O Casamento

O Casamento Nelson Rodrigues

Resenhas - O casamento

Denise.Alberto 30/04/2018

Não gostei
É o tipo de livro q eu não gosto, que mais fala de sexo do que da historia em si. No indico para ninguem.

Vitor.Hofstetter 02/10/2018

O lado podre do ser humano
Só coisa ruim, só coisa feia.

Distratos, humilhações, tragédias, perversões e todo mundo se fodendo.

E por isso é ruim? Não. Pelo contrário, é um ótimo livro, mas tem que ter estômago para ler

Primeiro livro que eu leio dele e uma coisa peculiar eu percebi: tem uma quantidade enorme (bem maior que qualquer livro que eu já tenha lido) de diálogos. E ele tem uma ótima criatividade para os mesmos.

Paola 15/10/2018

Leitura incômoda como toda boa história de Nelson Rodrigues

Joao366 17/06/2024

Conheci Nelson Rodrigues por meio dos filmes, mas quando percebi que os textos ácidos e críticos à hipocrisia do conservadorismo brasileiro e que expunham os seus excessos eram dele, logo corri para os seus clássicos. O Casamento (romance), bem como Toda nudez será castigada (filme) coloca a estrutura da “família tradicional” à prova e mostra que se esmiuçarmos bem “em cada família, há trevas que convém não provocar”. Esse foi um dos livros que me fez querer sempre ler a próxima página para descobrir as grandes reviravoltas preparadas por Nelson para nos deixar de queixo caído e gritar “queima quengaral”. E se você gosta daquele bom diálogo revelador de personagem “à la Tarantino”, só que “made in Brasil”, esse romance, certamente, é para você!

Ernani.Maciel 21/02/2019

Nada de "politicamente correto".
É prazeroso ler algo sem a preocupação com o ?politicamente correto?. Aqui não há eufemismos. A linguagem é simples, quase toda em diálogos, direta ao ponto.

Tive contato com a obra de Nelson, até então, apenas pelas produções televisivas ou cinema. No entanto, é outra sensação, outra percepção ter contato direto com sua linguagem escrita. Li alguns autores que não souberam dar vida aos personagens bizarros, ficou tão ruim que beirou ao ridículo. Com Nelson isto não ocorre, seus personagens são bizarramente bem desenvolvidos e vivazes.

A leitura mais louca que já fiz. As reviravoltas são, em sua maioria, inesperadas e bastante sangrentas. Chamou minha atenção a preocupação de Nelson em expor, constantemente, os pensamentos impuros ou nefastos dos seus personagens.
Quase tudo no enredo está relacionado ao desejo sexual, explícito ou não.
Acredito que quem gostou da série ?A Vida como Ela É...?, gostará deste exemplar.

Nota 4/5, apenas porque não é um livro, digamos..., profundo, reflexivo; apenas um passatempo.

Aline 11/03/2019

Escatológico
É um livro que te deixa desconfortável ao ler, o enredo é bem perturbador. Quase abandonei porque não gostei do livro em si, mas a qualidade do autor não me permitiu largar. O autor foi muito capaz de provocar diversas sensações e uma forte imersão no livro. Gostaria de ler outras obras do autor, de preferência alguma mais positiva (embora creio eu que não há). Não recomendo esse livro.

Rafael 23/05/2019

Gênio incompreendido
Sim, o ser humano é sujo, vil, ardiloso, egoísta, egocêntrico e o que mais de pejorativo for possível imaginar e Nelson Rodrigues não tem medo algum de expor essa verdade na cara de quem tiver a coragem de lê-lo. Sem dúvida alguma esse é o romance mais impactante que já li na minha vida e apenas confirma o que eu já suspeitava, Nelson Rodrigues é um gênio incompreendido. Infelizmente num país podre e hipócrita alguém como ele não ganharia o espaço que merece. Talvez quando já tivermos alcançado um mínimo patamar civilizatório sejamos capazes de compreender a grandeza desse mestre. Como por ele mencionado, ler o casamento é se purgar das feridas leprosas que contaminam todo ser humano. Quantos atos impensados, quantos desejos indecorosos e insanos e quantos pecados já foram cometidos ou pensados por você? Se isso lhe aflige, não se dê ao trabalho de ler esta obra monumental, pois ela não passará de uma verdade indigesta que você não conseguirá aceitar e, por conta disso, acabará por "culpar" seu autor por conta de suas próprias hipocrisias. Agora, se seus demônios não o assustam, convide-os para desfrutar desse magnum opus!

Brand 11/10/2019

Pesado!
De toda a subversão sexual rodrigueana, creio ser este seu exemplar mais impactante. Interessante para os curiosos, um must para fãs do perturbador.
OBS: evite a adaptação cinematográfica de Arnaldo Jabor, que está repleta de cortes e censuras no pornochanchada da era ditatorial.

Josiane 18/11/2020

A escrita é bem dinâmica, sendo sua maior parte composta em diálogos. De modo geral gostei da leitura. Considero válida e necessária a exposição de aspectos execráveis da natureza humana na literatura, natureza essa que nem sempre coaduna com o ideal forjado por nossa cultura. Afinal, não basta estar convencido que algo é "errado" ou "ruim", é preciso entender porque o resultado de certas ações e crenças pode trazer prejuízos à sociedade e a nós mesmos. Penso que esse entendimento só é possível quando encaramos a realidade, sem a recusa infantil e quase paternal da censura. O que sempre me incomoda nesse tipo de proposta, e que nesse livro não foi diferente, é a construção de personagens tão caricaturados que não convencem. Os diálogos, principalmente os que envolvem Glorinha, são bem estranhos. A partir de certo ponto da leitura, algumas cenas se tornam um tanto surreais e até cômicas, o que talvez seja a proposta da história. Mas, em minha opinião, o livro seria melhor, no sentido de espelhar a realidade e proporcionar reflexões sobre ela, se houvesse, no lugar de caricaturas humanas, personagens mais complexos.

VerAnica.Cardoso 06/03/2021

Um romance que te surpreende do início ao fim, revelando escândalos e segredos, numa sociedade repleta de aparência e hipocrisia, mostrando que todos tem algo a esconder.

Taisa 21/04/2021

Leis o romance!
Se vc gosta de Nelson Rodrigues, leia O Casamento, seu único romance.
Gostei muito dessa edição, do tipo do papel, tamanho e tipo da fonte.

Arthur 03/09/2021

Nelson nunca fica a desejar, leitura boa, fácil, que nos prende e o melhor, uma crítica pesada e velada ao casamento, triste em saber que uma obra dessa foi censurada na ditadura

César Augusto 06/02/2022

Um tapa na hipocrisia
Sabino Uchôa Maranhão, dono de uma imobiliária, recebe a visita em seu escritório do dr. Camarinha, ginecologista da família, que lhe faz uma revelação bombástica: vira o futuro genro de Sabino, Teófilo, com quem a filha mais nova do empresário, Glorinha, casaria no dia seguinte, aos beijos com o enfermeiro Zé Honório em sua clínica. Metido a conservador, mas um canalha capaz de seduzir e humilhar a própria secretária, Noêmia, e guarda uma paixão incestuosa por Glorinha, Sabino fica em dúvida entre cancelar o casamento ou ignorar o fato revelado pelo médico. Até a realização da cerimônia, porém, diversas verdades vem à tona sobre Glorinha, a quem o pai não apenas deseja, mas santifica, e o próprio Sabino, culminando em uma tragédia envolvendo também Noêmia e seu amante, Xavier, casado com uma mulher cega e deformada pela hanseníase. Adaptado para o cinema em filme dirigido por Arnaldo Jabor em 1976, esse primeiro romance do dramaturgo Nelson Rodrigues escancara toda a hipocrisia social e moral que ultrapassa a época em que foi escrito (1966), expondo os podres de uma família da elite carioca marcada por incesto, adultério, estupro e abusos. Simplesmente impactante!