A Arte de Fazer Acontecer

A Arte de Fazer Acontecer David Allen...

Resenhas - Getting Things Done

Pablo 01/05/2021

Se aplicado, pode ser um divisor de águas
O conteúdo é fluido, útil e muito prático. O autor descreve o sistema, a importância dele e todas as instruções necessárias para aplicá-lo no dia a dia. Em certos momentos, pode ser um pouco cansativo ver o guia completo de organização de um sistema de arquivos físicos para um escritório, quando esta não é a sua realidade e você usa um aplicativo como o Clickup. Mesmo assim, os princípios e conceitos do sistema de organização são incríveis e eficazes, e podem mudar totalmente os níveis de produtividade do leitor.

Certamente recomendo a leitura.

Michelle.Leonhardt 08/04/2021

Muito aprendizado
O livro trata de um método de organização pessoal e trabalha todos os aspectos do mesmo. Existem muitas maneiras de organização pessoal mas considero GTD um método bem interessante.
Sim, o autor trabalha bastante com o "engessado" papel mas isso não diminui a apresentação do método, afinal, o que mais existe por aí é guias de como aplicar GTD usando x ferramenta.
As ferramentas não importam. Importa o exemplo e o detalhamentos método que é bem explicado ao longo da leitura.
Recomendo a leitura com direta aplicação das sugestões para um melhor aproveitamento.
Vanima21 24/08/2021minha estante
Sim, inclusive o próprio autor recomenda a aplicação conforme avança na leitura né? É muito legal mesmo!

Madeira 21/03/2021

Arte da implementação
Leitura densa e em vários momentos cansativa. Entretanto, deixa claro que vai além da definição de meta e visão, se propõe a efetivamente implementar. Nas palavras do autor: ?é um mapa para atingir o foco positivo e relaxado que caracteriza o seu estado mais produtivo?!
Válido pra aplicar em todos os setores de nossas corridas vidas.

Carla.Zuqueti 16/03/2021

Dicas de produtividade
David Allen, o mestre da produtividade e da organização do ambiente corporativo - escreve o famoso Getting Things Done para apresentar suas técnicas e ferramentas de como organizar melhor sua vida para tornar-se mais produtivo.

A ideia central do livro é: desenvolver os hábitos de manter tudo fora da sua cabeça, decidir ações e resultados logo que cada situação apareça e não depois e revisar e atualizar regularmente o inventário completo dos veios abertos da sua vida e do seu trabalho.

O interessante é: as ferramentas que Allen apresenta não são de nenhuma forma revolucionárias, incrementadas de alta tecnologia. Acredito que a principal questão seja a disciplina.

Não é fácil ser organizado o suficiente para manter esse método. E as pessoas que mais precisam dele, são as mais relutantes em segui-lo. Porque exige uma disciplina diária que, até tornar-se hábito, da um pouco de trabalho no dia a dia.

Mas manter a mente livre para abraçar o novo e dedicar-se exclusivamente a uma atividade de cada vez tem benefícios comprovados cientificamente. Não somos multitarefa. Ao fazer duas coisas ao mesmo tempo, o trabalhar em um projeto com a cabeça em outro, não demonstrará todo nosso potencial criativo.

É um livro interessante para reler continuamente até torná-lo hábito.

Demorei bastante para ler esse livro, sou um pouco desorganizada, mas principalmente: gosto de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Dedicar-me a um único assunto por vez é algo que preciso desenvolver Alguém mais gosta de ser multitarefa? Como encaram esse desafio?

cecilia_brito 09/03/2021

Um manual direto
A escrita do autor é muito mais madura e assertiva do que na sua primeira edição, os insights e o método oferecidos nós livros são sublimes, é um passo a passo quase sem furos para você ter uma vida mais tranquila. Como o próprio autor recomenda esse livro vai para as minhas referências.

Lucas 06/03/2021

Fiquei perdido e terei de reler (?)
O livro começa muitíssimo bem, com insights interessantes e a apresentação de um sistema promissor. Contudo, depois ele começa a dar várias voltas.
3 coisas que não gostei: a estrutura de capítulos e tópicos, a falta de imagens/quadros explicativos e uma certa redundância de assuntos.
Talvez eu precise de fato reler o livro ou retomar seus pontos principais.
As últimas 100 páginas foram uma confusão. Já não sabia mais do que estava a se falar, os temas estavam embaralhados em si, as dicas de vida pessoal e corporativa estavam misturadas.
A quantidade de listas é... É o que é. Pelo tudo que li e pesquisei, funciona. Mas como o livro mesmo disse, demora mais ou menos 2 anos para implementar efetivamente o sistema!!!
Não foi uma leitura ruim. Admito não ser meu gênero predileto (muito longe disso, na verdade), mas sei que ele tem grande valor e posso extrair boas informações dele. Só que isso vai demorar. Não pretendo revisitar tão cedo ele.
Recomendo a leitura? Não sei.
Vanima21 24/08/2021minha estante
Oi! Não sei se você conhece, mas tem uma pessoa chamada Thais Godinho que tem um blog e um canal, ambos extremamente bem conceituados, onde ela inclusive atualmente está fazendo um estudo ativo desse livro e tem também uma Playlist ensinando na prática a implementação. Talvez te ajude a entender mais! É através dela que o conteúdo desse livro está sendo tão claro pra mim! Porque é uma leitura muito densa, de fato.

Vanima21 24/08/2021minha estante
Ah desculpa, esqueci de passar, o blog e o canal chamam vida organizada.

Guilherme.Miranda 21/02/2021

Grande aprendizado
O método descrito pelo autor tem muitos aspectos simples que podem trazer grandes ganhos. Se aplicado com mais detalhes, pode atingir resultados ainda maiores. O livro em si é muito bem escrito e explica bem o que se puder fazer para aplicar o GTD.

Senhorita Universo 09/02/2021

Didático
Um livro didático e bem explicativo sobre as formas de se organizar.
Não me arrependo de ter lido ele, embora ache que precisarei lê-lo novamente daqui para frente, para absorver mais ainda.

É muito informação dada

Vick 02/02/2021

Método para se organizar
O autor mostra o Método GTD "Getting Things Done" e os passos para implementá-lo. Os primeiros três capítulos dão um panorama geral do método, e os outros vão nos dando detalhes de cada etapa do processo. Não é um livro só sobre como ser mais produtivo, mas sim como se organizar de uma maneira eficiente e, consequentemente reduzir seu estresse e ansiedade.
Confesso que não gosto muito de livros auto-ajuda e como ser mais produtivo, trabalhe enquanto seus concorrentes dormem etc., mas esse livro se mostrou MT mais que isso. Eu implementei o método e vi diferenças no meu dia a dia, e principalmente uma redução na ansiedade. Só com um exercício que ele propõe nas primeiras páginas do livro você já tem uma ideia do que está por vir, já clareia muito suas ideias, você se sente mais leve.
Outro ponto positivo é que ele deixa claro que não precisa implementar tudo do método. Então tenho certeza que algo do livro vai te ajudar, como a regra dos 2 minutos!

João Vitor 27/01/2021

O livro definitivo para a organização!
A meu ver, esse livro tem o potencial de ser a base da organização, planejamento e workflow de todas as pessoas. Embora ele pareça difícil, com muitos detalhes para implementação, o autor repete constantemente os princípios mais importantes. A questão-chave é que, com a lógica básica do método GTD na cabeça, é possível desenvolver um sistema de organização funcional com quaisquer ferramentas que você quiser, digitais (apps, tabelas etc.) ou físicas (papéis, blocos, fichários etc.). Vale a pena dar uma chance pro livro e voltar para ele como material de referência conforme você busca ir implementando o método.

Wallace.Randal 25/01/2021

O livro companheiro para a vida
É a terceira vez que li esse livro na minha vida, e certamente não será a última. lê-lo de tempos em tempos me faz relembrar do essencial necessário para manter meu sistema de organização em andamento e funcionando. Recomendo demais a leitura, este livro é um dos que posso chamar de companheiro para a vida.

Davi 07/09/2020

Um pouco datado e poderia ter 200 páginas a menos
Os contras logo: A leitura é extremamente repetitiva e se mostra um tanto ultrapassada. O autor tem um foco muito grande no uso de papel, falando em arquivo físico, impressão de documentos, etc., o que certamente fazia muito sentido quando o livro foi lançado (2001), mas o armazenamento virtual é a prioridade nos dias atuais. Os capítulos finais não trazem nada de novo e são completamente desnecessários. E a escrita... Várias e várias histórias da vida pessoal/profissional do autor que não adicionam nada ao método e muitas frases repetidas durante o livro.

O que pretendo aproveitar do método: A revisão semanal, a noção chegar a um ponto de "voo de cruzeiro" na forma como organiza suas listas de ações/lembretes/projetos, os lembretes por contexto (telefone, no computador, no supermercado, etc.) e o hábito de pensar sempre em "qual a próxima ação?".

cecilia_brito 18/08/2020

Incrível
O livro é muito bom com várias dicas, insights e o método que é sensacional! Embora pudesse ser mais didático, o livro se torna mais fácil de ler à medida que a leitura avança. O David Allen traz muitas reflexões pertinentes a nossa sociedade, seu método é muito bem estruturado e o livro tem uma boa quantidade de exemplos, embora pudesse explorar o método sendo usado por diferentes pessoas em diferentes realidades.