Terra de Sombras

Terra de Sombras Alyson Noël

Resenhas - Terra de Sombras

Leo Santana 02/01/2012

Um fato sobre essa resenha: ela não terá nada de positivo. Embora eu esperasse que esta série melhorasse... bem, ela não melhorou. Na verdade, apenas piorou.

Ever Bloom está de volta, mais dramática e chata do que nunca. Após sua último burrada, que foi fazer com que ela e Damien (que quase consegue ser mais chato que ela) não pudessem se tocar como tanto sonhavam. Nem é preciso dizer que Ever passa boa parte do início do livro se lamentando disso.

E quando ela consegue um emprego em uma loja de artigos místicos, conhece Jude, a história fica sob a sombra de mais um triângulo amoroso. Felizmente, Jude é menos torturante que Ever, o que não é um mérito muito grande.

Em seu novo emprego, Ever descobre que Jude guarda um livro onde ela pode encontrar a cura para o feitiço que foi lançado sobre ela e Damien, de modo que ela tentará se aproximar do garoto, para poder conseguir a chave para o salvamento do amor dos dois.

A premissa da história, aliás, da série inteira é ótima. Mas o aspecto comercial e ao mesmo tempo vazio dos livros, que nunca me convenceram muito, é indiscutível e, infelizmente, muito presente, principalmente em Terra das Sombras.

O tempo que demorei para ler esse livro, que tem pouco mais de 200 páginas, só me fez pensar que a Alyson, que sempre teve suas escorregadas, afundou totalmente a série. Posso dizer que este foi o pior livro que li este ano, e o mesmo ganhou duas estrelas apenas pelo fato de eu ter conseguido terminá-lo.

No fim, a fórmula composta por personagens chatos e ocos, romances clichê, narrativa lenta e conflitos bobos fizeram deste livro, na minha opinião, um desastre. Tenho adiado muito a leitura do quarto livro desta série que, apesar de ter críticas melhores que as de Terra de Sombras, é a píor saga que já li. E, apesar de com muito desgosto, pretendo enfrentar os próximos livros, esperando não constatar que exista algum livro pior que este aqui resenhado.

kkaká 17/12/2010

Esperava mais
devido ao titulo, nao quer dizer que nao gostei. simplismente sou viciada nessa serie. o problema é que, novamente, a ever fez a escolha errada, como no lua azul.
mas eu amei o livro, só queria que o personagem do jude fosse mais bem aproveitado.

Ripper 06/11/2011

Terra de Sombras - Os Imortais #3
Terra de Sombras é o terceiro livro da série Os Imortais, lançado pela Intrínseca e já conta com os seis livros (Para Sempre, Lua Azul, Terra de Sombras, Chama Negra, Estrela da Noite e Infinito) além da série paralela lançada esse ano pelo livro Radiante.

Nesse volume nós encontramos uma Ever em apuros. Ela estragou tudo, de novo, e parece que sua vida eterna ao lado de sua alma gêmea esta condenada a nenhum toque, nenhum beijo, e nenhuma noite de amor louco e selvagem, justo agora que ela decidiu dar o passo adiante!
Damen está convencido de que é Carma, de que sua vida fútil movida pelas aparências finalmente está se vingando, dando-lhe um futuro nada agradável para equilibrar a balança cósmica.
Então, basicamente, Ever esta sozinha na busca de uma cura para a idiotice que fez, o único que possui o antidoto é Ramon, o seu inimigo número um que quer.... levá-la pra cama.
Como se não bastasse sua tia quer que ela arranje um emprego nas férias de verão, e ela acaba parando em uma loja de misticismo para ler a sorte das pessoas, isso também inclui lidar com seu chefe super gato - Jude - que causa sensações estranhas nela.
Ah! E as gêmeas de Summerland perderam seu poder e estão morando com Damen.

Pronto, é tudo?

Terra de sombras tem tanta informação que colocar cada reviravolta é um pedido impossível, apesar disso os fatos conseguem se ligar de forma sensata, e somente os ultimo nove capitulos que viram uma completa sopa de "Que droga é essa?".
Mesmo confuso em algumas partes, este terceiro livro foi muito melhor que seu anterior, Lua Azul, um tipo de decepção. E eu o consagraria como o melhor até agora se no capitulo quarenta a coisa não ficasse totalmente sem nexo!
Me desculpe Alyson, você é uma linda, mas..... morreu na praia.

De qualquer forma, eu fiquei na fissura pelo próximo, e espero que vingue.

Ripper, a.

Bruna Fernández 16/09/2011

Quando li o primeiro livro dessa série, Para Sempre, eu realmente adorei a história. Ok, concordo quando me dizem que é "mais do mesmo", e realmente é, mas alguns detalhes chave me chamaram a atenção e me agradaram nesse livro. Vejam bem, o simples fato do "mocinho" do livro não se tratar de um vampiro - e ainda de ele tirar um sarro legal e ironizar o momento que a "mocinha" o questiona sobre ele ser um vampiro, me conquistou. Achei que a Alyson foi ousada ao lançar um livro sobrenatural que não abordasse vampiros, anjos, lobisomens e questões religiosas de céu e inferno. Há, claro, a temática bem x mal, mas de uma forma leve e com uma abordagem completamente diferente. O simples fato de Damen ser "apenas" um imortal, me conquistou. E claro, o fato da autora não abordar nenhuma religião, sem utilizar inclusive de termos batidos como céu e inferno, encarando tudo como energias e nomes fictícios como Summerland, dão um ar de leveza à série. Preciso também destacar a minha paixão pelas capas dessa série. São todas maravilhosas e a Intrínseca fez muito bem em manter as capas originais.

Entre as pessoas que eu conheço fui uma das poucas que realmente gostou da série, mas confesso que demorei um pouco para seguir a leitura. Só fui ler o segundo volume, Lua Azul quase na época de lançamento do quarto livro da série. O que aconteceu foi que os comentários sobre o segundo volume não me agradaram em nada e todo mundo estava falando que a autora tinha estragado a história. Realmente, Lua Azul é muito fraco em relação ao seu antecessor e chega a ser um desafio chegar ao fim do livro. Mas não porque a história ficou ruim, mas porque somos abandonados única e exclusivamente na companhia da protagonista, Ever. Uma adolescente que consegue fazer tudo completamente errado. Ok, quando somos jovens cometemos muitos erros, somos inconsequentes. Mas acho esse lado adolescente da Ever evidenciado demais. Toda e qualquer atitude errada, que é óbvio que não vai ajudar em nada, só piorar as coisas, que for apresentada à personagem, é a atitude que ela vai julgar certa e acabar seguindo. Não existe o fundo do poço pra Ever, ela sempre consegue piorar a situação e se afundar mais um pouquinho. Acredito que seja esse o motivo dos leitores ficarem com a impressão de que o livro foi ruim, pelo menos foi o que aconteceu comigo. Em um universo literário distante Ever e Bella Swan devem ser muito amigas e competir pra quem vai ser a mais mala.

O que salva a história, e o enredo, tanto de Lua Azul quanto de Terra de Sombras, é o vilão Roman. Ao mesmo tempo que sua descrição física seja de um rapaz maravilhoso, é praticamente impossível ter alguma afeição pelo personagem. A única sensação que ele conseguiu me passar foi de nojo e repulsa - o que, na minha humilde opinião, é exatamente a função de um "vilão". Outro ponto positivo de Terra de Sombras em relação ao segundo volume é que temos Damen de volta. E mesmo com as particularidades de seu probleminha de não poder encostar em Ever, foi bom ter o personagem de volta, sem estar enfeitiçado. Porém, tudo que é bom dura pouco e do meio do livro pra frente Damen consegue ficar mais chato do que a Ever. Ele acredita que estragou a vida da sua amada e começa a se culpar pro tudo o que fez em relação a Ever nos últimos 600 anos e cisma que o que aconteceu com ele é karma. Mais ou menos o ataque de 'loucura' que o Edward tem em Lua Nova antes de sumir, sabe? Aquele tipo de coisa que você sabe que é necessário para o desenvolvimento da história, mas que te irrita de qualquer maneira.

Mas em um balanço geral eu gostei muito mais de Terra de Sombras do que de Lua Azul. Achei que a qualidade do enredo melhorou consideravelmente e que os personagens estão mais delineados - e ao mesmo tempo, mais enigmáticos como o personagem inédito que nos é apresentado nesse volume: o surfista (lindo!) Jude. Aos poucos estamos descobrindo mais sobre as vidas passadas de Ever e não só como ela conheceu Damen, mas também, detalhes de suas vidas que nada tinham de relação com Damen. Ah, outra coisa que eu gostei bastante nesse volume foi, mesmo que superficialmente, a presença de Riley, irmã mais nova da Ever que morreu no acidente de carro que matou toda a sua família e sua cachorra. A Riley sempre deu um toque de comédia em Para Sempre e foi muito bom ter ela de "volta".

Estou um pouco mais animada para prosseguir a minha leitura dessa série agora. O gancho final que a autora deixou foi muito bom e eu espero que o quarto livro, Chama Negra não decaia na qualidade da narrativa e do enredo, como aconteceu com Lua Azul.

nessacardoso 27/04/2011

Sou brasileira e não desisto nunca. Prove. Pow, ainda estou lendo a série Os Imortais. Ah, parabéns tome aqui seu título. (?!)

Melhor que Lua Azul mas o fim é tão revoltante quanto. A história simplesmente não desenvolve, fica naquele vai não vai eterno que cansa demais. Gostei da aparição do Jude e da história que carrega consigo, mas creio que a Alyson não soube explorá-lo direito, ficou naquela de surfista gostosão/feiticeiro mas também se perdeu no meio da confusão e terminou com um soco na cara, e depois... bom, e depois, é isso que eu quero saber. Espero no Bom que em Chama Negra eles FINALMENTE terminem essa novelinha (quem leu sabe do que se trata) e partam para outra coisa, outra burrada, que seja, mas algo novo e criativo POR FAVOR.

Comecei a série e como não gosto de deixar nada incompleto, vou termina-la, mas desejo do fundo do meu coração que os últimos livros corram atrás das páginas vazias que infelizmente, é o que grande parte desse livro representa pra mim.

May 29/07/2011minha estante
Concordo com o fato da história não caminhar, de só ficar naquele amor obvio. Gostei da resenha !

Maria Carolina 12/01/2011

A Mais Pura DECEPÇÃO!! (Essa e a Minha Opinião)
O Livro começa do mesmo jeito que está no Final do Lua Azul... eu não tinha gostado muito do 2º mais esse terceira foi sacanagem!! A Autora simplesmente encheu linguiça o Livro todo e começou a ficar bonzinho (não Bom) bonzinho no final (que também o final foi ridiculo, o final mais meia boca). Os pensonagens não evoluiram continuaram na mesma, Ever conseguindo me irritar ao extremo,Mais não posso ser tão radical..tem partes bonitinhas, que vc se pega sorrindo mais nada mais que isso!!Pra falar a verdade só não largei a Leitura porque eu adorei o 1º Livro e quero ler a Série toda porque senão já tinha largado!!!

deniseayres 02/01/2011

Terra de sombras
Terra de sombras, para mim foi a grande decepção.
Sou fã da série, não me levem a mal!
Mas Tia Alison está pregando uma peça na gente né??
Vamos lá...
A história é assim, depois de todos os erros que nossa estimada Ever comete em Lua azul, Ever e Damon não podem mais se tocar, estão amaldiçoados a passar a eternidade se olhando, um feitiço foi imposto a Damon e se ele trocar DNA com Ever morre.
Nesse momento, Ever (a tansa desesperada) passa a buscar uma solução para o problema, uma fósmula que desfaça o feitiço e assim se entregar (F I N A L M E N T E) a Damon. kkkk
Aparentemente, o único capaz de desfazer esse problemão é Roman.
Porém, ele vai cobrar um alto preço para isso, ao mesmo tempo que não inspira confiança.
Nesse contexto, Damon acredita que a solução é pesquisar e manter-se o mais distante possível de Roman, já Ever (ahhh menina que não cansa de errar) crê que de algum jeito conseguirá tirar o antídoto dele.
Damon começa a ter sua memória de volta, visto que durante sua misteriosa doença ele perdeu a memória dos acontecimentos.
Com o retorno de sua memória, Damon se dá conta de Shadowland, um dimensão a que estão condenadas as almas dos imortais que eventualmente são mortos (confuso?).
Eu explico, os imortais possuem pontos chacras que ao serem atingidos podem vir a morrer.
Shadowland é aparentemente o pior lugar, o mais solitário e o mais desesperador que uma alma pode ir.
Damon descobre que a dele e a de Ever estão condenadas a esse fim caso venham a morrer.
No meio disso tudo entra no jogo Jude, um surfista gato e mega interessante que está disposto a contratar os serviços de Ever, obviamente que ela e Damon ficam estremecidos com Jude, de formas, digamos... diferentes.
Sabine, tia de Ever, crê que está na hora da sobrinha amadurecer e assumir novas responsabilidade.
Por isso, pede a ela que busque um emprego de verão, bastante apropriado, visto que também tem por objetivo afastá-la um pouco de Damon, quem oferece o emprego? Jude!
Neto da dona da livraria mística, oferece a Ever a oportunidade de substituir a vidente Ava.
Bem, sem dúvida é o menos interessante livro da série, sem contar que deixou váááárias lacunas.
Não entendo por exemplo a liberdade demasiada de Ever, Sabine ao mesmo tempo que lê uma série de livros sobre adolescentes, não percebe nada que acontece com a sobrinha, muito esquisito.
Outras lacunas eu poderia divulgar, mas estaria soltando spoilers, então deixo como está.
Até porque essa resenha ficou imensa!!!!
O negócio é esperar para ver como a autora vai resolver os dilemas e buracos em "Chama negra".

Para ler mais entrem em: http://mybookis.blogspot.com/

Julianna 07/12/2010

Só queria que a Ever fosse mais legal com a Tia! hehehehe

Cibele 17/05/2011

A série "Os imortais" já não é uma das melhores na minha opinião, mas esse livro foi difícil de engolir. Eu tenho consciência das milhares de falhas e defeitos da narrativa, mas mesmo assim eu estava disposta a acompanhar a saga de Ever até o final, mas depois de "Terra de sombras" não sei se ainda estou. Nesse livro ela tenta consertar a besteira que cometeu no final do livro anterior. A solução pra isso é muito fácil, porém moralmente condenável, então ela tenta encontrar outra solução. Até aí tudo bem, mas acho que o maior problema do livro foi o desperdício de páginas. Durante o livro não acontece absolutamente nada, a única coisa que salva é a explicação do que é Shadowland. Se você leu o resumo acima e pegar um spoiler do final, pode pular esse livro e passar pro próximo sem culpa. Porque aqui acho que a autora resolveu adotar a fórmula do livro anterior (tenho que resolver um problema, não sei como fazer isso, continuo sem saber, faço uma besteira colossal, fim) mas não tinha uma grande ideia pra isso. Acabou usando páginas pra encher linguiça e fez com que o terceiro livro fosse o pior da série - até agora.

Leia mais em: http://www.euleioeuconto.com/2011/01/terra-de-sombras-os-imortais-3.html

Dani 17/12/2009

Eis a questão...
Não sei ainda que nota o livro merece exatamente...

Como já escrevi em outras resenhas, eu ODEIO triângulos amorosos...detestooooo... porém, gostei mto das atitudes de Ever quanto ao Jude... a não ser pelas últimas páginas do livro, quando me decepcionei com um pensamento em especial da Ever...(não vou citar por enquanto...).

Enfim... De qualquer maneira ameiiii o livro, os diálogos de Damen e Ever são fascinantes, principalmente quando ele resolve "deixa-la no controle"...páginas emocionantes, a melhor parte do livro na minha opinião...

Continuo confusa quanto à classificação das estrelas para este livro, pois no começo a história estava boa, depois melhorou mais ainda, ficando fascinante, porém o final para mim poderia ter sido melhor...

Não sei se é o fato do meu desapontamento com o último encontro entre Ever e Jude...

SPOILER (NÃO LEIA A PARTIR DAQUI SE NÃO QUISER DESCOBRIR ALGO A MAIS DO LIVRO)

Assim como em Blue Moon a Ever me decepcionou com as escolhas dela...
e o pensamento de Ever abaixo é o bastante para perder uma estrela:

"Tired of fighting, tired of repeatedly pushing him away. Assuring myself it’s only a kiss. Jude’s kiss. Bastiaan’s kiss. Hoping it’ll tell me, once and for all, if Damen’s fears are in any way real."

Para mim foi uma atitude (pensamento) totalmente desnecessária, se ela já estava certa do amor dela por Damen....
Enfim... fora isso, a declaração de amor dela para Damen conseguiu levemente melhorar meu humor...

De qualquer maneira, deixo 4 estrelas para o livro, por causa daquela danada frase...rs..!!!

*-*

Mari 28/12/2010

wow
para quem acompanha a saga desde para sempre vai ficar de queixo caido nesse livro. simplesmente pq varios segredos sao revelados e coisas q damen nunca quis contar sobre seu passado e o de ever. fora q outros personagens entram em cena e ever percebe q ser imortal n vai ser assim tao facil. TUDO É ENERGIA.

Duda Rodrigues 05/12/2010

Cansativo
Sinceramente, esse livro está me decepcionando muito. Ainda não acabei de ler, mas estou com vontade de abandonar. A única coisa que me faz continuar lendo é o Romam,pq caramba, ele é um ótimo vilão! (sim, a frase foi contraditória, mas deu pra entender.) Tipo, ele manipula de um modo as pessoas que ele não comete erros, e a leitora fica doida pra saber se Ever e Damen vão encontrar uma solução para um golpe tão bem planejado. Diferente do que quase todo mundo acha, eu não gosto das explicações do Damen sobre espiritualidade. Tipo, no primeiro e segundo livro era meio que necessário ter tantos textos falando sobre magia e matéria, mas agora está cansativo. E certo, algumas coisas que ele diz sobre espiritualidade são legais e as vezes importantes, mas poderia moderar, afinal, eles estão tentando combater o Romam e conseguir ficar juntos de vez, mas enquanto a Ever está desesperada pra conseguir resultado, o comodismo em relação a isso de Damen me incomoda e atrapalha, pois parece que ele se preocupa mais em achar um jeito de conviver com a Ever sem poder tocá-la do que achar o bendito elixir que vai acabar com os problemas. E sério, pq a Rayne não gosta da Ever? Esses comentários dela contra a Ever me dão vontade de dar uns petelecos naquela franja cortada a navalha. Só espero que o próximo livro seja mais interessante.

Nathália 08/02/2011

A série "Os Imortais" está cada vez mais decepcionante a meu ver. "Para Sempre", o primeiro volume, foi o melhor até agora e esse terceiro foi ainda mais arrastado que o anterior, "Lua Azul". Parece que Ever consegue ficar cada vez mais chata, boba e insegura com relação à Damen. Pra não dizer burra, de uma maneira geral! Mas até o apaixonante Damen deixou um pouquinho a desejar nesse aqui!

Como vemos no fim de "Lua Azul", por causa da burrada da Ever, Damen agora sofre de uma maldição e qualquer contato entre os dois pode matá-lo. Ela fica desesperada pra resolver a situação, mas achei que acabou se perdendo no meio da história. Foi onde tudo pareceu se arrastar, a autora colocando ainda mais "problemas" na cabeça de Ever e a solução do principal ficou meio que em segundo plano, até o final. Ou até o próximo livro...

As gêmeas Romy e Rayne aparecem de novo nesse e são elas que deixam o livro um pouco mais divertido! E mais uma vez tentam fazer a Ever enxergar as coisas direito... Pena que Riley aparece muito pouco, acho que ela ainda é minha personagem favorita!

Jude aparece na história como patrão de Ever, mas ele tem alguma coisa mais, pois ela se sente abalada na presença dele. Gostei do personagem, ele é simpático e tudo mais, mas só entrou pra perturbar mais as coisas!

Roman continua o mesmo cara enigmático e mal do livro anterior e deu um suspensezinho na situação, mas ainda não entendo porque Damen e Ever não deram um fim nele, como fizeram com a Drina!

E, sinceramente, não sei se vou suportar a Haven no próximo livro... Ela já me irritou bastante desde o primeiro e tenho um forte pressentimento que isso só vai piorar!

Conclusão, Ever mais uma vez mete os pés pelas mãos durante o livro inteiro. No final não poderia ser diferente!

Agora é aguardar as continuações pra saber como termina a história – minha curiosidade não me deixaria abandonar a série no meio do caminho – e torcer para que a autora tenha acertado na mão daqui pra frente!

Se pudesse, daria 2 estrelinhas e meia, mas vai ficar com 3. Se a série continuar como está, o próximo leva 2!

Carol 22/12/2010

Dá pra melhorar...
Em Terra de Sombras, tudo o que Ever mais quer é encontrar um meio de ter o antídoto para desfazer seu erro, e poder, finalmente, ficar junto com Damen para sempre. Por enquanto, os dois usam da força telepática para trazer as sensações de um contato físico entre eles e Ever continua aprendendo sobre Summerland.

Damen está se tornando - mais - estranho. Acreditando que tudo isso está acontecendo por causa do "carma", resultado se suas ações e hábitos egoítas, começa a se livrar de todos seus bens materiais, a começar pela BMW.

Roman parece ser o único que tem a solução para o problema, e continua testando Ever, só dará a ela o antídoto do antídoto se ela pagar um "preço".

Como vocês sabem não tive boas impressões dos dois primeiros livros da Série Os Imortais. Depois de ver tantos comentários negativos a respeito de Terra de Sombras, resolvi conferir o livro e, para minha surpresa, eu gostei.

Embora tudo seja meio parado - sem muita ação - os fatos vão ocorrendo bem, e descobrimos algumas coisas novas durante a leitura.
E não achei Ever tão irritante, e talvez isso se deva por ser o terceiro livro da série, assim vamos nos acostumando com o jeito dela. O que não posso dizer de Damen, que está chato e "todo certinho" chegando até a dar uma de "Edward" no meio do livro.

Quando Jude apareceu, - um novo carinha estilo surfista desencanado, que parece ser muito mais legal que Damen - achei que o livro iria esquentar, já que Ever poderia ter um "relacionamento normal" com ele mais tarde. Mas, nos triângulos amorosos, parece que a mocinha tende a pender sempre para o primeiro mocinho.

Damen começa a fazer que Ever pense no futuro. Os Imortais, como tal, nao envelhecem e logo Ever terá que deixar seus amigos e a tia Sabine para que ninguém desconfie que ela é diferente.

Vou continuar acompanhando a série, para ver como vai terminar e se a autora vai fazer uma reviravolta no final - esperamos que sim!

Na resenha do blog tem um pouquinho sobre Lua Azul e Para Sempre, mas eu pulei.
Quer mais resenhas? Acesse http://openbookpage.blogspot.com

Sandra de Oliveira 25/01/2011

A capa é linda. O conteúdo, nem tanto. Terra de Sombras foi um leitura difícil de terminar. Em outras palavras, uma leitura chata, entediante e bem diferente do segundo volume, Lua Azul. Aliás, depois dele, tinha me animado bastante para continuar a série Os Imortais. Lua Azul foi leve, divertido, teve suspense, enfim, um passatempo divertido em forma de livro.

Mas esse terceiro volume decepciona do início ao fim. Aquela infame vontade de ser Twilight voltou aqui com força total. Tudo é muito plágio sem originalidade. Os elementos podem até mudar, mas a essência está ali e você é lembrado a todo instante. E isso torna a leitura massacrante.

Fora esse agravante, o fato de a história simplesmente não ter história. Depois de condenar Damen à uma maldição no livro anterior, Ever luta agora para desfazer o feitiço. Ou pelo menos deveria fazer isso, já que passa o tempo todo num emaranhado de situações que nem de longe refletem seu objetivo.

Resumindo, tudo está na base do piloto automático. E com toques de Twilight, vale sempre lembrar. Ever continua fazendo o que sabe de melhor: bobagens! Damen resolve ter seu momento Edward Cullen e some da trama para dar um tempo à sua amada. Entra Jude, fazendo as vezes de Jacob.

E como eu disse anteriormente, isso tudo carece de um sopro de originalidade. Até mesmo os amigos de Ever, que vez ou outra davam um toque de humor à trama, praticamente desaparecem aqui. Riley nem dá sinal. Sobra para as gêmeas Romy e Rayne conferirem um pouco de dignidade ao livro, embora não consigam sozinhas fazer grande coisa.

Não quero pensar muito no que virá pela frente com os próximos dois volumes da saga, mas espero que sejam um pouco mais razoáveis do que esse Terra de Sombras.

Recomendo apenas àqueles que já iniciaram a série e assim como eu, sentem-se na tal obrigatoriedade de dar continuidade e saber como isso tudo irá terminar. Guilty pleasure aqui é bobagem!