A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada

A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada Gabriel García Márquez

Resenhas - A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Roberta 17/06/2022

Contos
Todos muito bons, o do Senhor Muito Velho com umas Asas Enormes é meu preferido. Mas todos começam e acabam de maneira surpreendente e inesperada, principalmente Erêndira, que chegou até a me irritar com esse fim sem fim. Amei, como qualquer coisa que Gabriel García Márquez cria.

Laís Gonçalves 24/03/2022

Cândida Erêndira
O livro é ótimo, meus contos favoritos, além do conto que dá o título, são Blacamán, O Bom Vendedor de Milagres e O Afogado Mais Formoso do Mundo.
García Márquez constrói um mundo tão vívido que dá saudade imediatamente após terminar o livro.

sui 13/01/2022

É um livro muito bom, o autor não é exagerado e também não deixa a desejar. Não houve UM conto que não tenha prendido minha atenção. Recomendo a leitura.

filipetv 05/01/2022

Logo após a publicação de "Cem Anos de Solidão", García Márquez escreveu os contos que foram reunidos na coletânea "A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada". À exceção de "O Mar do Tempo Perdido", de 1961, todos os textos do livro foram escritos entre 1968 e 1972.

Macondo e o "povoado sem nome" foram superados e não aparecem em nenhum dos textos. Como bem resumiu Mario Vargas Llosa, "Cem Anos de Solidão" foi o romance total, que encerrou essa fase, abrindo espaço para outros ambientes. Sendo assim, passamos a conhecer lugares como o povoado à beira-mar, o deserto da Guajira, entre outros. Os temas centrais, porém, continuam os mesmos: a morte, a solidão, a política, etc. O mesmo ocorre em relação ao estilo, a não ser no conto "A Última Viagem do Navio Fantasma", que consiste de apenas uma frase que se estende por sete páginas.

O texto que mais chama atenção é o que dá título ao livro. "A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e sua Avó Desalmada" nasceu como roteiro de cinema, mas logo foi tranformado em conto. Mesmo assim, no início da década de 1980, o brasileiro Ruy Guerra filmou "Erendira", com um roteiro praticamente fiel ao texto de García Márquez.

A história concentra-se na jovem Erêndira, que é obrigada pela avó a se prostituir para pagar o prejuízo deixado por um incêndio que provocou, e decorre de um caso real parecido que García Márquez presenciou em Cartagena quando morou na cidade nos anos 1950. Não por acaso, a história é pincelada no conto "O Mar do Tempo Perdido", de 1961, e no próprio "Cem Anos de Solidão", de 1967. O ambiente do conto é o deserto da Guajira, que o autor nunca chegou a conhecer, mas que faz parte do universo mítico dos seus avós, com quem viveu os dez primeiros anos de vida.

O mais interessante dessa coletânea é percebermos a transição entre o García Márquez pré e pós "Cem Anos de Solidão". A mudança de ambiente e a tímida tentativa estilística são bons aperitivos do que viria a seguir.

Renata 27/12/2021

Gabriel Garcia Marquez é meu autor preferido do mundo e por isso qualquer opinião é dotada de parcialidade. Uma obra incrível.
Alê | @alexandrejjr 31/12/2021minha estante
Acho justo! ?

rschuwenk 10/12/2021

A incrível e triste história da Cândida Erêndira
Um ambiente todo mágico. Repleto das piores histórias possíveis. Mas que até parecem levem quando escritas por Gabriel.

Fernanda 06/07/2021

Os primeiros contos não me prenderam muito. Já o último, que é o conto principal e que dá nome ao livro, foi diferente. Me envolvi mais e fiquei chocada de que realmente a avó de Erêndira é uma desalmada exploradora.

Lau 27/06/2021

EI GALERA PELO AMOR DE JESUS!!! ESSE LIVRO AQUI É TUDO PRA MIM!!!! Pra quem gosta de sofrer por um amor impossível e inesquecível este livro é perfeito. Amei, amei, amei, amei e amei. Gabo, você é tudo pra mim entenda!!

ironmoreto 06/06/2021

A grandeza de García Márquez também se traduz nos contos
Abordando personagens secundários recorrentes em suas obras, temos um olhar aprofundado acerca do mistério envolvendo Erêndira e sua avó. Outro exemplar de realismo fantástico contundente. Os delírios e o fantástico invade um local propício; o deserto. Palco para um sonho febril tórrido e a exposição de uma realidade ao mesmo tempo mágica, como grotesca. Chega ao ponto de se assemelhar a um quadro do Salvador Dalí, narrado. Ótimo.

Yves 17/03/2021

Contos que valem a pena serem lidos
O livro reúne contos, com personagens que se cruzam na história final, a história de Cândida Erêndira. Todos os contos trazem detalhes da paisagem das aldeias e desertos do Caribe.

Cândida vive em uma casa luxuosa no meio do deserto com a sua avó. Passa os dias limpando a casa e cuidando de sua avó, até que por um acidente a casa pega fogo e elas ficam na rua. A partir daí a desgraça de Cândida aos 14 anos começa. Sua avó a obriga a se prostituir até que quite a dívida do incêndio. O conto é muito bom mesmo mas possui cenas muito fortes que podem servir de gatilhos para algumas pessoas.

Dentre os contos gostei muito de dois, além do principal da Cândida Erêndira.

?Um senhor muito velho com umas asas emormes

Certo dia aparece no lamaçal do quintal de um casal simples um senhor muito velho com asas. Logo toda a vizinhança fica sabendo que eles "possuem" um anjo e ai já viu né?!
Conto excelente para nos fazer refletir sobre o comportamento humano com o diferente.

?Blacaman, o bom vendedor de milagres

O conto é narrado por um menino que é comprado pelo Blacaman e passa a lhe acompanhar em suas vendas(golpes).
Poderia ser um conto simples e até sem graça, mas é um conto com direito a cenas de forte v10lênc1a e um final incrível.

J. W. Murta 02/03/2021

Mestre
Só mesmo o mestre Gabriel Garcia Márquez seria capaz de forjar uma antologia tão incrível quanto essa que encontramos nesse livro.

Fer Paimel 06/02/2021

Curti
Estou gostando cada vez mais desse autor... esse livro são uns sete contos, cada qual com seus personagens, alguns mais marcantes que outros. O último conto é o título do livro e, sem dúvidas, o melhor dos contos!
Adoro a forma como Gabriel García Márquez narra situações... meio cômico e super direto, sem excesso descritivo...
acho que a próxima parada é Cem Anos de Solidão :)
Campos 07/02/2021minha estante
Eu gosto de 100 anos de solidão

Fer Paimel 07/02/2021minha estante
Jaja eu começo esse!!

Luiza 03/02/2021

Realismo fantástico
Há tempos não lia Gabriel García Márquez e com essa leitura me lembrei de como gosto do seu estilo de escrita. Só não gostei de um dos contos, mas o livro, de forma geral é muito bom.

Ellen Macedo 06/01/2021

Realismo Mágico
Estes contos mostram a essência do estilo de Gabo e toda a potência de sua imaginação. Personagens e histórias fantásticas que só podem sair da cabeça de grandes autores.

1 | 2 | 3 | 4 | 5