O Casamento Nelson Rodrigues

Resenhas - O casamento

Tina 28/08/2016

O casamento
Partilarmente nunca tinha lido nenhuma palavra escrita de Nelson Rodrigues. Li este livro por uma sugestão da Tag, um clube de livros dos tempos modernos.
A narrativa é interessante, e a linha temporal desenvolvida pelo autor prende na leitura. Leitura esta fácil, até mesmo pela grande quantidade de diálogos que dão velocidade às cenas.
Este livro foi publicado na época da ditadura militar no Brasil e proibido de ser vendido pela mesma. Ao longo da história o autor explícita a sexualidade dos personagens fazendo desta uma leitura não apropriada para um público mais conservador.

Cacau @dra.leitora 30/08/2016

O casamento
Olá gente, bom dia. Para começar a falar desse livro, primeiro temos que falar do incrível Nelson Rodrigues, ele é um dos grandes autores brasileiros e apesar desse ser seu único romance publicado, ele é incrivelmente conhecido pelas suas crônicas, principalmente as esportivas, como descobri na revistinha da TAG, foi ele que inventou o grande termo clássico dos jogos Fla-Flu. Ele é dono de célebre frases que vocês já devem ter ouvido em algum lugar, como por exemplo:

" A platéia só é respeitosa quando não está a entender nada"
"A televisão matou a janela"
" O brasileiro quando não é canalha na véspera, é canalha no dia seguinte"

A partir dessas frases podemos ver que ele é um autor que gosta de incomodar e de tirar os seus leitores da zona de conforto.O casamento é um livro subversivo que traz uma crítica feroz a sociedade burguesa que vivia de fachada, e para a época que foi escrito era considerado pornográfico, por isso em 1966 ele foi censurado pela ditadura militar. Trata-se de um livro completo, com uma escrita veloz, onde muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, nele encontramos: assassinato, problemas de relacionamentos familiares, homossexualidade, preconceito, o problema do incesto, pedofilia, e mostra como a sociedade era hipócrita em relação as mulheres e a sua virgindade.

O livro conta a história de Sabino Uchoa, um grande empresário, dono de uma imobiliária de sucesso, que participa do roda da grade sociedade carioca. A historia toda ocorre em apenas dois dias, antes do casamento de Glorinha, filha caçula de Sabino, e também a filha mais amada por ele. Após descobrir que seu genro foi encontrado beijando o secretario do médico da família, Sabino se vê em uma enrascada, com todo o casamento preparado e perdido sem saber como proceder. Se ele contasse a filha, o casamento seria cancelado e ele passaria uma vergonha pública, além de perder todo o dinheiro que já havia sido gasto, e se ele não contasse, a filha poderia ter um casamento extremamente infeliz, além de ser maltratada pelo marido que não a amava. E você, o que faria nessa situação?

Porém, o pior é que a confusão não termina ai... Ao decorrer da história você vai se escandalizando cada vez mais com as atrocidades que são retratadas nesse livro, Nelson Rodrigues é bizarro, e extremamente bom.... É como diz a Heloísa Seixas, curadora da TAG desse mês:

" Leia sem preconceito, Todo gênio é único. É criador, é inventor, não segue padrões existentes e por isso não se enquadra em escaninhos. Nelson é livre. E é preciso ser livre para lê-lo."

Super recomendo esse livro, ele é uma critica feroz as pessoas que vivem de fachada, e que escondem por traz da educação e do dinheiro uma podridão tão grande que espanta quando é mostrada.

Espero que tenham gostado gente, e que após essa crítica, tenham mais vontade de conhecer esse incrível autor nacional! Sei que não é um livro muito conhecido, e que também não é um livro para todas as pessoas, mas é incrível e nos obriga a sair da nossa caixinha, do nosso mundinho de sempre. É necessário ter uma mente aberta para perceber toda a crítica que é feita, e se você for lê-lo com preconceito, não vai entender nem a metade que está escrito nas entrelinhas. Resumindo, esse é um livro que te faz pensar. E por favor, me deem dicas do que querem ver mais por aqui....

Beijinho, beijinho..

Isabela 31/08/2016

Proibido
Dr. Sabino é um homem rico, que vai casar tua filha caçula Glorinha com Teófilo, o que ele não esperava era receber uma noticia bombastica, com 48 hrs antecedendo o casamento, do amigo da familia Dr. Camarinha..
Teófilo, que em breve iria se casar com Glorinha, era homossexual.
A história começa dai, claro no decorrer do livro vamos encontrar algumas outras cenas que vai nos fazer rir e surpreender, eu particularmente achei o livro muito intenso, pela época que ele foi lançado, compreendemos dai o motivo que ele foi proibido.
Livro tem adulterio, sexo, homossexualismo, assassinato e com escrita bem humarada.
Pelo que notei, peguei o primeiro livro deste autor para ler, justo o que ele escreve em uma fase revoltada da vida dele, pois os demais livros, a escrita e o tema são diferentes deste.

Esperava mais em algumas coisas, achei carregado em algumas partes, mas não foi uma leitura que me arrependo de ter tido, valeu a pena. ;)

Lais Alves Beloni 07/09/2016

Nelson Rodrigues pela primeira vez.
Livro censurado em sua época, e é bem perturbador por muitos motivos:
Incesto, adultério, assassinato... Até mesmo para os dias atuais é um livro com uma história pesada.

Por ser o primeiro livro que leio desse autor, não posso falar muito do seu estilo, mas sua escrita flui, e em muitos momentos você acaba preso na leitura por querer saber o que acontece. Mas não sei se Nelson Rodrigues faz meu "estilo".

Edson.Bezerra 14/09/2016

O Casamento
Clássico texto de Nelson Rodrigues. Seguindo a lógica que, de uma forma ou outra, a condição humana flerta intimamente com a miserabilidade moral. Interessante para quebrar vitrines e fachadas que excluem o instintivo que hárm nós, para além das conveniências sociais. Bom livro.

aline vp 15/09/2016

Gostei
Interessante! Eu gostei !

Victor Vale 16/09/2016

O preconceito, o machismo, a hipocrisia e a loucura cruelmente expostas até os nervos no romance do emblemático Nelson Rodrigues. Nesta história ninguém é perfeito, muito pelo contrários, canalhas e perversos sucedem na narrativa causando risadas, angústia e asco.

Adriana1161 28/09/2016

Ufa!
Nelson Rodrigues...eu gosto!
Achei o livro bem atual, politicamente incorreto, o que tem sido bom, de certa maneira, nos dias de hoje, em que nada pode ser escrito ou falado, nem com licença poética/romântica!
É um livro simples, que fala de temas complexos. Às vezes irritante...Mas, não dá pra não continuar lendo.
É um não gosto, mas...gosto!
Foi um livro encomendado e depois censurado em pouco tempo. Talvez hj em dia passasse despercebido.
Enfim, é Nelson Rodrigues, e quando chega ao fim, dá um alívio!
Ufa!

Thirza 30/09/2016

Nunca havia lido nada de Nelson Rodrigues e gostei muito da linguagem e da fluência da narrativa. Contém vários pontos polêmicos que tornam o livro instigante. Apesar de chocar em algumas partes, o livro me arrancou boas risadas com algumas passagens. O Dr. Camarinha é hilário, trazendo verdades que não conseguimos assumir, mas que no fundo é o que pensamos também. Indico a leitura para quem quer sair da sua zona de conforto.

Monie 06/10/2016

O Casamento
O Casamento, o único romance assinado por Nelson Rodrigues e censurado pela ditadura militar. O enredo do livro gira em torno do casamento da Glorinha, a filha caçula de Sabino, um empresário de sucesso. A narrativa é permeada de conflitos sociais o que nos faz perceber a hipocrisia do ser do ser humano, não no que fala, mas o que é, pois sob o verniz social, está quem somos, o que pensamos... Confesso que a escrita de Nelson Rodrigues me chocou um pouco com sua forma de falar, mas valeu a pena! Uma leitura impressionante.