Os Funerais da Mamãe Grande

Os Funerais da Mamãe Grande Gabriel García Márquez

Resenhas - Os Funerais da Mamãe Grande

EstAfani.Sandmann 04/10/2023

Os funerais da mamãe grande
Um livro muito bacana porque traz nos contos diversos dentro dele um ar daquilo que se tentaria Macondo depois. Inclusive é possível verificar um pouco e crítica social, sobretudo ao final dele.

"Aonde você vai Sam?" 30/06/2023

Os contos do Gabo Grande!
"Só faltava então que alguém encostasse um tamborete na porta para contar esta história."

Só faltava ler o conto que dá título ao livro e que vale mais que os outros sete juntos!
Gabo na sua melhor forma, ouro puro!

A Mamãe é Grande
Gabo é um Colosso!

GAssika 10/06/2023

Como sempre muito bom
Eu amo a escrita do Gabo e ainda pretendo ler muita coisa do autor. Nesse livro de contos, gostei de muita coisa, apesar de achar alguns um pouco longos demais, ainda sim é sempre muuuito bom ler algo tão bem escrito, com profundidade e questões tão delicadas, que fazem a diferença em todas as obras do autor que eu já li até o momento. Muito bom mesmo!

Thaís Brito 06/05/2023

Para passear por Macondo
Este livro de contos traz uma leitura bem rápida, graças à brevidade de quase todas as histórias. Por elas, passeamos por momentos de personagens do fictício povoado de Macondo, o mesmo em que se passa Cem Anos de Solidão. O interessante é que esses contos foram publicados antes da grande história de Gabo ambientada em Macondo. Mas alguns elementos já estão por lá: as menções ao coronel Aureliano Buendía, o trem que transporta bananas, o sentimento de solidão que ameaça sufocar alguns moradores e visitantes ocasionais.

Dos livros do Gabo, esse não é um dos que vão ficar mais marcados em mim. Mesmo assim, ainda é uma ótima leitura, com aquela característica do escritor em nos levar pela mão, com muita maestria, para espiar situações curiosas de pessoas poderosas ou muito comuns. Sigo com a minha meta de ler toda a obra literária dele.

Ah, e o conto final, que dá o título do livro, é um dos mais interessantes!

acarolfeliz 09/02/2023

Este livro é composto por 8 contos. Foi publicado 5 anos antes de Cem Anos de Solidão e é ambientado na mesma cidade, Macondo. Eu achei que amaria justamente por isso, mas achei bem inferior comparado a outras obras do autor.

Loren Fernandes 26/12/2022

Os funerais da Mamãe Grande
Infelizmente pouquíssima livros do Gabo funcionaram para mim, esse entrou para a lista dos que não funcionaram, escrita mágica demais, não conseguia me adaptar com os personagens, seus dramas, dilemas, preocupações, e todos os acontecimentos pareciam irrelevantes demais, para chegar em um desfecho sem impacto e desinteressante.

Patrícia.Bilibio 27/09/2022

Não há nada que García Marquez escreva que não seja minimamente uma maravilha. São contos deliciosos e muito cativantes.

Laís Gonçalves 02/09/2022

Funerais
Segundo livro de contos que eu leio do Gabriel Garcia Marquez, esse não me conquistou tanto quanto o primeiro, mas tem contos bons (especialmente o conto que dá nome ao livro e Um dia depois de sábado).

Michelle 21/12/2021

Bem longe de ter o mesmo brilho de outras obras do autor, tem alguns contos que guardam bons momentos. E trás um gosto de um pouco mais de uma macondo extra oficial haha.
É... interessante

filipetv 11/11/2021

"Os Funerais da Mamãe Grande" é uma coletânea de oito contos escritos por García Márquez entre 1957 e 1959. O início da produção dos textos se deu quando o autor ainda morava em Londres, continuando em Caracas e terminando em na capital colombiana, Bogotá.

Os sete primeiros contos do livro exploram Macondo, que já conhecemos do conto "Isabel Vendo Chover em Macondo" e do romance "A Revoada", e o povoado sem nome que serve de ambiente para "Ninguém Escreve ao Coronel". Além de compartilharem personagens, como a viúva Montiel e a senhora Rebeca, cada conto parece um estudo dos territórios e acontecimentos que serão explorados em "Cem Anos de Solidão", a maioria deles, senão todos, baseados em histórias ou imagens que García Márquez presenciou na sua infância.

Em relação ao estilo, esses sete primeiros contos seguem o que foi apresentado em "Ninguém Escreve ao Coronel", uma narrativa realista, explorando várias classes sociais e as relações humanas dos dois povoados.

Já o último conto, que dá título à coletânea, destoa consideravelmente dos outros. São pouquíssimos os fatos explorados, a linguagem se aproxima da de uma canção e, pela primeira vez, há lampejos do real maravilhoso que marcaria as obras do autor a partir de "Cem Anos...". Ao nos apresentar a Mamãe Grande e sua relação feudal com o povo do reino de Macondo, García Márquez critica com sarcasmo a política colombiana no seu reencontro com o país natal após a temporada europeia, em que visitou países dos dois lados da chamada cortina de ferro.

Publicado em 1961, quando o autor já morava no México, "Os Funerais da Mamãe Grande" é o último ensaio (embora o romance "A Má Hora" ainda estivesse sendo escrito) antes da obra que mudaria não só sua vida, mas a literatura de toda a América Latina.

estante.da.gabi 16/10/2021

Os funerais da Mamãe Grande
Este foi o meu primeiro contato com Gabriel García Márquez, Gabo para os mais íntimos, e, aos trancos e barrancos, eu gostei. Consegui lê-lo em meio a correria de TCC para fazer um seminário também na correria, então pode ser que em outro contexto eu poderia ter apreciado mais.
O livro na verdade são 8 contos que se passam na cidade de Macondo, a mesma cidade de Cem anos de solidão. Nesses contos, vemos de tudo: chuva de pássaros mortos, vestígios da ditadura, machismo, racismo e o falecimento de figura imponente, que é a Mamãe Grande. Por essas e outras considero esse livro uma bela apresentação de uma cidadezinha qualquer: aquela que tem de tudo e que todo mundo conhece todo mundo.
Por ter tantas referências a Cem anos de solidão, acredito que pode ser uma boa porta de entrada para quem não tem tempo para encarar um calhamaço desses.
Eu gostei muito da escrita do autor, ri em algumas partes, ao mesmo tempo em que fiquei em choque sobre como Gabo realiza uma denúncia social à uma realidade tão próxima a nossa. Realmente, não foi a toa que ele ganhou o Prêmio Nobel da Literatura em 1982.
Confesso que alguns contos eu fiquei meio perdida, mas isso não tirou a honra que senti em finalmente conhecer um dos "caras" que impulsionou a literatura hispano-americana mundo afora. Não é à toa que encontro inúmeras referências a Gabo nas minhas séries favoritas: How I Met Your Mother, Friends e Gilmore Girls.

Beto | @beto_anderson 19/09/2021

Como boa parte dos livros de contos, algumas histórias interessantes e outras nem tanto assim. Creio que tem muita gente que não vai gostar da leitura.

LeandroCastro88 12/07/2021

Gabo é gênio
Cada livro que leio desse cara confirmo sua genialidade. Sua escrita me prende de uma forma magistral. Gostaria de escrever com 1% da qualidade dele. É um livro de contos. Alguns desses contos não tem um sentido absoluto, mas a leveza nas palavras me fez viajar. Ele é o cara!
Marcos.Azeredo 13/10/2021minha estante
Um dos escritores que mais gosto.

Leila.Cavalcante 10/04/2021

Tenho a tendência a gostar de todos os livros de Gabriel Garcia Márquez, e esse não foi diferente, apesar de que ele é diferente dos outros de uma maneira que eu não sei explicar bem. Tem os elementos comuns à obra do autor, além de muita referências a Macondo, povoado fictício de Cem anos de solidão, e aos Buendia. Os contos são interligados muitas vezes justamente por essas referências. Acho que o conto que dá o nome do livro, Os funerais de mamãe grande, é uma metáfora que eu não consegui alcançar, mesmo assim, é sempre maravilhosa a maestria com que Garcia Márquez usa as palavras.