O Órfão de Hitler

O Órfão de Hitler Paul Dowswell

Resenhas - O Órfão de Hitler

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mariana 09/05/2020

História fictícia, porém muito verdadeira
O autor mescla alguns elementos e acontecimentos históricos com a trama fictícia, que retrata a história do personagem Piotr, depois nomeado de Peter, que perdera os pais e fora acolhido por uma família alemã nazista.
Essa acolhida se deu por acreditarem que ele era um exemplo puro da raça ariana, devido aos seus traços e características físicas. O livro acaba mostrando as contradições e hipocrisias de um regime ideológico totalitário, que fracassa em diversos aspectos: estudos infundados, discursos fanáticos, capacidade militar, mas acima de tudo, fracassa pela ausência de humanidade.
Uma única observação pessoal é que o livro não me prendeu muito no início, apenas no meio e final.

Day 13/06/2021

Razoável
Não gostei do ritmo imposto pelo escritor.
Não tem muita coisa que impulsione o leitor a continuar lendo. O contexto histórico é muito bem descrito, e é tão fascinante quanto é assustador ler sobre as atrocidades cometidas pelos nazistas.
Mas é basicamente só isso, porque o livro segue num ritmo muito lento e pouco interessante até bem perto do fim.

Vanessa Pipi 21/04/2020

Fácil
Leitura rápida e fácil. Não concordo com o título, deveria ser "estrangeiros" pois não me trouxe o que prometeu com o título , esperei uma trama com o próprio Hitler ???? kkkk no mais uma boa leitura infanto juvenil!

Malu 31/03/2021

Adorei
E vamos de mais um livro com a temática da Segunda Guerra Mundial. Esse livro é maravilhoso! A leitura flui de uma maneira tranquila e prazerosa. O autor teve um cuidado ao abordar o assunto do nazismo uma vez que a história não ficou presa apenas ao nazismo, ele acrescentou outros desdobramentos que deram a oportunidade para muitas situações serem construídas ao longo da trama. Diferente de outros livros da mesma temática, que abordam a visão das vítimas ou dos oponentes do regime nazista, este livro aborda o ponto de vista dos alemães que simpatizavam com o regime adotado por Adolf Hitler, nos mostrando a intensidade com que eles acreditavam que estavam fazendo o que era o certo. No meio de todo esse fanatismo, existiam pessoas que não concordavam e tentavam ajudar os judeus. Piotr (Peter) era uma dessas pessoas, apesar de ter sido adotado por uma família simpatizante do nazismo, ele começou a enxergar certos exageros cometidos durante o período e começa a se questionar a respeito de toda essa adoração. Sua aproximação com Anne e sua família o faz perceber que não é o único a pensar assim. Eu acho que todos devem ler esse livro, até aqueles que não gostam de ler sobre o tema, pois o autor ao juntar ficção com situações históricas consegue passar uma mensagem de forma mais fácil sem perder seu impacto, a narrativa não é voltada apenas para dados históricos.

Bruna 01/04/2024

O início achei bastante sem graça. O relato de um menino órfão polonês, exemplo de raça pura, que estava vivendo com uma família nazista estava sem emoção nenhuma. Até que, ele começou a ir contra o sistema. Após se juntar com Anna a história ficou bastante interessante. E no final, fiquei bastante apreensiva.

Fernanda.Nascimento 12/12/2022

Muito interessante ler sobre a Segunda Guerra pelo olhar de quem estava no centro de onde tudo era idealizado. Te faz ver os acontecimentos a partir de uma outra perspectiva, diferente da que a maioria de nós conhece. No começo a história parece que poderia ter uma conexão melhor entre os fatos, no estilo da escrita mesmo, mas depois engata. Descobri mais coisas sobre esse período tão estranho da História. A capa poderia não ter bandeiras tão grandes também, pra um desavisado não achar que você é simpatizante kkk mas muito boa a história, a perspectiva diferente com certeza é um diferencial, afinal ela se passa na própria Alemanha, quando a maioria dos livros sobre o assunto trata de outros países. Leia!

GuiCalvin 08/03/2017

Na alemanha nazista
O livro não trás uma narrariva emocionante com um final épico contra um vilão como é costume em livros. Ela tras uma simples - e assustadora - vida de um garoto que vai viver na alemanha nazista. A simplicidade trazida a narrativa faz doer duas vezes mas quando se conta como os não alemães era tratados e como os próprios alemaes se sentiam sobre isso.
Não é o livro mais emocionante do mundo, ou com a melhor drama, mas esse livro deve ser lido e vivido por mostrar de uma forma fácil e simples as atrocidades feitas pelo terceiro reino alemão.
Felipe.Doneda 09/03/2017minha estante
Excelente!

Ana Paula 18/12/2016

Impactante
Livros e histórias sobre esse período vergonhoso da história da humanidade são sempre tristes e impactantes. São em momentos de leitura como a desse livro de Paul Dowswell que nos aproximamos do pensamento nazista e ficamos chocados com ações e posturas de famílias inteiras que seguiram as diretrizes de Hitler. O órfão de Hitler é uma história de ficção, mas baseada em fatos reais estudados pelo autor.

Peter, nascido Piotr na Polônia, viu seus pais serem assassinados na Guerra e levado como órfão para uma instituição de crianças. De lá, foi levado para uma seleção racial, onde viram nele um exemplar da raça ariana. Encaminhado para uma família alemã em Berlim, Peter começa uma nova vida como alemão e começa já de início a sentir as diferenças e fortes preconceitos que os povos sofrem.

" Proibida a entrada de poloneses, judeus e cães"
Placa em um estação de trem

Peter começa a estudar e a tentar se enquadrar ao máximo na rotina da família alemã, mas não consegue evitar de sentir-se estranho ao ver o fanatismo das irmãs adotivas, a adoração a Hitler como se fosse uma entidade religiosa e a repreensão a qualquer expressão de questionamento ou dúvida ao que é pregado na escola e na família. E esse sentimento vai crescendo cada vez mais...

Lendo essa história, eu me choquei diversas vezes com passagens que defino como repugnantes. A doutrina utilizada para formar os jovens, impregnada dos conceitos de superioridade e da proibição de relacionar com não puros (a inaceitável forma de sujar a raça e gerar seres inferiores). Termos usados para nomear os não alemães, pais e mães acreditando na normalidade do tratamento sub-humano dado aos judeus, crianças cantando versões de adoração a Hitler e até árvores de Natal orgulhosamente decoradas com suásticas brilhantes.

"Noite feliz, noite feliz,
Eis que o ar, vem cantar
Adolf Hitler ergueu o país
Ouçam bem o que Führer diz...

Olhando para os rostos compenetrados dos outros cantores, via que acreditavam naquilo no fundo de suas almas. De repente, ele se sentiu muito solitário. Quanto mais pensava naquilo, mais o incomodava.(...) Alguma coisa nele não podia aceitar a adoração inquestionável, essa perturbadora fé cega que tinham em Hitler e nos nazistas.

O que traz um pouco de alívio é quando Peter encontra alemães que se arriscaram para ajudar os perseguidos. É bom imaginar que dentro de toda aquela insanidade, haviam pessoas que mantiveram a clareza de pensamento e sua humanidade e correram severos riscos com suas atitudes. Como a história é relatada do ponto de vista de Peter, temos a oportunidade de conhecer lados diferentes da história. Durante a leitura, você fica apreensivo com as ações de Peter, com medo dele ser pego e das consequências de seus atos. Você torce por ele como se fosse algo real acontecendo agora.

Esse é o tipo de livro que precisamos ler de vez em quando para sempre nos lembrarmos do perigo da fé cega, da aceitação plena e do não questionamento. Eu indico O órfão de Hitler para todos.. aos que gostam de ler sobre o tema e também ao que não se interessam por ele, pois juntando ficção com situações históricas, o autor consegue nos passar a mensagem de uma forma mais fácil, mas sem perder seu impacto.

site: http://estante-da-ana.blogspot.com.br/2016/11/resenha-o-orfao-de-hitler.html

Nubi 19/06/2016

O Orfão de Hitler
Escrito por Paul Dowswell, O Órfão de Hitler, é uma magnífica obra inspirada nas condições de vida em meio ao auge do nazismo.
Uma história envolvente, detalhada e devidamente embasada em fatos verídicos, no caso de alterações, o autor tomou o cuidado de explicar ao final do livro.
Demonstra o quão difícil é ser divergente aos pensamentos e atitutes que te cercam!
Um jovem polonês, sem nenhuma atração pelos ideários Nazistas, acolhido por uma família devota ao Fürer. Uma bela história, recomendo sua leitura, ainda mais para os apaixonados por relatos e histórias envolvendo a Segunda Guerra Mundial, como eu!!!!

Mabel 19/09/2013

E se você fosse um exemplar da então considerada 'raça pura'? E se, diante de você estivesse a oportunidade de viver uma vida tranquila e, claro, escapar da morte? O órfão de Hitler é muito mais que mais um livro que fala sobre o nazismo; é a história de vida de um garoto polonês, descendente de alemães 'puros', a quem foi dada a oportunidade de vivenciar os dois lados de uma mesma história.

Lissy B. 06/09/2010

Amei demais!
Esse livro mostra muito como era conviver no coração da Alemanha nazista e como era a política de Hitler nela. Amei esse livro, e indico ele para leitura

Dawison 29/05/2022

Os piores da 2ª Guerra Mundial
O Órfão de Hitler conta a história de uma criança afetada pelo nazismo na 2ª Guerra Mundial.
Conhecido incialmente como Piotr, somos apresentados à história do garoto e seu passado.
A inocência do personagem e as demonstrações das mosntruosidades praticadas pelo nazismo me angustiaram bastante. Além disso, a positividade dos nazistas mesmo sabendo que não há escapatória para a derrota me fez lembrar bastante da atual situação política do Brasil.
A partir da metade do livro, a história fica bem aflitiva e interessante. Me prendeu e só consegui parar de ler quando terminei o livro.
Em comparação com o restante do livro, o final é relativamente feliz, bem o contrário do que estava esperando. Ainda assim, é um bom final.

Angela Grazi 11/11/2010

Steffany Leal 30/05/2021

Resistência
Piotr era um menino que tão cedo precisou ser maduro e sábio, assim como tantos outros. Foi salvo graças a suas características arianas. Mas, por conta delas também, foi instruído a abandonar suas origens, lembranças, tudo que fosse ligado à sua antiga vida na Polônia. Um menino tão novo, mas que precisou usar sua sabedoria e inteligência para resistir.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6