Do amor e outros demônios

Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez




Resenhas - Do Amor e Outros Demônios


401 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Gláucia 20/08/2010

Amor é sempre amor
Mesmo que seja entre um padre e uma jovem possuída pelo demônio.
GGM conseguiu transformar numa bela e exótica história de amor um fato sensacionalista ao qual deu cobertura jornalística na época, dando vida e individualidade às ossadas encontradas.
comentários(0)comente



Roberto Tosta 15/06/2011

Muito bom
Simplesmente saboroso como tudo o que escreve este grande mestre.
comentários(0)comente



Chikoria 11/01/2012

Primeiramente, falar de Gabriel Garcia Marquez é algo de tamanha grandeza que fica complicado, ainda mais para
mim que, assumidamente, sou fã incondicional.
"Do amor e outros demonios" é mais um romance escrito por este que é um grande nome do realismo fantastico, onde relata a história
de amor entre um padre e uma adolescente bastante excêntrica. A trama foi feita a partir de uma investigação vivida
pelo próprio Gabo, em um convento histórico no Caribe.Na propria introdução do livro, ele relata sobre a antiga lenda que dizia q havia uma marquesa que era venerada por seu milagres nesse convento.

Como caracteristica propria do autor, o romance é regado de muita magia, muitos vícios e muitas tradições culturais.
Para envolver o leitor, ele utiliza do detalhamento das emoções vividas pelo padre em suas urgencias apaixonadas, pela menina entitulada como "filha do demônio"
pela santa inquisição.

Um livro que vale a pena ler e que, na minha modesta opínião, se equipara bastante com outros grandes clássicos do autor, como "cem anos de solidão" e "o amor nos tempos
do cólera".

comentários(0)comente



Evy 11/10/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Nobel de Literatura / Mês: Outubro (Livro 1)
Já li alguns livros de G. G. Marquez e por isso posso dizer com certeza que admiro muito sua narrativa. A história que ele conta poderia até não ser tão interessante ou fugir daquilo em que acreditamos, mas a maneira com que descreve os fatos é tão apaixonante que tudo se transforma como mágica. Afinal, não é a toa que ganhou o prêmio Nobel de Literatura. A leitura de seus livros é sempre prazerosa e com este não poderia ser diferente.

Para criar a história, Márquez se inspirou em uma reportagem que ficou encarregado de cobrir em Bogotá sobre a remoção das criptas funerárias do convento de Santa Clara. Um dos caixões abertos abrigava uma ossada com longos cabelos que chegavam a 22 metros de comprimento, e o autor relaciona este fato a uma lenda que sua avó contava sobre uma marquesa de 12 anos que possuía uma cabeleira "que se arrastava como a cauda de um vestido de noiva" e que morre pela mordida raivosa de um cachorro.

Marquez demorou anos até escrever a história baseada na marquesinha de imensa cabeleira e o fez já um escritor de sucesso. A menina Sierva Maria de Todos los Ángeles, filha do Marquês de Casalduero é rejeitada pelos pais desde pequena e acaba se criando entre os escravos da fazenda. Certo dia é mordida por um cachorro com raiva e começa a ter certas reações estranhas que são interpretadas a princípio como causa da mordida e depois como se ela estivesse possuída pelo demônio. Muito embora na narrativa a todo momento essas reações de Sierva se mesclam com os costumes aprendidos com os escravos.

A partir de então, com medo de perdê-la, seu pai começa a dar-lhe maior valor e recorre a curandeiros, feiticeiros, bruxas e tudo para salvá-la do mal ao qual ele acreditava que ela estivesse fadada. Até que o causo chega aos ouvidos do Santo Ofício e o Marquês é pressionado a deixar a filha em um convento, para ser ajudada pelos obreiros de Deus. E é então que Sierva conhece Padre Cayetano Delaura, encarregado de ajudá-la e que com o correr dos dias se apaixona por ela. Paixão esta correspondida por Sierva, ainda que 24 anos mais nova que ele.

É muito interessante como na narrativa de Marquez, o fato de Sierva ter 12 anos e Cayetano 36, não parecer relevante diante do encantamento e sutileza com que descreve os momentos em que os dois estão juntos. Incrível também o fato de eu ter, em certos momentos da narrativa, torcido para que ficassem juntos e que Cayetano fosse, enfim, a salvação de Sierva. Ainda que seja absurdamente contra este tipo de relacionamento na vida real. Como já disse em inúmeras outras resenhas, admiro demais autores que são capazes de transportar o leitor para a história e Marquez é mestre neste quesito.

Narrativa impecável, história interessante e personagens ricos e bem desenvolvidos. Leitura super recomendada!
comentários(0)comente



Vivian 16/01/2012

Tradições e contradições da Santa Inquisição
Um dos meus prediletos.
comentários(0)comente



Laura 19/09/2012

Cada vez mais merecedor para mim de seu Nobel. Embora seu estilo não seja o meu, sua escrita é bem instigante e os personagens crus e muito vivos. Ótimo para respirar um pouco de ficções e romances.
comentários(0)comente



Angelica Brezel 01/12/2012

Instigante!
Nossa, como é bom ler um livro bem escrito! Gente, o colombiano realmente é o cara!

Quando iniciei a leitura pensei “será que vou ter paciência para chegar ao fim?” e, então, algo muito misterioso aconteceu. Grudei-me no livro! Não consegui largá-lo nem para ir ao banheiro! Sério mesmo!
Comecei a leitura em uma noite e na tarde do dia seguinte já havia terminado.

O ponto de partida da história é o próprio Gabriel García Márquez que, em 1949, participa de uma reportagem sobre a remoção das criptas funerárias do convento histórico Santa Clara.
O convento havia sido convertido em hospital e, agora, estava sendo vendido para construírem um hotel cinco estrelas no local.

Gabriel Gárcia Márquez fica impressionado quando, ao primeiro golpe da picareta, em uma das criptas, uma cabeleira viva, de cor cobre intensa, se espalha para fora. Ficando ali dentro do túmulo apenas uns ossinhos miúdos e dispersos.
Essa cripta pertencia a uma menina, que possuía apenas um nome, sem sobrenomes - Sierva Maria de Todos los Ángeles.
Estendida ao chão, ficou a cabeleira, presa ao crânio, que media vinte e dois metros e onze centímetros.
Essa imensa cabeleira faz Márquez se lembrar das lendas narradas pela sua avó materna, em que havia uma marquesinha, venerada no Caribe por seus milagres, que acabou morrendo de raiva devido à mordida de um cachorro.

Essa marquesinha possuía uma “cabeleira que se arrastava como a cauda de um vestido de noiva”. Então será que a marquesinha ali enterrada seria a mesma da sua infância?
A ideia de que aquela cripta pudesse ser a dela, fez com que o livro De Amor e Outros Demônios fosse originado.

Então é assim que começa a história de Sierva Maria de Todos los Ángeles, uma menina de 12 anos que, enquanto acompanhava a escrava da família ao mercado público, foi mordida por um cão raivoso.

A partir do ocorrido, todos passam a acreditar que a menina está contaminada. Então começam inúmeras e inusitadas tentativas de curá-la.
A menina é levada ao médico, a curandeiros e, por último, é colocada em um convento para passar por um exorcismo. Pois, depois de inúmeras tentativas de curá-la e de mudar o seu comportamento estranho, chegam à conclusão de que a menina não está somente com raiva, mas, sim, dominada pelo demônio.

Enquanto a história vai acontecendo, você vai conhecendo as pessoas que cercam essa menina e o porquê de ela ter comportamentos um tanto estranhos perante os olhos da sociedade.

Os seus pais são pessoas peculiares. Eles não tinham contato algum com a filha e, por isso, não sentiam nenhum carinho por ela. A mãe da menina nunca a quis, então ela foi criada pelos escravos da fazenda.
Mas não é só isso! Os seus pais possuem muita história. Conforme você vai virando as páginas do livro, vai montando um quebra-cabeça extraordinário.
Todos os personagens possuem algo bizarro e é justamente isso que os tornam tão reais. Não são pessoas idealizadas como acontece na maior parte dos livros, são pessoas que erraram muito e que, por diversas vezes, sentem-se perdidas e frustradas sem saber que rumo dar às suas vidas.

Quando a menina é levada para o convento, para o posterior exorcismo, passa a ter contato com um padre que acredita que ela não está possuída. Ele crê que aquilo é um grande mal entendido e tenta fazer de tudo para liberar essa menina do cárcere que está sofrendo no convento.
Mas o problema é que, conforme ele vai convivendo com a menina, vai apaixonando-se por ela. E, a partir daí, só você lendo para saber o que irá acontecer... ;)

Enfim, o livro aborda as relações humanas de todas as formas e aborda momentos doloridos da nossa história, como a Inquisição e a Escravidão.
Acredito que nenhuma resenha consegue passar tudo o que o livro transmite, pois realmente o autor consegue nos tocar durante a narrativa.

Então, se você está com vontade de ler um livro de grande qualidade e que seja uma leitura rápida, está aí uma bela dica! Super indico!
comentários(0)comente



Potter 09/11/2012

Sierva: a bela possuída
Mais uma vez Gabriel García Marquéz nos mostra o seu universo maravilhoso e fantástico com personagens ricos e cheios de vivacidade.No decorrer das páginas, o ritmo se intensifica e ganha ares de romance, mesmo que sendo proibido o amor entre os protagonistas.O livro é bacana pois começa pelo desfecho e depois vai se desenrolando até o ápice dessa obra surpreendente que encanta milhares de admiradores até os dias de hoje.
comentários(0)comente



Karol 19/04/2009

Lindo, fantástico, apaixonante...
comentários(0)comente



.Sté. 09/12/2009

Do amor e outros demônios
"Ó doces prendas por mim mal achadas (...)
Quando paro a contemplar meu estado e ver os passos por onde me trouxeste
Eu acabarei, pois me entreguei sem arte a quem me saberá perder e acabar (...)
Enfim a vossas mãos hei chegado (...) onde sei que hei de morrer (...)
Para que só em mim seja provado o quanto corta uma espada num rendido".

comentários(0)comente



tatiana 07/11/2009

Me revoltei com o final desse livro.
comentários(0)comente



everlod 09/10/2009

Interessante, porém...
Um livro interessante, com uma história bobinha, cheio de apontamentos culturais, mas a meu ver faltou muito em comparação com O Amor nos Tempos do Cólera.
Na verdade é uma novela, rápida, dinâmica com a ironia sempre presente e divertida, mas sem a força de um clássico. A velha trama do amor irrealizável, desejos carnais clericais, fogosidades de marquesa, etc. Quem já leu Viva o Povo Brasileiro e gostou muito, vai sentir-se num deja vu. O desenvolvimento é fraco, acontece aos saltos sem muita coerência e os personagens também não chegam a chamar a atenção.
Enfim, boa diversão para ler no metrô/ônibus, mas não merece mais do que 3 estrelas.
comentários(0)comente



BáCamargo 17/03/2010

Do Amor e Outros Demônios...
Só mesmo Gabriel Garcia Marquez para contar uma história tão pequena e ao mesmo tempo tão profunda e impossível de esquecer.
Com este livro é possível aprender que todos temos demônios dentro de nós(nossos defeitos, mágoas,ódios...), o amor acontece não quando conseguimos eliminá-los do outro, mas justamente quando estamos dispostos a enfrentá-los dia após dia porque no fundo sabemos que o amor é o melhor dos exorcistas.
comentários(0)comente



Normanda 24/04/2009

"Do amor e outros demônios" foi o primeiro livro de Marquez que li. Da mesma forma que Gabriel se interessou pelo crescimento dos cabelos de Sierva Maria, eu também fiquei louca pra saber o que e porque que isso acontecia, afinal, a menina já estava morta.

Esse livro me fez lembrar Rapunzel, só que sem a tolerância e amor do livro infantil. No livro, Maria busca desesperadamente o amor das pessoas. Num sei porque mas sempre que leio Garcia Marquez me vem a mente Pablo Picaso.
comentários(0)comente



Jota J 03/01/2016

Do amor, da loucura e de outros demônios (Do amor e outros demônios, Gabriel Garcia Marquez)
Sierva María de Todos los Ángeles nasceu de sete meses. Se sobreviveu, o fez por milagre - ou obra contrária. Fruto do ódio recíproco dos pais, elite colonial, tal como os cristãos novos ou os burgueses, a menina foi criada em meio aos escravos da casa, sob a proteção da negra Dominga de Adviento. Como a morte dessa e a crescente recusa mútua de seus pais, Sierva María passou a ser notada enquanto um membro da casa que requeria cuidados.
Após ser mordida por um cão raivoso, sob a suspeita de ter ela adquirido a doença, a menina passa aos cuidados do pai que, como para compensar os anos anteriores, faz de tudo o possível para mantê-la bem.
Depois de uma conversa com o bispo, seu pai decide interná-la num convento de freiras sob o pretexto de que a menina estivesse endemoniada.
O mesmo bispo que convenceu o pai a respeito de tal diagnóstico, lega ao seu braço direito, Cayetano de Laura, a tarefa de cuidar e guiar a menina. Mas as coisas começam a seguir um rumo não previsto pela Igreja…

Gabriel Garcia Marquez teve a ideia para escrever esse romance depois de ser designado para uma cobertura jornalística da abertura das lápides do antigo convento de Santa Clara. Genial como de costume, o autor nos brinda com uma bela história de amor.
comentários(0)comente



401 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR