Eclipse Total

Eclipse Total Stephen King

Resenhas - Eclipse Total

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Wania Cris 11/04/2023

Estória boa, narrativa ruim...
Não sabia da conexão desse livro com Jogo Perigoso e quando vi a possibilidade já quis logo ler esse imediatamente após terminar Jogo.

A primeira coisa que me bateu foi o desânimo com a narrativa em primeira pessoa. Dolores dá muita volta pra contar uma estória (coisa de virginiano, né King?) e isso me deu uma bela esfriada. A forma como ela conta a estória também é confusa, com idas e voltas e personagens soltas. Outra coisa que me pegou foi o exaurimento da estória, identificável pela esticação dos assuntos tanto ali pelo acontecimento central quando no final do livro. King passou do ponto várias vezes, poderia ter economizado boas páginas.

Mas, superando essas dificuldades, é uma boa estória. Dessa vez eu não tinha assistido o filme antes, então quase tudo era novidade e gostei de descobrir como era de fato. Percebi que King tentou colocar sobrenaturais ali, mas a cola não pegou bem. Ele também não explicou a janela entre Eclipse e Jogo daí eu tive que tirar da minha cabeça e ficou muito que bem.

Gostaria muito que essa obra fosse traduzida pela Regiane Winarsky. Acredito que daria uma boa dinamicidade e seria bem bom isso...
Carol Nery 11/04/2023minha estante
É muito legal o lance do eclipse. E saber dessa ligação diferente as histórias dá um ânimo a mais. É que não sou muito fã de Jogo Perigoso. ??

Wania Cris 12/04/2023minha estante
Ai, Emília... Eu amei Jogo Perigoso e li morrendo de medo porque já tinha visto e amado o filme uma pá de vezes (oi, Carla, sua linda!), mas gostei mais ainda do livro que é bem mais explicadinho. Gostei de Eclipse, mas podia ser mais ágil e menos esticado.

Carol Nery 13/04/2023minha estante
Nossa, eu adoro o filme. A Carla e o Flanagan trabalham bem juntos. Acho que só perde pra digníssima esposa dele. Que muié!!! Talvez não perca. Mas empatem! hahahahaa
Já li Jogo Perigoso 2x. Não odeio. Só não acho lá muito animador.

Larissa 15/04/2024

Livro bem forte e pesado
O relançamento do livro Eclipse Total, agora com novo nome e na coleção Biblioteca Stephen King, veio para agradar aos fãs do mestre, já que esse livro estava esgotado à algum tempo.

E foi meu primeiro contato com essa história, e achei incrível.

Apesar da história ser corrida, ou seja, não há divisão de capítulo, e esse livro é extremamente detalhista, a leitura acabou não sendo tão fluída. Assim, acabei levando mais tempo para ler, por conta desses detalhes, mas não por a trama não ser boa, pelo contrário, eu fiquei muito curiosa para saber todo o desenrolar da vida de Dolores.

Como o próprio título atual do livro diz, aqui iremos acompanhar a história de vida de Dolores Claiborn, em um relação sincero e poderoso de uma mulher que sofreu muito, para tentar dar o melhor para seus filhos.

A vida dessa personagem não é nada fácil. E no momento do início do livro podemos ver que ela está dando um depoimento sobre um assassinato na qual está sendo acusada.

Todas as pessoas de Little Tall têm motivos suficientes para achar que Dolores foi quem cometeu tal crime. Mas nem tudo é o que realmente aparece.

Gostei muito dessa proposta de livro do King, e tem muitos elementos característicos do autor nessas páginas. Assim, como após ter lido mais da vida do próprio escritório, acabei percebendo que ele levou muito em consideração a sua mãe, para poder se inspirar.

É uma história muito poderosa, e que me fez refletir em diversos momentos, conforme a personagem ia tomando decisões importantíssimas na sua vida, para tentar "salvar" seus filhos e dar uma criação melhor para eles.

Além disso, é um suspense psicológico muito bem estruturado, com começo, meio e fim.

Alguns leitores poderão achar que é apenas mais uma história comum. Mas eu não achei. Acho que nunca é demais lermos histórias tão fortes como essa, onde vamos nos deparar com abus0s, ped0filia, alc0olismo, violên1a domésti@, entre outros. Ou seja, se atente que terão vários gatilhos nessas poucas páginas.

Eu recomendo muito a leitura desse livro.

INSTAGRAM: @mundoliterariodalari

clairee 03/03/2024

Tudo o que fiz, foi por amor.
Um clássico de King, inicialmente lançado como Eclipse Total, Dolores Claiborne se passa em uma ilha, com poucos e muitíssimo faladores moradores locais.
Dolores é a governanta, ou melhor era, de Vera Donovan a mais de 30 anos. Quando Vera, já esclerosada morre, as suspeitas de sua morte recaem sobre Dolores, as relações entre as duas sempre foi no mínimo difícil, mas também muito forte. Ambas as mulheres eram dotadas de gênio forte e segredos intrincados.
Neste livro King aborda as redes e conexões humanas, acima de tudo ele gosta de brincar e experimentar com os limites da mente humana, aquele poço escuro, fétido e cada vez mais fundo.
É uma leitura que vale muitíssimo a pena!

Campos 21/07/2021

Maravilhoso
Tinha lido esse livro anos atrás e nem lembrava muito dele, só do filme que é ótimo. Mas tenho que confessar que amei, um ótimo trabalho do King, com uma protagonista forte e uma bela história. Merece uma republicação pela Suma

Juliana.Dias 21/04/2024

Ah a maternidade...
Abordada de uma forma que só o King consegue! Uma mulher tocada pelo eclipse e como ela consegue emergir da escuridão. (Antigamente o livro foi publicado com o título de Eclipse Total).

Sara 17/08/2020

Muito instigante
Sendo meu terceiro livro lido de Stephen King eu não sei bem o que eu esperava, mas definitivamente não esperava uma narrativa assim. Eu gostei muito muito dela pela semelhança com os contos de sherlock holmes, quando os personagens sentam e contam suas histórias. Em Eclipse total o livro se concentra em Dolores contando sua história, seus dias convivendo com um marido abusivo e trabalhando em uma casa de verão para uma senhora rica e solitária, começando pelo meio, depois começo e fim. Uma história vezes simples e rotineira, mas com varias reviravoltas. As vezes o desfecho era completamente imprevisível e não dava pra segurar a ansiedade. 5 estrelas pois me surpreendeu muito positivamente.

ArthurmalariA 18/05/2023

Cadê edição nova SUMA?!
2/2023

Eclipse Total é o trigésimo segundo livro de Stephen King, lançado em novembro de 1992 e conta a história de uma governanta, a Dolores (o nome original do livro é Dolores Claiborne), acusada de matar sua patroa, depondo a respeito de sua vida e esclarecendo ao delegado as questões levantadas.
Bem, mais um caso de uma personagem extremamente interessante e forte apresentada por Stephen King. Dolores é aquela mulher que você consegue entender todas as motivações que a levaram a fazer tudo que fez durante a vida toda, sua narrativa é instigante e interessante, engoli esse livro pagina por pagina quando li, e apesar de nao ter visto ainda sua adaptação, saber que a Kathy Bates interpreta a Dolores dá um rosto ao personagem, o que tornou a leitura ainda mais envolvente. Esse livro tem uma pequena relação com Jogo Perigoso, mas não chega a ser uma relação importante. Também trás abusos em sua narrativa e também vale a leitura por sua personagem forte e sua superação. A SUMA DE LETRAS TÁ DEMORANDO MUITO PRA RELANÇAR ESSE LIVRO NO BRASIL, JÁ QUE SUA TIRAGEM ESTÁ ESGOTADA FAZ UMA COTA!! LANÇA PRA NÓS SUMA!!! 10/10
Eduardo Rockwell 04/06/2023minha estante
Eles já anunciaram kkkk mas só chega ano que vem. E eu acho essa capa melhor que a nova, aliás

Eduardo Rockwell 04/06/2023minha estante
Ah, vai sair na coleção da Biblioteca Stephen king, e com o nome original "Dolores Claiborne"

ArthurmalariA 06/06/2023minha estante
Eu vi isso cara? tava na expectativa? terei que reler? kkkk

Taz 16/10/2013

É o primeiro livro do King que leio em que o narrador está em primeira pessoa.
Me surpreendi com isso, e gostei muito do resultado. O livro trata-se do relato de boa parte da vida de Dolores Claiborne.

Devorei o livro e claro, como todo ou quase todo livro de King, gostei muito das surpresas nele contidas.

Paloma.Rocha 05/10/2021

Bem ok, nada muito surpreendente rs
Dolores Claiborne é a personagem central que dá nome a versão original do livro. No Brasil ele passou a ser chamado de Eclipse Total por causa do eclipse que ocorre na história e tem grande importância para o que se desenrola na trama. Uma curiosidade (talvez a parte mais interessante) é que esse mesmo eclipse é retratado em Jogo Perigoso que apresenta uma espécie de ligação com a história de Dolores do jeito que só King sabe fazer e descrever.

Tudo começa com a morte da patroa de Dolores que por ser a única a estar na casa com ela logo se torna a principal suspeita de ter forjado o acidente. Para se ver livre das acusações ela terá que contar o seu lado da história, não apenas o que aconteceu naquele dia, mas sim tudo o que contribuiu para o que ela se tornasse a principal suspeita.

Assim o livro mostra Dolores sentada pacientemente na delegacia dando o seu emocionante relato relembrando dolorosas memórias e também doces lembranças para fazer entender a sua relação com seu marido e sua patroa.

Bruna 07/01/2011

Na história "familiar" de amor e ódio, Stephen King escreve pelo ponto de vista da protagonista Dolores Claiborne. O ápice do livro é a revelação do que aconteceu durante o eclipse total que pôde ser visto em Maine. A história tinha tudo pra ser boa, mesmo.

O problema é que King divaga MUITO nesse livro. E isso cansa. Desnecessário, tira o desejo de continuar lendo. Ele realmente entrou na personagem da mulher tagarela que é Dolores...

Enfim, não gostei.

Viviane 16/09/2023

Dolores vai contar sua estória, depois que ela se vê culpada por uma tragédia, ela precisa provar que nao foi sua culpa.

Romulo.Fergutz 18/08/2023

Samara, temos visita!
Alguém sabe quando será o próximo eclipse total? Este livro pode nos dar algumas ideias interessantes...
Wesley281 18/08/2023minha estante
rapaz kkkk

Kevinzinho 10/02/2024minha estante
"Samara, temos visita!'
Essa foi boa lkkkkkkkkkk

Aline Teodosio @leituras.da.aline 18/03/2017

Eclipse total é uma história que foge um pouco da linha aterrorizante de King, mas nos passa toda a angústia vivida pela narradora, que reflete sobre o preço que se paga por algumas escolhas e atitudes tomadas ao longo da vida... E o dia do eclipse total seria o dia em que mudaria o curso da vida de Dolores Claiborne...
"Estou com sessenta e cinco anos, por pelo menos cinquenta deles, soube que a maioria do que compete ao ser humano é fazer escolhas e pagar as contas, quando elas vencem. Algumas dessas escolhas são infernalmente difíceis, mas isso não dá à pessoa o direito de simplesmente ignorá-las."

jota 17/04/2016

No fundo do poço...
Dolores Claiborne, a narradora de Eclipse Total, diz palavrões cabeludos o tempo todo feito nosso asqueroso ex-presidente molusco. Mas ao menos ela é engraçada muitas vezes. Ou irônica, para poder suportar a vida desgraçada que leva, torná-la um pouco mais leve aos nossos olhos.

Dolores conta aqui um tanto de sua história, de sua vida, para a polícia de uma ilhota no Maine, suspeita que é da morte de uma rica idosa moradora da comunidade. Além do policial que toma seu depoimento, há uma jornalista gravando tudo. Como tem poucos diálogos e intensa narração, parece que o livro tem muito mais do que suas 286 páginas.

E a coisa esquenta mesmo depois de uma centena delas lida. Até então a narrativa, ainda que interessante em vários trechos, andava ficando meio repetitiva com a falação ininterrupta da mulher. Só ela fala o tempo todo; quando há diálogos eles são a reprodução das conversas que ela teve ou tem com outros personagens.

Nunca havia lido Stephen King antes, mas apreciava algumas versões cinematográficas de suas obras. Eclipse Total foi lançado em 1993 e vertido para o cinema em 1995 (a história se passa entre os anos 1950 e 1990). É daqueles livros dele em que não há terror nem suspense ou algum grande mistério - senão talvez não tivesse lido -, apenas duas mortes e algumas surpresas espalhadas ao longo da história que, claro, fazem nosso interesse aumentar mais.

Penso que Eclipse Total é assim uma obra fora da curva na carreira de King (que conheço mais do cinema mesmo), tanto quanto Misery, que também virou filme de sucesso, com a mesma atriz de Eclipse Total, a talentosa Kathy Bates. Vi Misery (no Brasil, Louca Obsessão), que é muito bom de fato, com um final de arrepiar. O livro também está bem avaliado aqui no Skoob.

Bem, depois da centena de páginas lidas o interesse pela história de Dolores Claiborne cresce e lá pela página 200 e até o final quase não dá para largar o livro. King não facilita muito a leitura: apesar de conter parágrafos essa história não é dividida em capítulos, pois tudo se passa, melhor, tudo nos é contado num único dia, o do depoimento de Dolores à polícia.

Acho que valeu a pena o tempo que dispensei a este livro (enquanto lia outro, de Irvin D. Yalom) embora não me sinta motivado a ler outra obra de Stephen King tão cedo. Minha nota: 3,9.

Lido entre 10 e 17/04/2016.

Iza 09/08/2021

No dia do eclipse total, o marido da Dolores Claiborne morre de forma suspeita e a polícia começa a investigar. Mas na mesma época, a patroa da Dolores também falece subitamente. Os policiais, que já desconfiavam da Dolores, a deixam sem opção senão confessar tudo o que aconteceu.

Uma história sobre uma mulher que sofria violência doméstica e precisou aprender a ser uma ordinária para se livrar disso.

"Aqueles que escapam do inferno
nunca falam sobre isso
e nada mais incomoda eles
(...)
Quando você perguntar-lhes,
"como as coisas estão indo? "
eles vão responder: "bem, muito bem... "
(Charles Bukowski)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6