A Arte de Fazer Acontecer

A Arte de Fazer Acontecer David Allen...

Resenhas - Getting Things Done

Guilherme.C 26/03/2017

Difusivo
O livro é ótimo. Traz uma boa ideia e muito funcional. Porém, dá pra pegar o conceito e implementar já na metade do livro, tornando-o prolixo. Para quem quer se profissionalizar, é interessante ler tudo, mas para alguém, como eu, que apenas quer uma base do conceito para implementar na vida cotidiana simples, os início dele já basta. Abandonei por ter muitas outras coisas pra ler, mas recomendo para todos aqueles que querem ter sua vida organizada de forma prática e funcional.

Andre.Luiz 19/03/2017

20/06/16 - 23/07/16
já conhecia o método, mas comprar o livo me fez aprofundar no tema, foi muito importante.

Karen 06/02/2017

Pra quem tem excesso de tarefas
Fazer acontecer o quê?
O que você quiser, em qualquer campo da sua vida: pessoal, profissional, familiar, espiritual e o que mais você inventar que levar pouco ou muito tempo para finalizar.

E fazer acontecer, como?
Tire um dia para organizar sua mente: pegue um papel e faça uma super lista de tudo o que estiver pendente e que te perturba, que são os seus "laços abertos". Pode ser que você leve umas boas horas para terminar de fazer a lista. Se precisar, vá até a página onde consta "Gatilhos de Pendências" para dar conta de se lembrar de tudo em todos os campos. Agora, defina o próximo passo para todas as ações. Se a ação levar menos de dois minutos, faça no mesmo momento. Você também deverá categorizar suas ações, montar um arquivo de referência, pensar em um sistema portátil para não perder nenhuma idéia ou input que receber, montar um calendário com eventos (só eventos definidos de fato), montar um sistema de agenda permanente (sistema "tickler", ou calendário permanente), fazer revisões semanais das suas listas, entre outros muitos modos de fazer acontecer. Dá para se organizar muito bem. E o importante nisso tudo é definir o que é "feito" para cada ação, de modo que você determine o fim para cada coisa.

É um pouco de trabalho pra organizar as tarefas, não?
Sim. Vale a pena implementar tudo se você for um executivo chave na sua empresa (o dono, o presidente, ou gerente de projetos) e quiser ter uma visão ampliada de tudo o que se passa, inclusive para ajudar a formular estratégias de desenvolvimento. Já se você for um executivo e pessoa mais comum, de vida mais simples, o que vale muito a pena implementar é a regra dos dois minutos.

Monika 28/08/2016

Um livro para ser lido e relido
O primeiro passo para quem pretende seguir o método GTD. Não é um livro para ser lido e descartado. Você com certeza vai consultá-lo várias vezes. Apesar de existir a versão digital, acredito que é o tipo de livro para se ter em mãos, grifar, folhear...dê preferência a versão física.

Janayna 18/08/2016

Recomendo muito
Para os que ainda não foram apresentados ao universo do GTD (getting things done), recomendo fortíssimo a leitura desse livro. Trata-se de uma técnica de gestão de produtividade fantástica, por meio da qual aprendemos a utilizar melhor o tempo a nosso favor e, de fato, fazer acontecer. Chega de procrastinadores, de sabotadores da vida e da criatividade! Com o método, dá pra gente ter uma qualidade de vida melhor. Mas é claro que nem tudo são flores. É preciso uma leitura calma e uma prática diária e de médio prazo. Este não é um livro para aqueles que querem resolver seus problemas de organização pessoal e profissional da noite para o dia. A técnica exige prática e uma certa experiência. O livro em si é muito bom, mas sem a prática do dia a dia, complementada por workshops presenciais ou online, fica difícil implementar de fato.

Felipe 15/06/2016

Aliado ao bom senso... Genial
Li a crítica de alguns colegas, ponderei e continuo pensando: excelente livro. Li o texto original, não sei sobre possíveis alterações na tradução que poderiam acarretar uma perda de significado.

Bom, o autor já deixa claro desde o princípio que sua intenção era a de tirar da nossa cabeça os "open loops" (sabe aquele pensamento do tipo "como vou pagar aquela conta?", "pra quem preciso ligar amanhã? "....), pensamentos atrelados a tarefas ou qualquer tipo de coisa inacabada no futuro, e organizá-los em um sistema eficaz e organizado para que nossa mente possa atingir o estado de" calma como a água", o estado mais produtivo segundo o autor.

Li críticas sobre a falta de atualização da obra, mas, basta um pouco de bom senso. O que se fala ali é de uma mentalidade, uma idéia e não apenas um "faça isso ou aquilo". Eu, por exemplo, uso o método com o Evernote, não precisei ler isso no livro.

Apenas achei a leitura um pouco cansativa. Parei, fiz anotações, fiz marcações.... Com todo o esmero. Não recomendo. Anote apenas o conceito geral. Se não se importar com o trabalho, aí, arrisque.

Concluindo.... Vale a pena!
Alana 29/06/2016minha estante
Legal, não sabia desse livro. Já quero ler..

Daniel.Simoes 25/04/2016

Apresenta processos simples que ajudam a organizar o trabalho: coletar, processar, organizar, executar. Quem seguir as lições deste livro conseguirá realmente fazer muito mais do que jamais imaginara.

Caroline 12/03/2016

Olhando para ao redor
Analisando friamente ao seu redor, existem inúmeras possibilidades, e formas de organizar-se. David Allen criou a fórmula para que o estresse da bagunça desapareça, tornando o prioritário e seguro.

Leitor-gbn 10/02/2016

Fazer acontecer!
David Allen trata da metodologia de produtividade batizada como GTD (Getting Things Done). "Fazer acontecer" é a sua maior preocupação.

É um livro abrangente, mas operacional e muito pormenorizado. Trata de pastas, arquivos, classificações. Aborda processos para organizar de tarefas diárias para executarmos de forma concentrada, empregando nossa energia criativa onde realmente é importante: no FAZER. Além disso, apresenta diversas técnicas para lidarmos bem com aquilo que "não estamos fazendo" (não devem nos perturbar). E manter a mente "leve como água"! Entendo sua aplicação como uma forma de "reduzir o estresse mental" e "aumentar a capacidade de fazer as coisas".

Excelente livro sobre produtividade!

(Deixei um link sobre um texto que escrevi quando iniciei meus estudos sobre GTD. Espero agregar!)

site: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-obvio-e-fazer-o-tempo-enquanto-aliado-na-execucao-de-tarefas/88609/

Walter.Cunha 04/02/2016

Bíblia da Produtividade
Livro indispensável para que busca aumentar a produtividade pessoal.

Francisco 22/01/2016

Tempo de Reflexão
Minha Avaliação - A arte de fazer acontecer (nova edição)

Adquiri essa nova edição devido às expectativas de que a obra seria revisada, mas foi uma decepção, pois apesar do método ser eficaz (os conceitos são ótimos mas a aplicação prática deixar a desejar, assim como a redundância de informações é frequente), continua sendo um livro mal escrito principalmente por:

.: Perder-se na prolixia (redundância presente em diversos pontos do livro)
.: Não focar nos aspectos práticos contemporâneos (aplicação em ferramentas digitais genéricas)
.: Carecer de um projeto didático eficiente (faltou um profissional experiente para revisa-lo e reorganiza-lo)

Em plena era da informação, não se adequar às ferramentas disponíveis no mercado torna a obra limitada.

Em alguns momentos o texto chega a ser confuso pois o leitor, iniciante do método, não tem o delineamento claro entre os modelos dos 4 critérios e o Tríplice, ocasionando confusão na aplicação.

Em outros, nega a realidade, como por exemplo, quando cita que "não existem interrupções - há apenas inputs mal gerenciados". O autor nega a própria afirmação poucas páginas adiante quando admite sua existência e afirma que são inevitáveis dizendo "As pessoas costumam reclamar das interrupções que as impedem de trabalhar. Mas elas são inevitáveis."

Outro exemplo de contradição é o parágrafo: "Fazer o trabalho à medida que aparece é seu maior trunfo competitivo e a chave para a sanidade, dependendo do seu estilo de vida." Se assim o fosse, para que precisaríamos do método?

Em muitos momentos do livro tenho a sensação de não estar fazendo uma leitura fluida, mas sim arrastando um caminhão através de uma corda, com minhas próprias mãos.

Um bom revisor teria percebido esses detalhes negativos cruciais...

E diversos outros pontos confusos, análogos, poderiam ser citados.

Durante boa parte dos anos de uso do método fui um purista, mas gradativamente fiz adaptações no método (que mudam inclusive alguns conceitos fundamentais) tornando meu dia realmente produtivo.

O método não leva em consideração o problema de uma enorme quantidade de tarefas recorrentes que não podem ser delegadas, por exemplo, o que motivou-me às adaptações citadas.

Coloque a edição anterior ao lado desta e verá que as diferenças são mínimas. Quem já tem a anterior vai desperdiçar dinheiro comprando esta.

Ao observar a equipe técnica responsável no Brasil, notei a presença de uma "pseudocelebridade" e pude entender o motivo pelo qual o resultado final não poderia ser diferente...
Flavinha 14/03/2016minha estante
Francisco, você expressou exatamente a minha visão deste livro. Conheci o método GTD no fim do ano passado pela internet. Interessada em implementá-lo comprei o livro mas foi frustrante. A leitura é confusa, prolixa, redundante. Arrastei a leitura da primeira parte na esperança de que a segunda parte me surpreendesse, mas infelizmente isso não ocorreu. Lamento pois percebo que o autor e seu método são amplamente reconhecidos, mas o livro deixa muito a desejar.

Marconi Brasil 16/02/2017minha estante
Isso! O livro é ruim. Li outros sobre o método e são melhores, mais práticos. O método funciona, mas concordo contigo sobre o "culto à celebridade" que envolve o autor e seus "fãs". Abraços.

Luiz1385 28/07/2023minha estante
@Marconi Brasil, tudo bem? Pode citar por favor os outros livros que leu e gostou sobre o método?

Henrique_ 12/01/2016

Regular
Como todo livro que ensina uma metodologia, deve-se ter paciência e sempre imaginar situações onde possa aplicá-la no futuro, no caso, em sua vida. O livro começa até bem motivacional. No entanto, vai se tornando muito enfadonho e comecei a me perder na quantidade de tarefas que devem ser feitas. Perde-se mais tempo para operacionalizar e manter a metodologia GTD - Get Things Done funcionando do que ganha-se tempo com ajuda do funcionamento do método.
Considero bastante motivacional imaginar como a proposta pode se concretizar e trazer resultados, que, para mim, o maior deles é esvaziar a memória RAM da minha cabeça e deixar minha mente mais hialina possível para novas ideias, para pensar com clareza e ter discernimento do que precisa ser feito, como ser feito e quando ser feito.
Por outro lado, o livro é tão procedimental e descritivo que eu me perdi e chegou um ponto que eu não sabia o que era para ser feito, em que etapa eu estava, etc. Acabei desistindo de implementar a metodologia.
Recomendo o livro a quem quer começar a "destralhar" a vida e a começar a ser organizar dentro de uma perspectiva abrangente. Conhecer esse método é de grande valia para quem é indisciplinado e não cumpre os acordos que faz a si mesmo. Mas é desafiador aplicar o método tal como é descrito.

Luciano 27/08/2015

Conceito ótimo, livro ruim.
Comprei o livro há alguns anos, pois já tinha lido resenhas sobre ele e visto vídeos sobre o assunto, inclusive um com o próprio autor explicando o conceito numa palestra de aproximadamente uma hora. Na época achei sensacional! Como pessoa totalmente desorganizada, as ideias apresentadas me ajudaram demais! Depois de uns poucos anos ainda utilizo coisas que aprendi com o método.

Mas... não sei se por tentar implementar tudo à medida em que eu lia o livro, ou se pelo modo como o texto foi escrito, não consegui passar da metade das páginas.

No final das contas, não achei que precisava. O que eu tinha aprendido até aí já era o suficiente para mim. Já estava funcionando. E me pareceu que a segunda metade era só repetição e exemplos específicos dos conceitos apresentados. Achei chato, burocrático e empresarial demais.

Hoje dei uma folheada pelo livro todo e minha opinião continua a mesma: O primeiro 1/3 ou 1/2 do conteúdo é o que preciso.

Dou 3 estrelas porque o livro fica muito chato depois que a ideia básica é apresentada, mas o conceito pode te ajudar muito! Por mais que você tenha que adaptá-lo ou que só o aproveite em partes.

Vale a pena pelo menos dar uma olhada.