A Identidade Bourne Robert Ludlum

Resenhas - A Identidade Bourne

Gaby Branda 01/04/2014

lindo. absolutamente lindo.
eu costumo ter preconceito com livros velhos. escritos nos anos 60, 70, 80. fico imaginando aqueles personagens usando telegramas em vez de emails, sem celular, mandando os filmes para revelar as fotografias, e isso me desanima um pouco.

eu também tenho um pouco de preconceito com livros de espionagem, policiais, na minha cabeça eles são sempre iguais, cheios dos mesmos clichês gastos, as mesmas balas que partiram de arbustos, os mesmo personagens valentes a lá McGyver.

mas Identidade Bourne calou a minha boca.

o livro é antigo, de 1970 e alguma coisa, mas é absolutamente perfeito. são mais de 500 páginas de ritmo absurdamente alucinante, implacável. você lê 100 páginas com a sensação de que leu 20. você não quer largar. quer chegar até o fim, é angustiante, eu ia lendo e esquecia de respirar, pulava parágrafos de tanta ansiedade para saber o que ia acontecer, aí voltava para ler o parágrafo que eu tinha pulado, mais tranquila porque já estava com a situação sob controle, sabendo o que eu devia esperar.

dá vontade de não largar. só que são 500 páginas, não tem como ler numa sentada, quer dizer, você precisa continuar vivendo, ir trabalhar, falar com o namorado, almoçar, enfim, aí você vai fazer essas coisas pensando no que o Bourne está passando, nas redes de intriga, no governo americano inteiro atrás dele.

gente, é ótimo. a parte do romance em alguns momentos ficou meloso demais para mim. mas ok, não atrapalhou e isso já é suficiente.

se coubessem aqui mais umas estrelas, eu daria todas possíveis. anos luz melhor do que o filme. leiam. leiam agora.
Bruna 01/12/2010minha estante
Fiquei com muita vontade de ler, haha!

Aline Ramos 29/07/2011minha estante
Fiquei com vontade de ler também :)

Doc Brown 18/01/2012minha estante
Deu vontade de ler!

Drika 26/09/2012minha estante
Deu muuuita vontade de ler kkkk

Drika 28/09/2012minha estante
Fui hoje e comprei o livro 1.... rsrs estou amando! Valeu!!!

Thiago 01/04/2014minha estante
PQP. Teu comentário vendeu e convenceu. Muito Bom.

Wilson 24/04/2014minha estante
Gaby, realmente esse livro é fantástico e a forma como Robert Ludlum escreve é alucinante. Sugiro que você leia O Círculo Matarese do mesmo autor que é tão bom como A Identidade Bourne. Parabéns pela resenha.

Jair 23/11/2014minha estante
Exatamente a mesma sensação que tive, na minha cabeça tinha lido 10 páginas e já tinha lido 70, 80, livro excelente.

O Leitor Solitário 23/01/2015minha estante
Perguntaram pra mulher qual o nome desse livro...

Edu021 09/04/2015minha estante
Estou lendo-o, posso carimbar e assinar o teu comentário.

Carlos Fernandes 23/11/2015minha estante
Não sou muito fã do gênero, apesar do filme ser um pouco forçado, eu curti. Pelo seu relato o livro deve ser ótimo, quero muito ler!

isabookzl 14/01/2022

emocionante e surpreendente
esperava uma coisa e recebi outra completamente diferente. Quando comecei esse livro estava com a ideia do filme na cabeça, mas os dois não são nem um pouco parecidos tirando a parte de alguns personagens e a situação do Jason Bourne. É uma história emocionante com muita ação e suspenses, trazendo dúvidas e suspeitas toda vez que algo extremo acontecia, os personagens são incríveis e muito bem elaborados. Gostei do começo ao fim.

Siegfrito 30/03/2021

Uma fuga alucinante
Pense em um agente especial capaz de coisas que o próprio James Bond não faria tão bem, agora multiplique por dez. Esse é, na minha opinião, Jason Bourne.

De seu começo desmemoriado ao final do livro, já senhor de si, vemos sequências inteligentes de engenhosidade do autor e de sua personagem, que executa com maestria uma busca por sua identidade perdida e pelo sentido de todas as coisas que descobre.

O autor consegue desenvolver bem a ficção sem que ela fique datada, ou que perca fidedignidade para a passagem do tempo. Com pouca imaginação, podemos adaptar Bourne para o cenário tecnológico atual e ainda assim, seria um livro maravilhoso, sem perder as dificuldades que ele propõe e supera.

Marcos.Alexandre 03/09/2022

Livro antigo. Década 1970/80. Onde esse tipo de estória predominava. Ação/espionagem. As pessoas hoje podem achar estranho estas estórias. Mas na reta final da guerra fria eram estórias bem plausíveis. Para os fãs tiro, porrada e bomba o tempo todo. Recomendo. Boa leitura.

Bruno Godoi 02/08/2012

A Identidade Bourne.
Uma obra prima que merece ser lida e relida. Não podemos pensar em obras atuais que contam histórias de agentes, governo, intrigas e afins, sem antes conhecer essa obra prima de Robert Ludlum.

Jessica Leite 28/04/2021

Ultimato Bourne
Para um romance policial, a proposta da história é muito boa e original. Porém grande demais. Existem muitas descrições desnecessárias na minha opinião. Trezentas páginas seria mais que suficiente para descrever os acontecimentos da história.

Lucas 24/08/2021

"The success of any trap lies in its fundamental simplicity. The reverse trap by the nature of its single complication must be swift and simpler still."

Sandi 28/07/2012

A Identidade Bourne- Robert Ludlum
Começo dizendo que Jason Bourne é meu herói. Se Chuck Norris é ídolo dessa geração, sinto dizer, mas Bourne é o meu. E muito tempo depois de ter assistido à trilogia de filmes (maravilhosa!), vou à biblioteca e me deparo com o livro que deu origem a tudo isso.

Identidade Bourne, para quem não conhece, conta a história de um homem sem memória que foi encontrado no mar com o corpo cravejado de balas, por um grupo de pescadores. Ao se recuperar, a única pista que tem sobre seu passado é um chip implantado em seu quadril, com um número de uma conta em um banco. A medida que o homem segue essa pista, se vê em uma perseguição implacável, sendo caçado por homens que não conhece e descobrindo ter habilidades que nem imaginava.

Robert Ludlum criou uma trama única nesse livro. Somos apresentados há um mundo cheio de mentiras, em que não se pode confiar em ninguém. Mesmo tendo sido escrito na década de 70, o ritmo do livro se enquadra bem aos dias atuais. Mas seu grande mérito, não são as cenas de ação, os tiroteios etc e sim a genialidade do personagem principal. Bourne, apesar de não lembrar sua identidade, possui raciocínio e instinto incríveis. E nesse ponto, justifico escolhe-lo como herói, ele não é apenas força bruta, é pura inteligência.

Mesmo não sendo o ideal, faço uma pequena comparação com o filme. É impossível não ver Bourne como Matt Damon, principalmente nas cenas de ação. Tenho a dizer que foi uma adaptação muito boa, embora não fiel. Os inimigos, as intrigas e a própria Marie são completamente diferentes. Além disso, no livro, podemos vislumbrar os sentimentos desse homem sem memória, sentir a sua angústia, o seu medo. Portanto, filme e livro se complementam, nenhum sendo superior ao outro.

Saindo um pouco do contexto da resenha, tenho uma crítica a fazer a editora Rocco. Embora a tradução e a diagramação do livro estejam ótimas, senti falta de notas de rodapé referentes aos diálogos em francês. Embora muitos sejam compreensíveis no contexto, alguns detalhes podem passar despercebidos pelos leitores.

Por fim, recomendo A Identidade Bourne para todos os fãs do gênero e dos filmes. Se você gosta de intrigas, segredos de governo e um pouco de romance, não espere mais!

“ – Isso é uma afronta! A lealdade deles está acima de qualquer dúvida.
-Também a de Brutus, e César tinha um posto mais alto que o seu.” (p. 398)
Nane 08/08/2015minha estante
Tirou as palavras da minha boca, Sandy. Estou lendo a trilogia agora e vira e mexe eu tenho que ir no google tradutor por causa das expressões em francês. Mas, fora isso, o livro é ótimo e a inteligência de Bourne me assusta as vezes! kkkk

otxjunior 02/03/2022

A Identidade Bourne, Robert Ludlum
Intercala cenas de ação com pouca diferença entre elas além do cenário e diálogos meramente expositivos. No final, fica a impressão que responde perguntas que o leitor não fez, por principalmente não estar interessado nas respostas.

Leandro Lawall 04/09/2010

O livro fica bem mais dinâmico e interessante na parte final. È melhor que o filme, a estória é completamemte diferente.

Bart 12/09/2019

A Supremacia Bourne
O Ultimato Bourne

?Robert Ludlum?
Pra mim, o melhor livro de aventura é "O Senhor dos Anéis"
O melhor livro de terror é "O Exorcista"
E agora eu sei qual é o melhor livro de ação "toda a trilogia Bourne".
Se os filmes são "excelente", então os livros conseguem ser ainda melhor, e o que é melhor ainda... livros e filmes são praticamente diferentes.
O autor sabe hipnotizar o leitor, com a descrição das paisagens, e ação na medida certa, não é feito boa parte dos escritores q se valem de reviravoltas, a trama em si já se sustenta e o suspense do q virar faz com que vc seja pego de surpresa! Mais uma vez... filmes e livros são bem diferentes. Bora lá...
A Identidade Bourne
Jason Bourne foi criado para matar o maior assassino do mundo, Carlos "O Chacal". O início da personagem é o mesmo q no cinema, sem memoria, mas até ele encontrar Marie e começa uma caça de Cain/Jason Bourne por saber qm é e enfrentar pessoas desconhecidas, mas td entrave é entre Bourne e A organização q dá suporte p/Carlos. É já no 1° livro, no fim, ele já passa a saber q é
David Web.
A Supremacia Bourne - 2° livro
David Web, casado com Marie é praticamente contratado pelo governo americano p/ir atrás de um assassino q está imitando Jason Bourne com a finalidade de causar um evento de guerra entre China e EUA . Pela segurança de sua esposa e praticamente de posse de toda a sua memória, David assume o manto de Bourne p/tentar resolver...leia é vc vai entender.
O Ultimato de Bourne 3° livro
Nesse livro nós temos o retorno de Carlos, que é uma ameaça direta p/toda a família de Bourne (??? Família?! Kkkkkkk leeeeeiaaaaa). Jason aparece nesse livro bem mais velho e nem por isso menos letal.
Robert Ludlum é o melhor cara p/se se ler um livro de ação ele consegue juntar na trama, o suspense, o deslocamento das personagens e conteúdo... O cara é o mestre, apesar de já ter falecido, Ludlum é o melhor autor quando o assunto é ação.
Livros incríveis... simples assim!!

Carola 25/05/2012

Eu fui conhecer o livro depois que vi o trailer do filme.
Claro, no primeiro filme dá pra sentir a atuação do Matt Damon como Jason Bourne. Depois o filme toma outro rumo, bem distante da narrativa do livro.

O homem sem memória é perigoso, é rápido e é inteligente. Todas as explosões de dor de cabeça dele, vem acompanhadas com muitas informações sobre quem é Jason Bourne.

A narrativa de Ludlum é vibrante. A mistura de elementos, cenários e ações torna o livro viciante. Não são coisas perdidas. Jason Bourne é muito mais que uma pessoa, é o mito criado com um propósito bem especifico.

Ludlum foi um grande escritor. Esse livro - como os demais, provam isso.

xtina42 27/01/2022

Amo cada segundo desse livro
Leia Ludlum, gostoso demais ??

1- O livro é bem longo e mesmo assim fiquei presa do começo ao fim.
2- O enredo é bom demais
3- Eu adoro as descrições de luta, fico encenando tudo na minha cabeça. Acho que são bem escritas.
4- AMO a Marie. Inteligente, bonita e completamente doida.

Fimbrethil Call 14/06/2010

Sem memória
Surpreendentemente bom e complexo, esse livro é uma viagem bem perturbadora e tensa ao submundo dos assassinatos por encomenda.
Jason Bourne (será esse o nome dele?) perdeu a memória e não vai sossegar enquanto não entender o que significam as imagens que lhe vem à cabeça.

Seria bem mais fácil se ele simplesmente deixasse tudo pra trás e sumisse, mas ele não consegue ficar tranquilo, por isso se mete em muitos perigos, passeando por lugares lindos da Europa, como Marselha, Zurique, Paris, e dando uma passadinha em Nova York, nos EUA.

Adorei o filme, por isso li o livro, e a história é bem outra, quase completamente diferente. E muito boa.

Recomedadíssimo.

PRETO 02/10/2013minha estante
Boa resenha, percebe-se mesmo que vc gostou do livro, qdo a gente ouve todos esses detalhes, já li o livro mas não assisti o filme, comecei a assistir mas confesso que até pensei que seria outra história (nada a ver com o livro) principalmente logo no inicio do filme eles colocam ema sala cheia de computadores e tal; mas voltando ao livro é sensacional a busca incansável dele em descobrir quem ele é. De fato livro nota 10 pra quem gosta do tema, as vezes me confundo lembrando da história do "dia do chacal" (não pela história em si), mas pelos caminhos percorridos pela Europa pelos dois personagens centrais, pegando condução, taxi, aeroportos e tudo mais.
Pretendo achar um tempo pra ler a sequência, antes de ver os filmes rsrssrsrs.