Vigiar e Punir

Vigiar e Punir Michel Foucault

Resenhas - Vigiar e Punir

Rodolfo | @_rodolfo92 23/05/2022

Achei uma leitura bem difícil e, em alguns momentos, bem enfadonha. Por isso acabei demorando bastante pra terminar. Porém, é inegável a sua importância. Em "Vigiar e Punir", Foucault traça uma linha histórica abordando as diversas formas de punição presentes em cada momento até o surgimento do conceito "prisão". A partir disso ele discorre sobre a problemática da privação da liberdade enquanto punição e do encarceramento como um todo.

Edy 24/02/2022

Livro bastante denso. Rico, com informações relevantes para quem deseja entender as nuances da forma que são tratados os cidadãos que transgride a lei, desde os primórdios. Um importante material de estudo e pesquisa.

oipikena 24/12/2018

Impecável, é um daqueles livros que a leitura deveria ser obrigatória em nosso ensino. O livro foi publicado há aproximadamente quarenta anos e - pra mim - se torna cada vez mais atual, ao meu ver Foucault sempre escreveu para o mundo e isso fez com que seus trabalhos atingissem todas as áreas possíveis.

A leitura pode ser cansativa para quem não está acostumado, pois o filósofo tem um estilo minucioso, mas ao mesmo tempo é sua marca. Ademais, estamos falando de poder e esses mínimos detalhes são essenciais para que possamos compreender um pouco como essa teia funciona.

Francisco 14/03/2019minha estante
Fiquei impressionado nos detalhes e condições primeiros presídios. Também com os objetivos para quais foram construídos, a dois séculos atrás na França, tem muita semelhança com os do Brasil hoje, pelo menos na teoria das políticas de ressocialização.

Igor 14/12/2021

Um clássico foucaultiano
Foucault nos apresenta um belo ensaio das suas pesquisas e pensamentos sobre o poder sobre os corpos, tema já abordado em outros livros do autor, ele direciona aqui para comentar sobre a prisão e como ela se tornou instrumento de poder e vigilância. Vários temas e apontamentos que merecem atenção para serem discutidos e pensar o modelo judiciárias penal.

Gabri 18/04/2020

Disciplina
Ótimo livro! Dentre aqueles (poucos) que li do Foucault, achei aquele com uma linguagem mais acessível, embora essa acessibilidade não deixe o livro com menos profundidade.
Em resumo, o livro mostra como a emergência do regime disciplinar se expandiu por diversas áreas da sociedade e encontrou, na prisão, uma instituição para se exercer.
Recomendo!

Nabê 25/12/2020

Leiam Foucault!!!
Vigiar e Punir é o primeiro livro que leio de Michel Foucault, mas foi o suficiente pra me fazer decidir ler as demais obras do autor.

Nesse livro, Foucault discorre acerca das diversas formas de punição adotadas pelas sociedades ao longos dos séculos, construindo o caminho até as prisões. Ao dissertar sobre os presídios, Foucault escreve também sobre a disciplina de forma espetacular.

É um livro necessário a quem deseja ou necessita entender o nascimento da prisão como cerne do sistema punitivo e quais são suas reais funções.

Biblioteca Álvaro Guerra 17/01/2019

“Vigiar e Punir - Nascimento Das Prisões” é um livro do filósofo francês Michel Foucault que documenta um estudo científico sobre a evolução histórica da legislação penal e os métodos coercitivos e punitivos - desde a violência física até instituições correcionais - adotados pelo poder público na repressão da delinquência. O livro é dividido em quatro partes ("Suplício", "Punição", "Disciplina" e "Prisão") onde o autor apresenta, por exemplo, a mudança ao longo dos anos nas técnicas “corretivas”, o conceito de “delinquente” e argumentos contrários à ideia de que o sistema prisional é uma forma humanista de punição.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788532605085

Karina 14/06/2020

"a visibilidade é uma armadilha"
Um livro muito fácil de entender, com a linguagem simples e fluida. O autor consegue deixar muito clara a construção da ideia entre as instâncias de vigilância e as variadas instituições de poder. Excelente!
Douglas 28/10/2020minha estante
Adorei a resenha

Karina 29/10/2020minha estante
Obrigada! Já leu esse? ?

Daniel.Nascimento 22/03/2021

Curioso
Uma forma diferente de observar as coisas. Essa obra - Vigiar e Punir - parece ser algo masoquista, no entanto nós enganamos. Podemos observar uma alternativa de interpretação para a realidade atual que vivemos. Recomendo a leitura, muito intrigante...

iammoremylrds 10/09/2020

gostei bastante do livro, me surpreendi pelo fato da leitura ter fluido bem com ele também

bobbie 31/07/2021

Como resenhar Foucault?
Qualquer coisa que eu escreva aqui ficará superficial. Não é nada fácil resenhar ou resumir qualquer obra de Michel Foucault, então vou resumidamente registrar o que você, interessado no título, pode encontrar aqui (e mesmo assim será difícil): Vigiar e punir começa como uma genealogia da punição enquanto direito absoluto do soberano, em períodos pré-reforma penal na Europa no século XVIII: o suplício, os horrores das punições/execuções sangrentas e públicas em forma de espetáculo. Passamos então à reforma e ao surgimento da prisão, o panóptico, a vigilância onipresente, o adestramento/mandamento, a transformação dos corpos criminosos em corpos dóceis. Foucault encerra o estudo com uma análise de como a prisão já nasceu falha e inepta no que, teoricamente, se propunha a fazer: reformar o sujeito criminoso, e como assim se mantém até a contemporaneidade, mesmo depois de mais de 150 anos de seu nascimento.

Locimar 04/09/2020

Domesticando corpos!
Lendo Foucault compreendi muito como funciona a domesticação dos corpos na escola! Necessário!