A lista de Schindler Thomas Keneally

Resenhas - A lista de Schindler

riquew 07/04/2020

?Uma hora de vida ainda é vida.?
Uma leitura extremamente prazeroso, daquelas que você só vai parar quando terminar o livro.
Um personagem que começa como um empresário em busca de riqueza e sucesso, que como a própria mulher diz que não fez nada de grandioso, consegue em um dos piores momentos da humanidade arranjar uma razão de existência, burlando todo o sistema, usando todo o seu lado de empresário e negociador para lutar por vidas que os que ele estava aliado queriam exterminar.
?Aquele que salva uma só vida salva o mundo inteiro.?
Da crueldade dos nazistas, dos relatos do sofrimento que judeus passaram, tanto nos guetos como nos campos, até a figura salvadora de Oskar Schindler, fica parecendo que é tudo fictício , saído da mente do autor, mas a realidade é que é um fato real, de um passado bem recente que jamais deve ser esquecido.

Beta 09/03/2020

Incrível
Uma das leituras mais marcantes e vou levar para sempre os sentimentos que tive, realmente se uma vida é salva muitas outras serão salvas também.
Esse livro mostra como o ser humano é capaz de crueldades absurdas, mas não podemos esquecer daqueles que são capazes de estender a mão a quem precisa.
Em tempos de guerra e desespero é quando as pessoas mostram o verdadeiro caráter do seu ser.
Sei que o livro é sobre o que ele fez para ajudar os judeus, então não cabe a mim opinar sobre seus relacionamentos.

May 21/01/2020

Leitura marcante!
Há muito eu tinha a vontade de ler este livro. Por se tratar de uma história real e, também, devido à atmosfera carregada que envolve um período tão sombrio da história, a leitura foi iniciada e pausada por diversas vezes até que eu, de fato, a conseguisse terminar.

No entanto, não teria como terminar essa leitura sem deixar uma pequena resenha mostrando a experiência que a leitura me trouxe. Antes de qualquer coisa, se me pedissem para resumir essa experiência em uma palavra, seria "reflexão". Uma das coisas que mais fiz enquanto acompanhava a triste trajetória dos "prisioneiros Schindler" foi refletir. Sobre a questão da humanidade, da empatia, do sentir a dor do outro.

Recomendo muito a leitura. Pode até se tornar pesada, impactante e lenta, mas vale a pena continuar até o fim.
Maíra Marques | @literamai 23/01/2020minha estante
Quero muito ler esse livro tambem, May. Gostei da sua opinião.

Rodrigo1001 30/04/2019

Belíssima obra-prima (Sem Spoilers)
No meio de todos os horrores habituais de uma guerra, alguém poderia pensar que não há como as coisas piorarem, porém, lendo este livro, fica claro que isso não poderia estar mais errado.

Em A Lista de Schindler, de Thomas Keneally, há genocídio, assassinato, sadismo, barbárie e crueldade extrema em uma escala que vai muito além do nosso poder de compreensão. É o retrato do horror absoluto.

E é um relato verídico.

É real.

Aconteceu há pouco mais de 75 anos.

E, se você acha que isso representa muito tempo, reveja seus conceitos: talvez seus avós tenham mais ou menos a mesma idade.

Indo direto ao ponto, o que mais me encanta nesse livro é a força que o autor emprega na narrativa dos fatos. Como eu disse, não se trata de uma ficção, mas de um relato histórico. Como tal, o livro poderia ter se tornado um coquetel mortal de fatos analisados por uma ótica gélida, distante e contemplativa, mergulhando numa tristeza quase melodramática. Mas, felizmente, não; o conteúdo segue justamente na direção oposta.

A narrativa é direta, cortante e bastante dinâmica. A crueza dos relatos dos sobreviventes e a maneira como como são expostos transportam o leitor de volta aos anos 40, quando o mundo enlouqueceu. Você não consegue abstrair, não consegue ficar alheio a torpeza de um povo que resolveu exterminar mais de 6.000.000 pessoas em um ímpeto colérico e absolutamente irracional de criar uma raça pura. Cremaram mulheres. Cremaram homens. Cremaram crianças. E, com o fogo, cremaram a chama de esperança que muitos tinham na humanidade.

Que A Lista de Schindler retrata as agruras da Segunda Guerra Mundial não deve ser novidade pra ninguém. Agora, que tenha sido escrito de maneira tão sublime, isso sim, pode ser um fato novo. Ouso dizer que Thomas Keneally mostra o mesmo talento de Robert K. Massie em seu fabuloso Catarina, A Grande. Uma união perfeita entre pesquisa minuciosa de historiador e maestria narrativa de romancista. De tão bem escrito, parece ficção (antes fosse!) e embora os relatos pareçam remotos e inacreditáveis, são comprovadamente reais.

Cumprindo com excelência a tarefa de expor um dos capítulos mais negros da história mundial, o livro cria um poderoso alerta quanto ao fenônemo que vivemos hoje, com uma polaridade cada vez mais forte, com a aparente morte das nuances e da ponderação em nome de uma crescente massa cega, estupidamente ignorante e absolutamente incapaz de se colocar no lugar do outro e conviver com aquilo que nos faz especiais: as nossas diferenças.

Se você não conhece o livro, não exite em lê-lo. Se não sabe quem foi Oskar Schindler, por favor, faça um favor a si mesmo e leia-o.

Pra encerrar, quando me perguntam sobre alguma personalidade que admiro, a resposta é sempre Oskar Schindler.

E depois deste livro, tão mais completo do que o belíssimo filme de Spielberg, continuará sendo.

Leva 5 estrelas, dolorosas e brilhantes. Leia sem pestanejar.

PS: Visitei o Museu do Holocausto de Israel, o Yad Vashen, em 2014 e o extinto gueto de Varsóvia em viagem a Polônia em 2015. O holocausto é um fato histórico estarrecedor. Se você o nega, não só me ofende a nível molecular, mas ofende a bilhões de pessoas mundo afora.

PS 2: Para meu mais absoluto espanto, decidi assistir ao filme A Lista de Schindler minutos após terminada a leitura do livro. Isso foi no último domingo, dia 28/04. E 28/04 é justamente a data de nascimento de Oskar Schindler.

PS 3: Dedico essa resenha à todas as vítimas do nazismo e aos seus familiares. Lembrar para jamais esquecer.
Rhebeka.Silva 05/07/2019minha estante
Estava em dúvida se lia o livro, já que estou com muitos livros da segunda guerra mundial na minha estante, mas depois de ler sua resenha, seria quase um crime deixar passar essa narrativa em branco.

Rodrigo1001 08/07/2019minha estante
Muito obrigado pelo comentário, Rhebeka. Torço para que você goste do livro tanto quanto eu gostei. Abraço!

Lipe 17/03/2019

O amor de um alemão pelos judeus perseguidos pela Alemanha Nazista. Oskar Schindler gastou toda a sua fortuna para libertar 1.100 judeus de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Um livro em memória aos 6 milhões de judeus exterminados pela extrema direita alemã.

Filmando_com_letras 27/01/2019

Livro que me ensinou MT!!!
Como o livro quase não tem diálogo foi um pouco difícil de ler, porém me ensinou muito e me mostrou muitas coisas que o filme não mostra sobre a história!

Vicente Ferreira 28/12/2018

A lista de Schindler
Um dos livros mais imprecionantes da segunda guerra mundial.
Um industrial alemão arrisca tudo para salvar judeus da morte eminente nos campos de concentração nazistas.

Joana Ribeiro 06/09/2018

Uma leitura obrigatória
Acredito que todos deveriam ler "A lista de Schindler". A história é simplesmente sensacional e um marco na história da humanidade. Narrado em 3ª pessoa, o livro não segue uma linearidade como estamos acostumados. São alguns fatos, alguns episódios da empreitada de Schindler para tentar salvar o maior número de judeus do massacre alemão. Cada detalhe, cada descrição minuciosa é extremamente incrível e dolorido, ao mesmo tempo. Pensar que seres humanos foram capazes de cometer tamanha atrocidade causa uma dor muito grande, uma tristeza, por isso a importância de se ler essa história.
Em muitos momentos cheguei a sentir náusea das descrições feitas pelo autor, de todo o sofrimento dos judeus e todas as atitudes que os membros do partido nazista tomavam. Sem dúvida é uma tristeza sem fim mas também é uma das obras mais incríveis que já li. Recomendo e muito a leitura!

Carol 01/09/2018

A Lista de Schindler
Um livro maravilhoso como todos que já tenha lido sobre a segunda guerra. As vezes me pergunto porque gosto tanto de livros sobre a segunda guerra, aí penso que as vezes tenho o direito de reclamar, de ver as coisas a minha volta na cor preto e branco, aí paro leio sobre o genocídio que ocorreu durante a guerra, a capacidade do homem de fazer o mal e de seguir pessoas lunáticas.
Finalizo com uma frase do livro.
"Aquele que salva uma só vida salva o mundo inteiro"

Lidy Laís 28/03/2018

Em plena Segunda Guerra Mundial, entre os conflitos e massacres que marcaram um dos episódios mais tristes da história da humanidade, no meio de forças Nazistas, surge a figura de um homem que jurou com todas as suas forças, lutar contra o sistema. Oskar Schindler, um empresário ambicioso, conquistador e pragmático, convive entre oficiais do governo e acompanha de perto as atrocidades cometidas por Amon Goeth, e outros oficiais da SS. Em um de seus encontros com Amon, ele tem a ideia que irá mudar o destino de mais de 1200 judeus, estes que foram salvos dos fornos e câmaras a gás de Auschwitz, graças à disputada lista, a lista que permitia uma nova chance, uma esperança. Thomas Keneally percorreu 7 países à procura dos judeus de Schindler e narra com precisão e riqueza de detalhes os fatos ocorridos nesse período da vida de Oskar, este que mostrou que em meio ao caos e a guerra, o valor mais importante pelo qual deve ser lutado, ainda é a vida.

Mr. Jonas 03/02/2018

A lista de Schindler
Recriação de um episódio histórico durante Segunda Guerra Mundial. Enquanto o regime nazista enviava milhares de prisioneiros para o campo de concentração de Auschwitz, o industrial alemão Oskar Schindler abrigava centenas de judeus em sua fábrica, de onde ele finalmente os transferia em segurança para a Tchecoslováquia. Um lugar na lista de Schindler significava a única chance de sobrevivência para um prisioneiro judeu. Oskar Schindler, um herói em meio ao Holocausto, é retratado de modo inédito e comovente pelo romancista Thomas Keneally, que passou dois anos entrevistando sobreviventes beneficiados por Schindler em sete países: Austrália, Israel, Alemanha Ocidental, Áustria, Estados Unidos, Argentina e Brasil. Escrito com paixão e absoluta fidelidade aos fatos, narrado com toda a ênfase de uma ficção.

Edna 16/12/2017

Notável
A Lista de Schindler - Thomas Keneally, detalha minuciosamente a trajetória de um homem notável, com muitos defeitos mas com uma capacidade de amar imensurável.
Oskar Schindler, nasceu na Áustria em 1908 e aos 10 anos já tomou a defesa de um menino judeu perseguido na escola. Rompeu com o pai ao se casar com Emílie, nome que se tornou conhecido da primeira fábrica adquirida ao chegar à Polônia no início da guerra "Esmaltados Emalia" onde empregou muitos judeus, livrando-os dos campos de extermínio do no holocausto. Chegou até a mudar a fábrica de país para salvar mais judeus, mas era limitado o número de empregados, surge aí "A lista de Schindler" a única saída para muitos, onde todos queriam fazer parte.
Ele se torna um grande Empresário, convive com os amigos alemães, nazistas, da SS, mas não aprova ase condutas de violência e massacre, mas convive e usa toda sua influência, seu dinheiro para comprar membros da Gestapo, produtos no mercado negro para melhorar a vida é salvar os prisioneiros judeus.
Vai viver a história de famílias inteiras, a angústia de não saber se veriam o dia seguinte, vai se emocionar muitas vezes.
Nesta narrativa você encontra vários nomes alemães tanto na hierarquia militar como nos nomes dos personagens como: Oberst-gruppenführer (General); Hauptsturmfazer (Capitão); Oberfüher (soldado raso), e tantos outros durante a leitura.
Já conhecia Oskar do sensacional livro "O menino da lista de Schindler", mas foi importante conhecer um pouco mais dessa pessoa notável.
A mensagem que fica:
Não é necessário ser tão bom, tão exemplar, para deixar um marco na história, para praticar o bem. Você é humano então tem algo para fazer em prol da vida e do bem do seu semelhante.