Antígona

Cegalla

Resenhas - Antígona

José 29/04/2022

Tantas lições
Uma peça simples, mas que traz imensas lições. Uma leitura que me consumiu e que em poucas horas me cativou de uma forma incrível. Leitura obrigatória!

Saturnotemanéis 24/04/2022

Não atoa um clássico atemporal, serve barraco e drama no mesmo nível que as outras duas peças anteriores, com muita qualidade, vale muito a leitura e ainda é curtinho.

Bella 16/04/2022

Li para escola ?
Antigona de Sófocles, uma tragédia grega onde acompanhamos o drama da vida de Antigona, que, após perder seus pais e sem o apoio de sua irmã, tem que lidar com o luto pela mais nova perda, a perda de seus irmãos.

bobbie 14/04/2022

Desafiador.
Gosto de histórias que desafiam. Que desafiam o seu tempo, o status quo, o sistema vigente, as tiranias, as ordens arbitrárias, os desmandos sem critério. Assim é Antígona. Escrita quase meio milênio antes de Cristo, Antígona conta a história da personagem-título que desafia uma ordem do governo tirano que tenta controlar seu povo, e paga o preço por isso de cabeça erguida. Há muitas camadas de desafio em Antígona: por ser mulher, pela época em que foi escrita, pela coragem, por não abaixar a cabeça, pela honra da família, por colocar em xeque seu futuro casamento em nome do que acredita ser o certo a ser feito.

William LGZ 06/04/2022

Uma sequência de altíssimo nível
Eu estava com sentimentos mistos sobre essa sequência de Édipo Rei, cuja existência sequer passou pela minha cabeça durante muito tempo, e enquanto estava ansioso para lê-la também tinha um pé atrás achando que não seria tão boa assim.

Mas pelo contrário, para mim ela chegou muito próximo ao original! E, acima disso, deixou sua própria marca. A trama duma mulher que, apenas para dar um enterro digno à seu irmão, enfrentou à tudo e à todos mesmo tendo sua vida e noivado em jogo.

Fiquei bem indeciso entre dar 4,5 ou 5 estrelas de tão boa que a leitura foi, mas optei pela primeira nota por achar que as reações dos personagens, principalmente as de Creonte, foram desproporcionais demais em relação aos acontecimentos, o que tirou um pouco da minha imersão.

Porém isso é um mero detalhe diante de tanta genialidade nesse texto, e nem preciso dizer que o recomendo demais! Acredito até que seja mais facilmente apreciado do que Édipo Rei para quem não é muito chegado em tragédias gregas.

iris 30/03/2022

?Eu não nasci para partilhar de ódios, mas somente de amor!?
Li como leitura obrigatória para a faculdade e achei que não seria tão interessante, mas acabei me surpreendendo bastante, pois revelou-se ser uma leitura maravilhosa. A história é linda, muito profunda e apresenta um grande debate moral que continua pertinente até os dias de hoje. Os diálogos são muito bons e poéticos, em especial as falas do coro que são recheadas de grandes verdades. A reviravolta da trama é surpreendente, bastante triste e realmente trágica, e é muito interessante o conflito entre o direito positivo e o direito natural que ela apresenta. Eu gostei tanto do livro, que me interessei a ler futuramente os outros dois da trilogia.

Felipe1503 29/03/2022

Uma mulher forte
Antígona é o exemplo de uma verdadeira mulher forte, que, apesar de saber que em sua época as mulheres não tinham voz alguma, procurou defender os direitos do ser humano, e por isso acabou se sacrificando. Ao invés de dividir, Antígona uniu, mudou a forma das pessoas pensarem e criou um legado.

Sei que é ficção, mas essa história foi escrita há quase 2.500 anos e ainda é relevante em nossos dias.
Divisão destrói. União constrói!

Hytha 28/03/2022

O livro conta muito sobre o direito natural, o qual, já nascemos com ele. Por mais que seja em forma de diálogo, como uma peça, é incrível. Eu gostei bastante

Sara277 24/03/2022

Apesar dos anos passados segue atual
Mais uma representação da mulher sendo desobediente (Eva, Pandora), dessa vez Antígona desobedece o Rei, por entender que as leis naturais e divinas são mais importantes que a lei do homem. Rei tirano e possuído pela sede de poder, não pode se vê contrariado, e ao decidir pela morte de Antígona vai ter como consequência a dor do luto (dos filhos e da rainha) e a vida como castigo enquanto Antígona jaz em Paz. Excelente livro.

"O povo fala. Por mais que os tiranos apreciem um povo mudo, o povo fala. Aos sussuros, a medo, na semiescuridão, mas fala" (pág.49).

Amanda Barboza 12/03/2022

Não esperava que fosse gostar tanto disso aqui, me surpreendi ao quanto fiquei apega em Antigona. Como ela sozinha enfrentou todos pelo o que acreditava.

JoAo.Pedro 10/03/2022

Obra simples que engana!
Está peça tão antiga e curta, traz em suas falas algo muito complexo de entendermos, que nada mais é que o ser humano e seus caprichos. Quando dei início a está leitura não esperava que fosse gostar tanto ou surpreender-me com a tal, porém no decorrer das páginas fui sendo conquistado pela simplicidade da história e ao mesmo tempo ficando perplexo pela voracidade do ego de um tirano.

Maria 07/03/2022

Antígona
Comecei a ler a pedido de um professor, e confesso que é bem mais interessante do que parece. A leitura é um pouco complexa por conta do vocabulário, mas a história é bem intrigante.