Dolores Claiborne

Dolores Claiborne Stephen King

Resenhas - Eclipse Total

AmadoThriller 30/08/2024

"Dolores Claiborne" é um livro que foge dos padrões tradicionais de narrativa. Escrito em primeira pessoa, é como se estivéssemos ouvindo a própria Dolores contar sua história, sem pausas ou divisões – o que significa que o livro inteiro é um grande monólogo, sem capítulos. Confesso que essa estrutura me deixou hesitante no início, temendo que a leitura fosse cansativa ou monótona. No entanto, ao contrário do que muitos podem pensar, a trama me fisgou de tal maneira que não consegui largar o livro. Li tudo em um único dia, movida pela curiosidade e pela intensidade dos acontecimentos.
A história é um soco no estômago: aborda temas pesados como violência doméstica, abusos físicos, psicológicos e sexuais, além das humilhações e repressões enfrentadas por Dolores – tanto em seu casamento quanto em seu trabalho com a patroa Vera. King não alivia na carga emocional, e somos transportados para o mundo sombrio e cheio de cicatrizes da protagonista.
Por mais tenso e dramático que o enredo seja, o que surpreende é a personalidade de Dolores. Ela é irreverente, desbocada, e suas falas carregadas de palavrões muitas vezes trouxeram um alívio cômico inesperado, me fazendo rir em meio ao caos de sua vida. É um equilíbrio interessante que torna a leitura mais leve em alguns momentos, sem perder a gravidade da trama.
O livro desperta uma montanha-russa de emoções: raiva, compaixão, pena e até momentos de puro entretenimento. E, embora os plot twists não sejam de virar o mundo de cabeça para baixo, eles se encaixam de forma precisa, mantendo o ritmo e a tensão até o desfecho.
Nunca fui muito fã dos livros de Stephen King, sempre achei sua escrita muito detalhada para o meu gosto. Este é apenas o segundo livro que leio dele, e me surpreendi positivamente. A história, com sua estrutura única e abordagem direta, conseguiu prender minha atenção do começo ao fim.
Se você busca uma leitura intensa, emocionalmente carregada, mas com pitadas de humor ácido, "Dolores Claiborne" é uma excelente escolha.

Kit 28/08/2024

Mais um do King que é difícil de avaliar. Cansativo, por não ter pausas e com uma história que eu já conhecia por conta do filme, mas que se mostrou muito melhor aqui em comparação com a adaptação? é um livro que não recomendaria para novos leitores do Rei, mas que acabei gostando, principalmente por causa das 20 últimas paginas, que trazem um plot muito interessante pra toda a história. Acho que dava pra ser um conto, ou parte do livro ?jogo perigoso?, caso king fizesse uma conexão mais ?física? entre as protagonistas, mas ok, acho que cortar paginas é muito mais difícil do que escrever novas e a história tem o seu charme, valeu a leitura.

Bru 27/08/2024

O livro menos ?Stephen King? que já li do Stephen King
Na minha opinião, demora um pouco até engatar a leitura. Ele é mais lento do que outros livros do autor e se você é, como eu, acostumado com histórias como O Iluminado e It, saiba que vai ser uma experiência completamente diferente. Porém, o livro é muito bom, ele te dá exatamente o que você quer.

Paty 26/08/2024

Muito chato!
Um monólogo com muita enrolação.
Não me adaptei com esta forma de escrita, então pra mim foi moroso terminar o livro.
Os temas abordados como violência doméstica e abuso infantil são muito importantes, mas deveriam ter sido melhor explorados pelo autor.
Escrita cansativa.

Valesca.Castelani 23/08/2024

Uma mulher forte com uma vida difícil
O livro é diferente de tudo que já li , pois ele segue inteiramente em primeira pessoa narrado pela protagonista Dolores Claiborne, e assim vai contando toda a sua vida desde a adolescência, passando por um casamento, nascimento dos filhos, trabalho e toda a sua história, e que história.
Dolores Claiborne com certeza me deixou sem fôlego, e agora vai deichar saudades
Fabio 27/08/2024minha estante
Um dos melhores do mestre

Valesca.Castelani 28/08/2024minha estante
Sim muito bom diferente de tudo que li mas amei

Juliana2496 22/08/2024

Chato, fraco, nada demais
O tema é super importante, violência doméstica, mas o jeito de contar?
um monólogo e só. Dolores é só a representação do que um homem acha que se passa na cabeça de uma vítima de violência. Achei enrolado, foi me dando uma preguiça. King falhou de novo aqui. Que dificuldade pra escrever personagem mulher hein? Tem uma coisa q eu detesto que os escritores e diretores fazem que é: mulher só é forte depois q ela passa por uma violencia seja fisica ou sexual, repara.

Rafael.Fires 22/08/2024

Redenção e vingança no toque perfeito!
Dolores é uma mulher peculiar, com duas narrativas de sofrimento que realmente ninguém merece passar.
Pra quem está com mimimi por causa de um certo livro que está com seu filme em cartaz, nunca leu nem nunca lerá um livro como esse.
Violência doméstica, repressão sexual, assédio sexual, violencia verbal, sofrimento familiar, então, "é assim que acaba" pagou comédia perto desta obra do mestre.
King já falava de tudo isso na década de 90 sobre o que vocês estão horrorizados em 2024 ????

Zurpa 19/08/2024

Ah, não gostei mtt não
A escrita me cansou um pouco.
Demorei muito para terminá-lo.
A Dolores é uma mulher forte, gostei dela.

laricrib 17/08/2024

Um monólogo em primeira pessoa, sem capítulos, apenas o depoimento de Dolores Claiborne tentando se inocentar de um assassinato, mas confessando outro.

Diferente de tudo que eu li, mesmo já habituada à escrita do King. Rapidinho de ler, te prende horrores, afinal, uma grande fofocada!

Maria Rodrigues 17/08/2024

Dolores claiborne
Gosto muito dos livros de stephen king e a história desse é muito boa, porem o formato do capitulo enorme me desgastou

Mi Rubin 17/08/2024

Acho que a forma da narrativa não deu certo pra mim.

Um monólogo que, simplesmente, não acabava nunca e se tornou bem cansativo.

Parecia que por mais que eu lesse, não saia do lugar.
Queria ter gostado mais rs

Isabella pippa 16/08/2024

Chato não.. além!
Livro todo em primeira pessoa.. um monólogo. Entediante, monótono e cada página se arrasta com excesso de detalhes irrelevantes.

O que piorou foi o fato deu ter lido 12 livros em dois meses.. e quando peguei esse começo de maio, bateu aquela ressaca literária gigantesca! E esse é o tipo de livro que faz você empacar na leitura.

Kingzinho, nessa não tenho como te defender!

FremenJeff 12/08/2024

Muito bem escrito
Divertido e intenso. Faz décadas que Dolores Claiborne trabalha para Vera Donovan, milionária dona de uma mansão na ilha Little Tall, no Maine. Determinada, com três filhos para criar, Dolores enfrentou desde o início a personalidade tempestuosa da patroa e, diferente de incontáveis antecessoras, conquistou a confiança da mulher e a estabilidade no emprego.

Quando Vera morre em um acidente, porém, todas as suspeitas caem sobre a funcionária. Questionada pelas autoridades, Dolores faz uma confissão e revela, durante seu testemunho, algo inesperado pela polícia: uma história sobre um relacionamento abusivo e a misteriosa morte de seu marido, que ocorreu trinta anos antes, em Little Tall.

Cecy Jarske 10/08/2024

Dolores Clairbone
A narrativa diferenciada causa certa estranheza num primeiro momento, mas no decorrer dos fatos a narração é tão envolvente que queremos descobrir o desfecho para temas tão pesados e, infelizmente, quotidianos... Um livro narrado por uma mulher incrível, com outra mulher incrível de coadjuvante.