Lua Nova

Lua Nova Stephenie Meyer




Resenhas - Lua Nova


3523 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Sollyns 27/04/2024

Sinal de alerta

Assim como muitos, meu primeiro contato foi no "boom" de Crepúsculo e à época gostei. Não cheguei a ser fã já que me identificava mais com outras sagas, mas li os quatro livros. Também nunca mais reli.

Hoje, anos mais tarde, percebo alguns aspectos problemáticos da narrativa.
O principal e que me incomodou mais foi a dependência emocional do casal principal evidenciado nesse 2º livro. É preciso ligar um sinal de alerta vermelho especialmente porque, em geral, o público alvo dessa saga é adolescente. Muitos adultos encontram-se em situações semelhantes ou em relacionamentos abusivos com dificuldade de se libertar... Imagine adolescentes...

Uma vez que trata-se de uma história de romance, adolescentes podem não ter discernimento suficiente para perceber a cilada e passarem a romantizar o relacionamento como um todo, aceitando e achando normal todas as situações narradas.

Sim, depressão existe e deve ser tratada com zelo e respeito, afinal, cada um reage de forma diferente frente às adversidades da vida. Mas não, não é normal alguém ter pensamentos e atitudes tão extremos como os que a Bella teve. Se a intenção era retratar o luto do fim de um ciclo importante, deveria ter sido feito de um modo mais cuidadoso.

Dito isso (que acho que é um ponto que não dá pra fingir que não existe), a história no geral te prende e é interessante. E não, nunca me incomodou o fato dos vampirões brilharem no sol!
comentários(0)comente



Jojo 27/04/2024

É, ao mesmo tempo, o melhor e pior momento da Bella
A Bella passa por um sofrimento enorme ao ficar longe do Edward, e isso foi uma situação que só expôs mais a completa dependência emocional de ambos (afinal, Edward admite também não ter conseguido continuar sua rotina após se afastar). Não é um problema querer retratar a dependência emocional, o problema é o modo como foi feito isso. Chega a ser irresponsável fazer a Bella passar por inúmeros perigos para alucinar com o Edward e, no final, isso não ter importância nenhuma porque eles terminam juntos e felizes. O tanto de menina que deve ter lido isso na época do lançamento do livro e achado que imitar esse tipo de ação era ok.

Além disso, a Bella tem sido uma completa desgraçada com o Charlie. Em nenhum momento ela usa o cérebro e pensa como deve ser pra ele toda situação.
A filha dele arranja um namoradinho; de repente diz que vai embora pois não gosta da cidade; volta toda arrebentada porque "caiu da escada e atravessou uma janela"; o namoradinho sai da cidade; a filha entra em depressão profunda por meses; começa a se recuperar aos poucos; some por dias com a irmã do namorado; volta junto com o namorado e ameaça sair de casa se não puder ficar com o namorado.
Ele viu a filha definhar por causa da saída do namorado, mas é o obrigado a aceitar esse romance não saudável porque a filha "o ama demais". E, quando ele tenta por um pouco de juízo na cabeça da Bella, ela reclama.

Apesar de tudo, o momento em que a Bella está se reconectando aos antigos amigos e fazendo novos amigos é o melhor momento dela desde que chegou em Forks. Ela se diverte, sai com os amigos, estuda, trabalha. Uma pena ter sido estragado com ela se arriscando por alucinações.

Esse negócio das alucinações ficou muito mal explicado, porque o Edward não foi responsável por elas e também não é dito como realmente elas são causadas, apenas que surgem em situações de risco. Então, o livro deixa a enteder que a Bella estava enlouquecendo mesmo.

Enfim, o livro continua divertido de ler, mas tem bastante atitudes duvidosas e um pouco de irresponsabilidade da autora.
comentários(0)comente



Niereads 26/04/2024

Assim como o primeiro livro, esse é maravilhoso. Fiquei presa na leitura do início ao fim! Virou meu livro favorito de longe????
Recomendou muuuuito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Julia 26/04/2024

Simplesmente perfeito!!!!
O filme que foi baseado nesse livro já era o meu favorito, então foi mt fácil pra mim amar o livro também, foi incrível poder ver diversos detalhes que não tinha nos livros, experiência 10/10!!!!
comentários(0)comente



Debs Vezzali 25/04/2024

O começo do para sempre
A releitura é incrível né? Ainda mais quando a primeira leitura foi anos atrás. E além do mais, o livro é melhor que os filmes! E olha que eu sou apaixonada pelos filmes da saga.
Amei a construção da amizade da Bella com o Jacob no livro, mas confesso também que passei muita raiva com os dois.

Sobre o livro em si, acho que é o livro mais profundo da saga, em questão do que a Bella passa nele, é agonizante ver o sofrimento dela. Eu no caso só queria entrar no livro e dizer que ia ficar tudo bem. E eu amei como a amizade da Bella com a Alice é retratada nesse livro, as duas são muito conectadas.

Só não marquei como favorito pelos momentos de agonia que vivi lendo, até por isso foi uma leitura mais demorada, mas que valeu a pena.
Portanto, estou pronta para o começo do ?Para Sempre? e que venha ?Eclipse?
comentários(0)comente



Maddu.Pereira 24/04/2024

Intenso
Lindo, perfeito, maravilhoso.
Quotes favoritos:

?Era paralisante, aquela sensação de que um buraco imenso tinha sido cavado em meu peito e que meus órgãos mais vitais tinham sido arrancados por ele, restando apenas as sobras, cortes abertos que continuavam a latejar e a sangrar apesar do passar do tempo.?

?Era o próprio Jacob. Jacob era apenas uma pessoa eternamente feliz, e carregava essa felicidade como uma aura, dividindo-a com quem quer que estivesse por perto. Como um sol na Terra, Jacob sempre aquecia quem estava em seu campo gravitacional. Era natural, fazia parte de sua personalidade. Não surpreendia que eu ficasse tão ansiosa para vê-lo.?

?Nunca vi nada mais lindo ? mesmo enquanto eu corria, ofegando e gritando, pude perceber. E os últimos sete meses nada significaram. E as palavras dele no bosque nada significaram. E não importava se ele não me quisesse. Eu jamais desejaria nada a não ser ele, não importa o quanto vivesse.?

?? Como posso explicar de modo que acredite em mim? Você não está dormindo e não está morta. Estou aqui e eu amo você. Sempre amei você e sempre amarei. Fiquei pensando em você, vendo seu rosto em minha mente, durante cada segundo que me ausentei. Quando lhe disse que não a queria, foi o tipo mais atroz de blasfêmia.?

?? Antes de você, Bella, minha vida era uma noite sem lua. Muito escura, mas havia estrelas... Pontos de luz e razão... E depois você atravessou meu céu como um meteoro. De repente tudo estava em chamas; havia brilho, havia beleza.
Quando você se foi, quando o meteoro caiu no horizonte, tudo ficou negro. Nada mudou, mas meus olhos ficaram cegos pela luz. Não pude mais ver as estrelas. E não havia mais razão para nada.?
comentários(0)comente



Tatiane.Baratto 24/04/2024

Bela suicida, Eduard o melancólico, e Jacob o descontrolado
Reler depois de veia tá acabando com o conto de fadas dos filmes, agora eu odeio os livros e os filmes, mais isso ainda pode mudar, oque não muda e gostar do Charlie, tadinho, merecia uma vida melhor ?, pelo menos o emprego dele parece ser tranquilo na cidade do interior.
comentários(0)comente



duda 24/04/2024

Tenho algumas opiniões

1. O sofrimento dela mexeu muito comigo, achei muito forte a abordagem da autora. Gostei disso.
2. Estar dentro da cabeça dela e acompanhando o seu raciocínio é teste de paciência, me estressei com ela o livro todo e pensei seriamente antes de voltar a ler
3. O Jacob é maravilhoso e gostei muito do desenvolvimento dele
4. Achei tudo muito corrido, algumas coisas sem sentido e que poderiam ser mais desenvolvidas
5. Entendo o altruísmo do Edward mas achei ele um babaca

Apesar de tudo gostei muito do livro, chorei em algumas partes e estou apegada aos personagens, desconsiderando o meu ranço pela Bella. Já tô ansiosa para começar o próximo!
comentários(0)comente



Lavinia.Veiga 23/04/2024

2/4
Contabilizando desafio:
Oferece uma imersão ainda mais profunda na complexidade dos personagens, permitindo ao leitor descobrir mais sobre suas personalidades, erros e dilemas. A trama explora a profundidade das emoções humanas, destacando o impacto da profunda tristeza da protagonista, que se torna ainda mais palpável e comovente na escrita. A autora habilmente conduz o leitor por um turbilhão de emoções, criando uma experiência que vai além do que foi retratado no filme. A narrativa escrita permite uma conexão mais íntima com os personagens e uma compreensão mais ampla de suas motivações, tornando a leitura emocionalmente, impactante e enriquecedora.
comentários(0)comente



julya 23/04/2024

Esperava menos
Demorei horrores pra ler, até estava gostando mas achei meio arrastado, se tivesse cortado metade do sofrimento da bella o livro teria umas 100 páginas a menos, não to reclamando dela depressiva e só q ela sempre repetia as mesmas coisas e começou a ficar repetitivo, por enquanto sou team jacob, adoro eles juntos muito mais interessante do que ela e o edward, foi bem fraco e excessivamente longo mas bom.
comentários(0)comente



Ellen89 22/04/2024

Demorei mais do que eu imaginava pra terminar esse livro, mas não acho que tenha sido ruim, sinto que levei o tempo que precisava. Não posso dizer que não gostei, mas também não consigo dizer que é ruim pois não é isto que penso. Porém a maneira como a Bella estava completamente fora de si não me agradou tanto, mas entendo que pra está história terminar como terminou isso era preciso. Pois nada daquilo aconteceria com qualquer ser humano que estivesse 100% são.
comentários(0)comente



Kyara 22/04/2024

Sempre foi meu favorito da saga, resolvi reler esse ano, depois de muitos anos para ver o que eu sentiria. Foi bom revisitar, porém meu ponto de vista mudou drasticamente, o que acho que é bastante positivo.
comentários(0)comente



juh teixeira 21/04/2024

Livro deprimente só pra descontrair.
Foi uma leitura demorada, não tão fluida quanto eu imaginava. Como sempre falo, a experiência de ler o livro é diferente de ver o filme, existem muitas camadas as quais não nos é apresentado nos filmes.

O que eu mais gostei no livro é o relacionamento da Bella com Jacob, no livro ele é muito mais elaborado. Senti como se eu estivesse lendo um outro Jacob, menos ?amargurado? quê nos filmes.

Mas eu também senti falta no Edward, foi estranho ler o universo de crepúsculo sem o casal principal. Aqui acabo entrando em um assunto divisor de águas: Jacob ou Edward? E o que eu tenho para dizer é que quanto mais eu leio sobre crepúsculo, quanto mais assisto e conheço, mais eu entendo que não existe outra pessoa além de Edward para Bella. Penso até que é loucura imaginar ela com Jacob.

É bizarro como o psicológico da Bella ficou neste livro, a mana tava doida kkk É cada coisa absurda que ela pensava, que ela queria fazer. No final conseguimos ver o quanto esse tempo deprimida deixou marcas nela, foi até chato os diálogos da Bella e do Edward.

Esse é o último livro que eu li da saga, sim, eu não segui a ordem kkk. Na verdade eu comecei por eclipse, porém abandonei. Depois de um tempo li Amanhecer, logo em seguida Crepúsculo e por fim Lua nova. Talvez eu volte a ler Eclipse, mas sinto que após Lua Nova a Bella se torna muito chata.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



3523 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |