As fábulas de Esopo

As fábulas de Esopo Esopo...

Resenhas - As Fábulas De Esopo

1 | 2 | 3 | 4

Usagi a coelha 14/07/2022

É legalzinho.
Eu gostei mais das fábulas que envolvem os deuses gregos (que são pouquissimas) do que de fato a dos animais, que na maioria do livro, so fala deles. Sendo algumas fábulas até meio repetitivas.

Filino 30/03/2022

Sabedoria atemporal
Não é nada estranho que alguém, em certo momento da vida, já tenha se deparado com alguma fábula de Esopo. E o apanhado dessa edição não deixa a desejar: os animais (e o homem), em diversas situações, ilustram os mais variados aspectos da vida e, ao final, uma lição. Concorde-se ou não com a mensagem que cada uma delas transmite, é inegável que Esopo constitui um manancial riquíssimo para a literatura e para a reflexão.

Uma curiosidade: pelas últimas fábulas, está presente uma clássica em que um "astrônomo", observando o céu, acaba por cair num buraco. Esse episódio é relacionado pela tradição como tendo ocorrido a Tales, o primeiro filósofo.

hugo.resi 23/01/2022

Esopo: o escritor que ensina por meio das fábulas
Desde a infância, no período escolar, tive a oportunidade de ler algumas fábulas escritas pelo legendário Esopo: um dos maiores fabulistas da era clássica. Recentemente, propus-me a ler a coletânea dos seus escritos, em versão integral. Para tanto, optei pela versão da editora L&PM, por possuir formato compacto.

O mergulho no universo de Esposo foi formidável e a experiência de leitura extremamente agradável. As dezenas de fábulas apresentam uma verdadeira antologia de ensinamentos que se aplicam tanto às crianças, quanto aos adultos. Sem dúvidas, os ensinamentos apresentados nas simples narrativas contribuem para uma reflexão sobre a conduta humana.

Por se tratarem de textos curtos, essa seleta de fábulas apresenta-se como uma excelente companhia para os momentos em que se aguarda algo ou mesmo para antes de iniciar o trabalho. Por isso, deixo essa recomendação e desejo uma boa leitura!

Texto: por Hugo Resi.

Outras resenhas no Instagram: @docenteleitor

#Leitura #Resenha #Moral #Esopo #Fabula #Fábulas #DicaDeLivro #Leitura #LeitorCapixaba #LeiaMais #SouLeitor #LPM #lpmpocket

Elani Araújo 02/11/2021

Rapidinho de ler
É sempre muito bom visitar livros que nos abrem mundos e perspectivas, neste caso sobre as fábulas. Aqui neste livro aprendi por exemplo que fábulas não se tratam só de personagens animais. Essa edição da cosacnaify precisa ser reverenciada tbm. Um luxo só.

André L. Pavesi 02/08/2021

Esopo
Por trás de pequenas fábulas, profundas visões da natureza humana. Uma obra eterna, que não deve ser confundida com simples leitura para crianças.

Mfarits 21/07/2021

FÁBULAS
Este é o meu primeiro contato com um livro de fábulas exclusivamente.
Eu não vou chegar aqui e falar mal, pois esse livro traz muitos ensinamentos e tem uma pesada importância.
Mas a estrutura é muito maçante e nada fluida para mim. Se não me engano, quando peguei esse livro para ler, inicialmente, pensava que por ser curto, eu leria rapidamente e terminaria sendo uma leitura a mais.
Mas não se deixem levar pelo tamanho. É muito chão para terminar esse livro, uma vez que eu acredito que ninguém vai apenas ir lendo desenfreadamente, é um livro maçante, que exige tempo e reflexão.
Mas é um livro extremamente sábio e reflexivo. Não me arrependo de ter lido, mas foi rojão!

artvgogh 17/06/2021

Fábulas são sempre incríveis, são conselhos práticos, que nos lembram nossa infância.

As fábulas são curtinhas, mas os ensinamentos que tiramos delas podem ser ótimos.

Louca_das_leituras 01/06/2021

@louca_das_leituras
Relato:
Li ele da editora Ciranda Cultural capa dura.
MmmmmmmMmmmmmmmm
#lendo

Michele Soares 11/04/2021

"Esopo, que é da maior serventia em todos os aspectos..."
Material muito interessante e diverso por reunir textos de pelo menos dois gêneros diferentes, fábulas e romance, com excelente estudos introdutórios, sobretudo o texto da professora Adriane Duarte. É uma ótima experiência a de ler fábulas que são tão populares no nosso imaginário, tamanhas vezes em que foram reencenadas e reproduzidas em várias mídias. Algumas são trágicas, outras cômicas, enquanto em algumas moral e enredo levam à um convite para reflexão, outras são inesperadas e conduzem o leitor para uma conclusão que não se imaginava.

Sobre o romance não conhecia nada e me diverti muito, há muito de grotesco e muito de cômico. Foi ótimo ver como a arma de Esopo é a palavra que, como notou a profa. Adriane na introdução, "será o motor do sucesso de Esopo, mas também representará igualmente um risco de vida". Ele se esquiva e esquiva outros da violência apenas pelo uso da lógica, dissecando e brincando com as lacunas da linguagem encarando qualquer desafio.

Ruuh 28/12/2020

Leitura leve e rápida
As fábulas são bem pequeninas, mas muito bem resumidas, sem deixar escapar os mais importantes detalhes. E o livro é repleto de ilustrações lindas e de diversos artistas para versões anteriores das fábulas.

André 06/12/2020

A sabedoria de Esopo
Esopo compôs inúmeras fábulas que pudemos aproveitar ao longo nossa infância, enchendo-nos de alegria e sabedoria. Não tem como não voltar no tempo e apreciar esse conhecimento disseminado na cultura! Servem para reflexão, conhecimento atual, embora criado há muito tempo... Relaxe leia e curta e principalmente pense, relacionando com o que pode aprender e aplicar em sua vida!

ricardo marçal 29/11/2020

As lições da maioria das fábulas surpreendem e às vezes até chocam: não é apenas a linguagem e o campo de referências de um contexto muito distante do nosso, mas sua própria moral. Talvez essa seja uma das causas da sobrevivência de um pequeníssimo número destes fragmentos em nossa memória coletiva, entre os quais "A lebre e a tartaruga" ou " A raposa e as uvas". As fábulas envolvendo deuses e homens, por exemplo, são frequentemente desconcertantes. É a ilimitação do humano que se nos lança em rosto, completamente indiferente à nossa expectativa e estupefação.

Henrique 11/10/2020

Pílulas de Sabedoria
Datadas há pelo menos dois mil e seiscentos anos, são curtas fábulas imbuídas de sabedoria em seus respectivos desfechos. Uma leitura necessária para se reaprender a ler as vivências do mundo cotidiano.

Fica a dúvida se Esopo era na realidade uma pessoa ou várias...

joabe.lins 19/08/2020

Ler escritores antigos é achar que vivemos em um mundo de pouca novidade e muita copia.

Andreza.Pontes 25/05/2020

Esopo viveu no século VI a.C e foi citado por muitos filósofos gregos como Heródoto, Aristófanes e Platão.

Sabemos que ele foi um escravo libertado por seu último senhor, Xanto.

Embora possuísse uma aparência estranha _era corcunda_ possuía o dom da palavra e a habilidade de contar fábulas _historietas onde os animais são os personagens principais e que terminam com uma lição de moral.

Já no século V a.C estas fábulas eram citadas e editadas por vários autores e ainda 2000 anos depois, inspirando La Fontaine, na França.

Algumas de suas fábulas:
1) O leão e o rato
2) A raposa e as uvas
3) O corvo e a raposa
4) A galinha dos ovos de ouro
5) O pescador e o lambari
6) A minhoca e a serpente
7) As abelhas e Zeus

"Acho que deveríamos colocar Esopo entre os grandes sábios de que a Grécia se orgulha, ele que ensinava a verdadeira sabedoria, e que a ensinava com muito mais arte do que os que usam regras e definições." (La Fontaine).

1 | 2 | 3 | 4