O Mercador De Veneza

O Mercador De Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Gustavo616 07/11/2023

Clássico shakespeariano
A peça escrita por Shakespeare é um dos maiores clássicos do autor. A história envolve o embate entre Antônio e o agiota Shylock, a amizade de Antônio com Bassanio e o romance deste com a nobre Porcia. A obra conta com uma carga problemática de antissemitismo, colocando em Shylock todo tipo de estereótipo sobre judeus, ainda que contenha um dos discursos mais famosos sobre igualdade da literatura mundial.
Por fim, é importante destacar o julgamento do conflito sendo um dos casos fictícios mais célebres e referenciados, em especial pela solução trazida por Porcia.
Vale a leitura, que deve ser feita de forma a se atentar para os preconceitos e estigmas da época.
Giovani 08/11/2023minha estante
baita livro! não é por acaso que está na nota 1 do meu livro hahaha

Gustavo616 08/11/2023minha estante
Siim, lembrei da sua menção a solução da Porcia! Dali que comecei a querer ler.

MariCosteira 04/11/2023

É legalzinha a história, mas o final achei um pouco tosco. Talvez por ser adaptado e não ter tanto desenvolvimento, eu esteja estranhando as obras de Shakespeare que são um clássico.

v1toriasousa 03/11/2023

Descobri que Shakespeare não é só Romeu e Julieta
Visto todas as indicações prévias que eu tinha de Shakespeare, eu esperava que o Mercador de Veneza fosse uma dessas obras entre as "mais simples de ser digerida". Mas, ao ler, me encontrei dividida entre duas vertentes: tentar encaixar o meu raciocínio dentro do contexto ao qual a obra foi escrita, ou me deixar sentir revolta pelo antissemitismo e por toda a injustiça sofrida por Shylock.
Eu não vou me aprofundar no mérito de que Shylock, no mínimo, não é o vilão e, que de forma alguma, Antônio é uma vítima, pois me parece extremamente óbvio pelos contextos atuais e fora do olhar antissemita.
Ao pesquisar se Shakespeare era o que tratava a sua obra, cheguei ao ponto que, nesta obra, ele deixa subentendido que TALVEZ ele mesmo não considerasse Sherlock como o vilão de sua peça.
Tenho muitas considerações sobre o livro, essas que não caberiam todas nessa minha resenha curta. Mas por fim, em face do direito, me reservo a fazer apenas o comentário de que, ao meu olhar, Portia é uma das mulheres mais inteligentes já escritas por um homem e que eu li.

Laura.Michelangelo 29/10/2023

[...]" Antes que sua tolice mais cresça, desapareça. Aproveite a lição: mais tolo fica aquele que nunca abdica da própria pretensão." [...]

gi 27/10/2023

Esperava um pouco mais...
Considerando todas as obras que já li de Shakespeare, essa foi a que eu menos gostei. Temos aqui uma obra com vários enredos interligados e interessantes, mas eu fiquei um pouco insatisfeita com o desfecho da história. Um dos personagens principais sofre consequências que, ao meu ver, não condiz com seus erros. Agora entendo o motivo dessa ser uma das obras mais polêmicos do autor.

O ponto alto continua sendo a escrita envolvente e equilíbrio entre drama e comédia que somente o Shakespeare consegue fazer. Ele é um mestre nisso e aqui não é diferente. Pena que os personagens não me encantaram no mesmo nível que a parte técnica da obra.

Juliana.LaCosta 20/10/2023

Conhecendo Shakespeare
Estou querendo conhecer a obra de Shakespeare e resolvi fazer isso ouvindo audiolivros de suas obras. Gostei.

Victoria 19/10/2023

Nada de mais
"O Mercador de Veneza" é uma obra pequena, de fácil leitura e previsível.

Os personagens são superficiais e estereotipados. O desfecho da história é a parte mais emocionante, ou seja, os últimos capítulos somente, o resto é bem monótono e meio sem graça.

Recomendo como uma leitura de um final de semana.

Paulo.Diniz 18/10/2023

O livro me fez lembrar algumas cenas da história de "O Auto da Compadecida", fato que mostra nitidamente a inspiração de Ariano Suassuna nessa obra de Shakespeare.

cizibooks 17/10/2023

Releitura agradável
Reli este livro e foi tão agradável quanto da primeira vez.
Adoro essa história e recomendo a todos.

livros.dalua 15/10/2023

Como sempre, genial
Em O Mercador de Veneza, Shakespeare escreve, como sempre, de maneira genial não somente sobre a Europa de sua época, mas sobre a humanidade, transcendendo o tempo em que viveu.

Lendo a partir de uma ótica jurídica - pois pretendo utilizar a obra para embasar meu tcc em direito -, a obra é regada de aspectos legais, principalmente na área civil. Trata de obrigação contratual, responsabilidade civil, e leva a diversos questionamentos sobre a justiça, tendo inclusive um julgamento em tribunal.

Shakespeare possui uma obra vasta e rica, que em muito transcende sua época e suas poucas páginas.

Gabriela2456 03/10/2023

Leitura fantástica!
Quanta vivacidade, criatividade em um texto pequeno!
Tudo perfeito com Shakespeare. Existe uma diferença para nossos tempos, um pingo de racismo, que é corrigido e um pouco, ou tanto de preconceito. Bem devemos levar em conta a época, local, costumes, etc.
Muito divertido.

Paula1735 24/09/2023

?Antônio - Eu levo o mundo como o mundo é, Graciano: um palco, onde cada homem tem o seu papel e o meu é triste?

?Pórcia - Por minha fé, Nerissa, o meu corpo diminuto está cansado deste imenso mundo.?

?um clássico romance melancólico ao estilo Shakespeare!

Elie0 24/09/2023

Ninguém é perfeito.
Primeira obra do Shakespeare que leio. Gostei da tradução,mas acho que pode haver melhores. Houve momentos que alguns termos não se adequaram ao contexto,mas nada que impeça a leitura.

Os personagens são cheios de falhas e a verdade é que não se pode tomar partido por personagem algum.

Bassanio é interesseiro e não faz nada da própria vida. Antônio, é um mercador preconceituoso (com relação ao shyrlock)
Shyrlock é impulsionado pela vingança sobre todos os abusos que sofreu. Porcia foi dissimulada. Enfim, todos personagens têm falhas e ninguém está correto.

A obra discorre sobre; ciclo de ódio, preconceito, ego, interesse! Vale a pena leitura.