Adeus às Armas

Adeus às Armas Ernest Hemingway

Resenhas - Adeus às armas

Cris 24/01/2023

Finalmente conheci a escrita de Ernest Hemingway!
Publicado em 1929, 'Adeus às Armas' de Ernest Hemingway narra a história de amor entre o tenente Frédéric Henry, um americano que trabalha no front italiano cuidando e supervisionando as ambulâncias durante a Primeira Guerra Mundial e de Catherine Backley, uma sonhadora e alegre enfermeira que traz cor à vida cinzenta e solitária de Henry.

A intensa relação entre os dois não poderia ter nascido em um ambiente pior pois o pano de fundo escolhido por Hemingway entrega dor e muita crueldade em todas as suas páginas. O relacionamento amoroso acaba se afunilando após Henry sofrer um acidente e ser levado em estado grave a um hospital. Conforme ia se curando, Catherine preenchia o vazio que a Guerra deixou em seu peito e em seu ventre trazia, quem sabe, a certeza de dias melhores, no entanto, o avançar da leitura mostra mais mais uma vez que na Guerra não há sobreviventes, todos perdem de uma forma ou de outra...

"Escute... Não há nada pior do que a guerra. Nós aqui, nas ambulâncias, não temos como perceber o horror que é isso. E ninguém consegue acabar com a guerra, porque todos já enlouqueceram. Há pessoas que nunca se dão conta disso."

Finalmente li Hemingway e agora posso dizer com total liberdade que sua escrita é trágica embora brilhante e de fácil entendimento. E claro, nem vou mencionar a atemporalidade da história porque ela de fato pode ser lida em qualquer momento quando se há a vontade de ler uma obra de qualidade com todos aqueles elementos que constituem um bom clássico universal.

Antes de iniciar a leitura, li em algumas resenhas que 'Adeus às Armas' é um romance auto-biográfico e que Hemingway modificou alguns fatos melhorando então o seu desfecho, a mim muito impressiona pois as últimas cenas entre o casal do livro emocionam de tão tristes que são. Penso eu como tudo foi trágico para o autor já que houve essa vontade e/ou necessidade de remontar sua história que de alegre não teve absolutamente nada.

Com uma narrativa permeada pelos escombros da Guerra, pude conhecer personagens bem construídos e com muita humanidade e prosa para contar. Assumo ter demorado um bocado para ler o livro, mas acho que a leitura pede exatamente isso... tempo. Não há a necessidade de apressar ou atropelar nada, é devida a atenção e o empenho lidos a cada capítulo.

Se eu tivesse algum incômodo a levantar acerca da construção da trama, elucidaria quem sabe a rapidez do romance. Em um outro livro e com uma outra temática, talvez, eu achasse tudo adrupto demais e sem química, entretanto, estou falando sobre a Guerra e a total incerteza de um novo dia, creio que as emoções se potencializam ao extremo e a vã sensação de viver um inesquecível amor ganhe uma ótica completamente diferente da usual e praticada diariamente quando não se espera a morte na próxima esquina, sendo assim, um respeitoso viva ao intenso e avalassador romance bélico.

Indico a leitura a todos, em especial aos acostumados consumidores de livros clássicos. Ernest Hemingway fez seu nome e desde então é figurinha comentada em clubes do livro etc, com toda a certeza ele foi e ainda é indispensável para a Literatura. Já escolhi minha próxima obra a ser lida e pelo andar da carruagem 'Por quem os sinos Dobram' manterá o mesmo nível e me fará sofrer igual a uma condenada, do jeitinho que eu, a dona Cris adora sofrer ao escolher mais um livrinho a ser lido rs. Lá vamos nós.

" Mas sempre matam você, no final das contas. Pode confiar nisso. Fique um pouco neste mundo, e acabará morto, sempre."
Joao.Alessandre 24/01/2023minha estante
Excelente resenha.?????. Animado pra ler!

Cris 24/01/2023minha estante
Obrigada, João Alexandre. É meio difícil não gostar do livro. Depois me conte o que achou. ?

Joao.Alessandre 24/01/2023minha estante
Sim. Depois te dou o feedback. ?

Nazrat 23/01/2023

Descrições e diálogos
Embora as partes descritivas se pareçam muito como um relatório, com descrições objetivas sobre os lugares e situações vividas, os diálogos do livro são sensacionais. A ironia, as brincadeiras, os embates e discussões que permeiam os diálogos são muito realistas e ajudam muito na imersão. Ou seja, sempre esperava as partes dos diálogos, que realmente são muito divertidos. A forma como são retratas as mulheres realmente é algo bem misógeno, embora possível de se explicar pela época em que foi escrito, mas me incomodou durante a leitura também.

Patricia 23/01/2023

Primeira experiência com Hemingway
Esta leitura foi minha primeira experiência com Hemingway e me agradou muito. Tinha um pouco mais de expectativas em relação ao que o livro realmente entregou, mas não deixou de ser uma boa leitura.

Antes de ler este autor, tinha uma impressão de que sua escrita seria muito complicado, porém não senti isso ao ler o livro. Sua narrativa é muito bem escrita é acessível a todos (pelo menos neste livro).

Quanto ao enredo, Hemingway faz uma fotografia perfeita do que foi a primeira guerra mundial e somos transportados para esta época. O amor entre o narrador e sua amada, Catherine nos arrebata em cada diálogo. Inclusive, este é um dos pontos fortes do livro: os diálogos, que são extremamente bem construídos.

Em relação aos personagens, foi aí que me decepcionei um pouco. Achei que ele poderia ter explorado mais a complexidade de cada um. Ao meu ver, os personagens ficaram muito caricatos, difícil transporta-los para uma realidade. Na minha opinião, ficaram meio vazios e sem vida. Por isso minha nota foi de quatro estrelas.

No entanto, vale a pena a leitura e, com certeza, lerei mais de Hemingway no futuro.

dani 15/01/2023

É um bom livro, você sente que a narração vai crescendo conforme o desenrolar da historia. O final achei previsível, mas foi uma boa experiência.

Isabel 30/12/2022

Excelente
Não sei nem o que dizer desse maravilhoso livro. Uma história de amor ambientada na primeira guerra mundial. Com certeza lerei mais livros desse autor.
Daniel 31/12/2022minha estante
???

Darllan.Senna 25/12/2022

Uma experiência razoável
Já no começo da obra eu percebi as similaridades entre este livro e "O Estrangeiro" do Albert Camus. Alguns elementos como o absurdo existencial e a indiferença do personagem principal ao significado das ações humanas são temas retratados aqui também.

No entanto, diferentemente da obra de Camus que é bem sucedida ao totalmente focar na vazia condição existencial da humanidade, Hemingway tenta combinar esse elemento com outros que poderiam conferir sentido a existência do seu protagonista para depois voltar a sua linha principal. Essa condução ao meu ver não foi bem feita; os temas carecem de um aprofundamento maior e a obra enfraquece.

O livro traz algumas reflexões muito interessantes em diálogos ou meditações específicas que podem valer a pena a leitura; além de trazer fortemente aspectos biográficos da vida do autor e uma descrição bem feita de todos os momentos e cenários retratados. Contudo, nem todos se sentirão satisfeitos apenas com isso. Frustrante ou proveitoso? Tudo vai depender de como o copo será enxergado.

arthur.cerqueir 07/12/2022

adeus às armas, sim, mas a morte ainda nos cerca, e as pessoas continuam quebrando, mas também continuam sorrindo, e dançam, e bebem, mas se quebram, sim, e morrem. adeus às armas, mas o que vem depois? nada.

Mimi 21/09/2022

Considerada o melhor romance norte-americano sobre amor nos tempos de guerra.

Ambientado na primeira guerra mundial.

Protagonista motorista de ambulância de front.

Eu gostei muito do livro a trama bem desenvolvida a leitura flui bem está em um dos meus livros favoritos.

#romance
#guerra
#melancólico.

Reginaldo Pereira 29/08/2022

Esperava mais?
Escrever esta resenha logo após terminar a leitura, talvez a contamine por um certo sentimento de decepção?

Foi meu primeiro Hemingway. ?O Velho e o Mar? esteve sempre na lista de próximas leituras, mas calhou de ?Adeus às Armas? ter sido minha primeira experiência com este autor. A escrita é fluida, os diálogos nos aproximam dos personagens e a história mostra um lado da guerra um tanto diferente do usual.

Mas por outro lado, tudo o que havia lido a respeito, fez surgir uma expectativa que, infelizmente, esteve longe de ser atingida? Junte-se a isso um certo exagero no ?açúcar? entre os personagens principais, e um final bastante óbvio?

Valeu a pena? Sempre vale!! Outros ?Hemingways? no futuro? Dificilmente?
Jose506 14/10/2023minha estante
Comprei esse livro numa promoção muito boa. Tem uma resenha do canal Literatura Fundamental no YT e resolvi encarar. Mais você parece não ter gostavmdo mesmo, kkk. Será que melhoraria me ambientar na primeira guerra com alguns documentários, séries e tal, daria um que a mais à leitura?

Reginaldo Pereira 14/10/2023minha estante
José, precisarei medir minha palavras pra não te desanimar ainda mais que a minha resenha!!! kkk Cara, a minha decepção não foi tanto quanto à história (e respondendo à sua pergunta, não acho que documentários melhorariam?), mas sim com relação ao estilo do autor. Quem sou eu pra dizer isso, mas me pareceu demasiado pobre, cheio de diálogos diretos sem nenhuma profundidade? e quando começam a falar de amor então, a coisa piora ainda mais?
Outra coisa é que endeusam tanto Hemingway que fui com a expectativa lá em cima, e isso fez com que a decepção fosse ainda maior?
Mas cara, leia! Leia e tire as sua conclusões e me conte depois! Torço para que sejam muuuuito diferentes das minhas!!!?

Jose506 14/10/2023minha estante
Sei que existe um paralelo com a vida do autor, mais com final feliz. Me preocupa justamente encontrar uma narrativa amorosa e melosa demasiado entre ele e a enfermeira, imaginando mais ou menos a personalidade americana na década de 20, o que eu detestaria ler kkk. Mas a vou encarar com atenção e te passo o feedback.

Ladi 01/07/2022

Hemingway é Hemingway
Num romance que se passa em contexto de guerra, essa obra do Hemingway nossa envolve e nos transporta para dentro da história. Impossível não ser comover.

thelondonriver 24/06/2022

Ave Maria que sofrimento... É o terceiro livro que eu leio do Hemingway, e acredito que só com esse eu peguei realmente qual é a da escrita dele, e não é algo com que eu esteja muito acostumada, o que acaba sendo um pouco difícil às vezes, pelo fato de que acaba sendo uma coisa meio linear, sem um só grande acontecimento. É meio como a vida né. Eu acabei gostando desse livro bem mais do que eu esperava, e acredito que essa melancolia toda dá uma beleza muito única a tudo isso.

regifreitas 18/05/2022

ADEUS ÀS ARMAS (A farewell Diary to arms, 1929), de Ernest Hemingway; tradução Monteiro Lobato.

A premiação de Ernest Hemingway com o Nobel de Literatura ocorreu em 1954. A Academia sueca assim justificou sua escolha: "por sua maestria da arte narrativa, mais recentemente demonstrada em 'O Velho e O Mar' [1952], e pela influência que exerceu no estilo contemporâneo".

ADEUS ÀS ARMAS foi o segundo romance escrito pelo autor, e apresenta muitos elementos autobiográficos. Como seu protagonista, Hemingway também participou da Primeira Guerra Mundial como motorista de ambulância. Também como Henry, ele foi ferido no conflito e acabou conhecendo uma enfermeira por quem se apaixonou. Mas, na vida real, Ernest acabou não tendo a mesma sorte que seu protagonista, já que a moça acabou não retribuindo o sentimento, como acontece com Catherine Barkley, a versão ficcional dessa mulher.

Este é considerado pela crítica um dos melhores livros sobre o conflito. Muito embora eu prefira o NADA DE NOVO NO FRONT, de Erich Maria Remarque, lido em 2020, as descrições de Hemingway sobre a guerra são as melhores partes do livro. Já o envolvimento romântico entre os personagens não me agradou tanto, principalmente por seu excessivo sentimentalismo. Também a construção da personagem feminina deixou muito a desejar. Talvez isso se justifique por ser a visão de um homem sobre essa mulher - ela é descrita a partir do ponto de vista do narrador em primeira pessoa. Falta densidade a essa mulher, e os diálogos entre ela e o protagonista são chatíssimos.

Hemingway não é dos meus autores prediletos. Infelizmente não consigo enxergar em suas obras a maestria que muitos veem. Com exceção de O VELHO E O MAR, que acho um dos textos mais bonitos produzidos em qualquer tempo, o restante da sua obra - pelo menos a parte que já conheci - acabou não impactando tanto. Contudo, ainda não me aventurei por seus contos; segundo alguns estudiosos do autor, eles são o melhor da sua produção.

Embora não tenha entrado para os meus favoritos, ADEUS ÀS ARMAS acabou sendo das melhores coisas do autor que li até o momento.
Wesley 02/06/2022minha estante
Sim, cara!
"Nada de novo no front" -para mim-, "nada de novo no front" é o melhor livro sobre a primeira guerra mundial que já li. É muito profundo.
Hemingway é muito em cenas de ação em guerras, mas ao meu ver, as cenas de romances são meio bobinha para mim. Desse livro em questão, é até legal, mas no livro "por quem os sinos dobram", as cenas de romance são agonizantes.

Paula 05/05/2022

Lindo e trágico esse romance! Vale a pena sua leitura. Dos livros q li dele, foi sem dúvida o que mais gostei.

alicemariapm 27/03/2022

Intenso
Hemingway é intenso, ele tem o poder de destruir você quando menos espera, e deixa um final parecido com a vida, inesperado, e você fica parado pensando em como alguém pode fazer isso por meio de palavras, mas ele consegue.
Não dei 5 estrelas porquê apesar de tudo alguns momentos foram massivos, mas vale muito a pena.