Antígona

Cegalla

Resenhas - Antígona

Faffys 22/01/2023

Releitura
Li pela primeira vez no primeiro ano da faculdade e virou um dos meus favoritos ?
Antígona é uma personagem forte e que defende o acha ser justo.

Amanda.Arruda 20/01/2023

Um ato de amor
Antígona é a representação da luta pelos seus ideais.
Forte e corajosa enfrenta o edito do rei para fazer cumprir com seus costumes.
Que obra maravilhosa

Ju 16/01/2023

Uma ótima tragédia grega. Leitura rápida que me agradou bastante. Inicie sem grandes expectativas mas me suprendi com o final e com a forma que a personagem age durante a trama.

Bibi.PAra 10/01/2023

Incrivel, Sofocles é bom, mas Millôr Fernandes é ÓTIMO!!!!!
Me deu uma sede de teatro, criei interesse depois de ver a interpretação da Andrea Beltrão (maravilhosa), pretendo reler em breve.

Lala 30/12/2022

Melhor protagonista de tragédia ever
Antígona é minha tragédia grega favorita até agora. A protagonista é um grande diferencial, sendo uma personagem muito forte e com princípios muito definidos, pelos quais ela tem coragem de morrer. O tema do cadáver ultrajado é o grande centro da obra (e eu AMO esse tema na cultura grega). Antígona luta pelo direito natural de qualquer ser humano ser sepultado, seguindo a antiga lei dos deuses e indo contra a lei dos homens e contra a tirania de Creonte, que desrespeita a religião do povo e a humanidade do filho morto de Édipo. Não enterrar alguém é desumanizar a pessoa na cultura clássica, pois isso era um rito essencial pra passagem para o Hades e interromper isso é uma grande ofensa ao Olimpo. O como essas relações são tratadas é sensacional na obra, tornando ela extremamente atual, pois discute sobre direito, tirania, inevitabilidade do destino, vida e morte, humanidade e diversos outros temas importantes e universais.
Os diálogos são muito bons, a peça é fluida e gostosa de ler e o coro é pontual com os temas que discute. O desenrolar das coisas é inesperado, dramático e genial. A queda de Creonte é quilométrica e seu erro trágico desenrola a cadeia de ações que acaba matando quase todo mundo, exceto ele. É muito bom e eu quero ser a Antígona quando crescer kkk, sério, que personagem forte, com personalidade, a própria Katniss Everdeen da antiguidade. Édipo é uma peça maravilhosa e mais famosa que essa, mas Antígona é incomparável de boa, aquela sequência que supera a original. Leiam, leiam, leiam!

Carla 25/12/2022

Otima surpresa
Uma tragédia grega que realmente é uma tragédia.. kkkkk. Brincadeiras a parte, é uma leitura super rápida, com uma escrita característica de um período tão antigo (por volta de 450 AC). Me surpreendi com a história, pois iniciei a leitura sem expectativa e simplesmente adorei o enredo, o final é espetacular, vocês precisam conhecer. Livro curtinho e muito legal.

Lari Lopes 06/12/2022

Eu li para a aula de teatro mesmo mas até q gostei. Td mundo se ferra ou morre então é bem dramático

mariana 03/12/2022

li pela escola e não tem muito o que falar! no final todo mundo se de mal KKKKKKKKKKKK não é um livro que eu leria, mas foi legal

asteuwick 17/11/2022

Aqui se faz aqui se paga
Uma tragédia grega de mais de 400 anos antes de Cristo.
A linguagem usada, pelo menos na tradução, eu particularmente acho divertidíssima, para mim é o ponto alto das tragédias dessa época.
Essa história faz parte de uma coleção, acho que uma trilogia, acompanhando o depois de Édipo rei. Uma história bem curta e pontual, mostrando as consequências de se "desafiar" os deuses.

Leticia.Dorneles 18/10/2022

Direito
Esse foi o primeiro livro que li no meu curso de direito, sempre tive na minha cabeça que todos os livros de curso seriam chatos, mas me impressionei bastante com esse, a divisão de direito natural com direito positivo é bastante expressiva. Gostei bastante.

leiturasdamafe 18/10/2022

lido para a faculdade
moral da história: no final, todo mundo se fode!
nada demais, não é meu tipo de leitura então blé, que seja.

Marla.Monteiro 17/10/2022

Lembrete
Para o homem, ainda que seja sábio, aprender continuamente e ser flexível não é vergonhoso.
Observa que, nas torrentes de inverno, as árvores que cedem salvam os ramos, enquanto até as que resistem sucumbem, arrancadas as raízes.

Manu Jordão 29/09/2022

Tive que ler pra minha aula de Teoria geral do Direito, apenas isso fkshfkahfjvhksjfksfjksfjskfhskchskcj

Apmmota 15/09/2022

Passado e presente
Professor que indicou em uma aula e resolvi ler para entender o contexto e muito me surpreendi porque o contexto muito se assemelha há momentos que vivemos hoje. Considerando que Antígona é uma figura da mitologia grega, bem como sua história, meio bizarro ver a vida imitando a arte nesse sentido. Gostei no geral.