A Era das Revoluções

A Era das Revoluções Eric J. Hobsbawm...

Resenhas - A Era das Revoluções

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bela 08/03/2024

Há muitos anos na minha estante, foi comprado para o meu estudo pro vestibular e esquecido depois disso. Fico feliz de ter colocado este livro como meta de leitura do ano. Apesar de muito denso e com muitos detalhes e dados históricos que para os que não são historiadores não dizem tanto, essa leitura te dá outra visão do mundo em que vivemos hoje e como tudo faz parte de processos históricos muito antigos.

Ayrton.Silva 14/05/2020

Ótimo livro pra quem pretende entender com mais profundidade um dos capítulos mais conturbados da história humana

Laiz 10/02/2020

- de 1789-1848 pois aconteceram várias mudanças na europa que afetaram o mundo
- revolução francesa (política) + revolução industrial (econômica) + guerras napoleônicas + artes, ciências, religião e os caraio

TiagoHelmer 13/08/2018

Para esse livro é necessário alguns conhecimentos prévios sobre locais, autores, personagens, acontecimentos históricos, etc. Essa talvez seja a principal crítica, pois a intenção do autor era fugir do “aparato acadêmico que exigia um público mais erudito” (pg.16). Essa necessidade somada com uma escrita intermediária tornou o livro um pouco cansativo e acabou afastando o leitor comum. Porém para as pessoas que já estão familiarizadas com a Revolução Industrial e Revolução Francesa sem dúvida é um livro bastante interessante, pois traz uma abordagem completa sobre o reflexo dessas duas revoluções no período do livro e dias atuais.

Após escrever sobre as duas revoluções nos capítulos iniciais o autor começa uma série de capítulos sobre esses dois acontecimentos como, por exemplo, o nacionalismo, a ideologia religiosa na época, o desenvolvimento das artes e ciência, entre outros. Para historiadores e acadêmicos sem dúvida, uma fonte rica e indispensável sobre o tema.

Guilherme 11/01/2019

Hobsbawn sintetiza de forma máxima imparcial possível, um olhar penetrante sobre as causas e consequências da revolução francesa até 1848.

Thales 16/07/2023

As crianças da revolução
Um petardo na orelha de informações.
Hobsbawm tem uma maneira de expor os fatos que muito me agradou, deixando a leitura fluída e sem peso (mesmo as capítulos que, pelos títulos, pensei em pular).
Que venha o volume 2.

Raul.Maschieto 04/06/2023

Uma abordagem sensacional do meio século das revoluções
Esse livro escrito pelo renomado historiador Hobsbawm possui uma riqueza de dados e análises que deixará o leitor impressionado. Apesar de tal grandeza, a obra é fluida e interessante. O leitor precisa ter algum conhecimento histórico prévio, mas nada que uma rápida pesquisa não possa fornecer. Em suma, recomendo fortemente a leitura dessa obra.

Filipe Rodrigues 30/05/2023

A história além do Marxismo
Fica chato o tanto que Hobsbawm valoriza o Marxismo e seus atributos, mas isso não estraga ou atrapalha a sua obra. Boa parte do livro não fala de religião ou economia e aí o autor segue neutro. Parte-se de um pressuposto de que você já saiba os principais acontecimentos. Logo na introdução isso fica claro. Não é um livro para te ensinar, e sim te fazer entender a época. Ou você faz o dever de casa antes e estuda esse período de 60 anos ou leia com calma pesquisando.

O livro é bom, mas falta uma conclusão final apesar de ter um capítulo dedicado a isso. Talvez o autor quis passar o sentimento de continuida de trilogia, mas achei que faltou um parágrafo final.

Bruna3344 21/04/2009

Nem
Li por,pura obrigação, não gostei nenhum pouco deste livro, nunca mais na minha vidaaaa....

BeatrizFonseca1 09/04/2023

A Era das revoluções -1789-1848

É medir a profundeza da revolução que que eclodiu entre 1789 e 1849 , e que constituiu a maior transformação há História humana deste os tempos remotos quando o homem inventou a agricultura, a metalúrgica a escrita , a cidade e o estado(p.11)

• A população do mundo era menor no continente Africano, europeu e asiático, e grande parte das pessoas produziam agricultura , as doenças endêmicas como a malária matavam muito e a caça era a principal forma de se obter o lucro.

• Os franceses andavam muito a pé, ou de carroças para irem fazerem suas compras.

• Eric salienta que a maioria dos indivíduos nasciam e moravam a vida toda no mesmo condado , existiam poucos jornais, toda via, as pessoas sabiam das informações através de viajantes , contrabandistas , os países como a Rússia, a Escandinávia, eram essencialmente agrícolas

• As pessoas da cidade eram mais letradas e com raciocínio mais rápido, eram judias ou Itália, já a população do campo sabia lidar mais com a agricultura.

• O problema dos camponeses era acreditar que a terra era a única forma de obter renda liquida.

• A abertura do mar negro estimulou as exportações marítimas de produtos como, trigo que vieram a ser a principal mercadoria da Rússia

• Os cavaleiros rurais exploravam os camponeses , possuíam privilégios políticos e sociais e passaram a inclinação e não trabalharem para buscarem seus lucros.

• Na Inglaterra , as terras estavam sendo propriedades , que já estavam operando com mão-de obra concreta e dessa forma o embrião do capitalismo foi formado

• O trigo , cabras e a aveia , alimentos de outros climas eram raros, o único que a população mais tinha mais acesso era o açúcar.

• A especialização dos processos e funções da produção de roupas , fez surgir penas industrias

• Os burgueses apoiaram a população camponesa , porque eles não tinham mais nada para perder.

• Os sansulottes eram os burgueses e “proletários” que faziam barreiras e manifestações com violência, eles lutavam por melhores condições de vida e contra os “monarquistas econômicos”

• A corte tinha o objetivo e o desejo de uma cruzada que destruísse , os plebeus e os burgueses e restituíam os poderes dos reis, mas isso não correu o rei foi capturado e morto de 1791

• Os Franceses , queriam influenciar a independência polonesa.

• A monarquia foi derrubada e estabelecida a republica ; a França estava em conflito bélico , entre vários países europeus, e anexado territórios estrangeiros.

• O Terror e a violência jacobina estava com o intuito de proteger o pais

• A republica imposta por Robes Pierre levou a França a um descontrole econômico e alto índice de corrupção

• Os jacobinos ampliaram as oportunidades do pequeno camponês, obterem terras e abolirem a escravidão nas colônias francesas

• A revolução francesa influenciou outros movimentos

• Revolucionários como a independência dos Eua

• Os EUA lutaram com armas , mas a revolução Francesa foi a mais radical de todas.

• A Nobreza e os coléricos não pagam impostos

• Os Nobres eram proibidos de ter uma profissão ou oficio e faziam acordos de casamento bilionário.

• Os camponeses eram explorados com excesso de trabalho e os seus direitos não eram respeitados

• Os camponeses estavam pagando altos tributos (impostos) e em tempos de má-colheita chegavam a passar fome, e morrer em alguns casos.

• A elite francesa começou a enfrentar problemas financeiros como os gastos exagerados do palácio de Versalhes, guerras e falta de uma assembleia que envolva e de voz aos 3 classes de forma igualitária.

• A Declaração dos direito do homem enfatiza que os homens nasecem livres e iguais, perante as leis. Mas argumenta que existem distintas classes sociais

• A crise de 1788, foi provocada por uma má safra e que consequentemente aumentou o preço do trigo e de outros produtos .

• A pobreza e a crise econômica gerou o bandidismo social

• “Em tempos de revolução nada mais é poderoso do que a queda de símbolos” (p.69)

• O povão invadiu a batilha e pegou em armas

• Os aristocratas (Nobres) perderam seus privilégios políticos e econômicos

• Os burgueses apoiaram a população camponesa porque eles não tinham nada a perder.

• Os sansuloties eram os burgueses e “proletários” que faziam barricadas e manifestações com violência , eles lutavam por melhores condições de vida e contra “os monarquistas econômicos”

• A corte tinha o objetivo e o desejo de uma cruzada que destruísse os plebeus e os burgueses e restituem os poderes dos reis ,entretanto isso não ocorreu e o rei foi capturado e morto em 1791

• Os manifestantes queriam livrar a França

• Os franceses influenciaram a independência polonesa

• A monarquia foi derrubada e estabelecida a Republica ; a França estava em conflito entre vários países europeus e anexando territórios estrangeiros.

• O terror e a violência jacobina estava com o intuito de proteger o pão

• A republica imposta por Robiespierre levou a França a um descontrole econômico e alto índice de corrupção

• Os jacobinos ampliaram as oportunidades do pequeno camponês ; obter terras e aboliram a escravidão nas colônias francesas

• A França passou a produzir tanto que não dependia do mercado externo , na área de construções

• A Inglaterra começou a lucrar com a venda de algodão, para a fabricação de roupas e a exportar a mercadoria lucrando cada vez mais

• A américa latina começou a depender economicamente da Grã-Bretanha , a mao-de obra ficou pouca e isso levou a mecanização e o inicio da industrialização

• Nas década de 1830, o algodão , predemoninava na fabrica

• As cidades começaram a se desenvolver e outras mercadorias como produtos domésticos, bebidas começaram a se destacar mais e gerar empregos

• Os trabalhadores estavam insatisfeitos , com a grande quantidade de trabalho e as péssimas condições por isso, quebram maquinas e fizeram manifestações.

• As exportações dos produtos de 1815, foi muito alta, e favoreceu a mecanização das atividades do campo.

• O carvão servia como fonte de riqueza industrial e uma importante combustível domestico e ajudou a Londres a se desenvolver

• A Inglaterra produziu creca de 90% do carvão mineral

• Os trens funcionam com o carvão e as primeiras linhas de trem foram abertos nos EUA, França , Alemanha e Belliga

• Os produtos estavam com preços controlados , toda via o congelamento dos salários prejudicam a população

• Napoleão Bonaparte perdeu cerca de 40% de seus soldados por ascptos como o frio, ferimentos e cancanso exagerado

• Napoleão trouxe desenvolvimento e benefícios para os franceses

Capitulo 4- A Guerra

*As guerras modicaram o mapa do mundo

- O jacobinismo britânico foi o único ; por ser organizado por artesoes e pela classe operaria .

Os jacobinos da Alemanha , na Escandinávia e dos bancans foram insignificantes para alterarem aspctos políticos e sociais

A lei dos pobres de 1834, foi construída e ortografa para deixar esses indivíduos sem recursos; no campo; obrigados a se mudaram para a cidade na Dinamarca

“Além disso, a introdução do liberalismo na terra foi uma espécie de bombardeio, silencioso que desruiu a estrutura social em que sempre habitaram os camponeses, não deixando nada intacto, excto uma solidão chamada liberdade” ( p.113 )

*O clero argumentava que se o individuo é pobre ou rico, é o desejo de Deus.

= A Argélia possuía estrutura feudal.

As escolas não possiam qualidade e as terras religiosas podiam ser vendidas.

-O liberalismo ; trouxe impactos na vida indiana e os governantes britânicos criaram um método eficaz na tributação sobre o feudo

-Os britânicos tentaram fazer uma tarefa hercúlea, com relação aos impostos (específicos e adequados) a cada camponês

- O sistema despótico imposto pelos britânicos, trouxeram paz e os serviços públicos se desenvolveram , todavia fracassaram no ascpto econômico, o que gerou epidemia de fome.

- A Falta de empregos e a produção de alimentos como as batatas , não seriam suficientes para a população indiana , isso gerou fome e doenças , causando o caos
A Rússia queria possuir o domínio do leste europeu e a asia menor.

-A Questão oriental se tornou um dos assuntos mais complicados para se lidar, porque podia gerar uma guerra

A França era potencia mundial ”INSATIFEITA” e poderia acabar com a estabilidade e a ordem com a Rússia .

-A Inglaterra defendia a aboliação da escrasvatura , porque ela era ineficaz e eles não queriam entrar no jogo do capitalismo .

-Homens como Simao Bolivar,. San Martin e Bernado O´ Higgins estabeleceu a independência de países como Venezuela , Equador, e a Argetina e a guerra do parai matou milhares de brasileiros e paraguaios.

• O ano de 1830 trouxe mudança significativas no ascpto politico, ideológico, e mudanças bruscas nos setores econômicos e sociais.

• Os movimentos trabalhistas na Gra-Bretanha, tentavam melhores condições de vida e viam os liberais e capitalistas como seus inimigos.

• Na Gra-Bretanha, o governo teve problemas sérios relativos , a quebra de maquinas industrias , na qual sofreu influencias da revolução francesa e dos ideias de liberdade, fraternidade e igualdade.

• A nacionalidade dos povos estava relacionada a religião , os espanhous eram católicos e os russos ortodoxos e as pessoas possuíam uma forte ligação com o papa

• O Brasil se tornou independe de Portugal

• Os países do sul, da américa. Como Venezuela e argentina tiveram sua independência conquistada pela aristocracria e não tiveram a participação do povo

• Capitulo 8 (A terra)

- O problema agrário na Dinamarca; foi resolvido, através do ascpto de criar pequenas e médios fazendeiros comerciais.

• Os índios norte=americanos possuam terras coletivas e influenciava que eles não fossem induadualistas e não tiveram hábitos sededentarios que o capitalismo influencia.

• As reformas de 1780, ajudaram a abolir o feudalismo e a consolidar suas faixas de terras como propriedades individuais.

- Como o fim da escravidão, o camponês foi obrigado a pagar seu antigo senhor um pedaço da sua terra

- 1845 na Espanha , os governos liberais vendem mais da metade dos feudos – do clero

Capitulo 9- Rumo ao mundo industrial
-A Inglaterra já estava totalmente industrializada em 1840, todavia os Eus, era um forte concorrente
+* A população europeia começou a crescer e os censos demográficos começaram a serem criados

Capitulo 11 Capitalismo

- O sistema capitalista salienta que a sociedade deve ser indivualista e que o que Deus por todos e cada um por si

- As pessoas que queriam inovar foram interpretados como destruidores da existência humana

*Os grandes centros comerciais cresciam sem planejamento ou supervisão e falharam no ascpto de manter as ruas limpas e servirem agua encanada

- Edemias de tifo e cólera mataram milhares de pessoas

- Ascptos como infanticídio, a prostituição e o suicídio mataram muitas pessoas e geravam cataclismo social e a teoria matltusiana- na qual defendia o cresimento da população ia ser maior que a produção de alimentos.

-OS empregados em alguns casos eram obrigados a comercializar –comprar produtos na loja dos patrões e recebiam castigos físicos ou psicológicos.

- Foram surgindo agitações trabalhistas e a classes de proletariado que lutavam por melhores condições de trabalho

- Alguns grupos de trabalhadores eram radicais e ocorriam através de jornais ou manifestações ou a casa das pessoas de elite.

Capitulo 12- Ideologia Religiosa

Muitos homens eram ateus e outros acreditavam em Deus, toda via argumentavam que ele não poderia interferir na realidade humana.

- A perseguição por bruxas e a heresia ainda ocorriam na Europa central e ocidental durante o século XVIII

- O Agnosticismo também era uma pratica entre muitos homens no século XVIII

- Thomas Paine criou dias obras intituladas “Os direitos do homem e “A Idade para provar que a bíblia não é a palavra de Deus”

- O protestantismo se destacou na Grã-Bretanha, principalmente em grupos de trabalhadores agrícolas , mineiros e pescadores

-Os priveliegios legais e a propriedade do clero sofreram ataques direirtos e a europa se preparam para o obra de “A origem as espécies de Charle Darwn

- Muitas Igrejas foram dissolvidas
- O ilasmismo influenciou a expansão europeia e a criser das populações turca e persa

Os países protestantes , os impactos do individualismo e do capitalismo eram maiores

- O medo (Pedagogia) do inferno e a possível salvação faziam as pessoas se aproximarem de Deus, principalmente os homens pobres.

Capitulo 13- A IDEOLOGIA SECULAR

- O Ser humano, pode resolver tudo através da racionalidade
- Thomas HOBBES DEFENDEU O LIBERALISMO VULGAR/ porque colocava a propriedade privada como o mais importante dos direitos nacionais”

- Ele pode proporcionar e consumir o que quiser, porque a liberdade e o capital proporcionam isso

A obra “A riqueza das nações prega o capital está vinculado ao conforto e a felicidade

- As pessoas acreditavam que o avanço da humanidade, estava vinculado ao capitalismo e ao consumo.
* Karl Marx , salientava que a sociedade humana é dividida em classes, qual as pessoas não possuam suas contradições internas e externas.

• O capitalismo criava crises
• “O Socialismo é filho do capitalismo(p.256)
• Existia um grupo, que acreditava na inevitabilidade do progresso e nas vantagens do desenvolvimento econômico do progresso e nas vantagens do desenvolvimento econômico e cientifico unificado com uma administração burocráticas
• Kant- Teoria da Astração da vontade/INDIVODUALISMO
• HEGEL- COLETIVISMO/ IMPACTO DO DESENVIMENTO HISTORICO

Capitalismo – Artes

A literatura francesa , se destacou com autores como Stenddhal e Balzac ; a música tambe´m teve seu destaque

- A revolução industrial chocava com seu horror, que provocou mortes de crianças

-A Arte estava completamente relacionada com ascptos sociais e políticos

- Surgiu o romantismo, na qual não era racional e não buscava o concreto, mas o ideal e o natural

- O capitalismo era interpretado como algo demoníaco e cruel

Os gênios eram incompreendidos e em alguns países eram revolucionários

• Eles gostavam de atormentar os burgueses com obras góticas e se consideram obscuras

• As criticas aos problemas sociais, não eram tao bruscas , mas existiam

• O conceito de “alienação humana” começou a ser ousado nesse período ; e Karl Marx usou esse termo, para o desenvolvimento da sua teoria marxista

• O homem burguês era anti-social e quebrou os laços feudais, mudou os valores humanos para os valores de troca, alertou o vinculo com a religião e deixou a sociedade egoísta.

• Para a população camponesa ter acesso a um dicionário ou livro, estava relacionada a ideia de liberdade e identidade nacional.

• VICTO HUGO considerava o romantismo como o liberalismo na literatura.

• Na decorada de 1840, as estruturas georgianas e barrocas foram se rompendo do estilo arquitetônico excto no estilo da Gre- Bretanha

- A vida nas cidades devastava os velhos costumes e canções do campo

- Nas cidades e os empregados desenvolviam uma intensa cultura de seitas protestantes para estimular a educação e a arte.

A ciência – Capitulo 15

• A ciência está sempre em constante modificação
• *Surgiram diversas teorias matemáticas
• “Na Grã-Bretanha, as principais industrias de nosso período as de algodão, de ferro, faz ferroviais e da construção de navios mercantes” ( p.278)
• O desenvolvimento da ciência estava vinculado ao fato da Grã-Bretanha, possuir muitas escolas técnicas e do museu nacional de Historia natural (1794) na qual se tornou o primeiro centro de pesquisa

• O progresso se ampliou nas áreas do comercio, a maioria dos cientistas eram de origem francesa , britânica, Alemanha e Italiana

• Foram descobertos ascptos da física e da química; como a lei da termodinâmica e das relações entre calor e energia na indústria houve avanços nas áreas de tingimento e do branqueamento têxtil

• Schawn descobriu que todos seres vivos possuem celulares e por tanto elas podem se dividir e separar

• O marxismo e o positivismo tentaram deixar as ciências humanas de forma objetiva e não subjetivas

• Aguste Comte criou a sociologia através da critica severa ao capitalismo

• A educação era um elemento negligenciado e por isso possuía pouca qualidade

• A educação possuía um ascpto revolucionário , que interferia nos hábitos da população

• ‘Entre 1835 e 1850 a renda per capita aumentaram em 15% na Espanha , 40% na Austria , 44% na França, em 50% na Belica , em 70% na Áustria em 75% nos Eua e mais de 90% na Holanda” (p.195)

• O estado liberal coletava impostos e possuía uma forte manutenção de uma policia com o intuito de organizar uma sociedade
• Os Judeus no século XX; se destacam nas ciências e nas profissões , existiam grandes matemáticos e artistas
• O antissemitismo ainda existia; porem em menores índices e eles lutavam por sua liberdade e direito a vida
• Marx era judeu; mas não se importava com os princípios e regras do seu povo.
• Na África a população ficou estável e na América do Sul a população aumentou consideramente
• O sistema de transportes aquáticos e terrestres aumentaram consideramente
• Na Gra-Bretalha, a mão-de –obra era barata , retrograda e isso facilitou o crescimento das fabricas e consequentemente do capital .
• Os artesoes eram obrigados a participem da guida(fabrica)
• A revolução francesa se destaca em elementos como a propaganda e as realizações técnicas como as companhias de gas
• A revolução francesa trouxe ascptos positivos em relação com as leis como o reconhecimento de cambio e avaliação do trabalho
• O sul dos Eua mais pendência da Grã-Bretanha , enquanto o norte já era mais depende e se beneficia de mão-de obra da Europa sempre barata
• A classe média surgiu em 1834, com a divisão da sociedade em três setores : como se fossem mandamentos de Deus, que não podiam se questionados
• A maioria dos intelectuais eram agnósticos
• As mulheres em sua maioria ; eram donzelas , sem instruções intectuais , sem patrimônios e teoricamente assexuadas.
• Os Historiadores e geógrafos tentam explicar ascptos complexos como a origem da vida( gênese x evolucionismo ; a distribuição de terras das montanhas e das camadas terrestres
- LAMARK-CARACTERES ADQUIRIDOS-EVOLUCISMO
LAWRENCEE – Seleção natural –Historia natural do homem” (Foi tirada de circulação )
Charles Darwin- Evolucionismo- Embrião de um organismo
Raças-Monogestistas- Igualdade humana

Poligenistas- Os homens eram classificados em cores/ raças determinação do caracter a partir do tamanho ou formato do crânio

Capitulo 16- RUMO A 1848

• O comercio produziu cerca de 800 milhões de libras e a ciência se desenvolve cada vez mais
• Os índices de escravos estava cada vez menor e com preços mais elevados em 1840: o negro chegou a custar 3.200
• As rendas da aristocracria estavam veículos a produção de algodão e do trabalho escravo
• A monarquia ainda era o sistema comum de governo; mas existiam exceções com o Brasil e o México .
• O Brasil conquistou sua liberdade de forma pacifica e concretamente evitou a fragmentação do território
• “A supremacia britânica era tao absoluta que necessita de um controle politico para funcionar” (p.301)
• A Alemanha e a Rússia brigavam com os ingleses pela hegemonia politica e econômica
• O Regime monarquista, era mais fácil controlar a população, porque eles acreditavam que o rei, era escolhido por Deus.
• As industrias exploravam os proletariados, isso gerou revoltas e destruição das maquinas.
• A fome e mais colheitas na Irlanda gerava uma depressão industrial , que provocou desemprego, em massa e o custo dos produtos aumentaram.

- A Inglaterra passou a produzir tanto que não dependeria do mercado externo ; na área de construções
- Na década de 1830: O algodão predominava na fabrica as cidades começaram a se desenvolver e outras mercadorias como produtos domésticos; alimentos ; bebidas começaram a se destacar mais e a população começo a aumentar.

- Exportações dos produtos em 1815 dos produtos em 1815, foi muito alta e ajudou a Londres a se desenvolver.

- A Inglaterra produzia cerca de 90% do carvão

Sandro 13/01/2023

Muito bom.
Muito bom, quem gosta de história esse o livro perfeito. Trazendo temas como a revolução francesa, primeira guerra mundial, etc.

Volnei 13/01/2016

A era das revoluções
O seculo XIX foi marcado por dois extremos no que diz respeito ao capital . O lado do proletariado e o lado da plebe. Concentrado na mão de uma minoria o capital promove a miséria da maioria. Inicia-se neste período a autonomia do proletariado e com o inicio da classe operaria formado pela plebe. Surgem as primeiras organizações sindicais . Com esse tipo de visão o autor pinta um afresco dessa era densa em contradições que geram a modernidade do século XX , tal qual vivenciamos

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Betão 18/06/2009

Ótimo livro
Hobsbawm é um excelente autor! O livro é ótimo para se estudar principalmente a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, e sua influência no passar dos anos, no entanto o conteúdo é apresentado até 1848, dai em diante temos as outras "Eras" de Hobsbawm

HARRY BOSCH 03/06/2014

Revoluções
Uma das maiores revoluções é a do autor que proporciona uma viagem muito interessante tendo como ponto de partida a situação do mundo em 1789.Ao final da viagem podemos perceber o quando os fatos passados contribuem para o nosso entendimento presente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5