A Era das Revoluções

A Era das Revoluções Eric J. Hobsbawm...

Resenhas - A Era das Revoluções

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcelo Purificação 11/02/2023

Pequeno Resumo
De acordo com Eric Hobsbawm, historiador marxista britânico, esta primeira etapa do século XIX é considerada a Era das Revoluções justamente pela disseminação de ideais de liberdade por grupos organizados na Europa. Eles defendiam temas como direitos humanos, igualdade entre os cidadãos e soberania da população.

Mary.james 17/04/2024

Muita preguiça de dissertar sobre mas é um livro ótimo, principalmente pra quem gosta de história.

Carol Jusvi 01/09/2022

Leitura essencial para entender a construção do mundo atual
Apesar da densidade dos assuntos que envolvem as revoluções francesa e industrial, Eric Hobsbawm escreve se forma fluida, com alto poder de síntese mas também trazendo detalhes que exemplificam e simplificam os temas tratados e seus desdobramentos. Ler e compreender a história nos traz muitas respostas para entender a configuração mundial atual.

Gabriel 08/06/2022

Um livro excelente
"A era das revoluções", primeiro volume da trilogia "As eras", do renomado historiador Eric Hobsbawm, trata dos acontecimentos mais significativos para a história mundial entre 1789 e 1848.
Com a ideia de que vários dos ocorridos no referido período são filhos da "dupla revolução", ou seja, das revoluções industrial e francesa, o autor faz uma detalhada análise sobre os diversos contextos da época e os fundamenta nas revoluções correntes e precedentes.
O livro possui duas partes e cada capítulo possui um diferente prisma de análise, como nacionalismo, revoluções, guerra e paz, o que facilita o entendimento geral de um período histórico relativamente amplo.
Recomendo para aqueles gostariam de entender o período entre o final do século XVIII e primeira metade do século XIX com profundidade através de diferentes prismas.

Elias.Fernando 12/02/2022

História...dias de luta...
Para conhecer detalhes sobre como as revoluçoes modificaram o cenário mundial Hobsbawm escreve sobre os diversos pontos que influenciaram e que foram influenciados pelas mudanças históricas após 1789.

Vanderlei.Augusto 01/10/2023

Um livro muito rico na parte histórica das duas principais revoluções que abalaram os pilares no mundo no século XVIII, a revolução francesa e a revolução industrial.
Confesso que, por ser tão rica em detalhes, a leitura se torna um pouco pesada. Particularmente, eu achei que o ponto negativo do livro foi a recorrente exaltação à Karl Marx pelo autor e as sutis críticas à Edmund Burke e ao conservadorismo. Claro, sabendo que Hobsbawn era membro do Partido Comunista Britânico, além de ser um historiador marxista, defensor da ideologia, é justificável essa situação, porém, como trata-se de um livro de história eu acho que ele deveria se ater apenas aos fatos históricos e não 'militar', como o mesmo fazia discretamente.
Fora isso, o livro é excelente e passa uma grande clareza do que se passou na época.

skuser02844 31/05/2022

História Mundial
Os quatro livros que compõem as Eras de Hobsbawm não são recomendados para aqueles que procuram um manual de História, pois é necessário possuir algum repertório para encarar a escrita prolixa do autor.
A Era das Revoluções traz um panorama do período entre 1789 (Revolução Francesa) e 1848 (Primavera dos Povos). Explica a ligação entre as duas grandes revoluções (a Francesa e a industrial) e suas consequências para as sociedades, economias, política, artes e ciências do período.
O livro contém fotos e mapas que ajudam a compreender o período apresentado.
Livro recomendado para amantes de História que já possuem alguma bagagem.

LP_Chaun 29/04/2021

1 de 3
Esse é um daqueles livros indispensáveis para o professor de História é fácil de entender e incrivelmente rico. O autor é extremamente culto, mas tem o cuidado de tornar o livro acessível, fato raro em obras desse calibre.
O tema é dupla revolução com suas origens e desdobramentos, apesar de grande enfoque na parte materialista, por ser uma vertente do autor, tem alguns insights culturais que ajudam a compreender o contexto.
Nada a comentar sobre o autor e nem falhas a apontar, obra perfeita.
Super recomendo, mas se você é fã do Jair não vai gostar, por via das dúvidas é melhor ler, quem sabe você não encontra o caminho do conhecimento.

Nota: Diferente da obra "A era dos extremos" a trilogia "As eras" é um livro científico, não recomendo para leigos.

Morfindel 03/11/2010

Tetralogia
Livro muito bom que inicia a tetralogia das Eras, começa com As Revoluções, segue com O Capital, depois vem Os Impérios e termina com Os Extremos, para quem quer conhecer a história recente do mundo e principalmente da Europa.

O Historiador do Século XX, Hobsbawm.
Alinde 27/10/2012minha estante
Ok, mas por que ele é bom? Vc é capaz de mais do que isso Morfs...

Alexandra.Tavares 22/09/2020

Ótimo, mas não para leigos
O autor realmente parte do pressuposto que o leitor já tenho um conhecimento bastante amplo sobre o assunto e a partir disso destrincha suas consequências em diversos âmbitos da sociedade. Não acho que seja um livro para leigos, no entanto, é possível extrair a ideia geral dos capítulos, porém, sem a lapidação que só uma base sólida e ampla proporcionariam ao ler esta obra. No mais, a leitura não é das mais fáceis, a linguagem é rebuscada e o autor, para minha surpresa, é bastante irônico e não esconde sua paixão pelo marxismo. Tais trechos fazem a gente dar uma risadinha de vez em quando :)
Livro difícil, mas não impossível. No geral, excelente! ??
P 24/12/2020minha estante
ele diz no prefácio que é um livro para intelectuais

Alexandra.Tavares 24/12/2020minha estante
Pelo contrário, ele já começa dizendo que não é um livro acadêmico. Da a entender que qualquer um tem a capacidade de aproveitamento ótimo, mesmo não sendo estudioso da área e eu discordo. Não acho um livro fácil, pelo menos não pra maioria das pessoas.

Lilly 24/08/2020

Para quem não quer ficar só no livro
O conteúdo é uma grande linha-mestra de assuntos, uma reunião superficial de nomes, fatos e datas. Para quem quer estudar além do livro pode ser um ótimo guia de contexto, que traz também muita recomendação de bibliografia complementar.

Já para os leigos em história, como eu, que não querem buscar material complementar e ainda não tem background suficiente para ligar tantos dados, a leitura é maçante.

Weridiane 22/12/2023

Fluido e coeso
Essa obra foi essencial. O autor apresenta fatos complexos de forma muito didática. Torna a história muito agradável de se aprender.

Ayrton.Silva 14/05/2020

Ótimo livro pra quem pretende entender com mais profundidade um dos capítulos mais conturbados da história humana

Laiz 10/02/2020

- de 1789-1848 pois aconteceram várias mudanças na europa que afetaram o mundo
- revolução francesa (política) + revolução industrial (econômica) + guerras napoleônicas + artes, ciências, religião e os caraio

Willian.Rodrigues 11/03/2018

O livro “A era das revoluções” constitui-se em uma brilhante abordagem, onde o historiador Eric J. Hobbsbawm relaciona com maestria a chamada “revolução dupla” com suas consequências no campo social, politico e econômico em todo o mundo, mantendo o foco naturalmente na Europa ocidental, por ser o berço do movimento, ainda que os efeitos das revoluções tenham sido a níveis globais, com uma narrativa bastante lúcida, dotada de um conhecimento profundo e crítico, Hobsbawm nos leva a refletir no quão marcante foi o período que compreendeu as principais revoluções burguesas da era moderna, cujos ideais passaram a nortear a cultura contemporânea, desde o advento do capitalismo brutal, trazido pela revolução industrial britânica, desde a insurreição das massas camponesas frutificadas pela revolução francesa, que culminará em uma nova ordem política que influenciará de forma significativa o mundo contemporâneo, embrionado a partir do que se chamará de “Primavera dos povos”. Ainda que a intenção do autor fosse uma obra para leigos, confesso que encontrei dificuldade na leitura, em virtude do tecnicismo do autor, como de fato a escrita de Hobsbawm é sim um pouco rebuscada e as referencias a autores da literatura técnica ultrapassam a minha bagagem cultural, o que exige completa compenetração para seguir o raciocínio do autor, motivo pelo qual com certeza voltarei a ler o livro com mais atenção aos detalhes e de forma mais crítica, ainda que a primeira leitura tenha me ajudado muito a esclarecer esse período histórico marcado por essa instigante era de revoluções.

1 | 2 | 3 | 4 | 5