãs próximas ao campo onde estão, pois aqueles moradores alemães também contribuíram para a sobrevivência, mesmo que indiretamente, deles. Fornecendo suprimentos e comidas através dos desvios e subornos de Schindler.

Acho que amor ao próximo, empatia e lealdade resumem as ações e palavras de Oskar Schindler.

E fica aqui a mais real verdade apresentada no livro:
"[...] aquele que salva a vida de um homem salva a vida do mundo inteiro."

Jeferson Souza 31/07/2020

"Aquele que salva uma só vida salva o mundo inteiro."
Livro relata a história de Oskar Schindler, católico alemão grande capitalista, que durante a II Guerra Mundial utilizou-se de toda a sua sagacidade e fortuna para proteger e salvar judeus do Holocausto.
Devido aos fatos narrados no livro, torna-se uma leitura pesada, às vezes dá até uma sensação ruim, angustiante, pois descreve em vários relatos as atrocidades cometidas pelos nazistas contra o povo semita.

Sibele Brito 08/07/2020

O que falar desse livro? Lindo, maravilhoso, emocionante...

Adelson 07/07/2020

Lendo com nó na garganta.
Um livro lindo que conta vários relatos dos sobreviventes da fábrica de Schindler durante a segunda guerra. Triste, pois consta várias mortes causadas pela SS sem motivo, mas ao mesmo tempo fala de esperança em tempos sombrios.

Nicolle.Ruttnig 05/07/2020

O melhor livro que já li!
A leitura é densa, mas a história é envolvente... Schindler foi um homem inspirador, bom vivant, ARTICULOSO e persistente. É bom saber que existiram pessoas como ele na época do Holocausto.
O filme, comparado com o livro, nao é nada!
LEIAM O LIVRO!

Letícia 27/06/2020

Aquele que salva uma só vida salva o mundo inteiro
O medo que eu tive de me enterrar em uma ressaca literária foi real.
A lista de schindler é um livro denso,
meu exemplar tem a diagramação bem apertada e por várias vezes tem palavras ENORMES em alemão
que podem freiar o ritimo da leitura, a menos que você fale alemão.

O livro é uma crescente, começou lento e denso, mas quando engatou a 3º marcha não teve Cristo que me segurasse, porém mesmo com um ritmo bom
ainda é um livro difícil de ser lido, o assunto delicado, as descrições dos atos violentos contra os prisioneiros são quase que indigestas.

É um tema sensível então qualquer descrição dos horrores do holocausto podem causar desconforto, e o livro provavelmente foi escrito com este intuito
incomodar e lembrar daqueles acontecimentos para que nunca seja permitida a sua repetição.

Importante, esperançoso e incrível.

Marcelo 20/06/2020

A Lista de Schindler
Trata-se de uma minuciosa história a respeito dos guetos e do campo de concentração que existiu na região da cracóvia, na polônia. O livro é sensacional. Baseia-se em diversos relatos de sobreviventes judeus, testemunhos etc...

Gabriela 23/05/2020

"O comitê americano da junta de distribuição investigou minuciosamente as atividades do Sr. Schindler no período da guerra e da ocupação... A nossa recomendação irrestrita é que as organizações e pessoas, a quem o Sr Schindler possa procurar faça todo o possível para ajudá-lo em reconhecimento aos seus eminentes serviços...
Sob o pretexto de administrar uma fábrica nazista de trabalhos forçados, primeiro na Polônia e depois na Sudentelândia, o Sr Schindler conseguiu recrutar como seus empregados e proteger judeus e judias destinados a morrer em Auschwitz e em outros infames campos de concentração... Testemunhas relataram ao nosso comitê que o "campo de Schindler em Brinmlitz era o único, nos Territórios ocupados, em que nunca foi morto um judeu, ou mesmo espancado, mas, ao contrário, sempre tratado como um ser humano."
Agora, quando ele vai iniciar uma nova vida, devemos ajudá-lo, como ele ajudou os nossos irmãos."

Carta referência ("a quem possa interessar") assinada por M. W. Beckelman, vice presidente do conselho executivo da organização.