Sonhos em tempo de guerra

Sonhos em tempo de guerra Ngugi wa Thiong'o

Resenhas - Sonhos em tempo de guerra

valmir 27/03/2024

Sonhos
" Este trem é ainda mais especial. Ele carregará meus sonhos em tempos de guerra".

Um relato autobiográfico de N?g? wa Thiong'o, na infância e começo da adolescência no Quênia .
Com todas as problemáticas no país, causado principalmente pela colonização britânica, trazendo fome, guerras, e o apagamento cultural.

Dilaine 09/10/2021

Experiência perfeita.
Gosto como a experiência mensal com a tag sempre me deixa surpresa. A ideia de ler autores que eu não conheço e muitos nunca ouvi falar me fascina. Esse livro para mim foi uma experiência perfeita, saber mais sobre uma realidade que nunca tive contato e sobre um passado que nunca foi me contado das aulas de história é maravilhoso.

Lucas Cotô 31/07/2015

Ngugi Fascinante
Conhecer sobre a África e qualquer canto dela é como conhecer um pouco mais sobre nós (brasileiros). Apesar das diferenças, há milhares de semelhanças.

Ngugi retrata o Quênia de sua infância, meados de 1940 até 1960, de forma singela e contundente, mostrando como uma criança via e compreendia tudo o que ocorria ao seu redor.

O Quênia neste período sofreu diversas modificações graças ao domínio colonial que ocorreu em 1920, feita pelos britânicos. Essa invasão trás diversas modificações, não somente políticas como também culturais, interferindo diretamente na infância de Ngugi.
A primeira interferência vem da apropriação que os britânicos fizeram da terra, deixando somente um pequeno espaço para sua família que mal dá para a subsistência. Sendo assim, necessitaram trabalhar para sustentar a casa. Há outras modificações como a introdução de uma nova língua (o inglês) e a criação de escolas religiosas.

O livro vai retratando como é sentida essas transformações na vida e no cotidiano de Ngugi que intensifica-se a partir do momento em que ele sela um pacto com sua mãe.

Lurdes 13/09/2021

Uma leitura bem interessante para conhecer a história do Quênia e a infância,/adolescência do autor.
Não consegui me envolver tanto na leitura do livro que se mostrou, muitas vezes, didático e burocrático, mas vale pelo aprendizado.

Aline 21/10/2021

Boa leitura
Entretanto, tive dificuldes para engatar na leitura, muitos fatos históricos e muitos nomes complicados, mas valeu a pena a persistência.

Kimberly30 21/08/2021

Quênia
É sempre impactante perceber o quanto a nossa visão dos países da África é uma visão dos países colonizadores. Impactante, principalmente se pensarmos que a nossa história não foi assim tão diferente, os nossos índios e imigrantes e tudo o que foi rechaçado em prol da cultura dominante é bastante similar.

O que mais me tocou na história do autor foi a busca pelo conhecimento. Alguns tem tudo nas mãos e não aproveitam, enquanto outros abrem mão de tudo que tem pela instrução que recebem. Pensar que essa realidade ainda está presente para muitos jovens e crianças é avassalador.

Rodrigo 20/08/2021

Primeiro livro da trilogia biográfica de Ngugi Wa Thiongo. Uma obra que possibilita que conheçamos um pouco mais o Quênia e sua história recente. O livro pode ser melhor aproveitado por quem já conhece outras obras do autor.

Conça 18/09/2021

Minhas impressões, opniões e sentimentos?.
Uma obra marcante e comovente.

Em Sonhos em tempo de guerra, uma das Vozes mais influentes da literatura contemporânea africana registra com delicadeza um passado que ainda tem muito a dizer ao presente. Ng?g? wa Thiong'o nasceu em uma região rural do Quênia, e cresceu sob o impacto da Segunda Guerra Mundial nas colônias britânicas. No cotidiano da família formada por seu pai, as quatro esposas ? a terceira delas sua mãe ? e os muitos irmãos, Ngüg? localiza as origens do futuro narrador: histórias contadas ao redor do fogo e uma sede insaciável de aprendizado após o primeiro contato com a escola. As particularidades políticas e sociais da vida sob o colonialismo, a conflituosa relação entre uma classe média cristã emergente e os povos rurais, e a influência da luta armada pela independência na própria vida e na dos próximos * são habilmente costurados a uma poderosa imaginação infantil. Sonhos em tempo de guerra é, sobretudo, uma defesa do direito humano de sonhar mesmo no pior dos tempos.

Uma autobiografia com uma narrativa fluída dando a sensação que estava sentada em uma roda de amigos ouvindo o testemunho de um deles.

Uma variedade de personagens com nomes de pronúncia difíceis de fazer, mas ficando explícito o papel de cada um na vida do autor.

Teve vários trechos da obra que me impressionaram, na verdade, os impactos das guerras, luta de classes, poderio feminino e, o poder da igreja sempre serão pautas assustadoras, é por esse motivo que defendo a importância de conhecer outras culturas para que possamos nos tornar pessoas com compaixão e, muitas vezes, nos aproxima da nossa realidade, nossas origens e a sensação de pertencimento. Etnocentrismo existe e é bem nítido no decorrer do livro. Sentimento de exploração mesmo nos tempos atuais, uma obra marcante, quase impossível não se comover com as precariedades, submissão e violência infligida ao povo africano. Acredito no poder da literatura como arma para combater o racismo estrutural, lógico que, demanda uma longa trajetória até tocar na sensibilidade humana. Para além, o livro traz informações históricas que até então eu desconhecia.

Recomendo a obra

Heider 30/12/2023

O poder transformador da educação.
Quando resolvi ler todos os livros de autores africanos que estavam na minha estante empoeirando, era exatamente esse tipo de experiência de leitura que eu procurava. Foi um dos melhores que li em 2023.

Em Sonhos em tempo de guerra, Ngugi wa Thiong'o relembra sua infância no Quênia, ainda sob domínio britânico, sua família e vizinhança, nos apresenta uma sociedade em transformação e detalhes da história da região pouco comentados por aqueles que os colonizaram.

O autor defende o papel da educação e a importância da tradição oral de contar histórias. Logo no início do livro, nos é apresentado a família do protagonista, seu pai, as várias esposas de seu pai e seus muitos irmãos. Cada lembrança é narrada como algo nostálgico, com o encantamento de uma criança que experimenta algo pela primeira vez. Para o protagonista, estudar é mais que um objetivo, é algo que tem o poder de transformar sua vida. A jornada do nosso pequeno herói é emocionante.

Fiquei muito curioso para conhecer ainda mais do autor, da sua literatura, do Quênia e das muitas histórias que dificilmente chegam até nós, histórias sobre culturas ancestrais. Recomendadíssimo.

emmanuelqueiroz 18/09/2021

Não sei se criei uma grande expectativa, mas achei o livro meio desconexo. Pra mim, ficou apenas um pouco de conhecimento da cultura queniana.

Lucy 26/09/2021

Relato autobiográfico da infância do autor, entre os relatos pessoais há a história do próprio Quênia.

@eleeoslivros 13/09/2021

esse livro aqueceu meu coração.
me mostrou que quando a gente quer e luta por algo, a probabilidade de dar certo é muito grande.
ok, esse tanto de nome e fatos históricos em algumas partes me confundiram rs.

Mari 02/08/2020

memórias de infância
É um livro de memórias que conta a busca obstinada de uma criança por educação.

Amanda.Farias 15/09/2021

Bom, mas cansativo
Eu adorei o final do livro. Realmente muito bom. Mas tive muitas dificuldades com a barreira da língua e não conseguia memorizar o nome dos personagens. Isso fez com que eu perdesse um pouco do ritmo. A parte histórica também é um pouco cansativa pelo excesso de informações, mas não menos interessante.

Bruna.Toledo 24/01/2022

Sonhos em tempo de guerra não foi uma leitura fluida para mim. Durante toda a narração, o autor não economiza em personagens, eventos históricos, locais e instituições envolvidos na luta pela independência do Quênia. Eu imagino que cada um desses fatos seja extremamente significativo para o povo queniano, mas para mim, que nunca havia lido nada a respeito, apenas tornou a leitura truncada e lenta.
Dito isto, a história de Ngugi e sua determinação em buscar os estudos quando era muito mais simples fazer qulalquer outra coisa é muito bonita e tocante. Terminei o livro com lágrimas nos olhos.