O Último Adeus de Sherlock Holmes

Resenhas - O Último Adeus De Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Leticia.Boldo 12/03/2024

O último adeus a Sherlock Holmes
O último conto já é o bastante para qualquer um ler, diferente de tudo que li do autor, narrando em terceira pessoa, quando normalmente conta a história a partir dos olhos de John Watson.
Mas essa história deve ter sido pessoal para ele.
Existem outras histórias nesse livro, algumas chatas, outras muito boas, mas a última ficou ótima.
Super recomendo!

Julio.Argibay 29/03/2019

Meu caro Watson...
Vamos falar sobre o livro: O último adeus de Sherlock Holmes do escritor Arthur Doyle. Ele, também, é o autor de - O mundo perdido, mas esse escritor é muito mais conhecido por dá vida a esse detetive particular, em especial. Inclusive, esse personagem é um das figuras mais emblemáticas e conhecidas do mundo, acho que está no top 5. Eu escolhi esse livro, pois queria ler alguma estória desse personagem e o título me chamou a atenção (vamos começar pelo final, pensei). Se de fato a trama de alguns dos contos tem alguma coisa haver com o título, ai é outro lance. Mas vamos as estórias: são uns cinco contos de suspense e investigação. Alguns deles um pouco infantil, outros mais trágicos e inusitados, contendo personagens carregados de estereótipos (tô sendo complacente). Voltando, é uma leitura boa e interessante, onde você percebe traços da personalidade singular dos amigos investigadores e tem acesso ao modus operandi desse intrépido e fascinante figura do imaginário popular. Se for comparar aos últimos filmes eu achei o personagem menos caricato, engraçado ou sínico, do que no livro. Na obra, acho que ele se leva mais a sério e é mais formal. Bem interessante... meu caro Watson.

Beatriz 23/01/2023

Não queria dizer adeus?
Eu gostei bastante dos contos desse livro, todos me deixaram intrigada e presa na leitura. O último conto achei um pouco curto para ser um adeus, mas mesmo assim eu gostei! É uma leitura rápida, se tivesse tempo conseguiria ler em 2 dias, de tão entretida que você fica.

Dyogo 06/02/2021

"É a arte pela arte"
O estilo é o mesmo, as histórias mantém o padrão e o nível de qualidade.

Apenas o último conto que traz uma narrativa em um estilo diferente, mas ainda assim, muito bom.

Loren Fernandes 26/12/2022

O Último Adeus de Sherlock Holmes
Reunião de algumas das últimas aventuras de Sherlock Holmes publicadas em livro em 1917, contém oito contos. Destes, vale destacar "Os Planos do Submarino Bruce-Partington", aventura em que reencontramos Mycroft Holmes, o irmão mais velho de Sherlock, e cuja solução do mistério é engenhosa; "O Pé do Diabo", outro dos contos sherlockianos com um toque de gótico (a exemplo de "O Cão dos Baskervilles" e de "A Faixa Malhada") e que para os fãs da dupla Holmes & Watson traz atrativos especiais, ao revelar um Sherlock inesperadamente afetuoso; e "O Detetive Agonizante", autêntica farsa do maior detetive de todos onde seu empenho em apanhar o assassino não poupa sequer seu melhor (aliás, único) amigo...
Um desfile de ótimas histórias que culminam na última aventura (cronologicamente falando) de Sherlock Holmes registrada: passada em 1914, mostra Holmes atuando nos bastidores da Grande Guerra que se aproxima da Europa: "Seu Último Adeus".

Juliana3239 09/12/2022

Uma das melhores coletâneas!
Acredito que seja a coletânea com algumas das histórias mais sombrias de Sherlock Holmes. Ele conseguiu passar bem uma atmosfera de medo e perigo em alguns contos, e acho que o autor se superou em alguns plots. Um dos meus preferidos!!!

Tay 03/03/2022

Várias histórias cheias de mistério e suspense, emoção e adrenalina em cada capítulo, dá até vontade de ser detetive.

Juliana Lopes 27/05/2014

Citações:
Uma vez eliminado o impossível,o que resta,por mais improvável que seja,deve ser a verdade.

Leila.Cavalcante 09/02/2012

O úlrimo adeus de Sherlock Holmes
Envolvente é uma palavra que define as aventuras de Sherlock Holmes. Em O último adeus de Sherlock Holmes, Conan Doyle apresenta oito histórias do seu famoso personagem. Narradas pelo assistente de Holmes, o Dr. Watson, as crônicas trazem pormenores de alguns casos resolvidos pelo detetive.
Sherlock Holmes é um personagem extremamente inteligente, o que parece óbvio de dizer, claro, mas é realmente incrível a maneira como ele consegue tirar conclusões a partir de coisas que aos olhos de pessoas normais passariam despercebidas. Além disso, a outra característica do detetive é o sendo de humor, sempre carregado de certo sarcasmo.
As histórias contadas nesse livro não se relacionam sequencialmente, de modo que podem ser lidas separadamente sem ter o entendimento prejudicado. Entretanto elas não são totalmente independentes, afinal, Watson está sempre relembrando outras casos resolvidos por eles.
Entre as oito aventuras relatadas por Watson, três merecem um destaque especial: “O detetive agonizante” – a fim de desvendar um caso de assassinato, Holmes forja a própria doença de uma maneira tão brilhante que convence o leitor e o próprio Watson. “O pé do diabo” – o caso conhecido como “o horrível mistério de Cornwall” tem ares de sobrenatural no inicio e nenhuma explicação plausível parecia existir, até que pedrinhas encontradas no jardim guiam Holmes ao desfecho do mistério. “Seu último adeus” – Sherlock Holmes interrompe seu aposentadoria para resolver um caso de espionagem que envolve figuras dos governos alemão e britânico; para isso convoca mais uma vez seu estimado Watson.

Desafio de Ferias - Cultivando a Leitura

Henrique.Zara 30/01/2022

O último adeus
Mais um livro de Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle cria vários contos repletos de soluções mirabolantes como sempre. Um típico livro de Sherlock.

Mandretty 20/01/2022

Mantém o padrão mas a leitura começa a ficar muito parecida e aí acaba se tornando um pouco repetitiva. Cinta a favor os contos serem curtos e a fluidez dos mesmos.

Deborah Ingrid 14/01/2022

“Vem vindo um vento do leste, Watson.”
Não sou uma grande fã de Sherlock Holmes, mas tenho a coleção completa e gosto o suficiente para voltar ao mundo em tardes de domingo quando quero algo simples de ler. Assim, normalmente, eu me divirto com a leitura, mas nunca é 5 estrelas. Essa coletânea em específico tem alguns contos que gostei mais, contos com diferenças do usual para o autor e contos muito simples que a gente adivinha facilmente o final e fica chatinho de ler.

1. O caso da Vila Glicínia
Achei esse legal, fiquei intrigada com o mistério e o diferencial dele é que pela primeira vez (que eu me recorde) a polícia é competente kkkk. Mas como sempre, com esses livros de detetive clássico (acontece também nos livros da Agatha Christie) me incomoda ficar chamando pessoas de “selvagens” e “a criatura”. Esse personagem aparentemente é de algum lugar da américa cnetral e é praticante de voduísmo. EU SEI o que significa anacronismo, mas eu li o livro em 2022 e me incomoda e ponto final. Segue alguns trechos para vocês entenderem o meu desconforto:

“...havia uma cara me olhando pela vidraça. E que cara, senhor! De hoje em diante vou vê-la sempre em meus sonhos. (...) não era preta nem branca, não era de cor que eu conheça, mas suma espécie de barro com leite. E também o tamanho dela: tinha duas vezes o tamanho da sua, inspetor. E o olhar: dois olhos esbugalhados e uns dentes de fera faminta (...) O homem era um selvagem primitivo, dos confins de San Pedro (...) Mas o coração do mulato estava com o objeto, e ele voltou (...) uma armadilha, na qual a criatura caiu (...) agora você vê que nosso amigo selvagem era bem ortodoxo em seus rituais. É grotesco, Watson.”

Enfim, grotesco realmente, se eu não tivesse lido o livro acharia que essas descrições eram de um animal, e não UM SER HUMANO DE OUTRO PAÍS KKKKKCrying

2. O caso da caixa de papelão
Essa história é bem interessante, mas eu já tinha lido??? Na edição que eu tenho (harper collins) ela veio duas vezes, está presente também no livro “memórias de Sherlock Holmes”
Enfim, uma senhora respeitável recebe pelo correio duas orelhas decepadas. Daí segue o conto, um dos que eu mais gostei da coletânea e até valeu a releitura

3. O caso do círculo vermelho
É um conto que envolve a máfia italiana, é bacana, divertido, começa bem promissor, mas um dos mistérios do inicio do livro é muuuuuuito obivio, então eu li levemente irritada, pensando que eles poderiam resolver isso logo para a gente passar para as próximas perguntas.
Também tem uma conveniência muito grande para o Sherlock conseguir decifrar o mistério (para que já leu: o código mais fácil de se quebrar da história kkkkk eles não podiam ter combinado isso antes? Precisava por no jornal? Rindo de nervoso)

4. O Caso dos planos do Bruce-Partington
Para mim, a 2ª melhor do livro, tem inclusive a presença do Mycroft Holmes, onde aprendemos um pouco mais sobre seu trabalho no governo. Sou suspeita porque eu particularmente adoro histórias com espionagem, planos secretos do governo roubados, etc....

5. O caso do detetive agonizante
Achei essa bem chatinha e previsível. O que salva é alguns diálogos entre Holmes e Watson e o último parágrafo onde Sherlock faz um grande elogio ao Watson, da forma dele, claro, mas entrelinhas um grande elogio.

6. O Caso do Desparecimento de Lady Frances Carfax
Esse conto tem dois diferenciais, o primeiro é que no início a investigação é feita pelo Watson sem o Sherlock e o segundo é que no final o Sherlock admite ter errado na investigação. Coisa rara. Gostei, mas sabe quando você acha que faltou um tempero? Rsrs

7. O Caso do Pé do Diabo
A melhor da coletânea, na minha opinião. Bastante envolvente, gostei bastante da forma como o mistério foi sendo explicado.

8. Seu último caso
A mais diferentona do livro, narrada em 3ª pessoa. É bem surpreendente quando você está acostumado com a fórmula das histórias e, de repente, passamos para a 3ª pessoa e acompanhamos o diálogo de 2 personagens desconhecidos.
Também envolve temática de espionagem, gostei bastante. Alguma coisa na estrutura dele me pareceu que iria funcionar muito bem como peça de teatro.

Dalves 08/08/2018

Divertido
São contos bastante divertidos, no geral, mas sempre mantendo a forte característica dos romances do magnífico Conan Doyle.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6