Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Fabiane 15/01/2022

O livro é muito bem escrito e a história é envolvente, além disso os personagens são complexos e bem construídos. O mistério apresentado desperta a curiosidade e instiga a imaginação, me fez ficar presa ao livro e criar várias teorias, a história aborda temas pesados porém de extrema pertinência que foram tratados como tal.
Deborah Jäger 15/01/2022minha estante
Eu gosto dessa trilogia

Kuray 05/06/2024

Uma obra completa!
Eu li o livro ja sabendo o plot principal porque ja havia assistido o filme muito tempo atras, e só depois soube que havia o livro e era uma trilogia, mas é tão bom, que mesmo sabendo a maior parte da história foi uma leitura maravilhosa.

eu acho incrível quando encontro obras que conseguem falar sobre tantas coisas( um exemplo que amo muito é anne with an e) a historia fala sobre ética, sexualidade, dilemas morais, psicopatia , sexo, sobre grupos menores que sao marginalizados e a complicada questao de lidar com eles, e as tentativas do governo de lidar com crianças problemáticas e suas falhas.
Amei muito o Mikael e a Lisbeth, mas ela pra mim é a preferida, a construção dela foi perfeita. tudo que ela passou, e como lidou com as situações, sua forma de ver o mundo e seus absurdos sao otimas, e foi muito bom ver tambem o quanto ela amadureceu.
o Mikael é outro perfeito kkk chegar ao fundo do poço na carreira ja fez muitas pessoas desistirem , mas não ele. Sua inteligência e o instinto aguçado de jornalista, seu comprometimento com a verdade e seu senso ético o tornam muito cativante.
enfim uma história excelente, que não tenho palavras pra expressar o quanto.
ansiosa pra ler os outros.
D/\RK 05/06/2024minha estante
????????

pagan_babie 06/12/2023

O livro é bom mas não espetacular, porém no meio da leitura já dava pra ter uma noção do final, e teve uma cena em expecífico que me fez questionar muito sobre continuar o livro ou não, porque na minha opinião não era necessário tantos detalhes assim, por conta disso não recomendaria já que essa cena poderia ser considerada um gatilho pra algumas pessoas.
Tem algumas partes que a escrita é bem arrastada e depois flui e ai fica nesse vai não vai. as vezes parece muito que o protagonista ta se esforçando pra não resolver o mistério... mas assim, até que é bom (ps: nunca vi tanto macho escroto por metro quadrado).
Gabslareine 06/12/2023minha estante
Por isso larguei e não me arrependo?. KKKK

04isac 01/07/2023

Um final perfeito
A história toda foi incrível, me surpreendeu em algumas coisas e em outras eu tive um palpite exato

Mas o jeito que acabou me deixou satisfeito, um final, na minha visão, perfeito. Não deixou pontas soltas e encerra de maneira muito competente toda a caminhada do Super Blomkvist
Ana Claudia Domingues 07/07/2023minha estante
Eba! Fico super feliz,

Janaina.Vidal 05/03/2023

Suspense
Esse livro teve tantos altos e baixos que eu já estava tonta... E o plot twist então? Gente do céu, por essa eu não esperava... Só achei que o vilão teve um final ruim pelo o tanto de atrocidades que ele cometeu.. Enfim, leiam.
Wagner47 05/03/2023minha estante
Eu prefiro o primeiro livro ao segundo (apesar de ter dado a mesma nota para os dois).
Mas o terceiro é surreal de bom. Achei uma trilogia incrivelmente satisfatória (e não há necessidade alguma dos outros três livros)

Patrihpereira 03/05/2020

Interessante mas não pra mim
Foi uma leitura meio arrastada no começo, mas à medida que a história foi tomando forma e a investigação foi se intensificando, o livro foi ficando mais interessante. Apesar de ser bem escrito, não é meu tipo de leitura. Tem cenas e histórias pesadas demais e lê-las só me trouxe angústia. Não foi uma leitura que me deixou um sentimento bom ou uma reflexão. Foi tipo ?graças a Deus que acabou?.
Elvia 03/05/2020minha estante
Perfeito ?

Vitor 15/09/2010

Um novo clássico para o gênero
Esse livro é o que podemos chamar de surpresa bem vinda. Nunca havia lido um livro sueco na vida, e agora tenho em mãos uma obra-prima do gênero policial.

O romance é denso e longo, mas de uma forma diferente do que vemos nos comumentes livros americanos e ingleses. A narrativa é lenta, as coisas acontecem bem devagar, num ritmo bem cadenciado, que caiu como uma luva para o gênero. Isso não quer dizer que haja enrolação!

Não serão encontradas nesse livro, por exemplo, cenas de ação super cinematográficas ou passagens tresloucadas com explosões ou coisa do tipo. Tudo é sutil, e quando há ação essa ação é comedida perfeitamente com o que estamos lendo, sem exageros.

Os personagens são cativantes ao extremo, com destaque óbvio para os protagonistas, bem descritos e respeitados em suas personalidades. Os coadjuvantes também são destaque, pois na maioria são bem trabalhados e não parecem rasos.

Há críticas importantes na obra, seja contra a violência cometida contra as mulheres ou contra a alienação causada pelo jornalisno econômico. Gostei bastante da forma como essas coisas são tratadas.

Não existem pontos negativos óbvios, mas alguns podem não apreciar a narrativa lenta ou no mínimo estranhar (eu estranhei, mas me acostumei e gostei depois). O grande misterio do livro não é ponto principal total, diferente de outras histórias. As complicações profissionais e pessoais dos protagonistas também tem papel importante.

Concluindo: para mim, é um novo clássico do gênero, escrito de forma genial, prendendo bastante o leitor até o fim. Recomendadíssimo.
Nívia 16/02/2011minha estante
Parabéns pela resenha!

thesunrises 18/09/2010

justificativa:
abandonei sim, não nego. mas voltarei a ler daqui a uma semana quando retornar para casa (no momento estou em trânsito). infelizmente, não pude trazê-lo comigo porque AS EDIÇÕES DA COMPANHIA DAS LETRAS SÃO MUITO GRANDES E PESADAS e a minha coluna já sofre com a idade.

não é?
marina.zampieri 11/04/2011minha estante
continua lendoooo!!!

Roseli Camargo 24/02/2010

História bem amarrada. Dá vontade de ler sem parar. Quando acabei de ler essa primeira parte da trilogia imaginei : o que mais esse autor vai inventar pois ainda tem mais dois livros enormes.......
Silvia 12/03/2012minha estante
nossa amei tanto a trilogia milenio, qe não tenho coragem de emprestar os livros, é livro de colecionador kkkkkk

Thiago 13/02/2010

Vale a pena!
A história é realmente impressionante! Os personagens são cativantes e conseguem fazer você pensar como eles. Só achei o final meio parado, mas no geral é um ótimo livro!
Frannie Black 26/07/2010minha estante
Tbém achei o final meio parado, mas me envolvi mto com o misterioso caso de Harriet. *.*

Thiago Leite 21/04/2010

Surpreendente!
Stieg Larsson me surpreendeu! Sim, de todas as formas, ele foi capaz de prender aos poucos a trama de Os Homens que não amavam as mulheres e quando eu dei por mim, já era tarde. Eu estava completamente entregue a trama, devorado dada folha com uma vontade crescente de ir além, de entender de descobrir.
Em poucos livros me senti assim.
Como não querer entrar na investigação de Mikael Blomkvist, como não simpatizar com um personagem que de tão inocente chega a ser genial? Como não odiar a família Vanger e o que aconteceu com Harriet Vanger
Sem falar em Salander...
Eu confesso, nunca gostei tanto de um personagem como gosto de Lisbeth. Direta, incomum, divertida, mal-humorada, violenta, inteligente, enfim, genial. Ela vem levantar a trama, impulsionar a investigação de Mikael, apimentar o livro de uma forma que quando chegamos ao final queremos mais Lisbeth Salander.
Sem palavras eu termino desejando que todos possam em algum momento de sua vida literária cruzar com esses personagens e com o universo que Larsson criou onde, segundo Salander, não existem inocentes - talvez só o maldito Super-Blonkvist - existem níveis diferentes de culpa e responsabilidades.

Rosângela Luz 26/12/2009

Surpresa
Comprei o primeiro volume sem saber que se tratava de uma trilogia, então li e me encantei com o comportamento europeu contemporâneo, a liberalidade, o comportamento dos personagens com suas fraquezas e fragilidades,a impunidade provisória dos detentores do poder, a busca pelas tragédias do passado para que sejam esclarecidos pela paz da família, mas se não tiver os outros volumes, é melhor esperar para lê-los na sequência.