Sonhos em tempo de guerra

Sonhos em tempo de guerra Ngugi wa Thiong'o

Resenhas - Sonhos em tempo de guerra

Bruna.Toledo 24/01/2022

Sonhos em tempo de guerra não foi uma leitura fluida para mim. Durante toda a narração, o autor não economiza em personagens, eventos históricos, locais e instituições envolvidos na luta pela independência do Quênia. Eu imagino que cada um desses fatos seja extremamente significativo para o povo queniano, mas para mim, que nunca havia lido nada a respeito, apenas tornou a leitura truncada e lenta.
Dito isto, a história de Ngugi e sua determinação em buscar os estudos quando era muito mais simples fazer qulalquer outra coisa é muito bonita e tocante. Terminei o livro com lágrimas nos olhos.

Nazrat 20/09/2021

Jornada em meio a guerras
Tocante a história do livro, ainda mais considerando o seu teor autobiográfico. No começo tive certa dificuldade com os nomes e a familiaridade com que eles eram dispostos, mas passado esse momento e adaptado foi uma leitura muito fluída e emocionante. Uma experiência conhecer uma cultura muito diferente e as dificuldades enfrentadas por um povo forçado a batalhar em lutas que não eram suas ao mesmo tempo que perseguem a sua própria libertação.

Tehil 22/11/2021

Não curto muito biografias ou auto biografias, acho que por isso essa leitura foi tão arrastada. Apesar disso, sempre é bom conhecer outras culturas.

Maylana.Spricigo 04/09/2021

é uma autobiografia, onde o autor relembra a sua jornada por educação durante a infância e início da adolescência, períodos que foram marcados por guerras.

a narrativa foi cansativa por ter muitos personagens e por apresentar elementos e fatos históricos que não tenho familiaridade. mas os últimos capítulos valem à pena.

rdrg 29/08/2021

Memórias históricas.
O autor vem contar as suas próprias memórias . As suas histórias de infância e de inocência, de traumas e sofrimentos, de escolhas e sacrifícios, de promessas e sonhos.
Ao mesmo tempo a sua história também recebe o molde de diversas questões históricas e sociais. Revoluções e guerras que se passam num mundo incompreensível, mas que se passam individualmente em cada um de nós.
Impossível não se identificar em algum momento com o autor, mas extremamente difícil se ver no papel dele.
Afinal, é uma história sobre cumprir uma promessa para a mãe e para si mesmo. É uma história sobre o Quênia colonial vs. o Quênia independente.
É uma história sobre esperança que nasce e vive mesmo em tempos de guerra.

Jana 27/08/2021

O livro é um relato profundo sobre a infância cheia de dificuldades, mas também de grandes sonhos, de Ngugi wa Thiong?o. Os relatos do autor são cheios de sinceridade e objetividade na escrita, o que não impede de serem relatos sensíveis e tocantes. O autor mostra a realidade do Quênia naquela época de guerra e colonialismo, fala sobre a política e o sistema educacional, mostra o choque de culturas, o preconceito, e descreve seus sentimentos e suas impressões como criança. A educação é o sonho de Ngugi, sonho que ultrapassa todas as dificuldades e que, até o final do livro, vemos que pode criar seu futuro.

luizguilherme.puga 25/08/2021

Livro autobiográfico onde o autor narra sua história em forma de lembranças de uma infância sofrida passada no Quênia na época da colonização inglesa. O respeito por sua mãe e os sacrifícios para ter acesso a educação, tendo como pano de fundo os horrores de uma guerra e as humilhações sofridas por seu povo mediante domínio estrangeiro. Linguagem simples, objetiva e cativante.

Lucas Malta 16/02/2022

Conhecendo uma cultura diferente
Sonhos em tempo de Guerra a princípio parece um livro de memórias, mas a cada página lida, vi que trata-se de algo ainda maior.

Quando o autor nos faz mergulhar em sua infância, ele nos apresenta toda a sua cultura local. É interessante saber detalhes da política, da vida social e dos costumes africanos.

Para nós, que vivemos do outro lado do atlântico, muitas coisas do outro continente são nos são colocadas de forma estereotipadas. Porém, ao ler esse livro, vemos relatos detalhistas de como nossos vizinhos viveram ou quem sabe até vivem, dado que muitas comunidades a pobreza e falta de oportunidades persistem.

Este é o primeiro livro que conclui em 2022, após fazer vários intervalos entre um dia e outro,mas enfim, consegui concluir.

Ao final, gostei da leitura. Essa é a primeira obra que li da TAG, um clube que não assino, mas peguei emprestado da namorada. Espero em breve estar pegando outro e também me surpreender com leituras que não estariam de primeira em minhas escolhas.

Andrea 01/10/2021

Histórias de infância no Quênia
Ng?g? wa Thiong'o nasceu em 1938 em um país que ainda era colônia britânica. Quinto filho de sua mãe, e um dos vinte quatro de seu pai, vivia circulando entre as cinco cabanas posicionadas em forma de círculo, onde cada uma pertencia a uma das esposas e a principal era do seu pai.

Sua mãe sempre incentivou os estudos, algo que os seus irmãos mais velhos não deram sequência. Uma das melhores frases da história vem dela, que sempre perguntava ao filho quando este lhe falava dos seus aprendizados, provas e conquistas: "Foi o melhor que você conseguiu fazer?", mas não em tom de cobrança, e sim se ele havia se esforçado para aquilo. O resultado é um menino que adora aprender e sempre está buscando o seu melhor nas situações mais adversas.

E é acompanhando o crescimento do menino Ng?g? que o leitor entender como os quenianos viraram soldados para defender a Inglaterra durante a segunda mundial, os riscos que eles corriam por fazer fronteira com territórios pertencentes a Mussolini e as diferenças na distribuição de recompensa quando tudo terminou.

Assim como conhecer a Revolta dos Mau Mau, conflito presente em grande parte da sua adolescência, durante os anos de 1952 e 1960 que lutava pela independência do Quênia, citando personagens históricas do país como Jomo Kenyatta, que foi referência do grupo e o primeiro presidente do Quênia.

Ficando a dica de leitura para quem gosta de biografias, de fatos históricos ou anda na busca de livros que permitam conhecer melhor o continente africano.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2021/09/sonhos-em-tempo-de-guerra.html?m=1

Camila 29/11/2021

Quero fazer uma resenha mais detalhada, mas enquanto isso...
Um livro tocante sobre parte da vida do autor. Tem muitos nomes que não dá para pronunciar kkk fala sobre pobreza, relação familiar, educação, sonhos.

Não tem como não chorar

Thimsilva 16/07/2022

Apesar de afeito à boa parte da literatura africana com a qual ja tive contato, não consegui me conectar com o livro? Infelizmente terminei só pra não dizer que não dei chance à leitura :(

Karina.Carvalho 04/10/2021

Ótimo livro para conhecer a história do Quênia e o processo cruel da colonização britânica.

Embora a gente saiba por experiência própria o que é ser colonizado, ler esses relatos doem muito. A crueldade do apagamento da história e da religião africana são bem presentes.

O livro fala também da luta pelo estudo em que o narrador, um menino pobre, sem condições nenhuma persiste e adquire uma vaga na melhor escola de ensino médio do país. claro que não deveria ser assim, mas a parte bonita foi ver a união da comunidade juntando todos os poucos trocados para ele ir estudar fora da sua aldeia.

Gostei muito de acompanhar e conhecer a história do Quênia, da sua colonização e também da sua participação na segunda guerra, algo que eu particularmente não conhecia.

O livro tem muito nomes diferentes o que torna difícil gravar quem é quem na história, mas nada que atrapalhe a leitura.

Nélio 12/05/2021

O livro é um relato memorialista da vida do seu próprio autor, o queniano Ng?g? wa Thiong'o, desde sua infância até ser aprovado em um Exame Africano Preliminar. Este exame permite seu ingresso em uma Escola de Ensino Médio, o que praticamente garante o acesso ao Ensino Superior. Apenas 5% dos inscritos conseguiam ser aprovados.
Em meio à sua vida de sofrimento e fome, ele vai nos mostrando como é crescer em um país ocupado pelos britânicos. O processo de colonização e a necessidade de atitudes críticas perpassam sua constituição de cidadão e de escritor com tal força que naturalmente notamos seus desejos de aprender e de questionar o mundo.
O brilho do autor reside, sem dúvida, no fato de não sabermos qual o limite entre o literário e o real em sua obra. O sujeito da literatura (o garoto personagem) é modificado pelo escritor da obra, que lapida suas memórias e seus sonhos por meio de uma linguagem literária cujo resultado é uma narrativa sobre a qual não sabemos afirmar se é real ou ficcional. Uma maravilha de se ler!
Sem dúvida, é uma leitura relevante para quem deseja conhecer vozes e histórias que são frequentemente silenciadas ao nosso redor.

alexpizziolo 09/10/2021

Sonhos em tempo de guerra
O livro tem uma construção minuciosa. Um trabalho gigantesco de pesquisa histórica contado através de uma fábula infantil. A cultura dos G?k?y? nos é transmitida junto da história do Quênia no período colonial. Temos acesso à história de um país, à cultura de um povo e à vida do autor. Sua concepção de família, sua forma de transmitir afeto, sua maneira de enxergar o mundo. Tudo isso transborda pelas páginas.
Acima de tudo, "Sonhos em tempo de guerra", é um livro sobre educação, contação de histórias, sobre o lirismo que existe no mundo da imaginação frente à realidade da guerra. É impressionante como Ng?g? wa Thiong'o concebe um livro tão doce num cenário tão pesado. Os últimos capítulos são uma verdadeira catarse, como se todas as pontas apresentadas no começo da história fossem amarradas e o futuro de esperança de abrisse para esse autor-narrador. Lindo demais.