O Símbolo Perdido

O Símbolo Perdido Dan Brown

Resenhas - O Símbolo Perdido

Amanda.Ferreira 02/05/2021

O símbolo perdido
Fiquei surpresa com a descrição de detalhes de cada lugar, fiquei até com vontade de visitar Washington .
É uma aventura bem envolvente, cheia de riquezas históricas e religiosas, com reviravoltas emocionantes e um final simplesmente incrível .
Esse foi o primeiro livro do Dan Brown que eu li, mas com certeza não será o último .

Clara 21/07/2022

O enredo vai ter como foco a maçonaria nos Estados Unidos e as suas simbologias ocultas.
Assim como os outros livros de Dan Brown, o personagem Robert Langdon vai sofrer! O livro tem um bom enredo, é envolvente e de leitura rápida.
No meu ponto de vista o plot twist é meio nada haver, isso porque não era uma informação necessária ou surpreendente. Podia ter sido melhor, mais isso não acaba com a sua leitura

Lady Amz 24/06/2010

O símbolo perdido
Foi um mês de persistência. Talvez o maior tempo que eu tenha levado a terminar um livro. Foram 489 páginas decepcionantes.

Durantes as primeiras centenas, quase desisti, mas poxa, é um livro pelo qual esperei meses, que enquanto minha mãe esperava minha vez na sala da dermatologista, fui feliz, mesmo sendo um sábado de manhã, até a livraria gastar o ’troco’ da consulta com o livro do meu escritor preferido, sabendo que leria em menos de dois dias e finish, esperando uma dessas leituras incríveis.

Nem de perto. Comecei as primeiras páginas sem ser fisgada pela trama, e acho que a terminei ainda não tendo sido. As primeiras quatrocentas páginas foram de uma total enrolação, teve horas que me perguntei o que me fazia gostar tanto do autor.

Li em algum lugar, que Dan Brown foi pressionado para não escrever o livro, já em outro, que ele teve um bloqueio e estava perto do prazo de entrega para editora e foi pressionado a escrever. Talvez o motivo seja esse. Já que faltou originalidade. A fórmula do herói nerd não colou dessa vez. Faltou o humor irônico. Faltou ação. Faltou conexão.

Até os símbolos e códigos eu adivinhava antes do personagem, eu sabia logo ao bater os olhos “esse é só virar de cabeça pra baixo e pronto.” enquanto o personagens demoravam capítulos e mais capítulos até verem o mesmo.

A fórmula de Dan Brown anda meio gasta, ou eu que ando muito crítica?

Não sei. Talvez ambos.

Foram 133 capítulos, pra chegar ao epílogo com a sensação que menos de dez foram os que valeram a leitura do livro.

Se continuar nesse ritmo, Robert Langdon não demora muito a aposentar.

-Frases preferidas:

“Viver no mundo sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar nos livro.”

“O tempo é um rio...E os livros são barcos.
Muitos volumes navegam por essas águas e acabam naufragados e irremediavelmente perdidos em suas areias.
Pouquíssimos são aqueles que suportam os rigores do tempo e vivem para abençoar épocas futuras.”-

Não sei se “O símbolo perdido” será um desses livros que sobrevivem ao tempo.

Mas Dan Brown é humano, esse livro foi um erro, esperamos o próximo para provar que isso é apenas uma fase.

2 estrelas.:)
Tarcisio 10/06/2010minha estante
tava faltando eu ler uma crítica dessas para prolongar (ainda mais) a leitura de 'o símbolo perdido' =/ eh uma pena, tendo em vista que Anjos e & Demônios e muuuuito bom, pelo menos para mim!

Rafael Moss 21/07/2010minha estante
Boa crítica.

O que acabou com esse livro foi o fato do Dan Brown abandonar sua narrativa bacana e ter transformado sua tara em perseguição para militar sobre suas crenças.

Ca 08/05/2014minha estante
Espero que "Inferno" seja melhor do que este

Nat: 10/07/2020

Gostei. É muito intrigante a estória, um pouco cansativa e arrastada, mas da pra fluir bem. Acho muito interessante as estórias desse autor, como ele mistura a história real com a ficção.

Junior Lima 25/09/2021

Não é a melhor obra de Dan Brown, mas continua bom.
Já falo logo de cara que não é o melhor trabalho de Dan Brown. Na verdade, comparado com outras obras dele, como Código da Vinci e Anjos e Demônios, esse livro foi o que menos me apeguei. Isso quer dizer a história é ruim? Claro que não. O livro contém a mesma dose de entretenimento e ritmo alucinante. Porém, o número de defeitos se sobressaiu em relação a outras obras.

Nesse livro, o tema foi história americana e Maçonaria. Para alguns pode ser extremamente interessante; mas confesso que não fiquei tã interessado assim, e talvez por isso não tenha me prendido tanto. Mesmo assim, me peguei curioso paa saber os mistérios em torno da Organização Secreta, mas quando chegava na parte da história dos EUA, perdia um pouco de interesse.

O que mais me atrai nos livros de Dan brown é a carga de aventura presente na história. Não é à toa que existem muitas adaptações cinematográficas das obras do autor — Aliás, esse livro terá uma adaptação de série de streaming. Boa parte do livro tem esse ritmo eletrizante, e me peguei ansioso para saber o que aconteceria a seguir.

Mesmo com o ritmo alucinante, esse livro foi o que mais enrolou para seguir adiante com a história. Em diversos momentos, o autor cortava a aventura do nada para explicar um fator histórico ou um pensamento irrelevante, me deixando na ânsia para saber o que aconteceria. E confesso que pulei alguns parágrafos para seguir com a história.

O maior acerto desta obra foi o vilão da história. Como explicar a figura de Mal'akh. Me atrevo a dizer que ele seria a fusão entre Batman e Coringa kkk. Extremamente inteligente e preparado, mas também psicopata e ardiloso. O background criado para ele e as ações contra os protagonistas, tornam ele facilmente um dos melhores vilões literários que já li na minha vida.

Não sei se; pelo fato de já ler bastante os livros de Dan Brown, eu já prevejo algumas reviravoltas durante o percorrer do livro. Uma das maiores reviravoltas do livro, que foi exposto no final do livro, eu já tinha descoberto no capítulo 50. Porém, outras reviravoltas — em especial uma, que infelizmente não posso dizer —, me deixaram abismado e até me fez estudar mais do assunto.

Luiz Valdes Junior 27/12/2013

A cada capitulo temos uma teoria nova, a cada capitulo levamos um susto novo.
Percebemos que o livro é bom quando temos que dar uma pausa pra respirar e botar as ideias no lugar.

Favero 07/03/2022

"O conhecimento é uma ferramenta e, como todas as ferramentas, seu impacto está nas mãos do usuário."-O símbolo perdido

Nicole Gonsales 19/02/2022

O melhor livro do Dan Brown!
?Nossos corpos
físicos evoluíram com o tempo, mas
nossas mentes é que foram criadas à
semelhança de Deus. Nós estamos
levando a Bíblia muito ao pé da letra.
Aprendemos que Deus nos criou
sua imagem, mas não são nossos
corpos físicos que se assemelham a
Deus, são nossas mentes.?

Entre esses 3 primeiros livros com o Robert Langdon, esse é em disparada o melhor!
Super indico, apesar de um começo arrastado o conteúdo é muito interessante.
Aguardo ansiosa pro dia que esse livro vai virar filme.

Caio Siqueira 25/02/2020

Na mosca
O problema de escrever grandes sucessos literários é que a expectativa e a pressão para que a continuação dessas obras atinja, ou até mesmo supere, o nível de qualidade das anteriores é muito grande. Foi exatamente esse o desafio enfrentado por Dan Brown ao escrever ?O Símbolo Perdido?.
O terceiro livro da saga do professor de simbologia da Universidade de Harvard, Robert Langdon, foge um pouco do cenário apresentado em ?Anjos e Demônios? e ?O Código Da Vinci?. Geralmente, quando pensamos em cidades cheias de mistérios, simbologia e segredos vem à mente o nome de países do antigo continente (Inglaterra, França, Itália,etc). Entretanto, dessa vez, Langdon se aventura em uma busca frenética por um símbolo perdido da franco-maçonaria na capital dos Estados Unidos, Washington D.C.
O antagonista desse livro é sem dúvidas um dos mais implacáveis de toda a saga (se não for o mais). Demonstrando inúmeras vezes o quão calculista, manipulador e sangue frio é.
Devido ao imenso conhecimento de Dan Brown por inovações científicas, religiões e sociedades antigas, e por sua inegável habilidade de detalhamento e condução de uma narrativa, O Símbolo Perdido se torna uma leitura agradável e bastante fluída para os fãs da saga de Robert Langdon.

Lucas. 16/05/2020

Agora são 00:54 e não senti sono.
Acabei de ler o livro no meio da madrugada, pois é simplesmente fantástico. Dan Brown, como sempre, consegue transmitir um conhecimento muito profundo em meio ao entretenimento.
É impossível parar de ler, principalmente se você, assim como eu, tiver interesse na mente humana, maçonaria e, claro, amar um bom suspense.

Rodrigo Fernandes 17/04/2020

O mais "fraco" da série
Não me entenda mal, o livro é bom! Mas parece que Dan Brown encontrou uma fórmula e a repete. Sobe o capítulo para terminar naquele clima de "A resposta você só encontra no próximo" e quase sempre os personagens terminam o episódio com um sorriso no rosto, de quem sabe a resposta mas não vai revelar agora. Repetindo isso 150 vezes fica chato e previsível.

Lyamel 24/06/2022

S(C)em palavras *o*
Muito bom.

P.S.: É tanta coisa pra comentar/refletir sobre esse livro (ou sobre qualquer outro livro dele que já li) que fico sem direção pra um começo de uma resenha. Isso precisaria de um bom tempo... Entretanto, atualmente, não tenho.
Victor.Oliveira 18/07/2022minha estante
Esse livro é muito bom

Kassemany 02/12/2010

DAN BROWN
Quanto + leio Dan Brown menos noto o escritor, que tem coragem, porém usa a narrativa do romance como máscaras para validar o que realmente sabe, sente e quer dizer dos seus conceitos filosóficos... quanto + o leio + compreendo o homem criado na fronteira, dividido entre as duas humanidades... e observo a cada nova leitura, que ele já escolheu o seu lado...

p/Kassemany

AnandaAldridge 29/08/2012

O livro é bom, porque Dan Brown é um escritor extremamente competente,mas, ao meu ver, as estórias estão ficando repetitivas, as sequências de ação e suspense são os mesmos dos outros livros. Tanto que o livro me prendeu de verdade, só no final. Mas também, não conseguia mais parar de ler. Foram tantaa revelações, que eu me perguntei como Dan Brown conseguiu, esconder tudo e só revelar no final. Genial. Eu recomendo.

tangerina4 11/07/2022

Me rendi totalmente a esse autorKKK
Eu não estava botando muita fé nesse livro, e ele superou MUITO as minhas expectativas, QUE LIVRO BOM
um dos melhores do robert langdon, muito bem desenvolvido, o plot twist eu não esperava, foi muito inesperado, o autor consegue deixar o leitor muito interessado com as informações de religião, ciências, misturado com suspense da história, recomendo muito!