Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Paula Gorgatte 07/07/2017

surpreendentemente bom.
O que falar desse livro? Há tempos estou tomada numa ânsia de ler livros policiais. Sei lá encontrei uma emoção nova, sentimentos novos e muito entusiasmo. Numa visita a livraria Cultura o vendedor me indicou esse título. Comprei sem ao menos ler qualquer crítica, fui pela sinopse e posso garantir que não me arrependo.

O livro começa com a condenação de um grande jornalista Mikael, que fora enganado, como tantos outros, e acabou por publicar uma matéria falsa que o levou a ser condenado por difamação de um financista que todos sabem ser um bandido, porém não foi possível desmascará-lo. Obrigado a se afastar da revista no qual é redator e sócio, a Millennium, recebe uma proposta inusitada, escrever uma biografia e paralelamente, porem de forma primordial, investigar e reexaminar o desaparecimento de Harriet Vanger.

Henrik Vanger quem contrata os serviços de Mikael, é inconformado com o desaparecimento da sobrinha, e nutre a certeza de que a jovem fora assassinada, mas acredita que só terá paz quando descobrir o que de fato aconteceu.

Na sua busca por informações, Mikael é apresentada a jovem Lisbeth Salander, que pelas críticas que li pós leitura, é considerada o melhor personagem do livro, porem eu discordo. Não que Lisbeth não seja um personagem extremamente intrigante, e sim pelo fato de que o livro reúne elementos suficientes bons como um todo. E eu achei a jovem mais maluca do que fascinante. Não me batam please....

Lisbeth é uma jovem brilhante, de uma inteligência fora do comum, hacker perigosíssima que trilha entre a genialidade e a maluquice. O que lhe sobra em inteligência, falta em traquejo social. Não se relaciona com ninguém, porém consegue enxergar em Mikael um amigo e se espanta com a confiança que tem no jornalista.

Eu tenho que dizer aqui que apesar do livro ser ótimo, incrível e tals, a leitura é muito chata no início, e o livro demora muito para engrenar mesmo. Eu pensei em desistir, imagina só.... Mas eu não desisti, e assim que o livro toma um ritmo mais acelerando minha curiosidade foi aguçada pela trama bem feita e escrita por Stieg Larsson.

A quem diga que Lisbeth é a melhor parte do livro, porém pra mim a melhor parte do livro é o Autor, que de forma brilhante impõe uma leitura fascinante. A ordem com que o livro é narrado, começando com uma farta riqueza de detalhes, desenvolvendo com uma velocidade boa porém o ritmo vai acelerando até tornar-se frenético, nesse ponto eu já estava enlouquecendo. E nem acreditava mais no que lia, e por fim concluindo de forma a nos deixar questionando tudo e querendo muito o volume II.

Os Homens que não amavam as Mulheres, é um livro cheio de conteúdo proibido, sabe aqueles livros que mexem na ferida? Que tocam em assuntos escabrosos, repugnantes e que deveriam ser discutidos até que fosse exterminados? Pois bem, está aí a discussão. Drogas, sexo, contrabando, corrupção, abuso sexual, morte, tortura, psicopatia entre outros...ufa. E vale a pena tudo isso? VALE CADA LINHA.

Eu detesto levantar frentes, principalmente aqui um espaço onde eu venho discorrer sobre minhas leituras, mas eu não posso deixar de falar que esse livro é mais do que um livro policial, onde se resolve uma série de assassinatos, ou então uma trama para desmascarar empresários corruptos, mas o que mais me chamou a atenção aqui é a forma como “alguns” homens tratam as mulheres.

As mulheres a séculos, veem sendo maltratadas, espancadas, violentadas e até mesmo sodomizadas por homens considerados normais socialmente. Até mesmo o próprio livro nos trás personagens masculinos que em graus diferentes maltratam mulheres. Até mesmo o Mikael, que usa mulheres para relacionamentos avulsos, pai relapso entre outras características. Os homens que não amavam as mulheres é um livro excelente com um tema escroto, mas que fora narrado de forma a envolver o leitor sem escandalizar.

A escrita é bem densa e algumas vezes até cansativa a narrativa é em terceira pessoa com narrador. Eu amei a mudança de leitura, porque hoje existe uma tendência em escrever pensamentos em primeira pessoa. Ter um narrador nos dá uma visão mais global da história.

Estou louca pelos próximos volumes.

Se recomendo? SIM
João Paulo Morais 10/07/2017minha estante
Essa trilogia é simplesmente perfeita!

Rebeca 03/03/2016

Perguntas que estão martelando na minha caixola: Como assim, eu não li antes? Vou encontrar algum livro policial tão bom quanto esse? Como Stieg conseguiu pensar e desenvolver tão bem? É possível ter a capacidade da Lisbeth? Existe algum repórter fodão (com o perdão da palavra) que nem Mikael?
E algumas certezas: Quero passar longe de qualquer família do estilo dos Vanger! Vou ler os outros 3 da série ainda esse mês! Esse livro e seu autor, assim com os casal protagonista, entraram para a lista de favoritos (não apenas uma vez, mas, pelo menos, umas 10 vezes)! Vou rever os filmes (tanto os suecos, quanto o americano) assim que terminar a trilogia (ou melhor, tetralogia).
Kendra Silveira 07/03/2016minha estante
Faço das tuas perguntas as minhas.
Quando soube que o cara morreu antes de virar sucesso fiquei injuriada!

Thiago 13/02/2010

Vale a pena!
A história é realmente impressionante! Os personagens são cativantes e conseguem fazer você pensar como eles. Só achei o final meio parado, mas no geral é um ótimo livro!
Frannie Black 26/07/2010minha estante
Tbém achei o final meio parado, mas me envolvi mto com o misterioso caso de Harriet. *.*

Lucas 17/07/2020

Depois de muito tempo (quase 10 anos) na minha lista de abandonados, resolvi dar uma nova chance a esse livro. O início bem entediante com personagens de nomes difíceis não prende ninguém. Mas quem tem força para passar por esse início ruim do livro é recompensado com uma história com muito suspense, reviravoltas e mistérios. A leitura flui de uma maneira que quando você percebe já se passaram várias horas.

Valeu a pena demais a leitura e indico para todos!
book.joys por Joyce Urbano 18/07/2020minha estante
?????

Júlia 25/06/2020

Maravilhoso!
Com altíssimas expectativas, iniciei uma leitura que me impressionou do início ao fim. Personagens muito bem criados e de grande verossimilhança. É inevitável torcer por Lisbeth. Sem ela, esse livro não seria tão tocante. Obrigada, Stieg, por essa experiência literária completamente autêntica e surpreendente.
Pedro.Gondim 25/06/2020minha estante
Meu irmão está lendo e super me recomendou.

Patrihpereira 03/05/2020

Interessante mas não pra mim
Foi uma leitura meio arrastada no começo, mas à medida que a história foi tomando forma e a investigação foi se intensificando, o livro foi ficando mais interessante. Apesar de ser bem escrito, não é meu tipo de leitura. Tem cenas e histórias pesadas demais e lê-las só me trouxe angústia. Não foi uma leitura que me deixou um sentimento bom ou uma reflexão. Foi tipo ?graças a Deus que acabou?.
Elvia 03/05/2020minha estante
Perfeito ?

Michele.Matos 08/09/2020

Millennium
Livro fantástico! Não consegui parar de ler! Aborda mistérios e personagens intensos, além de fazer críticas sociais! Ótimo!
Jamile.Almeida 08/09/2020minha estante
Lisbeth é uma das minhas personagens favoritas de livros!

Aline330 18/03/2021

Muito bom, ao ponto de não conseguir largar o livro com curiosidade dos próximos capítulos. O mistério é bem construído, e a leitura bem fluída. A única coisa que me incomodou foi o tanto que Lisbeth é um personagem estereotipado, chega a ser clichê.
Tania 18/03/2021minha estante
Li os 3 primeiros e gostei muito, já comprei o 4 e 5 mas ainda não comecei a ler....

Lucas @_olucascosta 03/09/2020

Um livraço, com críticas atemporais
O primeiro volume da trilogia "Millenium" é simplesmente ESPETACULAR! É impossível não devorar este livro!

Stieg Larsson dá ao leitor muitas informações, e de início, você pensa que é uma enxurrada de informações inúteis, mas aí ele traz resoluções para os problemas com criatividade impressionante, e sem deixar pontas soltas. Ele responde cada tópico impressionantemente. O ritmo é eletrizante, com desdobramentos e viradas de mesa de tirar o fôlego.

Não me surpreendi com a revelação de um dos "culpados", mas choquei com a revelação maior e o sentido do título do livro.

Os personagens são perfeitamente construídos. Mikael Blomkvist é um grande investigador, com um faro impressionante, mas não seria nada sem as habilidades excepcionais de Lisbeth Salander. Juntos são sensacionais!

5 estrelas, favoritado e recomendadíssimo!
Luan 04/09/2020minha estante
Os próximos são ainda melhores

Rodrigo 21/04/2021

Espetacular
Essa série é fabulosa. Não há nada a dizer que não seja: espetacular. Se você ainda não leu, leia! Vai valer a pena!
Carol - carollivros 22/04/2021minha estante
Li após assistir o filme. Muito bom mesmo!

Fabiane 15/01/2022

O livro é muito bem escrito e a história é envolvente, além disso os personagens são complexos e bem construídos. O mistério apresentado desperta a curiosidade e instiga a imaginação, me fez ficar presa ao livro e criar várias teorias, a história aborda temas pesados porém de extrema pertinência que foram tratados como tal.
Deborah Jäger 15/01/2022minha estante
Eu gosto dessa trilogia

Bruno 23/04/2022

Que livro?
Sem dúvidas, um dos melhores ou o melhor livro do gênero que já li.
Brilhantemente escrito, o livro tem de tudo.
Personagens cativantes.
Trama inteligente, complexidade e um belo plot twist.
Perfeito.
DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Gabi 18/04/2022

Estava com altas expectativas para essa leitura, gosto muito de livros de suspense com investigação, e esse é extremamente bem falado no gênero. Não sei se foi por culpa dessas expectativas que me decepcionei, mas acabei não gostando da história tanto quanto esperava. Meu primeiro problema foi com o desenvolvimento dos personagens. Acho que algumas coisas sobre alguns personagens foram meio "jogadas" na história sem serem exploradas, talvez o autor tenha deixado para usar isso nos livros seguintes, mas me senti perdida. A segunda coisa que me incomodou foi a extrema sexualização de todas as mulheres que aparecem na história. Parece que o protagonista tinha que dormir com qualquer mulher com quem trocasse mais do que três frases, sem que isso acrescente absolutamente nada para a história. O livro tem mais de 500 páginas, e se tirasse todas essas cenas desnecessárias, teria um pouco mais da metade do tamanho que tem. E por fim, não achei a solução surpreendente. O(a) culpado(a) fica um pouco na cara, principalmente se a pessoa tem costume de ler livros do gênero. Não fiquei com vontade de ler os próximos livros da série.
Caio 07/11/2022minha estante
Acabei de ler. E concordo com tudo que você falou.

Lua 14/04/2021

Parece que fazia anos que eu não lia um livro bom. Depois desse livro, muitos outros parecem preguiçosos de narrativa ou de desfecho.
Eu tinha espectativas tão altas para ler, e me surpreendi por elas serem superadas.
Essa história é marcante em mostrar como as mulheres são vistas e tratadas como objetos descartáveis dentro de uma sociedade machista + capitalista: patriarcal, como a nossa.
A personagem da Lisbeth desempenha um papel muito importante na trama, demonstrando como podemos ser desqualificadas, mistificadas, taxadas como loucas desequilibradas, quando não atendemos aos patrões que nos exigem.
Vou pontuar a personagem da Erika, pois ela faz um paralelo com a Lisbeth. Duas mulheres inteligentes, fortes, decididas, mas uma segue os padrões e a outra não. E qual a diferença de tratamento entre elas?
Já Mikael, faz outro paralelo muito interessante, que apesar de ser o mocinho da história, podemos reparar que o jeito dele amar as mulheres, é transando com elas. (Teve alguma mulher solteira que o Mikael não transou nesse livro?) (Seria Mikael um esquerdomacho?!)
Já os personagens que odeiam as mulheres, odeiam em muitos níveis, em muitas escalas, mas odeiam de qualquer forma. Odeiam as raças das mulheres, seus pensamentos, suas roupas, odeiam sua vida e sua sexualidade. Odeiam simplesmente por terem nascido sem depender exclusivamente deles para viver (ou para morrer).

No modo geral, claramente há dois livros num mesmo. Duas histórias que poderiam estar separadas, mas que caem bem juntas. Não achei o livro arrastado. Acho que o autor fez um bom trabalho apresentando os personagens e as empresas/instituições muito bem, afinal, era tanta gente envolvida que se não houvesse essas apresentações, íamos ficar perdidos.
Entrou na minha lista de favoritos.
Vamos para o próximo da trilogia agora ??
Iury 17/05/2021minha estante
O segundo é tão incrível quanto o primeiro, terminei há 4 dias e continuo extasiado. Vá ler, você não vai se arrepender.