A Arte de Fazer Acontecer

A Arte de Fazer Acontecer David Allen...

Resenhas - Getting Things Done

Edilvani 26/03/2019

Alívio para o cérebro
O método ensinado neste livro traz paz e clareza para lidar com os diversos projetos que aparecem em nossa vida todos os dias. Adorei o livro e vou continuar utilizando como consulta.

Ju 24/01/2019

Poderia ser mais prático e enxuto
3.75*
O método parece interessante e promissor (ainda estou tentando implementar), mas acho que o autor enrola e se repete muito. Além de se gabar da eficácia do GTD o tempo todo.
Gostaria que ele trouxesse mais exemplos práticos também, ao invés de só ficar falando o quanto o método é incrível e muda vidas.

Paloma 09/04/2018

Desconforto necessário
Fiquei conhecendo sobre o método GTD através do canal da Thaís Godinho do Vida Organizada e fiquei muito curiosa para entender melhor como ele funcionava. E o livro foi uma surpresa porque não foi nada do que eu esperava. Ao invés de encontrar um livro com algumas fórmulas padrão de auto-ajuda, o livro A arte de fazer acontecer é extremamente detalhista e minucioso. O autor enfatiza a questão do como colocar a mão na massa para tirar tudo da sua mente e poder focar no que realmente importa. Embora sua leitura tenha causado um certo desconforto, porque ele é muito operacional em diversos momentos, me fez refletir sobre a organização da minha própria vida. Essa primeira leitura foi só para conhecer sobre o método, já estou com a intenção de relê-lo para aplicar o método no meu dia a dia. Vale a pena conhecer.
Luiz Junior 02/07/2018minha estante
Então aumente essa pontuação rss

Paloma 02/07/2018minha estante
Luiz achei interessante mas não tão bom assim! Quem sabe em uma releitura eu o aproveite mais.

Marceli.Machado 07/09/2018minha estante
Nossa, qdo me indicam um livro eu vejo a nota que ele tem aqui no Skoob. Se for menor que 3, por questão de produtividade, eu nem o coloco em minha lista.
Daí resolvi ler o seu comentário e, se eu não tivesse visto a sua nota, eu diria que seu comentário é de uma nota de, no mínimo, 4 estrelas.

Paloma 11/09/2018minha estante
Marceli acho que minha resenha e minha nota foi meio conflitante porque eu na realidade tive sentimentos confusos sobre o livro. Eu achei que seria bem mais interessante do que foi mas como eu não apliquei de fato o método e ouvi boas recomendações repensei a leitura e achei melhor dar uma segunda chance futuramente.

Carolina 01/03/2018

Combate à procrastinação
Ótimo livro para quem acha que tem muitas coisas pra fazer e não tem tempo. Ou seja, no livro você aprende a processar as tarefas do dia a dia e realmente conseguir concluí-las. Contribuição muito importante para os procrastinadores da vida!

Aprendi muita coisa e recomendo!

wall 25/02/2018

Clássico da área de produtividade e organização pessoal. Trás grandes dicas para alinhar os valores pessoais à tarefas do dia a dia, mas peca aonde livros do estilo costumam pecar: presunção absurda.

Renata 05/02/2018

Essencial
É um livro que todos que possuem uma vida dinâmica e moderna devem ler. Não é um manual de organização, mas a descrição de uma metodologia de trabalho e de vida que visa a propiciar o indivíduo a alcançar os seus propósitos de modo consciente e leve.

Raquel Comunale 25/01/2018

David Allen aborda nesse livro um processo muito bem detalhado para dividir, organizar e otimização qualquer ação da sua rotina chamado GTD (Getting things done). Com trechos bem detalhados, explicações pontuais e sugestões o autor te orienta a começar a utilizar esse processo para facilitar sua rotina.

Gostei muito do nível de detalhe e dos exemplos que o autor dá contudo confesso que adaptar isso para a minha rotina seria um pouco complexo. Utilizar o GTD exige um grau de detalhismo que, infelizmente, eu não conseguiria trabalhar. Mas o livro traz vários insights bem interessantes que podem sim ser adicionados pontualmente ao meu processo com o intuito de otimizá-lo.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/

Pri 14/01/2018

Resumo
GTD: captar, limpar e concluir.
Como iniciamos o processo:
1- Projetos em andamento
2- Áreas de foco e responsabilidade
3- Objetivo para 1 ou 2 anos
4- Visão de longo prazo
5- Vida

"O melhor lugar para você alcançar o sucesso é onde você está , com o que você tem. " Charles Schwab

Existem uma imensa quantidade de livros de negócios, modelos, seminários e gurus. Então porque após ler ou seguir os métodos fracassamos?
O excesso de distração no dia a dia não permite que mantenhamos um nível elevado de foco.
Sistemas de organização pessoal ineficaz gera mais stress. Metas que não condizem com a realidade.
Focar nos resultados que se deseja alcançar e aos valores pessoais é um exercício de muita relevância. Criar critérios sobre o que deve parar de fazer e os que merecem mais atenção em meio ao excesso de opções.
O caos não é o problema, o que importa é quanto tempo leva para encontrar a coerência. ( Doc Childress e Bruce Cryer)
O modo como reagimos as circunstâncias influência o nosso cotidiano. " Qualquer coisa que o leve a reagir de modo exagerado pode te controlar e geralmente o faz." Responder de maneira inadequada aos seus emails, aos filhos, chefes o levará a resultados menos eficazes do que você gostaria.
Espero que se inspire a refletir sobre os seus padrões a respeito de quanta pressão vai tolerar, sabendo que tem as técnicas que vai reduzi-la.
As pessoas até criam listas ( nem todas apenas algumas) mas meras numerações de itens, tornam-se lembretes parciais de um monte de coisas não resolvidas e ainda não convertidas em resultados e ações ( ou seja, os detalhes do que de fato deve ser feito)
A maioria das pessoas só faz a lista quando a confusão fica insustentável e elas precisam resolver a situação, mas se limitam a fazer uma lista restrita ao que as está incomodando no momento.
Outro ponto importante é o gerenciamento de contatos: nomes / telefone / e-mail/ data de aniversário.
Em termos profissionais: registrar datas de admissão/ avaliação de desempenho/ metas e objetivos, além de informações relevantes para o desenvolvimento da equipe e fins legais.
Criar listas ( pode ser em um app)
* Comidas - receitas, cardápio, restaurante, vinhos
*Filhos - atividades a fazer com eles
* Filmes a assistir
* Viagens de fim de semana, férias
Seu calendário deve estar confiável e as listas de próximas ações atualizadas, são basicamente duas únicas coisas a se gerenciar a cada dois ou três dias.

Edson Camara 02/10/2017

para quem deseja aumentar a produtividade em sua vida de uma forma geral.
O livro de David Allen que apresenta seu método para fazer as coisas acontecerem chamado GTD, Get Things Done não é uma receita mágica e fácil, requer disciplina e dedicação.
David passa em detalhes cada um dos processos, as vezes até um pouco tedioso e repetitivo, mas em essência o método é bom e já comecei a usa-lo com meus e-mails e projetos em primeiro lugar.
Mais uma vez, é necessário uma grande dose de disciplina e dedicação para fazer o trem andar.
A técnica dos dois minutos é que mais gosto e mais uso, se algo leva menos de dois minutos para fazer, faça imediatamente.
Estou gostando.
Recomendo a leitura para quem deseja aumentar a produtividade em sua vida de uma forma geral.
Esta edição é recente e foi adaptada aos novos tempos de WhatsApp e outras coisas digitais.

Su 18/09/2017

Precisava urgentemente mudar o meu método de organização do tempo e esse livro apareceu no momento certo. Ele promete nos ajudar a implementar o método GTD – Getting Things Done, ao mesmo tempo em que livramos nossas cabeças de toda preocupação desnecessária.
Allen nos mostra que estamos sendo constantemente bombardeados com informações e consequentemente ações que precisam ser feitas por nós ou dependem de nós para serem realizadas. Sendo assim, na maior parte do tempo estamos com a atenção dividida entre muitas atividades que acreditamos serem prioritárias. A primeira coisa que o autor nos sugere fazer é retirar toda a nossa tralha da mente, ou seja, anotar em uma lista tudo aquilo que você acredita que precisa fazer.
Além disso, David nos apresenta os cinco estágios que precisamos passar para administrar as nossas atividades. São eles: (1) coletar aquilo que invade os nossos pensamentos (2) processar o que isso significa e qual o próximo passo para que se concretize (3) organizar em qual categoria se enquadra (4) revisar para que saibamos o que já foi feito, o que ainda precisa ser feito e o que surgiu de novo (5) fazer.
Esse livro é dividido em treze capítulos, sendo eles: Uma nova prática para uma nova realidade; Como ter controle sobre a sua vida; Como fazer os projetos andarem de forma criativa; Hora de começar; Coletar; Processar; Organizar; Revisar; Executar; Ter os projetos sob controle; O poder do hábito da coleta; O poder da decisão sobre a próxima ação e O poder do foco nos resultados.
Ainda estou implementando o método GTD e confesso que é muito difícil sair dos velhos padrões, principalmente quando se pensa que tem algo que estamos deixando de fazer, porém através dele sabemos que faremos aquilo em algum momento. Esse método nos dá grande mobilidade para fazermos o que realmente acreditamos que deveríamos estar fazendo naquele momento e também nos ajuda a fugir daquelas ações que aparentemente são urgentes, pois nos leva a pensar nas nossas ações como um todo. Acredito que é um livro muito útil e com conceitos fáceis de serem aplicados.

“Sentir-se confortável em questionar o objetivo de qualquer coisa que você esteja fazendo é uma postura saudável e madura. Ser capaz de “criar” visões e imagens de sucesso antes de os métodos estarem claros é um traço fenomenal a ser reforçado. Estar disposto a ter ideias, sejam elas boas ou más, e expressar e captar todas elas sem julgar é um fator crítico para ter acesso integral à inteligência criativa. Organizar múltiplas ideias e tipos de informação em componentes, sequências e prioridades voltadas para um resultado específico é uma disciplina mental necessária. E decidir e executar próximas ações reais, ou seja, efetivamente fazer movimentos em relação a alguma coisa, no mundo físico, são a essência da produtividade.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Gustavo 05/06/2017

MUDOU MINHA VIDA
O livro e depois o treinamento presencial e a chave para acabar com o estresse e saber lidar com todas as informações que surgem na vida. Não basta uma leitura, precisa da pratica diária.

Guilherme 21/05/2017

Para mudar sua vida
A partir do momento em que ingressei no ensino superior, me veio uma enorme necessidade de organização para as leituras, exercícios, prazos, etc, além das tarefas pessoais. Meu primeiro passo foi listar tudo isso. O que eu não sabia é que de forma inconsciente, eu estava implementando o primeiro passo da metodologia GTD (Getting Things Done), de David Allen.
Antes mesmo de tudo isso, fiz uma rápida pesquisa na internet, encontrando explicações de Seiiti Arata e de Thaís Godinho acerca do GTD. O principal objetivo do método é esvaziar sua mente, tornando-a "clara como água". É aparentemente complicado, mas na verdade muito simples, com passos muito intuitivos. Fortemente recomendado para quem deseja mais organização e produtividade na sua vida.