Medeia

Medeia Eurípides

Resenhas - Medéia

julia 06/01/2023

"Das criaturas todas que têm vida e pensam, somos nós, as mulheres, as mais sofredoras."

Acho que brutal seria a palavra que eu usaria pra descrever essa peça mas eu não me surpreendi tanto com a violência porque li As Bacantes (também do Eurípides) no ano passado que, assim Medeia, é uma obra incrível.
Medeia é uma personagem maravilhosa e totalmente assustadora e desequilibrada. É impossível negar que até certo ponto ela estava certíssima. O monólogo dela sobre o modo como as mulheres eram tratadas pela sociedade na época da peça é sensacional e infelizmente ainda reflete certas situações que as mulheres enfrentam na sociedade atual.
Eu achei o final um pouco exagerado e meio fora do tom do peça, pra mim ele acaba trazendo uma sensação de irrealidade porque é bem fantasioso. Apesar disso, eu gostei demais da peça e eu estou ansiosa para ler mais dos trabalhos de Eurípides esse ano. Assistir uma encenação de Medeia no teatro se tornou uma das minhas grandes vontades.

Ana Ponce 06/01/2023

Afinal, qual é o limite da vingança? É justo envolver inocentes nessa busca por vingança? Pode parecer que estou falando do incrível "O Conde de Monte Cristo", mas não. No post de hoje iremos conversar sobre um livro bem mais antigo, a tragédia grega "Medéia" de Eurípedes.

Cada leitor irá responder as perguntas do inicio desse post de uma forma diferente, pois elas dependem muito da nossa visão de mundo e apenas quando vivemos uma situação podemos ter certeza das atitudes que tomaremos.

Não é atoa que esses temas foram abordados nessa obra, que foi escrita aproximadamente no ano de 431 antes de Cristo. O teatro foi um importante instrumento de construção e educação do homem grego, abordando os conflitos sociais e individuais usando a mitologia como pano de fundo.

Mas vamos à narrativa. Assim como a maioria das tragédias gregas, "Medéia" tem origem mitológica. Medéia é uma feiticeira, filha do rei de Cólquida, Eetes. Ela se apaixonou por Jasão, príncipe de Iolco. O pai de Jasão deixou o reino sobre os cuidados de seu irmão, Pélias até a maturidade de seu filho, Jasão. Mas quando Jasão, já um homem feito, decide reivindicar o trono, seu tio propõe que ele recupere o velocino de ouro, que estava em Cólquida. Com a ajuda de Medéia ele consegue recuperar o velocino, e se casa com ela.

Eetes furioso persegue os argonautas e sua filha, na tentativa de atrasar o pai e assim ganhar tempo para que ela, o marido e seus companheiros fugissem, Medéia mata e esquarteja o próprio irmão e espalha seus membros.

Jasão e Medeia se instalam em Corintos, onde Creonte reinava, o rei oferece a mão de sua filha a Jasão, que aceita o casamento, mesmo sendo casado com Medéia, com quem tem dois filhos. E é assim que começa a peça de Eurípedes.
Aia.

O autor aborda temas como casamento, condições dos estrangeiros e da mulher na sociedade, de forma original e rompendo com a tradição das tragédias, especialmente por não conferir grande a ação dos deuses no desenrolar da história, ao invés disso o autor foca nos aspectos psicológicos dos personagens, trazendo uma boa dose de realismo as suas obras.

A obra influenciou Chico Buarque de Hollanda e Paulo Pontes a escreverem Gota d’água, e a Sêneca a escrever sua versão de Medéia.

Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Camille.Pezzino 04/01/2023

RESENHA #199: À MULHER ESTRANGEIRA
Durante um dos períodos tiranos na Grécia Antiga, uma das manifestações mais importantes que se teve conhecimento foi o teatro. O teatro clássico, através das tragédias, esboçou parte da linha de pensamento daquela sociedade, pois era obrigatória a presença da população (não só dos seus cidadãos, mas das mulheres e escravos também).

Alguns tragediógrafos marcaram essa sociedade e continuam, através do legado encontrado, a nos marcar até hoje. Assim, numa tríade, Ésquilo e Sófocles, muito mais premiados, foram precursores daquele que considero o melhor dentre eles: Eurípides. Diferente dos demais, Eurípides, tendo vivido e combatido numa guerra do povo helênico – atenienses versus espartanos –, foi capaz de capitar a importância do estrangeiro e do feminino.

Muito se especula sobre a vida do autor, mas é inegável que suas obras representam aqueles que nunca tiveram chance de ter voz dentro de uma sociedade xenofóbica que era a Grécia Clássica como um todo, isto fica claro em suas peças, como Medeia.

Baseada em um mito, Medeia é considerada por especialistas como uma “tragédia matrimonial burguesa”, pois, fala sobre a relação conjugal arbitrária da Antiguidade, da mesma maneira que dá voz a figuras femininas e de classe baixa, como a ama e o escravo. Para além disso, é uma peça que retrata as diferenças entre homem e mulher de tal maneira que nunca se teve acesso antes.

A mulher, incapaz de servir a si mesma, é obrigada a sempre servir um lar e um marido que não necessariamente a valorizam. Por conta disso, veremos a personagem protagonista ser enlaçada ao que, na Antiguidade, define os heróis: a hýbris. Também traduzido como desmedida, esse termo se refere aos limites humanos impostos pelos deuses e que os heróis são os únicos a ultrapassá-los. Contudo, ao passar dessa margem, sofrem consequências.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-199-a-mulher-estrangeira/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-199-a-mulher-estrangeira/

Zaz 28/12/2022

Desequilibrada e doidinha do jeito que eu gosto
Medeia é sem duvida uma das que eu mais amo na mitologia grega. Ela se mantém forte no desejo dr vingança e faz oq faz até o desfecho do drama. Perfeito, meu favorito

lucaismaia 27/12/2022

se os diálogos não fossem tão extensos, eu teria gostado mais. porém, são muito intensos e a pegada da Medeia ser uma feminista, haja vista o tempo em que ela está... enfim.

a querida aqui tacou o 🤬 #$%!& no sistema e serviu horrores. passo pano pra lenda! ?

Marcia 23/11/2022

Gostam de história de amor e ódio? Foi com essa temática que embarquei no passado muito distante, buscando na mitologia grega conhecer esse livro: Medéia, de Eurípedes.
Uau!! Primeiro livro de tragédia grega que leio e gostei muito.
Esse livro faz parte dos livros de LC que faço parte.
Livro forte, e dizer isso caio em pleonasmo já que se trata de uma tragédia grega, não é mesmo!? Mas olha que eu não fazia idéia e me surpreendi.
Tirando o extremismo das atitudes de Medéia e lembrando da época, ela se mostra uma mulher destemida ,forte, que não depende de ninguem. Se dedicou ao amor, lutou pelo seu casamento( também indo ao extremo para ter o casamento) e quando foi rejeitada não ficou quieta. Muito pelo contrário, se vingou. Foi de forma terrível, mas lembramos que é uma tragédia grega né!?
Ela faz e acontece. Não mede esforços para atingir seus objetivos e, quando digo que ela não mede esforços, nao estou exagerando pois quem conhece a mitologia me entenderá.
Agora, para os que desconhecem e até mesmo quem conhece recomendo a leitura. O livro é pequeno, tem uma escrita boa mas não é fácil devido aos acontecimentos. A história é contada em forma de teatro e ao ler me senti na plateia assistindo a peça. Valeu!

Brenda 22/11/2022

Uma deusa, uma louca, uma feiticeira. Ela é demais...
É demais mesmo, demasiadamente pirada. Quem pensou na expressão "fé nas malucas" deveria ter medeia em mente. Ela vai até as últimas consequências para manter sua honra. Agora, medeia seria vítima de uma sociedade patriarcal? Talvez. A narrativa incomoda, porque por mais absurdos os atos de medeia, ela expõe a fragilidade da condição feminina naquele tempo, que chega a compadecer o coro, e também o leitor.

Dani 10/11/2022

Tragédia Grega
Leitura acadêmica, que por ser uma tragédia aborda temas muito sensíveis e é repleta de críticas a sociedade grega. Leitura interessante

maju 11/10/2022

i support women?s rights but most importantly women?s wrongs
medeia simplesmente a primeira female manipulator, como ela teria adorado gone girl e fiona apple. uma delícia ver tudo dando certo em favor dela, eu também faria o energúmeno do jasão pagar por tudo !

Ana 26/09/2022

Personagem feminina intensa!

Já ouvi muito que Euripides não gostava de mulheres (nesse livro mesmo, tem uma parte falando isso) mas eu não consigo vê dessa forma. Ele sempre cria personagens femininas fortes e fascinantes (na minha opinião) talvez o fato de ele carregar a tragédia para elas, façam as pessoas pensarem que ele odeia as mulheres, mas alguém que faz um personagem feminino principal, naquela época, e ainda mais uma personagem que mesmo você não concordando 100%, ainda passa pano pra ela? Acho difícil dizer que essa pessoa odeie as mulheres.

Medéia é com certeza um soco no estômago. Ela passa por poucas e boas, por amar um homem que só pensa em si mesmo, e a trai. E com isso não estou defendendo ela, mas acho engraçado como desde sempre, os homens fazem o que querem, e taxam as mulheres de loucas depois.

Eu amo tragédia gregas, então sou suspeita a falar, ainda mais por gostar muito das de Eurípides, mas essa é uma das minhas preferidas. Acho uma leitura rápida e fluida, mas aconselho a pesquisar antes no Google, para vê a ordem certa, pois tragédia grega é sempre uma ligada na outra.

Julio.Jose 17/09/2022

Cuidado com Medeia
Tragédia grega que coloca a mulher como protagonista em uma época totalmente patriarcal. Retrata uma mulher abandonada e traída que não se abate e busca vingança.

Para quem gosta de mitologia grega igual a mim, é imperdível.

Não aconselho ninguém a se meter com Medeia?

Joana.Sabino 10/09/2022

O meu pano é preto com glitter roxo
Estava certa e passo pano sim, (menos a parte dos filhos, aí não tem como defender Medeia).
No final bem plena na sua carroça flutuante.