A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada

A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada Gabriel García Márquez

Resenhas - A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carol 08/12/2020

Impressões da Carol
Livro: A incrível e triste história da Cândida Erêndida e sua avó desalmada {1972}
Autor: Gabriel García Márquez {Colômbia, 1927-2014}
Tradução: Remy Gorga, Filho
Editora: Record
160p.

O que escrever depois de ter alcançado um sucesso estrondoso com o livro anterior? Ponha-se, por um momento, no lugar de Gabo, após a publicação de Cem Anos de Solidão, obra que voltou os holofotes do mundo inteiro à literatura latino-americana e ao realismo maravilhoso.

Pois bem, Gabo não seria o autor que foi se não soubesse responder ao doce dilema do sucesso. E sua resposta foi-lhe peculiar: um livro de contos, repleto de experimentações de estilo e de linguagem, o encerramento da fase Macondo e um teste para seu romance seguinte, "O outono do patriarca".

'A incrível e triste história da Cândida Erêndida e sua avó desalmada' é o conto que dá título à coletânea e o mais extenso. É a história de Erêndida, uma menina de 14 anos, que "quando sopra o vento de sua desgraça" precisa pagar o que deve a sua avó desalmada, através da prostituição de seu corpo.

Gabo explora, aqui, os opostos, as esperanças e anseios da jovem e a nostalgia e apego ao que é material da avó. Ele inverte, como numa paródia, os contos de fadas tradicionais, as figuras da donzela, da bruxa, do príncipe e do 'foram felizes para sempre'. O final desse conto é uma das mais belas odes à liberdade que já li.

Indico fortemente os contos 'O mar do tempo perdido', 'O afogado mais bonito do mundo' e 'A última viagem do navio fantasma', nos quais a presença do mar é quase onírica, sinônimo de mudanças para povoados isolados, onde tudo é falta, onde tudo é escassez.

"Pouco a pouco foram deixando o mar das catástrofes comuns, e entraram no mar dos mortos.

Havia tantos que Tobias não acreditou ter visto tanta gente no mundo. Flutuavam imóveis, boca para cima, em diferentes níveis, e todos tinham a expressão dos seres esquecidos." p. 40.

Li essa belezura por indicação do professor André Aires, instagram @leituras.perifericas, no curso que ele ministrou sobre Gabo e os caminhos da violência. Repasso a indicação e recomendo demais, demais qualquer curso que o André venha a oferecer.

Wilma.Suely 30/11/2020

Contos fantásticos
7 contos de literatura fantástica escritos por um autor fenomenal.

Itamara 24/10/2020

Coitada da Erêndira...
Como (quase) todo livro de contos, alguns são muito bons, outros nem tanto. No caso deste, não gostei apenas de um dos textos e meus preferidos foram os dois últimos. Ler Gabo é sempre um desafio por conta do estilo da escrita, mas há também sempre a certeza de que a leitura será maravilhosa de alguma forma. O conto que dá nome ao livro é pesadíssimo e real na medida do possível desse realismo mágico que permeia a história do início ao fim.

Joao.Paulo 15/10/2020

Leitura de si
Uma leitura do ser humano por dentro.
Contos que levam ao conto.

Maria Clara 19/09/2020

Decepcionada
Quando mais nova li cem anos de solidão e considerei aquela uma das melhores leituras da minha vida, por alguns anos ficou sendo meu livro favorito. Recentemente (início de 2020) tive a oportunidade de adquirir mais uma obra de Gabo no caso escolhi esta, os contos tem sua relevância, mas quando cheguei no último conto e que carrega o título do livro me deparei com história um tanto quanto cruel e misógina, o que é o propósito, mas para além disso percebi um Gabo mais misógino, de linguajar um tanto quando mais machista, com tons de legitimação da violência sexual ocorrida ali, o que me fez questionar tudo o que eu pensava sobra a obra anterior dele. Sei que ele é um autor mais antigo, e que obviamente irá refletir um ambiente interiorano machista, mas não posso evitar de me sentir desconfortável, afinal não espera por isso. Mesmo a estória sendo "triste", não tem nada de "incrível" uma menina ser violentada e vendida por anos pela avô e ser conscientemente comprada por outros.

Mariana 18/08/2020

Realismo mágico
Livro com seis contos de Gabriel García Marquez, repletos de realismo mágico.
O último conto, de Erêndira, que dá nome ao livro, é o melhor.
Recebi essa indicação de um amigo e gostei muito. A narrativa do autor é genial, com personagens que se dividem entre o real e o imaginário, muito prazeroso de ler para quem aprecia narrativas de realidade fantástica.

Tony 30/06/2020

Gabo
Pequenas histórias imaginárias e fantásticas que se unem num final emocionante.

Helena.Jablonski 18/05/2020

García Marquez traz nesse livro a maestria de seu realismo mágico. Transforma os cenários e cotidianos que inicialmente pareceriam pacatos com uma leve fantasia que se confunde com a realidade.
Nesse livro, o autor constrói uma narrativa a partir de contos que a princípio não possuem ligação - a não ser os mares e a aridez como elementos centrais - mas se desdobram num enredo conectado pelo último conto, o qual dá nome ao livro.

Karine Reibrich 03/04/2020

Este livro incrível reúne o romance que dá nome ao livro e mais seis contos fantásticos. Cada um deles é uma obra de arte por conta própria, todos mundialmente famosos. É difícil para mim escolher um favorito desta coleção, ou de qualquer outro de Garcia Marquez, ele é um escritor tão bom e poderoso, um mágico. É uma sensação incrível que você tem depois de ler, o realismo mágico, os milagres, as lendas que ganham vida cada vez que Márquez pega uma caneta.

Marcos Nandi 23/03/2020

Gabo ?
Não sei resenhar Gabo, pq não sou capaz disso.

Livro incrível.

Pris 16/02/2020

Conto nada convencional
Adorei como García Marquez conta a história de Erêndira. Inicialmente, os contos aparentam ser desconexos, mas à medida que avançamos a leitura, percebemos que os contos iniciais pintavam o contexto do povoado. Através de imagens fantásticas e personagens inusitados, a triste realidade da pobreza é retratada.
Não se pode posicionar de modo realista ao ler esse livro. É necessário sonhar, ir além do verossímil para alcançar a fantasia que GGM nos convida a desfrutar.

Mônica 17/09/2016

O conto de Erêndida é o melhor. Salva o livro. Achei os demais um tanto repetitivos e não me espolguei muito, apesar de apreciar bastante a escrita do autor.
Marcos.Azeredo 14/02/2017minha estante
Um dos melhores livros que já li, um livro de contos fantástico. O estilo do realismo fantástico no seu mais puro primor, ninguém consegue escrever como Garcia Márquez, eu me encanto quando o leio. Um dos meus escritores preferidos. Os contos que mais gostei do livro foram: "Um senhor muito velho com umas asas enormes", " O afogado mais bonito do mundo", e " A incrível e triste história de Cândida Erêndira e sua avó desalmada", que dá título ao livro.

Ju 05/08/2016

Comecei a ler com muito entusiamo, já no primeiro conto fui decepcionando um pouco, a partir dai fui achando chato, mas queria gostar, fazia esforço para isso. Quando cheguei no último conto tudo valeu a pena, um conto realmente incrível, com muita sensibilidade e dureza. Prisão e liberdade. A forma como ele coloca os personagens dos outros contos me encantou. Valeu a pena a leitura.

Lili 18/02/2015

Contos
Gabriel García Márquez escreve de uma maneira deliciosa. Ler seus livros não é procurar saber de algo específico ou mesmo "ouvir" uma história; é se deleitar na própria forma de o autor se expressar. Ele, assim como outros escritores de língua espanhola, trazem uma característica forte e marcante na maneira de narrar, conseguem transmitir mais realidade em contos fantásticos do que se a proposta fosse uma narrativa fiel, sem nuances de surrealismo.

Não sou a maior fã de contos e me decepcionei no começo, quando percebi que este livro não era um romance. Mas a decepção se foi com o final, pois o último conto, que dá nome ao livro, é fenomenal. Ele reúne detalhes de todos os contos que o antecedem no livro e fornece o que promete: uma triste e incrível história. Dentro da fantasia conseguimos perceber toda a miséria material e moral em que parte dos povos latino-americanos estão inseridos, de maneira crua e sem dramas.

Recomendo.

Silvio 09/04/2014

Pareceu-me que autor quis demonstrar a simplicidade do povo sul-americano. Suas crenças, religiosidade, superstições, (falta de)cultura, senso de moralidade, pobreza, ideais de vida.
Contudo, acho que exagerou um pouco no estilo; foi meio
à Hitchcock, ou seja, algo absurdamente inimaginável e nenhuma explicação plausível
Alexandra 22/04/2018minha estante
É o estilo dele: realidade maravilhosa ou realidade fantastica. Ele é o escritor das hipérboles. Gabo é genial.

1 | 2 | 3 | 4 | 5