Antígona

Cegalla

Resenhas - Antígona

KASS 07/07/2022

Sófocles Clássicos
Destaco nesta leitura a importância de se ler os Clássicos. Em Antígona, 442ac, já explora como a falta de compreensão e respeito de um governante pelos costumes e tradições traz a decadência do governo e a desgraça do governante. Por outro lado, a falta de respeito pela lei tendo como justificativa os costumes e as tradições também não traz ganho algum a sociedade, a quem desrespeita e aos seus. Por fim, e mais importante, é a visão do que é estar sob as leis de uma ditadura onde, inevitavelmente, se acaba por ter que respeitar leis vinda da cabeça de um autocrata certamente idiotizado pelo poder e irá contra costumes, tradições e a própria lei, expandindo-a ao seu dispor. Em conclusão, Sófocles sabiamente, 442 ac, já explica como a adoração absoluta as crenças e o poder absoluto, CEGAM !

Matheus222 03/07/2022

nossa se não fosse pela faculdade não leria nunca na vida a linguagem difícil sei que é por conta da época, mas tentei ler varias vezes 10 minutod depois eu dormia achei batido a história totalmente explicada na wikipedia

Lorena Carneiro 01/07/2022

Tragédia grega
Antígona sabia o que podia lhe acontecer, mas decide percorrer seu caminho, baseado em suas convicções éticas.
No livro podemos debater sobre inúmeras lições, os gregos sabiam escrever bons livros, sem muita delonga.

gleysonWHO 19/06/2022

A luta de uma única mulher contra toda uma cidade.
A obra é bastante forte, pois trabalha muito bem com os ditames morais. São traçados paralelos entre o autoritarismo inicial de Creonte com a determinação e dignidade moral de Antígona. Ressalta a importância do direito natural sobre o direito positivo. Outro dado importante que se extrai dessa obra é a luta de uma única mulher contra toda uma cidade. Ela nos mostra sua força, sua talante em executar aquilo que é digno e moral, deixando-nos como lição que nem sempre o legal é moral.

Mage 14/06/2022

Muitas frases impactantes e Antígona por mais q não apareça ativamente na maior parte do livro a trama gira em torno de sua personagem e seu ato de amor pelo irmão. Crítica a tiranos e a ambiguidade humana.

Maria11360 13/06/2022

Conclusão da trilogia
Antígona, que já provara sua bondade ao guiar o pai cego, mostra - se uma verdadeira heroína fazendo o justo sepultamento do irmão, mesmo sendo proibida por uma lei de um rei tirano. A peça é trágica e levanta inúmeros questionamentos a cerca das leis terrenas e da lei divina, esta que vigora desde sempre.
" A quem deveis obedecer, aos deus ou aos homens? " .
Certamente não cheguei nem perto de absorver sua grandiosidade, mas fiquei muito impressionada e marquei várias passagens. Antígona talvez seja a melhor dentre as três. A trilogia entrou com louvor para minha lista de favoritos.

Joao.Gabriel 09/06/2022

Bixébom, achei melhor que Édipo Rei
A tradução do Millôr tá muito boa embora eu tenha ficado com um pé atrás, mas tudo certo. Qualquer coisa comprem a da 34 e já era, sem estresse.
Achei fluido de ler, fácil de certa forma, nada de dor de cabeça. Fora que trabalha melhor os temas e críticas que o Sófocles propos e não deixa de ter a nossa querida tragédia (como se viver nesse país já não fosse uma)

Marcelo217 29/05/2022

Casos de família (literalmente)
Fechando o ciclo da carnificina, essa é a terceira parte das desventuras do Édipo (rei) junto com seus descendentes e parentes.

Após o massacre da cidade de Tebas que acabou matando os dois irmãos de Antígona, Polinices e Eteocles, o seu tio Creonte (ai! ai de mim! rs), atual rei, criminaliza quem tentar enterrar o seu sobrinho Polinices, responsável por todas essas mortes na tentativa de tomar a cidade do seu irmão. Antígona que não ta nem ai pras ordens do tio, tenta enterrar seu irmão e esse acontecimento acaba desencadeando nas mortes do restinho da familia real de Tebas.

A tragédia mostra além do final caótico, valores de fraternidade, amor acima das leis e o bom senso junto a prudência no ato de estabelecer ordens! O rei Creonte, de acordo com a peça, passou pelas vontades dos deuses, de sua família e do alerta do vidente e acabou perdendo a famïlia. Fica aí o aprendizado quanto a intransigência monárquica

Irla 14/05/2022

Gosto muito de Antígona, e adoraria ver essa peça numa versão um pouco mais moderna. A maioria das coisas aqui são tão atuais hoje quanto foram na época, só tirando a linguagem.

malucpinheiro 07/05/2022

Antígona, um clássico lido três vezes
Um clássico, escrito há quase 2.500 anos, dispensa meus humildes comentários. Mas, justamente o que o torna um clássico, e, por isso, vivo até hoje, é a sua capacidade de suscitar infinitas leituras. Leio-o pela terceira vez: a primeira, por volta dos 20 anos, na faculdade de Psicologia, com o olhar de uma menina que atentou-se ao amor de Antígona pela família; depois, por volta dos 30, na faculdade de Direito, uma jovem adulta, já inserida nos pragmatismos da vida ordinária, olhava para Creonte e suas leis, para o embate cotidiano entre nossos desejos e valores e as leis civilizatórias, pensava em Justiça. Essa terceira leitura, sob a supervisão do magistral Jorge Forbes, beirando aos 40 anos, de uma mulher já vivida, que já amou, que já perdeu, psicóloga já com alguma experiência, empresária, mãe, dona-de-casa, finalmente, se depara com o Trágico - o cerne da história. Com o real presente tão explicitamente no texto, mas que são necessários olhos para ver. Razões que disputam. Lutas, dramas, amores, perdas, convicções, valores, erros, dignidade, honra, lealdade, compromisso, arrogância e humildade, sentido, destino? O inevitável, o real, o trágico. ?Mas o que é a vida, afinal? Será que é fazer o que o mestre mandou? Comer o pão que o diabo amassou? Perdendo da vida o que tem de melhor?? Eis a lição: ?Sabedoria é essencial para a felicidade!?

Fer 06/05/2022

muito bom
livro rápido de ler, leitura bem menos difícil do que eu imaginava e eu gostei bastante da história!!! li esse livro por recomendação do meu professor de ciência política

Lucas 29/04/2022

Um clássico
Antigona é um livro muito bonito que traz o seguinte dilema: devemos obedecer a lei dos homens mesmo quando sabemos ser corrupta ou agir de acordo a justiça?

Antigona escolhe a segunda opção, sabendo que mesmo que aos olhos dos homens seja considerada culpada, os deuses a julgarão inocente. Antigona, filha do trágico épico é, juntamente com Medeia em minha opinião, a humana mais marcante e interessante da mitologia grega.

Um livro curto e muito bonito, Antigona é uma guerreira, uma mulher corajosa que faz tudo ao seu alcance para que seu irmão, considerado inimigo da cidade, receba os ritos fúnebres e possa partir em paz no Hades (Mundo dos mortos)

site: https://www.amazon.com.br/Lucas-Vitoriano/e/B09S5LVD8F/ref=dp_byline_cont_pop_ebooks_1

José 29/04/2022

Tantas lições
Uma peça simples, mas que traz imensas lições. Uma leitura que me consumiu e que em poucas horas me cativou de uma forma incrível. Leitura obrigatória!

Saturnotemanéis 24/04/2022

Não atoa um clássico atemporal, serve barraco e drama no mesmo nível que as outras duas peças anteriores, com muita qualidade, vale muito a leitura e ainda é curtinho.