Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Otavio.Rodrigues 03/02/2021

Fascinante e Sedutor.
Após ter sido condenado por difamação em um caso contra o grande financista Hans-Erik Wennerström, o jornalista da Millennium, Mikael Blomkvist, é contratado por Henrik Vanger para ajudá-lo a desvendar o mistério envolvendo o desaparecimento de sua sobrinha Harriet, que se estende a quase quarenta anos. Como incentivo, Henrik promete ajudar Mikael no caso contra Wennerström.

Para solucionar esse mistério, Mikael irá contar com a ajuda de Lisbeth Salander, uma jovem excêntrica e com problemas de socialização, mas que possui uma perspicácia que será decisiva para o caso.

O desenvolvimento das personagens de Mikael e Lisbeth nos faz compreender muito bem cada diferença que os distingui um do outro, mas que tornou possível esse trabalho em equipe.
Mikael o cara ético, moral e disposto a fazer novos relacionamentos. Lisbeth a jovem complicada, com piercings, tatuagens, que não da a mínima para as questões éticas e não confia em ninguém. Mas ambos determinados em fazer um excelente trabalho.
Como consequência desse trabalho conjunto, Mikael passa ser a primeira pessoa que Lisbeth cria algo próximo de uma amizade real.

O ponto mais chato do livro, se posso dizer assim, é o primeiro capítulo que discorre questões financeiras sobre o caso Wennerström. Mas passando isso e adentrando no ponto alvo do livro, não há lamúrias.

Um destaque do livro é a descrição minuciosa dos ambientes, mas que não cansam o leitor com informação desnecessária. Não torna a leitura maçante.

A ideia central da obra de Stieg Larsson está em discutir e dar publicidade a violência sexual contra as mulheres na Suécia. Na entrada de alguns capítulos é possível ver percentuais de casos desse tipo de violência no país.
A descrição da violência sofrida por algumas personagens provocam horror, náuseas e indignação, bem como emociona muito.

O desfecho da trama é surpreendente. É sem dúvidas um livro bem feito e que te deixa sem palavras.

site: https://www.instagram.com/p/CEzpuYGJDrf/?utm_source=ig_web_copy_link

feh oliver 06/12/2021

O melhor crime que eu já li
Stieg Larson realmente merece aplausos de pé por essa obra de arte.

Não existem adjetivos capazes de demonstrar a perfeição que esse livro é. Cada parte dele é envolvente, TODAS AS LINHAS. Ele é aquele tipo de livro (se é que existe um livro comparável) que traz complexidade de uma forma fácil de ler. Tudo é muito bem detalhado, mas de uma forma agradável! É comum que outros livros do gênero pequem muito no quesito narração dos fatos e detalhamento das informações, porém Os Homens que não Amavam As Mulheres segue a receita para fazer tudo isso perfeitamente.

O livro em si traz uma temática simples (alguém some, uma pessoa é chamada para o trabalho, a saga para a descoberta do crime começa), porém muito bem estruturada. Os fatos são muito bem encaixados, como se fosse um crime real!

Os personagens são apaixonantes, principalmente pelo fato de se parecerem pessoas reais. É muito interessante ver como as mentes deles funcionam diante de situações bem tensas. Os personagens principais são verdadeiros quebra-cabeças que eu não canso de tentar resolver.

O livro é bem gráfico sim. Tudo é muito bem narrado, de forma que algumas cenas contém muitos gatilhos. Aconselho a leitura para quem já está acostumado a ler livros com violência extrema e assuntos bem pesados, e mesmo assim indico certa cautela.

O único defeito do livro (bem pequeno, aliás) é o fato de ser muito extenso. Demorei 2 meses lendo. Obviamente que algumas coisas contribuíram para a leitura ser um pouco mais densa no meu caso, como o fato de eu estar em uma ressaca literária e também ter parado a leitura por um tempo depois de certas cenas (muito fortes). Mas acredito que o tamanho do livro seja bem justo. Cada parte, cada capítulo, cada parágrafo é necessário. Mesmo o livro sendo gigante, não tive vontade de pular nenhuma parte.

Estou muito ansiosa para ler a sequência, e espero continuar me impressionando com essa joia rara.

Michel.sts 17/12/2021

Achei que ia ser bom e foi melhor
O livro é incrível do começo ao fim, não sei nem como descrever o brilhantismo do autor com essa história. A narrativa te prende do ínicio ao fim, os personagens são extremamente fáceis de indentificar (até porque o autor não poupa escrever o nome deles completos) e os Plots twists são impressionantes. Como já tinha visto o filme, que aliás é extremamente fiel ao livro e uma bela obra também, eu já sabia exatamente o que iria acontecer, mas o livro é bem mais rico em detalhes, que vale muito a pena ler.

Em suma, o livro é sensacional, com certeza o meu favorito de 2021 e já vou começar o segundo.

Pedro Puech 11/03/2011

Sei que é um best-seller, mas...
Um romance de ficção bem escrito, sobre um tema já muito explorado pelo cinema e pela literatura policial. Poderia ter metade das páginas, com o mesmo efeito. Duzentas páginas são gastas para caracterizar os personagens e os cenários, até que se iniciam as tramas; sim, porque são duas histórias envolvendo o mesmo personagem. O leitor fica até o fim imaginando quando elas se irão interligar. No final, fica a impressão de que o livro já acabou, e ainda não acabou. tem mais. Sei que foi um best-seller, que o autor faleceu antes da publicação, mas... Sinceramente: gostei de ter lido, mas não sinto vontade de ler os demais da mesma trilogia.
Renata CCS 23/10/2013minha estante
Confesso não ter me interessado por este livro depois de assistir ao filme. Honestamente, a trama não me cativou.

Araceli.Dias 10/06/2020

Toda familia tem seus segredos
Surpreendente, enigmática e misteriosa.
Difícil tirar da cabeça depois.
Nycole 10/06/2020minha estante
Tô doida pra ler esse

Araceli.Dias 10/06/2020minha estante
LEIAAA
Te garanto que você sempre vai se lembrar dessa história..
A escrita é tbm maravilhosa..

Tati Sakanaka 10/08/2020

Os homens que não amavam as mulheres é o primeiro livro da trilogia Millenium, um clássico thriller policial. Conta a história de Mikael Blomkvist, um renomado jornalista econômico, editor chefe e co-proprietário da Revista Millenium. Em meio de uma crise em sua carreira, ocasionada pela publicação de um artigo repleto de acusações contra um financista que lhe custou um processo por difamação, ele se vê obrigado a afastar-se da Revista para que a mesma não perdesse ainda mais a reputação já maculada.

No entanto, Mikael recebe uma proposta inesperada: Henrik Vanger, o ex-diretor do gigantesco grupo das Indústrias Vanger, quer contratá-lo para escrever uma crônica de sua família e investigar o desaparecimento de sua sobrinha neta, Harriet, de quem cuidava desde pequena. Em troca, Mikael receberia uma fortuna pelo ano que teria que afastar-se de Estocolmo para dedicar-se totalmente a esse trabalho na ilha de Hedeby, lugar onde Henrik e vários outros do clã Vanger habitavam. Visto que as dívidas que teria que pagar em decorrência do processo zeraria sua conta bancária e também que era necessário afastar-se da mídia, Mikael decidiu aceitar a proposta, mesmo acreditando que as suas investigações em torno do desaparecimento de Harriet, ocorrido ha quase quarenta anos, não daria em nada. O que teria um jornalista à acrescentar, quando a polícia já tinha utilizado todos os seus meios para tentar elucidar a questão?

Sabendo-se que o desaparecimento ocorreu no fatídico dia em que houve um acidente que causou o bloqueio da ponte de acesso entre a ilha e a cidade, as suspeitas caíram sobre aqueles que estavam presos na ilha, incluindo pessoas da própria família Vanger.

Há certa altura das investigações, Mikael busca ajuda de Lisbeth Salander, uma habilidosa hacker que trabalha em uma empresa de segurança. Lisbeth aceita o trabalho, tornando-se uma peça importantíssima no desenrolar da trama.

Esse livro,é mais do que um thriller de investigação. É um drama familiar, muito bem desenvolvido, que aprofunda-se nos diversos participantes do clã Vanger, cada qual com seus próprios demônios que causaram os rompimentos dos seus laços e a forma que isso afetou os negócios das suas indústrias ao longo dos anos.

A parte central da trama, no entanto, é a violência contra as mulheres em diversos níveis (estupros, assassinatos, sequestros). Há cenas muito gráficas, que podem ser gatilhos para quem for sensível ao tema. Confesso que, no decorrer da leitura, por diversas vezes me peguei com sentimento de raiva e frustração, por saber que essas cenas, apesar de estarem em uma ficção, fazem parte da nossa realidade.

Lisbeth Salander, é com certeza, a personagem que rouba a cena. A sua aparência “atípica” e o temperamento difícil, não é nada quando se percebe todas as habilidades que possui e por tudo que teve que passar e superar. Uma personagem forte, porém muitas vezes insegura e incapaz de enxergar as qualidades em si mesma. Me identifico com essa personagem em diversos aspectos, e acho que é por isso que se tornou uma das personagens femininas mais marcantes pra mim. É simplesmente impossível não nos pegar torcendo pela Lisbeth, mesmo quando ela se utiliza de meios ilícitos para resolver suas questões.

Recomendo esse livro para todos. Essa releitura o consagrou como um dos favoritos da vida!

Tainara 14/06/2010

Li muitas resenhas sobre esse livro. Em praticamente todas, as pessoas afirmavam que o começo do livro é lento e sem ação. Discordo totalmente. Esse livro tem algo de viciante DESDE O COMEÇO. Apesar da trama toda se desenrolar só depois da página 200, me prendi desde a primeira página. O prólogo foi suficiente pra despertar toda a minha curiosidade. E apesar de as coisas correrem UM POUCO devagar no começo, a riqueza de detalhes esconde isso. A narrativa não é cansativa, a descrição é empolgante e prende o leitor.
Em suma, é um livro maravilhoso. Algumas passagens nos dão aprendizado, identificação com alguns personagens. E no final, tem aquele sentimento de quero mais. O que fará Lisbeth? Qual será o próximo caso da Millennium? A família Vanger voltará no próximo livro? Só lendo o segundo para descobrir.

Beca 02/07/2020

"Não há inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade"
O interesse na leitura desse livro surgiu por causa de uma citação do próprio Skoob, no momento de abertura do aplicativo. Isso bastou - uma citação - para eu colocar este livro na estante como "desejado" e fazer uma solicitação de troca via Plus.

Como só li a sinopse quando o livro chegou e ligo antes de começar a leitura, a ideia que eu nutria sobre o livro era beem diferente da realidade, o que só me fez apreciar o prazer que é essa leitura!

Um romance policial bem estruturado e muito bem escrito, embora eu me pegue relendo o mesmo parágrafos, às vezes. Tem passagens extremamente brutais e secas (cenas de estupro, tortura, etc) que evidencia como a sociedade, de modo geral, é misógina. Ou seja, nutre um ódio pelo feminino, de modo camuflado, por vezes, mas sempre presente.

Que livro maravilhoso!! Forte, cru e cruel. “Homens que não amavam as mulheres” é muito mais que uma frase de efeito. Vale a pena ler. São 500 páginas de emoção. Confesso que me vi fortemente atraída por Lisbeth, e até mesmo ligada a ela, devido ao seu sentimento de inadequação.

Tive que marcar esse livro como ‘favorito’ e já estou ansiosa para continuar a leitura da série. Stieg, estou com você!

Thais.Santos 12/03/2022

Melhor que o filme!
Achei o livro muito detalhista e pude ver a fundo todas os mínimos detalhes de Lisbeth.
Referente ao assassino serial o livro dá detalhes q o filme não mostra.
Ansiosa para o próximo livro.

Juju 04/02/2022

Millennium
Eu não sei muito bem o que escrever nessa resenha , esse livro foi um misto de emoções , o inicio pra mim foi entediante e cansativo , me gastou e eu estava quase abandonando , mas aí foi ficando bom e o mistério foi realmente ótimo , mas ainda sim eu esperava mais alguma coisa só não sei o que , acho que me enchi de expetativas e nem todas foram superadas , acho que o escritor enchia as páginas de muitas descrições desnecessárias o que era extremamente chato fez o livro ter 500 páginas e ainda continuação que eu não estou nem
um pouco afim de ler , foi uma experiência e até que foi bom :/

anabi 18/02/2022

Acho que coloquei muitas expectativas e infelizmente elas não foram alcançadas.
História com muitos detalhes o que fazia a leitura muitas vezes se tornar cansativa.
Mas a história em si é bacana, faz críticas a vários assuntos atuais e quando a história está realmente acontecendo prende muito o leitor.

juderezende 08/12/2022

Denso, porém muito bom
Li pela indicação da Beatriz Paludetto, que maratonou em horas esse livro. Super entendo porque.
Apesar de o começo ser muito lento (a história em si começa a acontecer a partir página 100), quando se pega o ritmo, é impossível largar esse livro. Você quer saber o que aconteceu no passado dos personagens, você quer saber o que está a conhecendo agora e, acima de tudo, você anseia saber o que acontecerá no futuro dos personagens.
O mistério em si, na minha opinião, foi muito bem solucionado e com um desfecho perfeito. Os personagens principais foram muito bem escritos, mas acho que o autor se alongou demais no problema do jornalista.
Enfim, amei, mas não me interessa saber o que acontece depois. Li mais pelo mistério. As histórias do casal em si eu não me importei muito.

Fernanda 11/12/2022

Os Homens Que Não Amavam As Mulheres Stieg Larsson
Harriet Vanger desapareceu há 36 anos, sem deixar pistas, na ilha de Hedeby. O local é de propriedade quase exclusiva da família da vítima, que o torna inacessível para a grande maioria das pessoas. A polícia jamais conseguiu descobrir o que aconteceu com a jovem, que tinha 16 anos na época. Mesmo após tanto tempo, seu tio ainda está à procura dela. Por isso resolve contratar Mikael Bomkvist, um jornalista investigativo que trabalha na revista Millennium. O repórter não está em um bom momento, pois enfrenta um processo por calúnia e difamação. Ele aceita o trabalho, recebendo a ajuda de Lisbeth Salander, uma investigadora particular incontrolável e anti social.

Nice 19/01/2021

Um livro denso , detalhista e intrigante!
Confesso que achei o início monótono e cansativo, mas sei bem que toda a descrição de personagens e momentos foi necessária para o desenrolar da história! Mas é uma história muito bem construída e com uma boa narrativa. Enfim quem deseja embarcar na leitura de um suspense bem amarrado , com reviravoltas e um final incrível, não vai se arrepender.