Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Luds 14/12/2021

O primeiro livro da trilogia Millennium me envolveu de maneira extraordinária depois de cerca de um mês de estagnação nas leituras. Com uma aura misteriosa e envolvente e personagens que podem ser similarmente adjetivados, a história nos encaminha bem aos rumos que o autor nos destina.

Senti um pouco de falta de um pouco mais de contraste no nosso personagem principal que, por mais que tenha algumas questões em seu comportamento que podem significar algum tipo de falha de caráter não me convenceram da mesma maneira.

No geral o livro me envolveu bastante e fiquei satisfeita com o fato da história se fechar em si mesma nesse volume, deixando abertas as possibilidades para aventuras dos mesmos personagens/universo, mas com o mistério devidamente resolvido.

Aliel 14/12/2021

Tem tanta coisa acontecendo nesse livro que só lendo pra saber, praticamente só coisas ruins mas a escrita é tão boa que vai naturalmente. Isso me fez pensar muito em como as pessoas são podres e como Lisbeth Salander não é uma delas. Não importa o que eu escreva aqui, nada faz jus à tudo nesse livro.

Kamilly.Melo 13/12/2021

Não deu 5 estrelas por causa da escrita
Bom, o livro em si é ótimo, a única coisa que me incomodou foi a escrita.

Nunca tinha ouvido falar desse autor, primeiro livro que leio dele e me surpreendi até.
O livro trás dois personagens principais o jornalista Micael Blomkvst e a hacker Lisbert Salander que juntos revelam um drama que envolve a elite sueca.
Em 1966 a herdeira de um império industrial desaparece sem deixar rastros e a partir daí o patriarca da família Vanger recebe um flor emoldurada a cada ano no seu aniversário e acredita que a herdeira ( Harriet Vanger ) foi morta por alguém da própria família.

Pra quem gosta de mistério esse é o livro perfeito pra você !

Liaaaaaakskddnfibrje 09/12/2021

FODA
que livro incrível minhanossaaaaa!!!!
confesso que não fui pego pelo plot principal:/
mas ainda sim, incrível!!!
os personagens são PERFEITOS(virei cadelinha da Salander!)
todo o mistério e as investigações são viciantes e é o tipo de livro que quando você não ta lendo, ta pensando sobre.
virou um dos meus favs da vida!!!

feh oliver 06/12/2021

O melhor crime que eu já li
Stieg Larson realmente merece aplausos de pé por essa obra de arte.

Não existem adjetivos capazes de demonstrar a perfeição que esse livro é. Cada parte dele é envolvente, TODAS AS LINHAS. Ele é aquele tipo de livro (se é que existe um livro comparável) que traz complexidade de uma forma fácil de ler. Tudo é muito bem detalhado, mas de uma forma agradável! É comum que outros livros do gênero pequem muito no quesito narração dos fatos e detalhamento das informações, porém Os Homens que não Amavam As Mulheres segue a receita para fazer tudo isso perfeitamente.

O livro em si traz uma temática simples (alguém some, uma pessoa é chamada para o trabalho, a saga para a descoberta do crime começa), porém muito bem estruturada. Os fatos são muito bem encaixados, como se fosse um crime real!

Os personagens são apaixonantes, principalmente pelo fato de se parecerem pessoas reais. É muito interessante ver como as mentes deles funcionam diante de situações bem tensas. Os personagens principais são verdadeiros quebra-cabeças que eu não canso de tentar resolver.

O livro é bem gráfico sim. Tudo é muito bem narrado, de forma que algumas cenas contém muitos gatilhos. Aconselho a leitura para quem já está acostumado a ler livros com violência extrema e assuntos bem pesados, e mesmo assim indico certa cautela.

O único defeito do livro (bem pequeno, aliás) é o fato de ser muito extenso. Demorei 2 meses lendo. Obviamente que algumas coisas contribuíram para a leitura ser um pouco mais densa no meu caso, como o fato de eu estar em uma ressaca literária e também ter parado a leitura por um tempo depois de certas cenas (muito fortes). Mas acredito que o tamanho do livro seja bem justo. Cada parte, cada capítulo, cada parágrafo é necessário. Mesmo o livro sendo gigante, não tive vontade de pular nenhuma parte.

Estou muito ansiosa para ler a sequência, e espero continuar me impressionando com essa joia rara.

Luiz.Ricardo 30/11/2021

Maravilhoso
Desde a primeira vez que ouvi falar nesta história eu me interessei instatâneamente, seja pela temática policial/crime ou pela investigação em si. É um dos meus livros preferidos pelo plot twist e por ter Lisbeth Salander, uma das melhores personagens femininas existente.

Nilsinho 29/11/2021

Esse livro merece todas as estrelas do mundo!!! Que história PERFEITAAAAAAA. To aqui pensando seriamente em ir tatuar um dragão nas minhas costas agora (brinks kk).
Mas falando sério, o autor conseguiu desenvolver uma história, que ao meu ver não tem defeito nenhum e acho que todo mundo devia ler. E se alguém um dia disser que não gostou, vou ter a certeza que a pessoa estava sob o efeito de drogas pesadas e, por consequência disso, leu errado.

Amanda.Dorini 18/11/2021

Misterioso
Interessante, com um mistério intrigante que te deixa curioso. Agora, a primeira parte do livro é um pouco difícil e lenta de se passar, mas depois melhora

Hyrm 15/11/2021

a resenha vem ai
Só pra deixar registrado que eu tô impactada com a escrita do autor. É de uma genialidade que o livro se torna impecável. Muito bem escrito, zero pontas soltas, personagens com MUITA personalidade. O desenvolvimento da Lisbeth nesse livro é fora desse mundo, sério. Eu tô de cara até agora com tudo o que eu acabei de ler. Muito obrigada, Stieg. E sinto muito que não tenha presenciado as pessoas curtindo tudo o que você escreveu ? recomendo muito!

Lya 13/11/2021

bom pelos motivos errados
Tenho um dilema moral com esse livro, ele é fenomenal, a história é uma loucura, ele é enorme e mesmo assim prende muito a atenção. Mas?o motivo pessoal do autor pra escrevê-lo me deixa mal.
m4duh 15/11/2021minha estante
você poderia me dizer qual é o motivo??? nunca ouvi falarem

Lya 15/11/2021minha estante
o Larsson presenciou um caso de violência sexual e não fez nada pra ajudar a menina, criou o livro em homenagem depois de alguns anos, a Lisbeth é inspirada na menina..

m4duh 16/11/2021minha estante
nossa

Livinha 12/11/2021

Alguns homens nunca irão amar mulheres
Sinceramente? Pela primeira vez, sinto-me perplexa e emudecida frente a uma obra. Não sei minimamente o que deveria arrazoar. Stieg Larsson traduz, em cenas deploráveis e gráficas, o que homens que não amam as mulheres acarretam dentre seus mais profundos desejos. Um thriller que, a princípio, expõe um jornalista indo investigar um caso de desaparecimento de Harriet, mas, ao findar das especulações e boatos, mostra um caso de sadismo que faria até Stephen King fazer careta. Não poderia, portanto, enunciar para mais do que já o fiz, mas se tornou um livro favoritado e, provavelmente, um dos melhores do ano.
Pedro 12/11/2021minha estante
Excelente resenha, Lívia! ???
Sim, alguns homens jamais irão amar as mulheres. Para amar alguém verdadeiramente, é necessário ter virtudes como lealdade, bondade e caráter. Por serem desprovidos dessas virtudes, tais homens jamais poderão amar alguém. Essa é a triste verdade. ????
Mas algumas mulheres também têm sua parcela de culpa. Muitas mulheres sentem atração por canalhas e pagam caro por isso.
E aí, gostou da Lisbeth Salander?

Livinha 13/11/2021minha estante
Concordo, Pedro. Lisbeth me fez chorar, rir, ficar com raiva? foram muitas emoções. E não vou mentir que no final fiquei com pena. Mas já vou ler a sequência kkkkkkk

Thalita.Romolu 11/11/2021

Sempre tenho receio de ler livros muito aclamados por ser "do contra" na maioria das vezes. Adiei bastante para ler, mas valeu a pena a leitura.
Gostei da história, do mistério e apesar de eu ter previsto o final, outros fatores na história foram bem inesperados.
Só achei a leitura um pouco cansativa pela quantidade de detalhes da investigação.
Acho que por ser o primeiro livro teve muitas histórias paralelas para a apresentação e construção dos personagens.
Continuarei a saga para ver algumas coisas que ficaram propositalmente em aberto.

Paulinha 06/11/2021

Sensacional
Um suspense com a trama perfeita, te prende do início ao final, com revelações surpreendentes. Livro incrível

Keila 03/11/2021

Os Homens que não Amavam as Mulheres
Mikael Blomkvist, sócio da revista Millennium, após ser condenado à prisão por calúnia, recebe uma proposta inusitada de um chefe familiar e responsável pelos Grupos Vanger. Henrik Vanger quer que Mikael escreva um livro sobre sua família e além disso, investigue o desaparecimento de Harriet, sua sobrinha, que em uma reunião familiar no ano de 1966 simplesmente desaparece sem deixar vestígios. Apesar de anos de investigação policial, o mistério nunca foi solucionado, e para Henrick, trata-se de um assassinato.
Contra a opinião de todos, Mikael aceita a proposta e mergulha no ambiente e história dessa família, para isso, ele conta com a ajuda de Lisbeth Salander, uma mulher de aparência diferente, condenada pela sociedade, mas de uma mente brilhante.
Uma investigação particular que aparentemente não daria em nada, acaba tendo novos desdobramentos, e nisso, a vida de Mikael e Lisbeth pode estar correndo perigo.

O primeiro da série Millennium mistura jornalismo econômico, hacker, trama familiar, indústrias da construção, Bíblia, crimes financeiros e homicídios de maneira esplêndida.
Os temas se abordados separadamente já dariam um bom roteiro, mas o autor soube misturá-los e trazer um resultado maravilhoso.
Mais um livro que entrou para a lista de preferidos!

Yuririn 01/11/2021

a história é muito boa, os personagens são bem reais e tem personalidade e, embora eu tenha (milagrosamente) pego as dicas e adivinhado diversas coisas do plot, adorei a narração e o modo como foi desenvolvido. Certos assuntos foram deixados meio de lado durante a narrativa, mas entendo e não fez tanta falta, pq a ação toda do final e as revelações compensaram bem. No geral não me surpreendi tanto com os eventos do livro, mas amei a leitura e pretendo continuar a série.