A Identidade Bourne

A Identidade Bourne Robert Ludlum

Resenhas - A Identidade Bourne

Gaby Branda 01/04/2014

lindo. absolutamente lindo.
eu costumo ter preconceito com livros velhos. escritos nos anos 60, 70, 80. fico imaginando aqueles personagens usando telegramas em vez de emails, sem celular, mandando os filmes para revelar as fotografias, e isso me desanima um pouco.

eu também tenho um pouco de preconceito com livros de espionagem, policiais, na minha cabeça eles são sempre iguais, cheios dos mesmos clichês gastos, as mesmas balas que partiram de arbustos, os mesmo personagens valentes a lá McGyver.

mas Identidade Bourne calou a minha boca.

o livro é antigo, de 1970 e alguma coisa, mas é absolutamente perfeito. são mais de 500 páginas de ritmo absurdamente alucinante, implacável. você lê 100 páginas com a sensação de que leu 20. você não quer largar. quer chegar até o fim, é angustiante, eu ia lendo e esquecia de respirar, pulava parágrafos de tanta ansiedade para saber o que ia acontecer, aí voltava para ler o parágrafo que eu tinha pulado, mais tranquila porque já estava com a situação sob controle, sabendo o que eu devia esperar.

dá vontade de não largar. só que são 500 páginas, não tem como ler numa sentada, quer dizer, você precisa continuar vivendo, ir trabalhar, falar com o namorado, almoçar, enfim, aí você vai fazer essas coisas pensando no que o Bourne está passando, nas redes de intriga, no governo americano inteiro atrás dele.

gente, é ótimo. a parte do romance em alguns momentos ficou meloso demais para mim. mas ok, não atrapalhou e isso já é suficiente.

se coubessem aqui mais umas estrelas, eu daria todas possíveis. anos luz melhor do que o filme. leiam. leiam agora.
Bruna 01/12/2010minha estante
Fiquei com muita vontade de ler, haha!

Aline Ramos 29/07/2011minha estante
Fiquei com vontade de ler também :)

Doc Brown 18/01/2012minha estante
Deu vontade de ler!

Drika 26/09/2012minha estante
Deu muuuita vontade de ler kkkk

Drika 28/09/2012minha estante
Fui hoje e comprei o livro 1.... rsrs estou amando! Valeu!!!

Thiago 01/04/2014minha estante
PQP. Teu comentário vendeu e convenceu. Muito Bom.

Wilson 24/04/2014minha estante
Gaby, realmente esse livro é fantástico e a forma como Robert Ludlum escreve é alucinante. Sugiro que você leia O Círculo Matarese do mesmo autor que é tão bom como A Identidade Bourne. Parabéns pela resenha.

Jair 23/11/2014minha estante
Exatamente a mesma sensação que tive, na minha cabeça tinha lido 10 páginas e já tinha lido 70, 80, livro excelente.

O Leitor Solitário 23/01/2015minha estante
Perguntaram pra mulher qual o nome desse livro...

Edu021 09/04/2015minha estante
Estou lendo-o, posso carimbar e assinar o teu comentário.

Carlos Fernandes 23/11/2015minha estante
Não sou muito fã do gênero, apesar do filme ser um pouco forçado, eu curti. Pelo seu relato o livro deve ser ótimo, quero muito ler!

Mi 14/06/2010

Melhor que 007!!
A identidade Bourne definitivamente não é apenas mais um livro de ação! É um clássico! Embora, por vezes, a trama política seja um tanto quanto complexa, isso não diminui o ritmo do enredo. Quando menos percebemos, já estamos tão ansiosos quanto o próprio Bourne para saber sua verdadeira identidade, sua história. Torcemos para que ele seja um "mocinho", embora os fatos pareçam indicar que ele é um grande vilão!
A mistura em doses perfeitas de ação, mistério e romance fazem deste livro uma ótima leitura e nos mantém hipnotizados até o final!
Mi 27/06/2010minha estante
Para os fãs desse livro vale a pena assistir ao filme de 1988, estrelado por Richard Chamberlein e dividido em 2 partes de 1:30 min, que é bastante fidedigno ao livro.O filme de 2002 (estrelado por Matt Demon) traz uma história completamente diferente da escrita por Robert Ludlum! O engraçado é que comprei o livro por causa desse filme, mas depois de lê-lo, descobri que o filme é uma bela porcaria, o assassinato de uma grande obra!

Carola 25/05/2012minha estante
Não sabia que tinha essa miniserie. Assistirei. Obrigada pela dica.

O livro é muito bom.

Sandi 28/07/2012

A Identidade Bourne- Robert Ludlum
Começo dizendo que Jason Bourne é meu herói. Se Chuck Norris é ídolo dessa geração, sinto dizer, mas Bourne é o meu. E muito tempo depois de ter assistido à trilogia de filmes (maravilhosa!), vou à biblioteca e me deparo com o livro que deu origem a tudo isso.

Identidade Bourne, para quem não conhece, conta a história de um homem sem memória que foi encontrado no mar com o corpo cravejado de balas, por um grupo de pescadores. Ao se recuperar, a única pista que tem sobre seu passado é um chip implantado em seu quadril, com um número de uma conta em um banco. A medida que o homem segue essa pista, se vê em uma perseguição implacável, sendo caçado por homens que não conhece e descobrindo ter habilidades que nem imaginava.

Robert Ludlum criou uma trama única nesse livro. Somos apresentados há um mundo cheio de mentiras, em que não se pode confiar em ninguém. Mesmo tendo sido escrito na década de 70, o ritmo do livro se enquadra bem aos dias atuais. Mas seu grande mérito, não são as cenas de ação, os tiroteios etc e sim a genialidade do personagem principal. Bourne, apesar de não lembrar sua identidade, possui raciocínio e instinto incríveis. E nesse ponto, justifico escolhe-lo como herói, ele não é apenas força bruta, é pura inteligência.

Mesmo não sendo o ideal, faço uma pequena comparação com o filme. É impossível não ver Bourne como Matt Damon, principalmente nas cenas de ação. Tenho a dizer que foi uma adaptação muito boa, embora não fiel. Os inimigos, as intrigas e a própria Marie são completamente diferentes. Além disso, no livro, podemos vislumbrar os sentimentos desse homem sem memória, sentir a sua angústia, o seu medo. Portanto, filme e livro se complementam, nenhum sendo superior ao outro.

Saindo um pouco do contexto da resenha, tenho uma crítica a fazer a editora Rocco. Embora a tradução e a diagramação do livro estejam ótimas, senti falta de notas de rodapé referentes aos diálogos em francês. Embora muitos sejam compreensíveis no contexto, alguns detalhes podem passar despercebidos pelos leitores.

Por fim, recomendo A Identidade Bourne para todos os fãs do gênero e dos filmes. Se você gosta de intrigas, segredos de governo e um pouco de romance, não espere mais!

“ – Isso é uma afronta! A lealdade deles está acima de qualquer dúvida.
-Também a de Brutus, e César tinha um posto mais alto que o seu.” (p. 398)
Nane 08/08/2015minha estante
Tirou as palavras da minha boca, Sandy. Estou lendo a trilogia agora e vira e mexe eu tenho que ir no google tradutor por causa das expressões em francês. Mas, fora isso, o livro é ótimo e a inteligência de Bourne me assusta as vezes! kkkk

PRETO 02/10/2013minha estante
Boa resenha, percebe-se mesmo que vc gostou do livro, qdo a gente ouve todos esses detalhes, já li o livro mas não assisti o filme, comecei a assistir mas confesso que até pensei que seria outra história (nada a ver com o livro) principalmente logo no inicio do filme eles colocam ema sala cheia de computadores e tal; mas voltando ao livro é sensacional a busca incansável dele em descobrir quem ele é. De fato livro nota 10 pra quem gosta do tema, as vezes me confundo lembrando da história do "dia do chacal" (não pela história em si), mas pelos caminhos percorridos pela Europa pelos dois personagens centrais, pegando condução, taxi, aeroportos e tudo mais.
Pretendo achar um tempo pra ler a sequência, antes de ver os filmes rsrssrsrs.

Dani 24/02/2009

Excelente...
....foi o primeiro livro que li com paixão,muito envolvente, do inicio ao fim,uma mistura de romance e policial,muitosuspense,expionagem,maravilhoso aprovadissimo

Wanderlei 09/04/2009

Robert Ludlum criou em “A Identidade Bourne”, um dos melhores e mais profundos personagens que eu já vi em livros do gênero.Acertou em cheio com a trilogia sobre o assassino forjado pelas autoridades americanas para confrontar-se com o legendário Carlos, o "chacal" , e com tudo isso acompanhamos a penosa recuperação de sua identidade.

André 11/07/2009

Se você só viu o filme então não viu nada
Se você assistiu o filme e por isso acha desnecessário ler o livro, confie em mim: Você não viu nada. O filme foi adaptado de forma rasa como se fosse para a massa que não conseguiria acompanhar o livro entender. O livro é um clássico da espionagem, obrigatório para quem goste pelo menos um pouco do gênero.

WallanS 15/12/2009

Claaasssiiicoooooooo !!!!
Devo tudo a Bourne. Foi atraves da obra cinematografica que me interessei pelo livro de mesmo nome. De uma obra para outra, virei fan de ficção de espionagem (como gosto de chamar).

Um dos melhores livros que ja li na minha vida, enternamente na lista dos dez melhores. Quem não leu esta perdendo uma oportunidade unica de conhecer a maior aventura de um desmemoriado... e sua luta para descobrir quem ele é e como sabe fazer tantas coisas incriveis.

Nota 10!

moraesfelipecst 08/11/2009

A Identidade Bourne
A história do personagem de Ludlum já é bastante conhecida por quem acompanha as produções cinematográficas americanas de sucesso. Jason Bourne foi encontrado no Mar Mediterrâneo, com o corpo perfurado por balas. Recebe ajuda de um homem em Marselha, que encontra um microfilme contendo números de uma milionária conta bancária. Bourne não se lembra de nada antes de ser achado no mar, nem mesmo da sua ocupação ou do seu próprio nome. Até aí, o filme é bastante fiel ao livro. Depois, as coisas mudam bastante de rumo, o que não torna a adaptação do romance para as telas de cinema necessariamente algo ruim. A transposição para filme está acima da média de outras produções do gênero, com uma trama inteligente e muito bem construída. Na essência, a tensão e o desenrolar inteligente dos fatos do livro foram muito bem captados e inseridos no filme.

A resenha continua em: http://bookspoilers.blogspot.com/2008/02/identidade-bourne.html

Fimbrethil Call 14/06/2010

Sem memória
Surpreendentemente bom e complexo, esse livro é uma viagem bem perturbadora e tensa ao submundo dos assassinatos por encomenda.
Jason Bourne (será esse o nome dele?) perdeu a memória e não vai sossegar enquanto não entender o que significam as imagens que lhe vem à cabeça.

Seria bem mais fácil se ele simplesmente deixasse tudo pra trás e sumisse, mas ele não consegue ficar tranquilo, por isso se mete em muitos perigos, passeando por lugares lindos da Europa, como Marselha, Zurique, Paris, e dando uma passadinha em Nova York, nos EUA.

Adorei o filme, por isso li o livro, e a história é bem outra, quase completamente diferente. E muito boa.

Recomedadíssimo.

Luiz Cláudio 21/08/2010

Não tem muito o que dizer. Esperava que fosse mais parecido com o filme, mas não encontrei muitas semelhanças.

Leandro Lawall 04/09/2010

O livro fica bem mais dinâmico e interessante na parte final. È melhor que o filme, a estória é completamemte diferente.

Diogo Madeira 18/04/2012

Mas vi o filme antes de ler o livro
Me arrependi de ver o filme antes do livro porque tive grandes dificuldades em ler no começo. Esclarecendo melhor, a dificuldade, eu me refiro à imaginação. Quando eu comecei a ler o livro e pensei no que vi no filme. E já no meio do livro consegui me afastar do que vi no filme e passei a me concentrar na leitura até o final. Agora a minha crítica é a seguinte: o Ludlum realmente fez um belo trabalho, mas acho que não devia ter muitas páginas, por exemplo, 600 páginas, embora o livro tivesse tido interessante. A história é muito organizada e cheia de enigmas em que o homem desmemorado busca para descobrir a sua identidade original. Se eu não tivesse visto o filme, eu teria mais prazer ao ler esse livro.

Carola 25/05/2012

Eu fui conhecer o livro depois que vi o trailer do filme.
Claro, no primeiro filme dá pra sentir a atuação do Matt Damon como Jason Bourne. Depois o filme toma outro rumo, bem distante da narrativa do livro.

O homem sem memória é perigoso, é rápido e é inteligente. Todas as explosões de dor de cabeça dele, vem acompanhadas com muitas informações sobre quem é Jason Bourne.

A narrativa de Ludlum é vibrante. A mistura de elementos, cenários e ações torna o livro viciante. Não são coisas perdidas. Jason Bourne é muito mais que uma pessoa, é o mito criado com um propósito bem especifico.

Ludlum foi um grande escritor. Esse livro - como os demais, provam isso.

Bruno Godoi 02/08/2012

A Identidade Bourne.
Uma obra prima que merece ser lida e relida. Não podemos pensar em obras atuais que contam histórias de agentes, governo, intrigas e afins, sem antes conhecer essa obra prima de Robert Ludlum.