A lista de Schindler

A lista de Schindler Thomas Keneally

Resenhas - A lista de Schindler

sofianves 01/12/2022

"Aquele que salva uma só vida salva o mundo inteiro."
"Herr Schindler acrescentou que detestaria ser padre nos dias de hoje, quando uma vida tinha menos valor do que um maço de cigarros."

"E nos claros olhos compreensivos a capacidade de suportar altas doses de sofrimento."

"Mas o que irritava Oskar era a consternação de ver toda aquela gente que, por falta de uma etiqueta azul, estava alí na Prokocim, esperando pelo novo e decisivo símbolo de status, o vagão de gado, para ser puxado pela pesada locomotiva ao longo da amplitude de sua visão.
Era como se os vagões lhes dissessem: agora vocês são todos gado."

Ela sabia que quando o assassinato é programado, habitual, uma indústria, como alí em Cracóvia, não havia maneira, mesmo com tentativas heroicas, de desviar o rumo devastador do sistema.
Os judeus mais ortodoxos do gueto tinham um refrão: "Uma hora de vida é ainda vida."

" - Trabalhando aqui, vocês estarão a salvo. Se trabalharem aqui, irão até o final da guerra com vida."

"O slogan 'JUDEUS-PIOLHO-TIFO'
O cartaz mostrando uma virginal polonesa oferecendo comida a um judeu de nariz adunco, cuja sombra era o Diabo.
'QUEM AJUDA UM JUDEU AJUDA SATANÁS'
Em fachadas de armazéns viam-se desenhos de judeus colocando ratos picados dentro de tortas, aguando o leite, recheando pastéis com piolhos, amassando a farinha do pão com pés imundos..."

"Em meio a toda a papelada de Plaszóvia, os nomes nas 12 páginas da lista de Oskar eram os únicos com acesso ao futuro."

"Aquele que salva uma só vida salva o mundo inteiro."

"Aquele que ouvia chamarem o seu nome jamais tinha certeza do que esperar: se um pedaço de pão ou um tiro."

"O campo de Schindler era o único, nos territórios ocupados pelos nazistas, em que nunca foi morto um judeu, ou mesmo espancado, mas, ao contrário, sempre tratado como um ser humano."

Jhosi 16/11/2022

Intenso :(
Tem leituras que eu me proponho a fazer e não importa o tamanho do desafio, eu insisto.

Eu não assisti à adaptação cinematográfica do livro e talvez por isso a experiência de ler foi ainda mais intensa e complexa.

Como citei nos stories, tive uma certa dificuldade pela questão da linguística: há muitos e muitos termos e expressões em alemão, polonês e hebraico - e TODA hora eu parava para consultar um tradutor e isso tornou a leitura bastante demorada.
No entanto, era impossível pra mim continuar sem essas paradas então fui assim até o fim.

O livro é uma espécie de biografia montada a partir de relatos de familiares, conhecidos, colegas e até inimigos e claro, dos sobreviventes-Schindler.

É interessante ver como o livro desmistifica a figura quase perfeita e santa que criou -se no imaginário popular.

Oskar Schindler era um homem como qualquer outro, talvez um pouco mais ambicioso: inicialmente, o que ele via na guerra era apenas uma forma de tornar-se um homem rico e impressionar o pai.

Foi depois de realmente compreender os abusos e absurdos da guerra e do nazismo, que ele finalmente se viu tocado e levado a mudar drasticamente de atitude.

O que enxerguei nas várias descrições de sua personalidade foi uma pessoa simples, porém determinada. Com uma inteligência e perspicácia únicas e que em meio ao caos da Segunda Guerra deixou aflorar seu lado mais humano.

Há cenas difíceis de ler e digerir no livro que me partiram o coração e me fizeram refletir e temer a maldade do homem e até onde ela pode levar a humanidade como um todo.

Eu diria que é uma leitura para poucos, mas esses poucos com certeza serão impactados pela experiência.

PsicoFlavia 20/09/2022

Que livro mais lindo e triste. O holocausto é uma das partes mais dolorosas da nossa história, é difícil ler sobre, mas extremamente necessário. Conhecer sobre a vida de pessoas que foram fundamentais pra manter à salvo, na medida do possível, parte da população que estava sendo exterminada pelo nazismo é uma forma de fazê-los continuar vivos, quase que como em agradecimento. À Oscar Schindler todo meu respeito, ele não foi o maior exemplo de ser humano que pisou na terra, mas fez o que pode pra salvar a vida de mais de 1300 pessoas, vivendo e vendo tudo de pior que o homem é capaz de fazer. À cada uma das vítimas, sobreviventes ou não, muitas das quais, infelizmente jamais teremos a possibilidade de conhecer, todo o meu respeito.

Cris 28/07/2022

Sobrevivência, humanidade e perseguição
“‘Aquele que salva uma só vida salva o mundo inteiro.’” Pág. 489

O filme dirigido pelo Spielberg baseado na história deste livro é famosíssimo, vencedor de Oscar, e eu tinha assistido há muito tempo atrás. O livro também estava na estante há um tempão, eu sempre evitava pegar pra ler porque a história é muito pesada.

A história parece ser fictícia, mas na verdade, foi inspirada em fatos. Oskar Schindler foi um importante industrial alemão durante o Terceiro Reich. Ele era um homem influente e muito poderoso, membro do partido nazista, possuia muitas conexões com o alto escalão do exército alemão.

Ele possuía uma fábrica de utensílios de cozinha na Cracóvia, Polônia e desta forma, conseguiu empregar mais de mil judeus, impedindo que fossem mandados aos campos de extermínio.

Conforme o final da Guerra se aproximava, foi preciso transferir a fábrica de lugar, e neste processo, Schindler usou seu próprio dinheiro para construir um novo Campo em Brünnlitz, e alimentar seus trabalhadores. A fábrica existia utilizando-se a desculpa de que era utilizada para esforço de guerra, porém, era uma verdadeira farsa: os “judeus de Schindler” não eram escravizados, não eram torturados e nem passavam fome, situação muito diferente dos demais campos de concentração.

O livro conta toda a história deste homem, desde seu nascimento, juventude até se tornar o personagem famoso por salvar da morte várias centenas de judeus na Polônia. No decorrer do livro, são citadas várias histórias de pessoas que conheceram Schindler, que foram reunidas pelo próprio autor do livro ao longo de vários anos.

São atribuídas várias histórias a Schindler, algumas beirando o mito, mas, como podemos perceber ao longo do livro, Schindler passava longe do estereótipo de santo/herói, era um homem com muitos vícios e não se sabe até hoje qual sua real motivação para agir da forma que agiu. O fato é que a história dele é muito impressionante e é realmente admirável tudo o que ele enfrentou para poder poupar a vida destes seres humanos.

Revi o filme depois de ler e achei que a história foi muito bem contada, com certeza, uma das histórias mais emocionantes que já conheci.

“Entre milhões, apenas a sopa dos mil prisioneiros de Schindler era nutritiva.”

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Rafaella 17/07/2022

Eu tenho interesse em me informar pelo tema sim. Porém não me prendeu ativamente na leitura.
Fiquei com ódio em várias partes,eu sei que além do ódio por pessoas assim devo me informar.
Cheguei a pensar que citaram a relação dele com o pai dele para deixar mais humano, trazendo um imagem positiva.

Alexandre.Cozzolino 15/07/2022

Um retrato de uma época triste
Comecei o livro despretensiosamente, querendo ver se eu me lembraria do filme que vi há muitos anos ainda na escola. O livro traz detalhes de uma história que para cerca de 1.200 pessoas é a história de sua vida, literalmente.
Através de suas páginas, o leitor conhece o personagem Oskar Schindler, que através de seu dinheiro e sua desenvoltura em negociações, salvou a vida de centenas de judeus durante o Holocausto.
É simplesmente aterrorizador pensar que possa haver entre os humanos pessoas que tratavam seus semelhantes da maneira como a SS tratava os judeus neste período tão sombrio da história da humanidade.

Sasha 06/07/2022

Aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro.
Considero este livro de suma importância para todos lerem, apesar que é preciso conseguir lidar bem com as informações trazidas, porque é realmente triste e doloroso acompanhar assim de perto a narrativa do sofrimento passado pelos judeus.
Acho que uma das melhores características de Schindler era justamente o fato de que ele não era nenhum santo, e isso fica bem evidente no estilo de vida que ele levava e nas artimanhas que ele orquestrava para poder proteger os funcionários da sua fábrica. Ninguém conseguia explicar qual era a motivação que ele tinha para simplesmente abrir mão de praticamente todo o seu dinheiro em prol do bem-estar dos judeus que trabalhavam para ele. E não só dispunha do dinheiro, como arriscava a própria vida se colocando em situações de extrema periculosidade, algo que seria inimaginável levando em conta o fato de que ele nem mesmo tinha relação sanguínea ou qualquer outra com nenhum judeu.
São pessoas como Schindler que nos fazem crer um pouco mais na humanidade, e nos fazem refletir que a crueldade humana é uma escolha e não havia justificativa plausível para todas as monstruosidades que os nazistas cometiam.

Felipe.Colen 27/06/2022

Uma nota de quem estava lá
O holocausto foi um horrendo marco histórico, onde a ideologia política levou a nação alemã ao declínio da humanidade. O livro demonstra como mesmo em um ambiente devastador e carente de esperanças algumas pessoas boas conseguem, dentro daquela realidade, utilizar das armas necessária para promover a sobreviver do próximo!

Suellen.Hosoi 27/06/2022

Oskar Schindler, um homem jovem que fez riqueza e a gastou pra salvar mais de 1200 judeus na guerra.

Não é um livro fácil. Tanto por sua história, como por sua escrita. Mesmo já tendo lido vários livros sobre a segunda Guerra, esse ainda me mostrou horrores que eu não havia lido. Tem muito detalhes geográficos, me cansou um pouco, mas vale a leitura.

pam 17/06/2022

Necessário
Apesar das atrocidades cometidas por seres humanos que se revelaram monstruosos nesse período tenebroso da história, existirão também os que lutaram pela espécie, se colocando em risco.
E isso também precisava ser registrado

Fernanda2407 29/05/2022

Já tinha me apaixonado pelo filme. O livro me fisgou imediatamente. Schindler foi um anjo em meio a esse tempo tão sombrio em nossa história. Impossível não chorar com as narrações das histórias das pessoas.

Drica Liller 27/03/2022

Salvando vidas
Schindler foi um grande homem, disso não há dúvidas, mas nem todos sabem que de início não era bem assim. Talvez antes da guerra Oscar era mais um homem comum, que com certeza não tinha como objetivo salvar judeus, até porque nem imaginava todo o genocídio que estava por acontecer. Foram as circunstâncias, os acasos, o destino, o lado de empatia e compaixão que nem mesmo Oscar sabia que tinha que salvaram tantas vidas.

Darte 04/03/2022

A lista é vida.
A lista ? um bem absoluto. A lista é vida. Em todo o seu pequeno redor abre-se um precipício. Um dos melhores livros sobre o tema que já li. Simples.

Carol 25/02/2022

"Aquele que salva uma pessoa, salva o mundo inteiro."
Uma leitura difícil,triste, com relatos pesados sobre o dia a dia nos campos de concentração.
Muito emocionante e inesquecível ??