Sonhos em tempo de guerra

Sonhos em tempo de guerra Ngugi wa Thiong'o

Resenhas - Sonhos em tempo de guerra

taisbellini 10/11/2021

Uma imersão na cultura Queniana
O livro oscila entre passagens muito boas de ler e passagens mais técnicas, repletas de história e nomes que fica um pouco difícil de acompanhar. O mais interessante é o detalhamento da cultura do Quênia naquela região e época: poligamia, ritos de passagem para a vida adulta, crenças, etc. A história do autor é linda e emocionante, acompanhamos a sua paixão pela educação e leitura e busca pelo seu melhor. Ao final do livro chorei de emoção com suas
conquistas.

Rodolfo 02/11/2021

Em Sonhos em tempo de guerra somos apresentados à infância e começo da adolescência de Ng?g?, sua vida em uma família numerosa, sendo ele filho da terceira esposa de seu pai e o quanto a Segunda Guerra Mundial impactou o Quênia e serviu para o processo de independência do país.
É magistral ver o esforço do autor para os estudos, numa época onde a educação não era considerada importante, ele decide honrar a promessa feita a sua mãe, de sempre ser o melhor que puder nos estudos.

Kelly.Hayd 26/10/2021

Livro super delicado, de uma história cativante. Uma forma de entrar em outra cultura e silenciar seus jugalmentos para uma realidade, muitas vezes, distante de nós. Me obriguei a não questionar os acontecimentos, mas vivenciar na pele do protagonista tudo o que sente, pensa e aspira. Foi lindo.

Aline 21/10/2021

Boa leitura
Entretanto, tive dificuldes para engatar na leitura, muitos fatos históricos e muitos nomes complicados, mas valeu a pena a persistência.

Paulo 18/10/2021

Sonhos em tempo de guerra é uma autobiografia do autor, que vai além de contar sua própria história, conta também a história de luta do Quênia pela independência.
O autor nos comove com sua vida e seu esforço pra conseguir realizar seu maior sonho, o de estudar, e ainda mais, conseguir se dedicar ao estudo em meio a tantas dificuldades vividas entre a guerra e a pobreza.
O livro é muito interessante, mas, em muitos momentos a história fica muito arrastada e cansativa. Mas vale a leitura.

Dandi 17/10/2021

Parece um livro de memórias escrito de acordo com o fluxo em que os fatos são lembrados, não é assim tão linear. Um assunto lembra um assunto que lembra outro assunto.
Mas não tenta ser mais do que realmente é.

Rafaela.Romeroo 14/10/2021

O autor desse livro é um escritor queniano muito conhecido, esse foi o primeiro que li dele e fiquei feliz por ser uma autobiografia! Eu adoro esse gênero e nesse eu não aprendi somente sobre a vida do autor mas sim sobre o Quênia e sua cultura.

Nesse livro o autor registra suas memórias da infância e como foi viver em seu país sob o domínio da Inglaterra com a Segunda Guerra Mundial rolando. O conteúdo do livro é de tamanha riqueza histórica, aprendi muito sobre o Quênia e também sobre o meu País, sobre o peso de ser uma país colonizado e de conviver com o Racismo declarado.

Murilo Amorim 13/10/2021

Sonhos em Tempo de Guerra é um livro de memórias do queniano Ngugi wa Thiong’o. A narrativa cobre a infância e os primeiros anos de adolescência do autor, entre meados das décadas de 1940 e de 1950, em uma área rural próxima a Nairóbi, hoje a capital do país e maior cidade do leste da África.
(...)
A África é um amontoado de países cujas fronteiras foram traçadas por régua e esquadros desde a Europa. Sonhos em Tempo de Guerra é mais um relato de dentro, mostrando as mazelas de uma terra em que o legado da cultura ocidental deixada pela colonização é, ao mesmo tempo, a ruína dos povos originários e a matéria-prima para a construção de um país.

(Resenha completa no site)

site: https://www.madruganalapa.com.br/post/sonhos-em-tempo-de-guerra-ngugi-wa-thiong-o-resenha

Marques60 12/10/2021

Bom!
A leitura é um pouco arrastada em alguns trechos, mas nada que comprometa a qualidade e a curiosidade em conhecer a história. As dificuldades pelas quais o protagonista passa e a realidade da cultura em que vive tornam o livro mais interessante.

Amanda Ciarlo 11/10/2021

Não sou muito fã de autobiografias, portanto estava com medo desta leitura. História interessante, de um importante autor africano que traz muitos elementos da história do Quênia e sua cultura. Por vezes a leitura é arrastada, mas também tem partes super interessantes sobre as relações familiares e questões culturais vivenciadas pelo autor. Muito bonito de ver a luta dele para conseguir estudar, enfrentando muitas situações adversas para alcançar o seu sonho.

Lu Tibiriçá 09/10/2021

Uma vida singular?
Quão especial é sua vida?
O que vive, as dificuldades, as facilidades, o que é bom, ruim, as pessoas que ama, que não ama. Tudo isso te forma. Te faz ser quem é.
Crescer no interior Quênia a partir do final dos anos 1930 e ser negro não foi simples. Uma vida singular, num momento singular, formou o autor.
A incrível história dessa vida compõe esse livro que traz, além de uma história de vida, a história de um país.
Vários aprendizados. Várias histórias.

alexpizziolo 09/10/2021

Sonhos em tempo de guerra
O livro tem uma construção minuciosa. Um trabalho gigantesco de pesquisa histórica contado através de uma fábula infantil. A cultura dos G?k?y? nos é transmitida junto da história do Quênia no período colonial. Temos acesso à história de um país, à cultura de um povo e à vida do autor. Sua concepção de família, sua forma de transmitir afeto, sua maneira de enxergar o mundo. Tudo isso transborda pelas páginas.
Acima de tudo, "Sonhos em tempo de guerra", é um livro sobre educação, contação de histórias, sobre o lirismo que existe no mundo da imaginação frente à realidade da guerra. É impressionante como Ng?g? wa Thiong'o concebe um livro tão doce num cenário tão pesado. Os últimos capítulos são uma verdadeira catarse, como se todas as pontas apresentadas no começo da história fossem amarradas e o futuro de esperança de abrisse para esse autor-narrador. Lindo demais.

Dilaine 09/10/2021

Experiência perfeita.
Gosto como a experiência mensal com a tag sempre me deixa surpresa. A ideia de ler autores que eu não conheço e muitos nunca ouvi falar me fascina. Esse livro para mim foi uma experiência perfeita, saber mais sobre uma realidade que nunca tive contato e sobre um passado que nunca foi me contado das aulas de história é maravilhoso.