A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada

A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada Gabriel García Márquez

Resenhas - A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Veri 15/04/2024

Cândida Erêndira
Um livro de contos de Gabriel Garcia Marques, fácil de ler, com histórias que sempre trazem seu típico realismo mágico.

Destaco o conto que dá nome ao livro, ?A incrível e triste história de Cândida Eréndira e sua avó desalmada?, genial.

Jlaion 31/03/2024

Sempre tive curiosidade de conhecer a escrita de Gabriela Garcia Marquez e agora entendo bem porque ele é considerado o mestre do realismo mágico. Quis começar minhas aventuras com um livro de conto do Garcia Marquez atrás da indicação de um amigo leitor e foi melhor coisa que fiz, nesse livro com sete contos bem loucos mas super mágico e cheio de encantamento, o bom da escrita dele que ele transforma o mágico o bizarro em algo tão rotineiro tão real que as vezes o comum é que parece estranho e tudo isso não vem aleatório tem um viés de crítica social que tanto serve pra época que foi escrito como pra agora e outro viés que é bem evidente é a questão cultural e religiosa que ele trás na sua escrita.

Bom dos sete contos eu gostei muito de 3 o primeiro e o terceiro e o que leva o título do livro, pra mim esses três são de uma beleza e realismo que incomoda e encanta ao mesmo tempo os outros são bem complexos pelo menos pra mim foi mas não deixam de ter seu impacto. Espero poder ler mais do Gabriel Garcia Marquez esse ano

Wash2 20/03/2024

Sim, avó.
Os sete contos são muito bonitos e mágicos, todos permeados pelo amor, mas o da cândida Erêndira é também inesquecível.

Júlia 28/02/2024

Tem que entrar na vibe
Acredito que opinião sobre a escrita de gabo é muito individual. realismo mágico não é meu gênero, mas acho injusto eu dar nota baixa por ler um livro fantástico que não era para mim. nessa obra, gabriel separa o livro em 6 contos e uma noveleta sobre o cotidiano de moradores de vilas do caribe.

meus contos preferidos foram:

- o mar do tempo perdido:

?Olharam-se uns aos outros e, por um momento, não tiveram nada que dizer, porque só então perceberam quanto haviam envelhecido desde a última vez em que ouviram música. Estavam sentados à porta, escutando os velhos discos de Catarino, na mesma atitude de fatalismo pueril com que se contempla um eclipse. Cada disco recordava-lhes alguém que morrera, o sabor que tinham os alimentos depois de uma longa enfermidade, ou algo que deviam fazer no dia seguinte, muitos anos antes, e que, por esquecimento, nunca fizeram.?

?E já não houve onde estar sem senti-lo?

- blacaman, o bom vendedor de milagres:

?Por favor, não se amontoem que há para todos.
Naturalmente que se amontoaram, e fizeram bem, porque afinal não deu para todos.?

?Me perguntou depois o que você faz na vida, e eu lhe respondi que não fazia nada mais que estar vivo, porque tudo o mais não valia a pena.?

?Que para continuar nesta vida de ministro basta minha cara de bobo.?

extra:

?Desde aí trataram de não molestá-lo, porque a maioria entendeu que sua passividade não era a de um herói no uso de boa aposentadoria mas de um cataclismo em repouso.?

?- De qualquer maneira, o amor é tão importante quanto a comida - disse a avó.
- ??Mas não alimenta.?

29/01/2024

São contos com muito realismo mágico, que tem como pano de fundo a realidade árida e miserável dos pequenos povoados do Caribe, o que tinha tudo para eu gostar tanto quanto gostei dos outros dois livros do Gabo que eu já li, mas infelizmente as sete histórias não me cativaram. Tiveram três que foram as menos piores mas de resto foi bem sem graça, sendo sincera durante a maior parte da leitura eu não estava entendendo nada ou nem fazia muita questão de entender

Drika.Andrade 10/01/2024

A incrível e triste história da Cândida Erendira e sua avó
Gente que livro forte! Por mais que sejam contos de realismo fantástico, impossível não se envolver e sentir as dores e sofrimento dos personagens, a revolta com as muitas injustiças ali descritas... Um livro pequeno, com sete contos curtos, que, apesar de individuais, possuem algumas referências que os conectam como o cenário de fundo (vilas do Caribe), aridez das terras, pobreza, submissão e exploração da população, dentre outros. Vale muito a leitura, Gabo impressionante como sempre ??

Ju 10/01/2024

As loucuras de sempre
Como se fosse um recorte de Cem anos, as historias de Erendida, Blacaman, a menina aranha o afogado são fantasticamente fantásticas ?

"Aonde você vai Sam?" 12/11/2023

Contos exemplares
Os livros de contos costumam ter um ou dois muito bons, a maioria razoáveis e uns ruins.

Menos os do Gabriel García Marques!

Esse é perfeito, um conto melhor que o outro e uma quantidade obscena de coisas fantásticas a cada virar de página.

Um absurdo, um despropósito de tão bom!

maria.e.sousa.7 26/10/2023

Árido
Garcia Marques faz um passeio pela América Latina, nas suas vilas empobrecidas e miseráveis, com personagens que retratam a realidade sofrida de um povo espoliado, apelando para medidas desesperadas, onde julgamentos morais não são cabíveis. Às vezes a aridez é asfixiante, como caminhar no deserto sem água, a boca cheia de areia.

Aparecem as figuras típicas: os políticos corruptos, os ambulantes, o homem-da-cobra, exploradores e explorados, espertalhões, desvalidos e pobres diabos. Como pano de fundo, a paisagem áspera retratando a aridez da alma desse povo sem esperança. ?

No último conto, o mais pungente e destroçante de todos - difícil e revoltante - ele ainda traz presente as personagens principais das histórias anteriores, e todos compõem a mesma peça e o mesmo cenário sem esperança de um povo recorrendo às últimas consequências para sobreviver a uma realidade surreal.

É impressionante como ele cria frases e sentenças no realismo fantástico, que nos deixam abismados de como não pensamos essas frases antes, num ritmo vertiginoso de fala de pensamento e fala!

Rápido de ler. Recomendo.

3/5

Nay__ 10/10/2023

Desencantei com o Gabo
Sempre tem prostituição, sempre tem mulher sendo tratada como objeto como se isso fosse natural, é assim que as coisas são e sempre vão ser. Ele pode ser de uma época mais machista que a nossa, mas é o terceiro livro que eu leio dele que tem pedofilia... não consigo mais passar pano :(

Pode escrever bem, ter uma criatividade imensa, mas tô preferindo Isabel Allende e Maria Valéria Rezende.

Yasmin V. 28/09/2023

A incrível e triste história dos contos de Gabo
Ai Gabo, te amo, mas esse não rolou... Não consegui gostar de quase nenhum conto. Muitos com finais que acabavam totalmente do nada, outros que a história não me pegou mesmo.

O último, que dá nome ao livro, fiquei enojada, foi bem difícil ler tudo o que aconteceu com Erêndira...

Segundo livro de contos dele que leio, o primeiro foi "Doze contos peregrinos" e até hoje lembro de muitas histórias dali. Algumas realmente me marcaram, gostei bem mais.

Ainda bem que meu primeiro contato com Gabo foi Cem Anos de Solidão. Se tivesse sido esse livro de contos, talvez eu teria perdido a oportunidade de ler o meu livro favorito da vida.

Bruna 27/09/2023

E bota triste nisso, viu?
Há anos que me indicam a obra de Gabriel e eu venho adiando. Até tentei ler 100 anos de solidão antes mas desisti nas primeiras páginas.
Também quase desisti nas primeiras páginas deste livro, mas que bom que persisti.

Os primeiros contos não me animaram muito. Primeiro achei interessante pelo realismo fantástico mas a leitura foi ficando enfadonha com o passar das páginas. Foi apenas no terceiro conto do livro, (o afogado mais bonito do mundo) que fui desenvolvendo alguma simpatia pela escrita, mas ainda entre altos e baixos.

?A última viagem do navio fantasma? me angustiou e me deixou ansiosa por ser todo escrito corrido, sem pontos, apenas com vírgulas e acabou sendo uma experiência interessante e que demonstra o nível de habilidade de escrita do autor.

?Blacaman, o bom vendedor de milagres? foi um dos meu preferidos, por toda trajetória dos personagens e com um final muito gostoso de ler, rs.

Mas o conto que dá nome ao livro é o que o faz valer a pena de ser lido, causando várias inquietações e questionamentos acerca da natureza humana, das relações de poder, da exploração e submissão, da apatia, do amor? tanta coisa! A atmosfera meio circense, fantástica e absurda que permeia a história e suas reviravoltas me prenderam à leitura como nenhum dos outros contos fez.

Achei curioso que todos os contos tem alguma relação com o mar mas não cheguei a me aprofundar nessa analise.

No fim das contas a leitura foi ótima e me instigou a ler as outras obras do autor. :)

DéboraMP 27/08/2023

A incrível e triste história da Cândida Eréndira
Esta é a minha primeira experiência lendo Gabriel García Márquez. Estou gostando bastante de conhecer autores renomados através da leitura de contos/ crônicas, porque são leituras rápidas que permitem identificar se a escrita do autor funciona para mim ou não.

São sete contos que abordam diversos temas com um fantástico, muitas vezes, beirando ao horror. Confesso que nenhum dos contos me fascinou ou me deixou muito empolgada. Não estou dizendo que são ruins, mas eu criei altas expectativas em relação ao autor.

O último conto, que é o que dá nome ao livro, é o mais comprido de todos e o mais interessante. Fiquei com muita raiva dessa avó da Eréndira, já não aguentava mais o sofrimento dessa menina. O final desse conto me deixou em parte pasma, em parte aliviada.

Em relação a escrita de Gabriel García Márquez, não achei tão difícil como pintei na minha cabeça. Claro, a leitura não fluiu do mesmo modo em comparação com autores contemporâneos que tenho lido. Foi bom ter começado com uma coletânea de contos, pois penso que se eu tivesse começado por um romance, teria abandonado a leitura.

Ross 05/06/2023

Minha meta na vida é ler o máximo de livros de Gabriel Garcia Marquez que eu conseguir. Os contos dele são cheios que personagens que é difícil imaginar no dia a dia, a América latina sempre como cenário e o realismo fantástico como combustível das histórias, nos deixam curiosos até o fim de cada conto.
Latino-suburbano 10/06/2023minha estante
Excelente meta!

Isabela2703 04/03/2023

Amo realismo fantástico
Gabriel Garcia Marquez sempre me encantou. Amo realismo fantástico e ele sabe escrever isso muito bem.
O livro tem vários contos, achei que fosse uma história só pelo título. Um dos contos eu já havia lido e gostado bastante e os outros não me decepcionaram nem um pouquinho.

1 | 2 | 3 | 4 | 5