A Menina Feita de Espinhos

A Menina Feita de Espinhos Fabiane Ribeiro

Resenhas - A menina feita de espinhos

LucySantos 21/12/2016

Resenha feita para o blog As 1001 Nuccias
Nesse livro conhecemos a história da Kat, que tem uma rara anomalia. Ainda no útero da mãe, ela desenvolve esses espinhos, que no parto acaba matando a sua mãe. Eles são venenosos e isso não permite qualquer contato físico com outra pessoa. A narrativa ocorre sobre o ponto de vista de Katie, como se fosse um diário, então você consegue sentir cada reação que ela tem.

Ela tem uma vida relativamente feliz, o pai a ama e faz de tudo para que ela se sinta o mais normal possível. Eles se mudam da cidade para um chalé na montanha, que era o xodó de sua mãe. Kat ama a natureza e se sente livre ao correr pela floresta, sem que seus espinhos sejam uma ameaça, ela pode tocar as plantas, sentir o vento, a chuva, as árvores...

Em um de seus passeios ela conhece o Mica, o garoto de olhos miúdos, que se torna seu melhor amigo, ele não tem medo dos seus espinhos como a maioria das pessoas que ela conheceu, e nem a olha com nojo ou pavor. Katie descobre um roseiral que fica próximo ao chalé, e ali passa a ser o seu refúgio. Ela se sente como as rosas, cheia de espinhos, porém ninguém descobriu a sua beleza.

Estou me esforçando ao máximo para não dar spoiler, mas esse livro é intenso, então me perdoem se isso acontecer.

A vida dela segue a rotina de cuidar do seu cavalinho, desenhar, costurar, brincar com Mica e dormir com seus ursinhos de pelúcia. Um fato lamentável acontece e Mica se afasta. Kat se vê sozinha e deprimida, se isolando do mundo por dois anos. O amigo não a procura mais.
Uma música alta a incomoda e ela, decidida a acabar com isso, vai até a floresta e procura pelo som. Encontra Gregory, que está ali acampando e meditando. Ela encontra mais que um amigo, ela encontra o amor. Mas nem sempre a vida é um conto de fadas, e nem sempre teremos o “felizes para sempre”.

Esse livro trata sobre a dor de ser diferente, da rejeição, do julgamento. Trata da alegria de descobrir que o ser diferente te faz único. Fala sobre perdão, perdoar os que julgam, te fazem mal e causam sofrimento, perdoar a si mesmo. Fala sobre o amor, que supera tudo e faz a vida ser mais bela, mesmo diante das situações mais difíceis.

Recomendo essa leitura para qualquer pessoa. Mesmo que o seu caso não seja extremo, ao ponto de ter espinhos sobre a pele, mas podem ser espinhos na alma e você vai acabar se identificando com algumas coisas. Com certeza tirei lições valiosas dele, principalmente sobre ser feliz a cada dia, falar às pessoas o quanto as amamos, para que, quando você precisar partir, deixe boas lembranças.

“As pessoas que cruzaram o meu caminho me ajudaram a encontrar coisas escondidas em mim. Amizade. Inveja. Vontade de sorrir. Para o bem e para o mal, tudo está lá dentro”

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O livro foi impresso em edição econômica, então as folhas são brancas e não tem orelha.
O que me surpreendeu foi que a letra é de tamanho normal, o que deixou a leitura confortável.
A diagramação é fofa, você vai encontrar vários detalhes de espinhos pelas páginas.
A revisão foi impecável. A capa é linda.
A autora tem uma sensibilidade incrível com as palavras, consegui sentir muitas emoções descritas.
Então se você, como eu, é uma chorona incurável e for ler esse livro, prepare o lencinho.

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2016/12/resenha-livro-menina-feita-de-espinhos.html

vivianny 02/08/2022

? ?????? ????? ?? ????????
bom não irei mentir que julguei o livro pela a capa,porém me enganei,esse livro foi um dos melhores que já li!! está favoritado,me surpreendeu muito,e a autora é nacional! não sei nem descrever esse livro de tão bom,me prendeu muitooo!

Jóice D. 24/08/2017

A Menina Feita de Espinhos
Se eu pudesse resumir em uma só palavra o que achei desse livro, seria sem dúvidas: MARAVILHOSO! Segundo livro que leio da autora, e assim como Jogando xadrez com os Anjos, esse também fiquei impressionada. Fabiane Ribeiro consegue transmitir muito amor em cada palavra escrita. História comovente, com ensinamentos tocantes desde as primeiras páginas. Posso dizer, esse estará sempre entre meus livros favoritos!

"As rosas são bonitas. Mas seus Espinhos também."

Thay 25/08/2021

Sobre A menina feita de espinhos...
Esse não é um tipo de livro que normalmente gosto de ler, li por que tenho na minha prateleira e ele me surpreendeu muito!
Super leve e fácil de ler, muito emocionante, tô chorando horrores.
Em alguns momentos achei bem repetitivo os pensamentos de Kat, mas a história em si é muito linda.
Vale muito a pena sim, mexeu demais comigo.

"As rosas são bonitas. Mas seus espinhos também."?

Fábbio @omeninoquele 29/12/2018

Um Romance sobre aceitar as diferenças!
"Eu nasci um ramo de espinhos, querendo ser flor. E cada espinho em mim desde o primeiro instante."

Kat é diferente das outras pessoas. Ela nasceu com uma rara anomalia genética na epiderme, e por conta disso ela tem espinhos por toda sua pele. E é numa jornada de descobrimentos e amor ao próximo que conhecemos a história da doce Kat.

Por ser diferente, ela nunca teve uma vida normal, pois além de ter espinhos por toda a pele, desses espinhos saem veneno capaz de matar um ser humano ou deixa-lo muito doente. E por conta disso ela jamais poderia tocar em alguém.

Ela vive com o pai, pois sua mãe morrera ainda quando ela era muito nova. E mesmo que a vida seja por vezes muito dura para a Kat ela é uma pessoa feliz, amorosa e que sonha em ser tratada como uma pessoa normal.

Quando chega sua adolescência ela e o pai decidem ir para a cabana onde a família morava e por lá, Kat poderia ser mais livre sem os olhares preconceituosos das pessoas da cidade. E é lá onde ela conhece seu primeiro amigo chamado Mica, o roseiral onde ela trabalharia mais tarde e seu cavalinho, Joaquim.

No aniversário de dezesseis anos,  garita decide descer à cidade sozinha pois ela queria ter sensação de liberdade e após muito tempo ela acharia que as pessoas não ligariam para sua aparência e quando desce tem o pior dia da sua vida e isso fará com que a garota passe a se esconder mais ainda do mundo.

Até que o jovem Gregg surge na vida da jovem e é aí que ela conhece o lais novo sentimento em sua vida, o amor. Que fará com que ela passe a encarar a realidade com muito mais força e confiança.

O livro é um romance delicado, sobre uma garota diferente que deseja ser aceita e que tem muito a nos ensinar sobre amor ao próximo. Impossível não segurar algumas lágrimas enquanto nos envolvemos na jornada de Kat.

A obra é quase poética e misturando as descobertas de Kat, com sua bondade inata, temos um livro lindo. Eu fiz muitas marcações de frases lindas. Recomendo demais se você gosta de um romance doce, mais cheio de ensinamentos.

#Ameninafeitadeespinhos #UniversoDosLivros

Thalita Eduarda 22/12/2021

"A única rosa a caminhar sobre a terra e capaz de realmente se apaixonar."
A escrita é boa e a história flui muito bem, mas a princípio não consegui me conectar com a história, eu lia, mas não me sentia ligada aos personagens, talvez isso tenha se dado pelo modo que a história é contada. Tipo à história é interessante, à leitura é fácil, mas tinha lido até uns uns 26% e à leitura não tinha me conquistado, tanto que ate dei uma pausa na leitura.
Eu lia, mas não sentia aquela vontade, apesar de estar curiosa com o desfecho e sim a história dela é triste, não tinha chegado a me comover ainda.
Resolvi continuar a leitura um tempo depois e a terminei no mesmo dia. É uma história cheia de ensinamentos, com uma força motivadora e sensível ao mesmo tempo, a escrita é poética e autora conseguiu criar bonitas imagens com as palavras.
Porém, teve alguns pontos negativos. Teve momentos que foram um pouco repetitivos e as vezes a história acontecia rápido demais, como foi o caso do Gregg, achei que falto um pouco mais de essência no relacionamento de ambos, não sei, achei tudo um pouco apressado.
Mas apesar de tudo e do começo difícil pra mim, a história se seguiu bem. Sobre o final, apesar de saber que aquilo poderia acabar acontecendo eu não estava preparada, foi um final lindo.

"Cada sonho lindo que temos na vida colore os dias como giz de cera e torna a existência uma benção."

Gabyh 31/03/2019

"Eu só consegui viver quando abracei a dor de ser quem sou - a dor tornou-se uma amiga e passei a caminhar do seu lado."

Talvez esse seja um dos livros mais lindos que li nos últimos dias, confesso que fiquei surpresa que é algo que eu não esperava, li mesmo por ter pego emprestado e quando vi, em menos de 48 horas já havia devorado todas as 352 páginas.

O livro conta a história de Kat, uma garota que nasceu com um distúrbio epidérmico muito raro, ela tem espinhos espalhados por toda a sua pele, esse é um dos motivos da garota não conhecer sua mãe logo de cara, esses espinhos soltam um veneno e a mataram enquanto ainda estava grávida da menina.

Por ser diferente Kat aprendeu desde pequena a conviver com as pessoas se afastando dela, mesmo que quando ainda era mais inocente ela acreditasse que as outras crianças estavam brincando e não fugindo por terem medo.

O livro em si mostra uma história de aceitação de como é complicado ser diferente e que as pessoas muitas vezes precisam aprender a lidar não só com o preconceito das outras pessoas como os dela mesmo, que elas precisam se aceitar, com todas as suas qualidades e defeitos. Por mais que Kat seja vítima do preconceito da pessoas da cidade em que vive, ela passa a perceber que quando deixa isso de lado e para de correr atrás buscando ser aceita ela acaba encontrando pessoas que a amam incondicionalmente por quem ela é, independente de sua aparência.

Emilly 14/12/2021

Há beleza em tudo
Esse é definitivamente meu livro favorito da vida. Já o li 6 vezes e a cada vez que leio, tenho uma visão diferente sobre tudo que acontece. A Kat é uma personagem cativante que, assim como todo mundo, mostra que é uma pessoa cheia de defeitos e qualidade. Com o tempo, ela se torna cada vez mais maduras e deixa mensagens irreparáveis. É um livro lindo, que mostra como cada coisinha, triste ou feliz, reflete na sua evolução e no seu crescimento psicológico.

Maria.Batagin 27/05/2022

MARAVILHOSO
Que livro que acaba com o leitor. Entrou para os top 10 da vida.
Um livro que mostra que um verdadeiro amor precisa apenas de cumplicidade, companheirismo, conversa e olhar.
Perfeito !!!

Andressa564 23/07/2022

Ame seus espinhos
A cada linha desse livro uma frase te emociona

A única diferença da Kat para as outras pessoas era que seus espinhos eram transparentes para todo mundo ver e das outras pessoas os espinhos são internos, que todos nós temos espinhos. O difícil é conviver com cada um deles e ter orgulho dele e de nossas cicatrizes

Zack_Newton 06/01/2020

Estou em pedaços...
Confesso que a história demorou pra me instigar, mas depois de algumas páginas senti o peito doer, vieram lágrimas e agora, depois de ter terminado, não sei mais o que fazer...
História incrível, cheia de lições pra vida: fala sobre empatia, aceitação (aceitar nossas imperfeições, nossos "espinhos"), e acima de tudo,sobre o amor. Amar até as coisas mais simples, amar o próximo, amar a vida e amar a si mesmo.
Queria dizer mais, mas provavelmente vou chorar de novo kkkk

Gi 09/03/2020

Trechos do livro
?Eu queria sorrir para a vida, mas em certos dias era muito difícil. Talvez eu ainda tivesse que descobrir alguns segredos, como sorrir quando se quer chorar. Chorar não é sinônimo de fraqueza. A gente chora justamente por ser muito forte e por estar lidando com muita coisa. A gente guarda tudo, as dores, os medos e as tristezas dentro da gente, e em alguns momentos eles transbordam na forma de lágrimas. Chorar mostra o quanto somos fortes, carregando um peso muito grande nos ombros. Os fracos logo largam o peso, não guardam e não sustentam e, portanto, não têm por que chorar. Eu apenas queria diminuir um pouquinho a dor, deixar de carregar um pouco o peso que está sobre meus ombros.?

? A menina feita de espinhos

"As coisas e as pessoas que amamos não estão do nosso lado em todos os momentos; às vezes caminhamos sobre muitas pedras descalços e sozinhos. E mesmo que algumas pessoas estejam ao nosso lado, a caminhada de cada um, no fim das contas, é pessoal."

- A menina feita de espinhos

Carol Hanna 31/03/2020

Me emocionei do início e derramei tudo no final, o livro é incrível e recomendo que todos tirem um tempinho pra ler.
P.s: difícil para achar físico, mas disponível gratuito no kindle unlimited

Lilce 26/05/2020

Este livro é uma obra incrivel. Que nos faz ver a beleza do momentos mais ruins.
''As rosas são bonitas. Mas seus espinhos também.''