O Mercador De Veneza

O Mercador De Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Jorisdana 24/12/2023

Não esperava nada menos de Wiliam Shakespeare
Escrita linda, poética. História envolvente, com Plotwist. Incrível acontecer tantas coisas em tão poucas páginas. Shakespeare sempre surpreendendo.
Ps.: fiquei com raiva com o resultado do tribunal kkkkkk
Caio Silva 25/12/2023minha estante
gostosinho esse

Jorisdana 25/12/2023minha estante
Simmmmm, muito rápido de ler. História boa

Virlanna1 23/12/2023

Bom...
Clássico né? Tenho dificuldades com clássicos, mas esse foi tranquilo de ler. Gostei, achei interessante

Ci 17/12/2023

Boa leitura
Acho bem interessante a forma como os revezes dos personagens shakespeareanos aparecem do nada, ou como durante uma boa fase, de repente as coisas se desandam e tudo começa a desgraçar. E da mesma forma, quando tudo parece estar perdido, em meio à ruína pessoal, de repente aparece alguém aleatório para sanar as pendências.

Michelle C. 12/12/2023

?Terás mais justiça do que querias?
A tragédia e a comédia de Shakespeare, na peça O mercador de Veneza, me encantaram de uma forma que li em reli os atos (capítulos) com bastante calma e reflexão.

Impossível gostar de leitura e não se encantar com a riqueza dos personagens e das histórias desse autor (e essa tradução está fantástica). Leiam, leiam, como entretenimento, fonte pesquisa, por prazer, por querer, leiam, leiam.

O personagem, o cristão Antônio, o digníssimo mercador de Veneza, assina uma promissória para ajudar seu amigo Bassânio, enamorado de Pórcia. Shylock, o judeu de Veneza, empresta os ducados e sua condição, em caso de não pagamento, não são juros ou multa em dinheiro: um pedaço da carne, pesada em 1 libra, de qualquer parte do corpo que ele escolher.

Quando se estabelece essa condição absurda e cruel, há um diálogo sensacional, repleto de significados e a lógica argumentativa para chegar a essa libra de carne humana, é perfeita. Quando todos o condenam por ganhar a vida da forma que lhe é permitido viver, ele expõe outra condição que o satisfaça em um nível tão difícil que somente alguém muito machucado na alma poderia imaginar.

A tragédia do judeu na peça é algo que me impactou demais. Shakespeare ao retratar a maldade de seus atos e pensamentos, sua lógica é na verdade uma reação ao mundo que o condena ( e a todo seu povo e sua história) e sempre condenou apenas por existir, sem opção, sem caridade, sem ombro amigo. Seu desejo de vingança é um ato contra a humanidade que o hostiliza por seu judeu. E sua tragédia final é ser condenado quando busca com sua maldade a justiça.

Enfim, nesta peça, o tema avassalador é o preconceito.

Tem comédia, tem três casais em busca do final feliz, tem frases belíssimas e o tema preconceito é muito presente nessa peça que amei ler. Parabéns para a tradutora e o prefácio sensacional contextualizando a história, a condição dos judeus na época em que foi escrita a peça. Nota 5/5.

Thcylla 06/12/2023

O mercador de Veneza
"O Mercador de Veneza" é uma peça teatral escrita por William Shakespeare, provavelmente entre 1596 e 1598. A história se passa na cidade de Veneza, na Itália, e gira em torno de um mercador chamado Antônio e um judeu chamado Shylock.

Antônio pede dinheiro emprestado a Shylock para ajudar seu amigo Bassânio a conquistar o coração da bela Pórcia. No entanto, o judeu impõe uma condição incomum: se o empréstimo não for pago no prazo estabelecido, Shylock terá direito a uma libra de carne do corpo de Antônio.

A peça aborda temas como justiça, vingança, amor e preconceito. Shylock é retratado como um personagem complexo, que sofre discriminação por ser judeu. A sua sede de vingança contra Antônio é motivada pelas constantes humilhações que sofreu ao longo da vida.

No clímax da peça, o tribunal de Veneza julga o caso de Shylock contra Antônio. Pórcia, disfarçada de juiz, procura encontrar uma solução que equilibre a justiça com a compaixão. No final, Shylock é derrotado e forçado a converter-se ao cristianismo.

Carina 04/12/2023

Gostei mas com ressalvas
Gostei do desenvolver da trama e dos acontecimentos, tinha tudo para ser incrivel?.até chegar ao final?..onde fiquei com duvidas se não haveria nada de errado em como tudo terminou?.se descobririam a verdade e se seriam punidos por isso?..mas como o autor não levou isso em conta ?? eu tbm ignoro o fato kkkkkk

Ewellin1 01/12/2023

Nem me atrevo a dar menos de 5 estrelas pra Shakespeare
MUITO BOM. nunca achei que fosse rir tanto lendo isso. Eu no inicio fiquei tentando prever o final e, com toda certeza, eu não esperava ler o que eu li. Outra coisa boa é que dá pra ler bem rapidinho. Recomendo.

oli_mi 30/11/2023

Ja li melhores
? O mercador de Veneza? é um clássico Shakesperiano, com bastante drama, personagens interessantes e tudo mais, porém acredito que deixou um pouco a desejar comparado à outras obras do autor que já li, eu entendo que as obras dele foram escritas há muito muito tempo ( esse é de 1600) mas mesmo assim admito que me incomodei um pouquinho com o quão estereotipado foi essa obra.

Independente disso indico a leitura para quem quer entender mais sobre Shakespeare e sua história. :)

Otavio113 27/11/2023

O mercador de Veneza
Texto adaptado em prosa, história regada de amor, ódio, vingança e dinheiro, é uma leitura curta, rápida e boa.

greek tragedy. 22/11/2023

O Mercador de Veneza é uma peça em que o humor predomina, algo que eu gosto bastante. os personagens são bastante interessantes, embora, por mais que eu tenha entendido que a peça é de uma outra época e que retrate o preconceito, eu acho que a mensagem ficou meio dúbia.
gostei da bastante do desfecho da peça também (acho que foi a inspiração de uma cena de O Auto da Compadecida).

Thaís 16/11/2023

Shakespeare era um homem do seu tempo. Por isso, ao ler, tenha em mente o histórico da época ( ano 1596)
Quando se descreve o judeu Shylock como rancoroso, mal, ganancioso como todos os judeus... leia nas entrelinhas. Isso diz mais do autor e da sociedade, do que do personagem.
E mesmo assim, há um bonito discurso do Shylock sobre preconceito de raça, o que nos leva a indagar se Shakespeare era mesmo preconceituoso.
Não é uma história com romance tampouco. Os personagens se amam e se casam sem passar um tempo juntos. Bassânio deixa claro estar se casando com Pórcia por ela ser rica, e ele está falido.
Me intrigou em uma sociedade machista a personagem feminina, Pórcia, ser inteligente e a salvadora, mas não passa despercebido que ela teve que se vestir de homem para tal.
De tudo, o tema do livro toca também sobre como podemos confundir vingança com justiça quando somos a parte atingida.

carol couto 12/11/2023

O Mercador de Veneza
Tive que ler essa obra para realizar um fichamento de resumo para a faculdade. livro de leitura fluida e passível de reflexões sobre a maldade humana e a coercitividade específica das normas jurídicas.

Maria Vitória 12/11/2023

Muito bom!
Matei minha curiosidade sobre a sabedoria e astúcia da famosa Pórcia e sobre as inúmeras inspirações que esse livro trouxe pra outros autores, mas também encontrei uma narrativa antissemita, quando a isso vamos levar em conta o contexto histórico e as reflexões trazidas.

André Lima 10/11/2023

Muito bom! Livrinho gostoso de ler, muito interessante, prende nossa atenção e ficamos imaginando o que vai acontecer....excelente.