Medida Por Medida

Medida Por Medida William Shakespeare

Resenhas - Medida por Medida

Manu 05/02/2022

Maravilhoso
Esse livro e maravilhoso como toda obra de Shakespeare. Ele te faz pensar sobre como as pessoas são contraditórias quando estão no lado beneficiário da situação.

Cynthia Leite 12/07/2021

Como sempre.
Como sempre, Shakespeare é inegavelmente o melhor escritor que existe. Medida por medida é uma peça divertida e que te prende do início ao fim. Uma trama muitíssimo bem bolada. Sou suspeita, pois nessa empreitada de ler as peças do gigante W. Shakespeare, encontro-me cada vez mais apaixonada por sua obra.

Iza 29/06/2021

Medida por medida: arte e senso de justica.
Shakespeare com seu enredo clássico tragicômico traz nesse título uma das manifestações dos brocardos mais famosos- olho por olho, dente por dente. Ou do versículo bíblico - não julgueis para que não sejais julgados, pois conforme o juízo que julgardes e a medida com que tiverdes medido vos não de medir a vós. História de um Duque que se ausenta propositalmente de seus afazeres e coloca em seu lugar um juiz cuja fama é de honestidade, lisura, e rigor no trato da lei. Ao assumir a posição do Duque, resolve por sua medida aplicar sanções obsoletas, que apesar de estritamente legais, não correspondem mais a realidade cultural local. Ao agir com rigor excessivo é traído pelo próprio destino que o colocou em situação de igual ou pior medida. Com isso, o livro aponta questionamentos atuais sobre a fragilidade humana, sobre senso de justiça, de equidade, castidade, hipocrisia e abuso de poder.

Lola 23/06/2021

Shakespeare vai muito além de ?Romeu e Julieta?
O livro tem uma trama interessante, onde o autor aponta e critica diversos comportamentos de indivíduos dentro da mesma sociedade (da cidade de Viena). Sou grata pelo fato de não ficar naquela de ?o amor é perfeito e sem defeitos?, além desse também não ser o tema central da história.
A linguagem consegue ser um pouco mais complicada devido a época em que foi escrito, principalmente para quem não tem o hábito de ler. No entanto, o final é surpreendente e cheio de reviravoltas, mas eu não esperaria menos do melhor dramaturgo do mundo.

vasilisamorozko 15/12/2020

Foi Uma Leitura Mais Ou Menos
“Nossas dúvidas são traiçoeiras e nos fazem perder o tanto de bem que muitas vezes poderíamos obter só porque receamos tentar.”

149 - Esperava mais, fico até um pouco triste por não ter gostado mas enfim quem sabe em uma próxima vida

Leonardy.Negrini 19/10/2020

Julgamento, Poder e Caráter
Então uma peça que trata sobre o poder, não na sua concepção mais metafórica e sim no exercício de sua prática. Ângelo, na saída temporária de seu nobre duque Vicêncio, resolve por em prática a Lei. Desta feita, parte para o ato de julgar a todos com extrema dureza, ameaçando e colocando sobre o manto da morte dos alcoviteiros aos falsos. Só não imaginava que, seduzido por uma postulante a freira, viesse a ser alvo de sua própria Lei. Para não se ver diante de um julgamento possível ou simplesmente para conseguir o que almeja, corrompe-se e se torna tirano, tentando dobrar a sua realidade ao seu bel prazer. Surpresas ocorrerão ao retorno do Duque. A possibilidade de corrupção do caráter por intermédio do poder está em Shakespeare e nas palavras de Abraham Lincoln. Abraham Lincoln já afirmava que ?quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder". Eis aí um livro bom para quem julga ou quem se acha acima dos demais para julgar [...]

Leiturasdarich 11/09/2020

"Medida por Medida" é uma peça que fala da corrupção no sistema judiciário, a degradação da moral e o que uma pessoa que detém o poder é capaz de fazer.
Imagine a situação vivida pela noviça Isabella que tenta salvar seu irmão da pena de morte, mas que escuta do juiz Ângelo que só irá poupar a vida de seu irmão em troca de sua virgindade.

"Tiro a roupa para a morte como se estivesse indo para uma cama há muito desejada, mas não entrego meu corpo à desonra."

site: www.instagram.com/leiturasdarich

Ângelo Von Clemente 07/08/2020

Shakespeare e o desnudar da essência humana
"Preparai-vos resignadamente para a morte; a morte e a vida serão mais doces para vós. Raciocinai assim com a vida: Se te perco, perco uma coisa que somente os loucos querem conservar. Não passas de um sopro, exposto a todas as influências do ar que, hora após hora, deterioram esta habitação em que moras. És meramente o joguete da morte, pois procura sempre evitá-la pela fuga e, apesar disto, corres sempre diante dela. Não és nobre, porque todas as voluptuosidades, que são teu patrimônio, são acalentadas pelas baixezas. Estás longe de ser valente, pois temes o aguilhão terno e brando de um pobre verme. O que tens de melhor em ti é o sono e que tantas vezes provocas; entretanto, temes grosseiramente a morte que não passa de um sono. Tu não és tu mesma, pois tua existência é o resultado de milhares de grãos que saem do pó. Não és feliz, porque o que não tens, tu te esforças para adquirir e o que possuis, tu esqueces. Não és constante, pois tua natureza, segundo as fases da lua, sofre estranhas alterações. Se és rica, és pobre; pois, semelhante a um asno cujo lombo está vergado ao peso de lingotes, só carregas tuas pesadas riquezas um único dia, e a morte te livra delas. Não tens amigos, pois o fruto de tuas próprias entranhas te chama de "pai", o mais puro de teu sangue saído de teus próprios rins, maldiz a gota, a lepra, e o catarro, que não te acabam bem depressa. Não tens juventude e nem velhice, e, por assim dizer, não passas de uma sesta depois do jantar que sonha um pouco com as duas idades; pois toda a tua feliz juventude é passada fazendo-se velha e solicitando esmolas da paralítica velhice. Quando, no fim, fores velha e rica, já não terás calor, sentimento, força, nem beleza, para tornar agradáveis tuas riquezas. Que te sobra ainda nisto que traz o nome de vida? Outras mil formas de morte ainda estão ocultas nesta vida e, contudo, tememos a morte que nivela todas estas misérias."

LetAcia1104 20/07/2020

Mind Blowing
Shakespeare tirou meu fôlego com esta obra. E que obra!

CONSIDERAÇÕES:
Medida por Medida irá tratar sobre a política no século XVI - XVII, tendo como destaque a lei de que as pessoas não poderiam ter relações sexuais antes do casamento, medida imposta pela Igreja junto ao Rei.
O Duque de Viena irá fazer uma viagem, não apresentando os motivos, e em seu lugar comandará o governador Ângelo que decide restaurar a lei da proibição de fornicação que por muito tempo esteve adormecida. Sendo pego de surpresa, Cláudio, habitante de Viena, será condenado à morte por ter engravidado uma jovem chamada Julieta, ambos desposados mas a cerimônia ainda não havia ocorrido quando a mulher engravidou. Para que Claudio não seja morto, vários personagens irão intervir por sua causa, incluse Isabela, sua irmã, aprendiz de freira (perdão, não sei o nome disso), que quando se apresenta à Ângelo sua beleza o encanta e ele propõe que para seu irmão obter a liberdade, ela deveria conceder seu corpo casto à ele por uma noite.

Shakespeare irá tratar justamente a questão de as leis não funcionarem igualmente a todos, sendo aqueles privilegiados de poder isentos de julgamento igual a um comum civil.

NOTA:
Cinco estrelas porque o final é maravilhoso, é um livro curto, mas W. Shakespeare conseguiu desenvolver muito bem o assunto tratado, uma crítica maravilhosa em "Medida por Medida" uma das únicas obras, se não a única, do autor que não passou por censura e conseguiu chegar até nós.

------------------- Frase com SPOILER --------------------

"Por sua própria boca nos grita por maneira estrepitosa a demência da lei: Morte por morte, um Ângelo por Cláudio! A pressa exige pressa; e vagar, vagar; o semelhante medida por medida em tudo."

Gabi Ornelas 30/06/2020

Amei o livro
Até o momento esta foi a obra de Shakespeare que mais gostei. Mas apesar de ter gostado muitooo da história em si, grande parte da história tem uma escrita (em minha opinião) cansativa que não me agrada.
Porém fora isso adorei a leitura e recomendo.

ricardo marçal 28/06/2020

"Everyone, has (or I presume should have) particular favourites among Shakespeare's plays, however much they worship Falstaff, Hamlet, Lear, and Cleopatra. Mine are 'Measure for Measure' and 'Macbeth' (...). Why 'Measure for Measure', though not neglected, is not truly popular has something to do with its equivocal tonalities: we never can be certain as to just how we ought to receive the play. Certainly the last scene, when we come to it, abandons us to our astonishment. Shakespeare, piling outrage upon outrage, leaves us morally breathless and imaginatively bewildered, rather as if he would end comedy itself, thrusting it beyond all possible limits, past farce, long past satire, almost past irony at its most savage."
Harold Bloom, Shakespeare: The Invention of the Human, c. 22

Carlos Rossas 22/04/2020

Fascinante e atual
Está é a primeira obra que leio de Shakespeare e a escolhi primeiro pelo título que considerei intrigante. Ao ler a resenha, percebi que tratava-se de um tema bem atual, ao abordar questões como justiça, moral, corrupção e abuso de poder. Pelo fato de ter sido escrita por volta de 1600 vê-se que esse tema se mostra importante há bastante tempo.
A linguagem é muito envolvente, prendendo a atenção do início ao fim. A trama se desenrola de tal maneira que pensamos conhecer o que vem em seguida mas sempre tem algo novo que nos surpreende. Leitura muito agradável, que me surpreendeu bastante, até mesmo por ser uma obra menos conhecida dele.

lucas.pinheiro.5815 31/05/2019

Medida por Medida?
Essa peça tragicômica de Shakespeare trata, sobretudo, do valor da Justiça. Mais do que respostas, este foi um livro que me trouxe muitas perguntas, por meio de uma trama muito bem construída e dinâmica.

Afinal de contas, qual a medida da justiça? Ao aplicador da lei, é permitido ser menos do que exemplar em seus próprios negócios? Em que medida o rigor da lei deve ser acalentado pela misericórdia humana?

Como é de praxe nas obras de Shakespeare, nesse livro há frases que são bonitas, fortes e profundas o suficiente para marcar uma vida. Selecionei 3 das que eu mais gostei:

- Nossas dúvidas são traiçoeiras e nos fazem perder o tanto de bem que muitas vezes poderíamos obter só porque receamos tentar (pág. 38).

- Aquele que empunha a espada da Justiça divina deve ser santo e não apenas severo. Deve ser padrão, ele mesmo, a ser imitado.Deve aprumar-se com graça divina e trilhar o caminho da virtude (pág. 89).

William.Almeida 25/04/2016

Direito e Literatura
Para estudantes o livro se torna ainda mais essencial e genial! A figura de Ãngelo I e Ãngelo II na análise do livro feita por Lenio Streck no programa Direito e Literatura mostra a problemática da hermenêutica do direito ...

Siz | @cantinhoda_siz 12/03/2016

Olá meus queridos leitores. Vocês sabem que sou apaixonada por Shakespeare e tinha um livro dele na minha meta de leitura 2015. Medida por Medida eu li em setembro, e achei a história muito interessante. Bom, esse livro foi um presente da minha amiga Ingrid, mas de acordo com o site Skoob o preço gira em torno de R$8,42 a R$16,00.
Teve momentos que a história fez um nó na minha cabeça e eu tinha que parar por um momento para refletir, tem horas que você não sabe nem de que lado você estar. Eu até tentei prever o que alguns personagens fariam, mas muitas vezes acabava sendo surpreendida e eu amo isso.
Shakespeare como sempre arrasando em suas histórias, já que os assuntos abordados no livro são atuais, como corrupção, abuso do poder, hipocrisia.
Não posso dizer que tive personagens por quem me encantei, acho que cada um com sua personalidade única foi parte essencial da história, que foi muito bem construída. Só que, o Duque Vicêncio trouxe alguns ensinamentos e isso me fez dar uma atenção especial a esse personagem. Outra personagem que me chamou muito a atenção foi a Isabella, que com sua coragem, lutou para conseguir que seu irmão não fosse morto, e não precisou cair nas palavras de Ângelo.

Espero que vocês tenham curtido. Se alguém já leu, deixa sua opinião sobre o livro nos comentários, eu vou amar ler e você que ainda não leu, o que está esperando? Vou querer saber o que achou depois. Até a próxima!