Antígona Sófocles
Donaldo Schüler
Cegalla

Resenhas - Antígona

Frasson 12/05/2024

Primeiro tragedia grega que leio. Acho interessante a capacidade de criar uma história curta que transmita a mensagem, sem rodeios.

Messias 10/05/2024

Uma excelente surpresa. Sempre vejo livros teóricos citando a história de Antígona e sabia apenas superficialmente sobre o que se tratava. Mas ótimo ler o texto de ótima qualidade e entender melhor a história.
Único ponto fraco é o posfácio que passou longe de estar a altura do texto principal.

Tereza 07/05/2024

Antígona
Eteócles e Polinice morrem em combate durante guerra em Tebas, Grécia Antiga. Creonte, tirano de Tebas, decreta que Polinice não terá direito a sepultura.

Irmã dos combatentes, Antígona, decide descumprir o decreto e enterrar seu irmão Polonice. Pede ajuda a sua irmã, mas está se recusa.

Antígona é capturada e enterrada viva. Hemon, filho de Creonte e noivo de Antígona, tenta interceder, mas Creonte se recusa a mudar de ideia. Tiresias, profeta de Tebas, também adverte Creonte que seus atos estão desagradando aos deuses mantendo uma viva no mundo dos mortos e um morto no mundo dos vivos.

Creonte, decide voltar atrás. Sepulta Polinice, mas chega tarde demais na tumba de Antígona.

Lá ele encontra com Antígona e Hemon qur cometeram suicídio.

Eurídice, esposa de Creonte e mãe de Hemon, também se mata alegando ser o Creonte o culpado pela morte dela é do filho.

O que deve prevalecer na sociedade? A lei do homem, como no caso o imposto por Creonte, ou a lei natural/divina, como a defendida por Antígona em relação ao sepultamento?

O tragédia grega de Antígona nos traz inúmeras reflexões.

E o meu destaque foi para ela, Antígona: uma mulher que, em uma sociedade cuja participação sociopolítica é exclusiva dos homens, abala a tirania.

Defendeu suas crenças e deu sua vida se opondo à um governante arrogante e sem escrúpulos ao passo que grandes estudiosos, respeitáveis cidadãos, bravos e corajosos soldados se calaram.

Apolita 07/05/2024

Antígona, rainha do tanque
Tive que ler por conta de um trabalho e me surpreendi.

De começo foi difícil para mim entender a trama, o que acabou atrasando minha leitura, no início e quase fazer eu desistir, mas ao continuar comecei a entender e me interessar pela enredo.

O livro em si pode ser difícil de entender e é preciso tempo, ou até saber a história previamente, porém você não vai se arrepender de ler.

Os conceitos do livro envelheceram super bem e podem facilmente ser usados para debates nos dias de hoje.

Adorei ler esse livro e me senti 10% mais inteligente ao termina-lo.

Obs: Forças para você guerreiro que for ler essa pedrada.

Obs²: É realmente uma tragédia .

Obs³: Antígona icônica feminista antes do feminismo e hemon gado supremo.

the moon 29/04/2024

Antígona, uma mulher em busca de justiça
Para os admiradores da Literatura Clássica, essa tragédia grega retrata a luta contra a injustiça e o preço pago por um governante imprudente. Antígona mostra-se como uma mulher determinada, fiel aos seus princípios e justa. Já Creonte governa de acordo com os seus próprios interesses, ao realizar um sacrilégio que ofende não só aos cidadãos, mas também aos deuses infernais, vê-se em um emaranhado de desgraças ocasionadas pelos seus próprios atos. Para aqueles que estão começando a ler tragédias gregas, essa é uma ótima obra de iniciação, entretanto sugiro que leia "Sete contra Tebas" antes.

Jacquegalaxy 15/04/2024

Achei essa tragédia meio confusa e não é tão interessante quanto Édipo Rei, sinto que ela não agrega muita coisa a narrativa anterior.

JMartini 11/04/2024

Antígona
Mais um livro que tiver que ler por conta da faculdade, mas me impressionei logo no início da leitura!
Eu realmente gostei do livro.

zaffa 08/04/2024

Antígona.
Nem com véu de noiva, nem com véu de luto, mas com o véu de coragem e fim cruel, aterrando Tebas e todos os outros em tragédia por causa de sua ganância, ignorância, orgulho e ego.

Estela111 31/03/2024

Legal
Ai gente foi a primeira tragédia grega que eu li e eu gostei bastante!! fui anotando os acontecimentos pra entender tudo certinho e adorei, achei o final bem surpreendentemente

Mariana 28/03/2024

04/10
Outra leitura por conta da faculdade, mas esse é melhor que livro de Jó, mas ainda é muito antigo e chato

Hermilo.Fernandes 27/03/2024

Clássico
Um clássico para os primeiros períodos do curso de direito.
Uma leitura rápida e com muita interpretação.
Você irá embarcar em uma história curta e que na sua cabeça vai ser longa para uma vida kkk

manu 27/03/2024

Li pela faculdade e gostei da leitura. pensei q ia ser mais difícil mas ao longo da leitura foi fluindo... o final ficou confuso pra mim mas, depois de assistir a vídeos, entendi tudo. antígona é fodona e não tem medo de nada, adorei ela.

giovanna.chadud 26/03/2024

Tragédia
LITERALMENTE tudo o que acontece no livro é trágico, tudo, as pessoas só morrem ou se matam, nunca vi isso, mas é incrivelmente bom , eu adorei