Os Funerais da Mamãe Grande

Os Funerais da Mamãe Grande Gabriel García Márquez




Resenhas - Os Funerais da Mamãe Grande


32 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


EstAfani.Sandmann 04/10/2023

Os funerais da mamãe grande
Um livro muito bacana porque traz nos contos diversos dentro dele um ar daquilo que se tentaria Macondo depois. Inclusive é possível verificar um pouco e crítica social, sobretudo ao final dele.
comentários(0)comente



"Aonde você vai Sam?" 30/06/2023

Os contos do Gabo Grande!
"Só faltava então que alguém encostasse um tamborete na porta para contar esta história."

Só faltava ler o conto que dá título ao livro e que vale mais que os outros sete juntos!
Gabo na sua melhor forma, ouro puro!

A Mamãe é Grande
Gabo é um Colosso!
comentários(0)comente



GAssika 10/06/2023

Como sempre muito bom
Eu amo a escrita do Gabo e ainda pretendo ler muita coisa do autor. Nesse livro de contos, gostei de muita coisa, apesar de achar alguns um pouco longos demais, ainda sim é sempre muuuito bom ler algo tão bem escrito, com profundidade e questões tão delicadas, que fazem a diferença em todas as obras do autor que eu já li até o momento. Muito bom mesmo!
comentários(0)comente



Thaís Brito 06/05/2023

Para passear por Macondo
Este livro de contos traz uma leitura bem rápida, graças à brevidade de quase todas as histórias. Por elas, passeamos por momentos de personagens do fictício povoado de Macondo, o mesmo em que se passa Cem Anos de Solidão. O interessante é que esses contos foram publicados antes da grande história de Gabo ambientada em Macondo. Mas alguns elementos já estão por lá: as menções ao coronel Aureliano Buendía, o trem que transporta bananas, o sentimento de solidão que ameaça sufocar alguns moradores e visitantes ocasionais.

Dos livros do Gabo, esse não é um dos que vão ficar mais marcados em mim. Mesmo assim, ainda é uma ótima leitura, com aquela característica do escritor em nos levar pela mão, com muita maestria, para espiar situações curiosas de pessoas poderosas ou muito comuns. Sigo com a minha meta de ler toda a obra literária dele.

Ah, e o conto final, que dá o título do livro, é um dos mais interessantes!
comentários(0)comente



acarolfeliz 09/02/2023

Este livro é composto por 8 contos. Foi publicado 5 anos antes de Cem Anos de Solidão e é ambientado na mesma cidade, Macondo. Eu achei que amaria justamente por isso, mas achei bem inferior comparado a outras obras do autor.
comentários(0)comente



Loren Fernandes 26/12/2022

Os funerais da Mamãe Grande
Infelizmente pouquíssima livros do Gabo funcionaram para mim, esse entrou para a lista dos que não funcionaram, escrita mágica demais, não conseguia me adaptar com os personagens, seus dramas, dilemas, preocupações, e todos os acontecimentos pareciam irrelevantes demais, para chegar em um desfecho sem impacto e desinteressante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Patrícia.Bilibio 27/09/2022

Não há nada que García Marquez escreva que não seja minimamente uma maravilha. São contos deliciosos e muito cativantes.
comentários(0)comente



Laís Gonçalves 02/09/2022

Funerais
Segundo livro de contos que eu leio do Gabriel Garcia Marquez, esse não me conquistou tanto quanto o primeiro, mas tem contos bons (especialmente o conto que dá nome ao livro e Um dia depois de sábado).
comentários(0)comente



Michelle 21/12/2021

Bem longe de ter o mesmo brilho de outras obras do autor, tem alguns contos que guardam bons momentos. E trás um gosto de um pouco mais de uma macondo extra oficial haha.
É... interessante
comentários(0)comente



filipetv 11/11/2021

"Os Funerais da Mamãe Grande" é uma coletânea de oito contos escritos por García Márquez entre 1957 e 1959. O início da produção dos textos se deu quando o autor ainda morava em Londres, continuando em Caracas e terminando em na capital colombiana, Bogotá.

Os sete primeiros contos do livro exploram Macondo, que já conhecemos do conto "Isabel Vendo Chover em Macondo" e do romance "A Revoada", e o povoado sem nome que serve de ambiente para "Ninguém Escreve ao Coronel". Além de compartilharem personagens, como a viúva Montiel e a senhora Rebeca, cada conto parece um estudo dos territórios e acontecimentos que serão explorados em "Cem Anos de Solidão", a maioria deles, senão todos, baseados em histórias ou imagens que García Márquez presenciou na sua infância.

Em relação ao estilo, esses sete primeiros contos seguem o que foi apresentado em "Ninguém Escreve ao Coronel", uma narrativa realista, explorando várias classes sociais e as relações humanas dos dois povoados.

Já o último conto, que dá título à coletânea, destoa consideravelmente dos outros. São pouquíssimos os fatos explorados, a linguagem se aproxima da de uma canção e, pela primeira vez, há lampejos do real maravilhoso que marcaria as obras do autor a partir de "Cem Anos...". Ao nos apresentar a Mamãe Grande e sua relação feudal com o povo do reino de Macondo, García Márquez critica com sarcasmo a política colombiana no seu reencontro com o país natal após a temporada europeia, em que visitou países dos dois lados da chamada cortina de ferro.

Publicado em 1961, quando o autor já morava no México, "Os Funerais da Mamãe Grande" é o último ensaio (embora o romance "A Má Hora" ainda estivesse sendo escrito) antes da obra que mudaria não só sua vida, mas a literatura de toda a América Latina.
comentários(0)comente



estante.da.gabi 16/10/2021

Os funerais da Mamãe Grande
Este foi o meu primeiro contato com Gabriel García Márquez, Gabo para os mais íntimos, e, aos trancos e barrancos, eu gostei. Consegui lê-lo em meio a correria de TCC para fazer um seminário também na correria, então pode ser que em outro contexto eu poderia ter apreciado mais.
.
O livro na verdade são 8 contos que se passam na cidade de Macondo, a mesma cidade de Cem anos de solidão. Nesses contos, vemos de tudo: chuva de pássaros mortos, vestígios da ditadura, machismo, racismo e o falecimento de figura imponente, que é a Mamãe Grande. Por essas e outras considero esse livro uma bela apresentação de uma cidadezinha qualquer: aquela que tem de tudo e que todo mundo conhece todo mundo.
.
Por ter tantas referências a Cem anos de solidão, acredito que pode ser uma boa porta de entrada para quem não tem tempo para encarar um calhamaço desses.
.
Eu gostei muito da escrita do autor, ri em algumas partes, ao mesmo tempo em que fiquei em choque sobre como Gabo realiza uma denúncia social à uma realidade tão próxima a nossa. Realmente, não foi a toa que ele ganhou o Prêmio Nobel da Literatura em 1982.
.
Confesso que alguns contos eu fiquei meio perdida, mas isso não tirou a honra que senti em finalmente conhecer um dos "caras" que impulsionou a literatura hispano-americana mundo afora. Não é à toa que encontro inúmeras referências a Gabo nas minhas séries favoritas: How I Met Your Mother, Friends e Gilmore Girls.
comentários(0)comente



Beto | @beto_anderson 19/09/2021

Bom
Como boa parte dos livros de contos, algumas histórias interessantes e outras nem tanto assim. Creio que tem muita gente que não vai gostar da leitura.
comentários(0)comente



LeandroCastro88 12/07/2021

Gabo é gênio
Cada livro que leio desse cara confirmo sua genialidade. Sua escrita me prende de uma forma magistral. Gostaria de escrever com 1% da qualidade dele. É um livro de contos. Alguns desses contos não tem um sentido absoluto, mas a leveza nas palavras me fez viajar. Ele é o cara!
Marcos.Azeredo 13/10/2021minha estante
Um dos escritores que mais gosto.




Leila.Cavalcante 10/04/2021

Tenho a tendência a gostar de todos os livros de Gabriel Garcia Márquez, e esse não foi diferente, apesar de que ele é diferente dos outros de uma maneira que eu não sei explicar bem. Tem os elementos comuns à obra do autor, além de muita referências a Macondo, povoado fictício de Cem anos de solidão, e aos Buendia. Os contos são interligados muitas vezes justamente por essas referências. Acho que o conto que dá o nome do livro, Os funerais de mamãe grande, é uma metáfora que eu não consegui alcançar, mesmo assim, é sempre maravilhosa a maestria com que Garcia Márquez usa as palavras.
comentários(0)comente



32 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR