Vigiar e Punir

Vigiar e Punir Michel Foucault

Resenhas - Vigiar e Punir

Fael 25/04/2023

Um longo vigiar e punir
Foucault em seu clássico ?Vigiar e Punir? perpassa pelo longo caminho que as punições tiveram mais especificamente na França. Começando pelos suplícios, onde a punição era destinada a um suposto inimigo do soberano e espetacularizada, as punições vão se modificando através do movimento do corpo social e do poder estabelecido.
O poder de punir, aos poucos, vai se tornando natural e legitimado, mas ao mesmo, a prisão, um dos aparelhos de punição e, principalmente, disciplina, se torna um dos principais formadores dos chamados ?delinquentes?.
É a partir dessa premissa que o autor questiona o chamado ?fracasso? das prisões, afirmando que tais pedidas oriundas desse aparelho disciplinar está ligado a questões políticas e de classe. Além disso, Foucault aponta também o grande avanço de dispositivos de normalização, que através de mecanismos punitivos, fazem ocorrer a transgressão em torno dos aparelhos de produção e não aplicar uma ?lei central?.

Wagner254 04/11/2023

Detestável solução que não se pode abrir mão.
Um olhar para a "detestável solução que não se pode abrir mão", Michel Foucault penetra em nossa alma e nos faz refletir sobre a real eficácia do sistema de punição e controle da sociedade, evidenciando a evolução das práticas punitivas ao longo da história, e como elas estão ligadas ao sistema que se usa hodiernamente.

"Enquanto a miséria cobre de cadáveres vossas ruas, de ladrões e assassinos vossas prisões, que vemos da parte dos escroques da fina sociedade? [...] Não receais que é citado ao banco dos criminosos por ter arrancado um pedaço de pão pelas grades de uma padaria se indigne o bastante, algum dia, para demolir pedra por pedra a Bolsa, um antro selvagem onde se roubam impunemente os tesouros do Estado, a fortuna das famílias" (p. 282-283).

Vinicius782 18/01/2024

Como o poder se desenvolveu entre o período do séc. XVIII até o XX? Como se deram as estruturas físicas e psicológicas? Por que se deram? Essas e outras questões são minuciosamente apresentadas pelo autor, que traça, em seu livro, uma sequência de causas e feitos que ajudaram a configurar elementos da estrutura punitiva do início da modernidade até a contemporaneidade.

Maely Sant'ana 29/01/2024

Vigiar e Punir
Simplesmente uma obra de arte, e como estudante de Direito, eu não poderia deixar passar batido. Fantástico demais. ?

Aninha 16/02/2024

Ótimo para entender mais sobre o sistema penitenciária
O livro é muito bom e traz muito contexto histórico, o que é melhora o entendimento do leitor. Gostei muito da escrita do autor e refleti bastante sobre muitas coisas.

xuliax 15/03/2024

Sbwysbyza,não, ug fttdzdayatutisguzizgikytauzigzgoxozgztzigigxgizizfzfuuzfuzfuzgizguzfuafuUfzfuzufztizigzguzif

Isabella._. 26/07/2024

Ta Então quer dizer que:
No dado momento em que as execuções públicas já não eram mais ?agradáveis? surgiram as prisões

O curioso é que escravizar pessoas não era um problema mas executar criminosos sim, não estou dizendo que concordo com pena de morte e tortura, o que eu quero dizer é a justiça que é arbitrária ou seja deixaram de executar e torturar pessoas condenadas mas a escravidão ainda está firme e de pé bem iluminada afinal a liberdade tem senso estético e cultural.

O livro também explora o motivo pelo quais prisões existem, no caso da ressocialização do
indivíduo na sociedade o que pesa é como um lugar tão tão sucateado pode mudar alguém ? Sendo que depende da sua condição financeira para ser mandado para uma prisão especial onde apenas é frequentadora por colarinhos brancos assa sinos de pais família e inocentes o que esperar de um sistema onde a justiça tem preço