A lista de Schindler

A lista de Schindler Thomas Keneally

Resenhas - A lista de Schindler

Fabio.Barbosa 24/02/2022

Como a maioria, eu já tinha assistido o filme
Mas depois de que li esse livro pude entender um pouco mais sobre o cais é sofrimento que foi tudo aquilo.
fivinh0 25/04/2022minha estante
O filme foi um um dos acontecimentos mais cruéis e deprimentes da minha vida. Uma verdadeira experiência que eu desejei não revisitar nunca mais, mas que ainda assim há algo dentro de mim que me faz querer ir mais afundo e dar uma chance ao livro, mas não sei se estou preparado pra reviver aquilo.

Luan539 30/01/2022

Lista da salvação
História muito forte sobre o holocausto, quantas vidas foram perdidas pela ignorância de uma nação.

wel - @nanquimcomleite 30/01/2022

Histórias da segunda guerra são sempre cativantes
Um livro muito bom com uma pesquisa extraordinária feita pelo autor. Achei um pouco arrastado em certos momentos, mas nada que atrapalhe a experiência e os sentimentos que a história proporciona. É um livro com relatos pesados sobre o dia a dia nos campos de concentração e abusos de poder por parte dos soldados nazistas.

Uma sugestão de melhoria que seria importante, seria quanto à revisão do texto. Além de diversos erros de digitação, algo que me incomodou bastante foi a repetição da redundante frase "juntamente com...". Aparece tantas vezes no decorrer do livro que acaba sobressaindo e chamando a atenção quando aparece. Essa obra com certeza merecia uma nova edição em uma versão mais caprichada.

Camila 31/12/2021

Sempre gostei de histórias sobre a Segunda Guerra Mundial, e em ?A Lista de Schindler?, por mais doloroso que seja o pano de fundo, o enredo é sensível e tocante, se visto pela perspectiva de esperança daqueles judeus que contaram com a ajuda de Oskar Schindler.

Negociante e com muitos contatos entre os alemães, Oskar conseguiu resgatar milhares de judeus de um destino trágico, oferecendo-lhes a oportunidade de viver uma vida uma pouco mais digna, dadas as circunstâncias.

A leitura é pesada em alguns momentos graças às descrições nítidas dos absurdos cometidos pela SS, mas no geral, o autor consegue transcrever a história como se estivesse numa conversa.

Pedróviz 19/12/2021

Schindler: Um benfeitor abnegado
A Lista de Schindler, livro de Thomas Keneally, é um livro que merece ser lido. Resultado de pesquisa e entrevistas, o livro narra os esforços de Oscar Schindler na preservação da vida de prisioneiros judeus: as relações com as altas patentes alemãs, o jogo de aparências, o mercado negro etc. O livro dá ao leitor um bom perfil de quem era o homem Oscar Schindler: um benfeitor abnegado, com suas fraquezas, virtudes e vícios.
Não é um livro água-com-açúcar. Mostra o comportamento sociopata de alguns oficiais nazistas, tema recorrente na literatura sobre o holocausto.

Israel.Heckertck 18/12/2021

Rara Sensibildade
Cômico em alguns momentos e trágicos em todos.

Apesar de adultero, Oskar Schindler foi o homem sozinho que mais salvou judeus na II G.GUERRA. Um homem a frente do seu tempo em questão de empatia, amor, sofrimento, carinho, compaixão, atencioso e gentileza.

Moveu mundos e fundos entre subornos e o básico de sobrevivência para seus "empregados" que a essa altura eram muito mais do que isso e eles próprios não viam Schindler como um mero patrão. Sobre tudo, a esposa de Oskar, Emilie Schindler, um exemplo de ser humano, apesar de todos os adultérios do marido, abraçou a causa dele e foi uma mãe para aquelas pobres almas torturadas.

Depois de tudo faliu por duas vezes e o governo Alemão custou a dar o reconhecimento e pensão que ele merecia.

Um livro que nunca poderá ser esquecido, pois retrata como um ditadura (de qualquer espectro) pode ser cruel com seus próprios conterrâneos.

Thiago 06/12/2021

Um verdadeiro herói
O livro que inspirou um dos filmes mais fortes e bonitos da História do cinema.
Ao mesmo tempo em que somos apresentados ao que há de pior na humanidade, vendo relatos pessoais sobre as perversões e barbaridades perpetradas pelo regime nazista - que sempre chocam mais do que os fatos gerais aprendidos em livros de História -, observamos a capacidade humana para o bem.
O autor deixa claro que não está buscando transformar Schindler num santo imaculado, não hesitando em apontar falhas de caráter que não são justificadas por suas demais atitudes. Contudo, é tocante ter a exata medida dos riscos corridos e da energia despendida em prol de seres humanos que eram considerados inferiores ("Untermensch"). Schindler não mediu esforços e foi o indivíduo responsável por mais vidas de judeus salvas durante um dos períodos mais tenebrosos do mundo. Extremamente emocionante e tocante.
Mesmo para os que já assistiram ao filme, o livro é recomendado, pois agrega uma complexidade e proximidade que a tela, com todas as suas qualidades, não transmite.

karolaine 29/06/2021

Zzzzzz
Soninho! muito chato meu deus! vale a pena por algumas partes e pela história em si, mas a escrita é um porre da vontade de dormir chato demaiiisss mds so ficou emocionante em certas partes é isso!

Tati 17/05/2021

A história é muito interessante, porém não é uma leitura muito fácil, demorei mais que o habitual para finalizar. Mas recomendo o livro, é uma história que merece ser conhecida.

Rayan GQR 24/04/2021

Não achei muito interessante ou envolvente a narrativa, a história em si é muito interessante, mas isso não é bem mérito do livro, considerando que narra o que realmente aconteceu. Não é criterioso o suficiente pra ser uma análise histórica ou biográfica, porém as coisas também não são contadas de forma envolvente, como num romance, então pra mim fica meio nesse limbo de nem tão empolgante quanto poderia ser nem tão factual e embasado. Eu lembro de ter gostado do filme, mas não lembro de mais nada dele, preciso rever.

Malu 31/03/2021

bom

Oskar Schindler era um industrial alemão que fabricava utensílios de cozinha e que com a grande guerra passou a fornecer material bélico para o partido Nazista. No início do livro nos é apresentado um homem mulherengo e que ao mesmo tempo que seguia as regras, também as quebrava. No decorrer do livro, Schindler vai se mostrando mais solidário e menos aproveitador. Sua solidariedade foi tanta que empregou em sua fábrica muitos judeus que iriam para os campos de concentração e com isso impedindo que eles fossem exterminados. Na época, trabalhar em sua fábrica e receber sua proteção era como ganhar na loteria e poderia trazer uma esperança de um futuro melhor para os judeus.
O livro nos faz pensar nas atrocidades cometidas durante o Holocausto e a crueldade que vidas inocentes eram ceifadas nos guetos. É doloroso demais ler a respeito de que o ser homem pode ser tão cruel com outro ser humano. A leitura é lenta e pesada, mas bem emocionante e dramática. Eu recomendo quem tiver interesse em saber mais sobre o Holocausto, ler esse livro.