A Filha do Reverendo

Resenhas - A Filha do Reverendo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Adjuto 25/04/2021

Pobreza miséria fome vícios
Neste livro, Orwell nos mostra a face dura dos desabrigados, dos trabalhadores rurais, das professoras, das pessoas pobres da Inglaterra, nos anos 30.
Até qdo a fé suporta sofrimento?
A fé é ou não premissa pra sermos benevolentes?
Há sentido na vida?
Até quando as ações humanas serão pautadas apenas na ganância, prazer, maledicência, e outros vícios da alma.
Até quando a hipocrisia reinará?
Como sairemos deste jogo do opressor x oprimido?
Tantas perguntas que surgiram neste livro e todas sem respostas.
Até o sistema educacional é desnudado completamente, até a imbecilidade, que dele resulta, o Orwell põe na mesa.
Não há mocinhos e mocinhas, vilões, somos todos da mesma laia, mesmas origens
E o sofrimento então é a lanterna que ilumina a escuridão?
E tudo isso contado em uma história cheia de humor ácido, em um ritmo alucinante, cheio de reviravoltas, surpresas em um enredo que só mestres da literatura pode nos proporcionar.
Obrigado, Orwell.

Ma. 18/09/2011

A opressão da mulher. A opressão patriarcalista, social, afetiva, sexual...Não é um livro sobre a opressão, mas sobre a dor da opressão, de suportar os dissabores e desfortúnios da vida, em uma época, que a moral determinava quem se podia ser, predestinada a ser.
A protagonista, enfrenta seus próprios medos numa sociedade hipócrita, cruel e atemporal. Não me parece uma história que se passa na década de 30 inglesa, está mais próxima que imaginamos, a roupagem da opressão feminina hoje é outra, mas é tão intensa quanto a nossa Dorothy experimenta. Orwell pontual, profundo, cônscio da dor.

Thaysss 21/01/2009

Um livro que tive dificuldade para encontrar, e pouco conhecido dentre as obras de Orwell.

Trata do dilemas das mulheres do período: ou se entregavam à exploração de gênero (tendo que seguir os padrões do que a mulher é e deve fazer na perspectiva do patriarcado) ou se entregar à exploração econômica de uma vida independente.

O que vemos hoje é a convivência das duas explorações simultâneas...

*************
Thays
Blog sobre leituras e escritos: http://literaturainformal.zip.net

Isa 03/05/2021

Esse livro é meio monótono de início, mas depois vai acontecendo um monte de coisa com aquela menina. Tipo... Como ela foi parar naquela situação?????? O autor não fala isso, ele deixa no ar, e isso me irritou KAKAKAKKAKAKAKJ

KakauSoares 29/07/2021

E vamos de RESENHAAA!!!
Levei 3 dias pra pensar na resenha desse livro! Na última resenha eu falei de A Flor da Inglaterra, do mesmo autor, e contei como ele era um pouco arrastado e sem muitas reviravoltas... O que não acontece em A Filha do Reverendo. Em um momento você está com ela colhendo Lúpulo ao lado de Ciganos, e no momento seguinte está passando frio nas praças de Londres...pisca o olho e está se decepcionando com a educação precária e capitalizada das escolas particulares inglesas.
Como sempre, Orwell tece uma crítica ferrenha as desigualdades provocada pelo capitalismo que te leva a um estado de pura reflexão.
Sobre a personagem, você sofre com a Dorothy, você torce pela Dorothy e muitas vezes você quer dar na cara da Dorothy, mas acima de tudo, você se apaixona pela Dorothy. Não posso falar do final sem dar spoilers... só sei que no final fiquei assim ?????. Meu espírito romântico queria algo melhor, mas meu espírito reflexivo entendeu que o final fez jus e sentido e me fez ficar 3 dias pensando sobre ele...
O livro é ótimo, vale a pena e se você ler com a mente aberta, pode ser uma grande revolução no seu senso crítico.

P.S.: Estou lendo agora Anne de Grenn Gables de Lucy M. Montgomery... Já havia lido em ebook, mas comprei uma coleção linda e precisava reler... Volto com uma resenha assim que terminar...

Boa noite e ótimas leituras para vocês! ??

Michel.Nascimento 01/03/2022

Retrata a vida de uma mulher de 28 anos, solteira, filha de pastor na década de 30 na Inglaterra. Sua vida limitada de recurso, baseada na rotina de afazeres da igreja. Quando ela vira moradora de rua, descreve com precisão a vida de moradores de rua, seus sonhos e sua ilusões.

NathyBean 28/10/2022

Cruel e genial. Um livro de personalidade.
Não conseguiria dizer muita coisa sobre a trama e a narrativa. É estupendo de uma forma que eu nem consigo reformular uma linha de raciocínio plausível e tangível a quem for ler esse breve comentário.
George Orwell é sem dúvidas, meu escritor favorito. Este conteúdo é tanto um material indiretamente autobiográfico, quanto mais uma de suas obras que expõe a dura realidade de nossa sociedade mediante a corrupção, as ideologias, partindo das próprias vivências do autor diante da fome e da hipocrisia humana.
Eu admiro a sinceridade crua que ele proporciona quando escancara as piores perspectivas da realidade, enquanto consegue dar significado a tantas idéias que pensamos, mas só somos capazes de sentir. Eu só posso dizer de forma conotativa como senti cada página desse livro; a narrativa é a própria voz que ecoa da nossa mudez que sentimos acerca dos nossos pensamentos.

Carla.Sanz 14/07/2023

A pobreza é retratada nesse livro. As dificuldades que a Dorothy enfrenta são terríveis. Quando você pensa que ela já sofreu demais e que tudo vai se ajeitar, outra coisa ruim acontece com ela. Até quem tem muita fé pode acabar se entregando ao sofrimento. Ela é enganada, passa fome, quase morre de frio, vira praticamente uma escrava, mas no final tudo volta a ser como era antes ao finalmente poder voltar para casa.
E mesmo depois de sofrer tanto, ela volta pra mesma vida que tinha.
Confesso que até esperava uma reviravolta, mas não aconteceu, ela voltou a ser a mesma, mesmo que tenha mudado internamente.

Gerson91 26/11/2021

Resiliência ou amadurecimento
Como uma pequena tragédia pode amadurecer tanto uma pessoa em pouco tempo. O amadurecimento proporciona um equilíbrio em todos os aspectos da vida de uma pessoa. Orwell retrata bem nesta novela o amadurecimento de uma jovem e todo seu desenvolvimento físico, humano e espiritual. Leitura bem bacana.

Laurex 16/01/2024

Me surpreendi,
História bastante diferente das que li nos outros livros do Orwell.
Foi uma leitura super interessante, com várias reviravoltas, vários cenários diferentes, e claro, várias reflexões possíveis.
No final, ele trás a principal reflexão, que para ele a fé ou a falta dela são equivalentes.
Eu entendi que no fim das contas a vida é um grande mistério que possivelmente não possui sentido algum, e que o melhor a se fazer é tentar ser útil de alguma forma ao invés de tentar e perder tempo confabulando sobre a vida e sobre a fé. Gostei bastante da história.

romancejunkie 16/04/2023

George orwell foi um dos melhores escritores da época dele
A história da Dorothy é tão difícil e triste em tantos momentos, e infelizmente tudo o que os personagens falavam sobre o futuro da mulher era verdade, tanto na época que o livro foi lançado até os dias de hoje. O final do livro com relação a ela é bem melancólico e realista, ela voltou ao que sempre foi e o que estava acostumada a viver.

Alice.Figueiredo 28/08/2022

A Filha do reverendo é um livro que nós tira da zona de conforto, mas também achei que teve momentos cansativos.

Felipe Costa 25/05/2021

Você sente sua dor, o cansaço, o frio e o desamparo.
Primeiro romance que leio de George Orwell e já sou fã da sua escrita, que ambienta muito bem principalmente os momentos mais difíceis da protagonista (Dorothy). Assim como os diálogos com humor ácido.
O início é meio lento e achei meio tediosas algumas cenas, porém, funciona pra dar background à protagonista. Dps do segundo capítulo o livro deslancha e fiquei bem curioso com o desfecho da história, mas devo dizer que o que realmente importa n é tanto o desfecho, e sim a jornada de Dorothy. Por vezes vc sente sua dor, o cansaço, o frio e o desamparo. Ao mesmo tempo se entristece em ver que aquela moça tão boa e inocente não merecera passar por tudo aquilo.
Em resumo, é uma jornada melancólica e cinza de uma personagem amável, que pelo destino/pessoas foi injustiçada e maltratada.

Renba 03/02/2022

"pobre Dorothy"
Dorothy, a filha do reverendo. Tem uma vida simples dedicada ao trabalho, servir ao seu pai e a igreja. Sempre passando por muitas privações, fome, miséria, e até fake news de uma fofoqueira local de sua cidade em pleno século XX. Sorte que não existia internet na década de 30. Kkkkk

Após perder a memória sua vida é traçada a sorte .

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6