Antígona

Donaldo Schüler
Cegalla

Resenhas - Antígona

Nicollynha1 19/03/2024

Achei meio confuso algumas coisas mas gostei da forma como a história foi contada e de como foi abordado o conflito entre lei divina e lei humana, bem como os conflitos internos dos personagens

Wendy.Rodrigues 19/03/2024

Leitura obrigatória
Minha primeira leitura obrigatória da faculdade, li achando que ia ser muito difícil de terminar, mas acho que pelo número de páginas foi bem rápido. Não sei o que eu tava esperando da história, mas pelo o que eu entendi (e não entendi muita coisa) a Antígona é uma mulher muito forte, que não desiste do que acredita mesmo tendo que enfrentar as consequências. Até que eu gostei e grifei bastante frases que me impactaram!

hianzito 14/03/2024

O auge do teatro.
Há de se imaginar que um pequeno texto como este não seja dos melhores; há de se surpreender, também, com a baita lição que tiramos deste livro. Simplesmente um dos melhores que já li, sensacional.

rehtired 10/03/2024

Bom, mas infelizmente não era a edição/tradução que eu queria. culpa minha, por não ter checado antes. é uma leitura bem rapida por ser estilo roteiro de peça, mas uma linguagem bem arcaica.

Louise Mariane 28/02/2024

Leitura gostosa, maravilhosa. Tem linguagem rebuscada, mas é muito prazeroso ler tragédias gregas. Amei de mais. Não vejo a hora de comprar Édipo em Colono. Sófocles, meu caro, você escreve peças incríveis. Quero ler tudo o que você tem a oferecer.
Eu sou encantada com a antiguidade clássica greco-romana.

nahai 28/02/2024

Clássico da mitologia grega
Realizei a leitura por conta da obrigatoriedade da escola, não esperava nada demais e ele me entregou nada demais. Foi uma leitura um tanto quanto confusa, tendo em mente a linguagem teatral e antiga grega. Entretanto, obra agradável e historica e socialmente relevante, contextualizando o desenvolvimento da misoginia relacionada a poder, soberania, coragem e princípios. Indico que procurem esse livro a fim de experienciar diferentes maneiras de escrita e estruturas literárias.

Alana 22/02/2024

Foi a minha primeira tragédia grega e me surpreendi, foi mais fácil de ler e mais envolvente do que eu esperava. Amei a personagem principal, super moderna.

Kat 20/02/2024

"Antígona" é uma tragédia grega clássica escrita por Sófocles. A peça narra a história de Antígona, filha de Édipo, que desafia as leis do rei Creonte ao decidir enterrar seu irmão Polinices, mesmo que isso seja proibido. Creonte, por sua vez, decreta que Polinices não deve receber um funeral digno por ter se rebelado contra o Estado. Antígona, movida por valores familiares e divinos, desobedece a ordem de Creonte e é condenada à morte. A peça aborda temas como o conflito entre a lei divina e a lei humana, o dever familiar e o poder do Estado. O desfecho trágico revela as consequências devastadoras da rigidez e da arrogância de Creonte, bem como a força inabalável do caráter de Antígona em face da adversidade.

Yasmin.Moraes 18/02/2024

Clássico e trágico
Um clássico tem seus motivos para ser um clássico. A lembrança de que o mundo sempre foi machista, de que o ego é maior que tudo e que pessoas só aprendem na dor.

Kung-fu fighting tuturutututu 12/02/2024

Não ocupa muito do seu tempo,mas vai ocupar seus pensamentos
Antígonas é uma obra que nos encanta pela sua simplicidade, ao mesmo tempo em que nos desafia intelectualmente. Uma leitura imperdível para quem busca uma experiência literária repleta de significado e impacto emocional. Através da escrita eloquente de Sófocles, somos transportados para um mundo onde as ações e as escolhas têm repercussões profundas e duradouras.

Lilo 12/02/2024

Que texto maravilhoso. Li ele por causa da faculdade com a premissa da minha professora de filosofia: "um livro que sobreviveu quase 2500 anos, a inúmeras guerras, desgraças e outros, só por esse fato merece ser lido". Maravilhoso.

maryelli0 01/02/2024

O último livro da trilogia tebana, e o mais trágico de todos. Tragédia define esse livro, e para mim, fechou com chave de ouro o enredo.
Eu particularmente gosto muito de como a política é abordada nesse livro, as reflexões e morais me agradam muito também.

Catarina410 15/01/2024

"Não fui gerada para odiar, mas para amar."
Primeiríssima peça grega lida por mim, revelou-se diferente de outras que havia lido.
Antígona é uma mulher imponente e decidida. É muito interessante pensar que ela foi desenvolvida séculos antes de Cristo e mesmo assim discute diretamente a voz da mulher em esferas sociais.
Ela sabe exatamenta as crenças em que direciona sua fé e não a contraria nem quando a tirania do ser humano a coloca entre a cruz e a espada.
Suas relações familiares são estranhamente icônicas.
Sófocles pintou uma tela que representa fielmente a tirania dos homens e o jugo que pairam sob seus pescoços, tanto sob os dos tiranos quanto aos que permitem serem subjugados.

Cartola de Bigode 04/01/2024

Interessante.
Minha primeira leitura em formato de peça, foi uma leitura curtinha, mas divertida.
A história é interessante e os diálogos bem dramáticos. Tem aquela lição de moral no final da história, quase que nem um final de episódio do He-Man. Gostei, vou pesquisar mais sobre Sófocles pra digerir melhor as mensagens e as questões que ele aborda nessa e talvez em outras peças.

Obs: é também o tema principal a questão das leis dos deuses(as leis naturais do ser humano, como o direito de ser enterrado que é usado no livro) e as leis dos mortais, que no caso é as leis do imperador, governo, etc.